[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Fala galera, blz?

Estava vendo um vídeo gringo de coolers e ao invés de ele usarem pasta térmica, estavam utilizando um tipo de adesivo/pastilha cinza, alguém sabe o que é? Acredito que deve ser a mesma coisa que a pasta térmica mas será que tem o mesmo efeito .
 
Fala galera, blz?

Estava vendo um vídeo gringo de coolers e ao invés de ele usarem pasta térmica, estavam utilizando um tipo de adesivo/pastilha cinza, alguém sabe o que é? Acredito que deve ser a mesma coisa que a pasta térmica mas será que tem o mesmo efeito .
Thermal Pad, não, não tem a mesma eficiência, o thermal pad não preenche com eficiência os vales e sulcos das superfícies metálicas do cooler/processador:
main-qimg-408ed4ae815edb184387a7d603d3f567.webp
 
Fala galera, blz?

Estava vendo um vídeo gringo de coolers e ao invés de ele usarem pasta térmica, estavam utilizando um tipo de adesivo/pastilha cinza, alguém sabe o que é? Acredito que deve ser a mesma coisa que a pasta térmica mas será que tem o mesmo efeito .

Provavelmente você viu um Thermal Pad de Carbono, como o Thermal Grizzly Carbonaut ou equivalente. Diferente daqueles que parecem uma borracha/chicletes usados em chips de memórias de placa de vídeo, estes pads de carbono são pra usar em CPU, mas não são tão eficiente quanto as pastas, o melhor deles fica uns 5 graus atrás de uma pasta mediana. Muitos Youtubers vem utilizando esses pads porque são reutilizáveis e não precisa limpar, logo dão menos trabalho e gastam menos com pasta, embora sejam condutivos e bem piores que estas.
Fique com uma boa Pasta Térmica que você ganha mais.
 
Alguém tem uma indicação de pasta térmica com bom custo x benefício e que tenha durabilidade? Ou seja, que eu possa aplicar e esquecer dela, que eu não precise reaplicar tão cedo?

Comprei uma HY810 no Ali porque vi uns testes de temperatura em que ela se sai bem, mas esqueci da durabilidade. Vi gente dizendo que essas pastas do Ali precisam ser reaplicadas em 3 meses e que depois disso sobe muito a temperatura.
 
Alguém tem uma indicação de pasta térmica com bom custo x benefício e que tenha durabilidade? Ou seja, que eu possa aplicar e esquecer dela, que eu não precise reaplicar tão cedo?

Comprei uma HY810 no Ali porque vi uns testes de temperatura em que ela se sai bem, mas esqueci da durabilidade. Vi gente dizendo que essas pastas do Ali precisam ser reaplicadas em 3 meses e que depois disso sobe muito a temperatura.
Amigo, volta alguma páginas da discussão que você consegue formar uma opinião melhor sobre isso, não tem uma resposta simples. Na minha opinião, com base na minha experiência, uma pasta pra aplicação durar muito tempo, só Artic Silver 5, com todas as suas desvantagens, inclusive preço, pois com o mesmo valor você compra pastas com performance superior. Mas via de regra, toda pasta sofre com pump-out, porém em ritimos diferentes.
 
Alguém com experiência no assunto pode me dizer quantas vezes posso utilizar o 1g da pasta Thermal Grizzly Kryonaut, já vi dizendo que daria no mínimo para 1 CPU e 1 GPU, também já vi muita gente desperdiçando pasta térmica em vídeos e se arrependendo de comprar 1g de pasta. Não tenho experiência então pelo que eu vi tentarei aplicar a mesma quantidade que o der8auer quando a pasta chegar.
Eu espero que dê para utilizar umas 3 ou 4 vezes (2 CPU, 2 GPU), pena que o IHS dos Ryzen é grande ai não sei, eu queria aplicar somente um ponto/pequena gota e deixar o cooler espalhar para cobrir só o die mesmo do processador, mas vi que a fabricante recomenda que seja feito o espalhamento manual em todo o IHS. O que vocês acham sobre isso?
 
Última edição:
Alguém com experiência no assunto pode me dizer quantas vezes posso utilizar o 1g da pasta Thermal Grizzly Kryonaut, já vi dizendo que daria no mínimo para 1 CPU e 1 GPU, também já vi muita gente desperdiçando pasta térmica em vídeos e se arrependendo de comprar 1g de pasta. Não tenho experiência então pelo que eu vi tentarei aplicar a mesma quantidade que o der8auer quando a pasta chegar.
Eu espero que dê para utilizar umas 3 ou 4 vezes (2 CPU, 2 GPU), pena que o IHS dos Ryzen é grande ai não sei, eu queria aplicar somente um ponto/pequena gota e deixar o cooler espalhar para cobrir só o die mesmo do processador, mas vi que a fabricante recomenda que seja feito o espalhamento manual. O que vocês acham sobre isso?

Bom dia amigo, independente da sua escolha, eu jamais compraria só 1g seja lá do que for. Vai muito da mão do aplicador, mas supondo que você tenha um Ryzen de 3ª Gen, aí vai pelo menos 2 gotinhas no IHS (uma sobre o IO e outra sobre o CPU DIE), mais uma aplicação na GPU, que serial ideal você espalhar pela superfície toda com a espátula pra não dar azar que ficar um cantinho descoberto. Numa eventual reaplicação você já vai estar correndo risco de ficar na mão, que é o pior cenário quando você está dando manutenção no PC.

“Tira o Escorpião do borso” e pega logo 3,5g~4g pra não levar susto. Ou se você quer ir de Kryonaut mesmo e não quiser gastar tanto, pega 1g e deixa ela exclusivamente pra GPU e compra algo mais em conta pra CPU, tipo MX-4, NT-H1, mas daí compra de uns 3,5g pra mais. Na seringa essas pastas duram alguns anos, não é dinheiro perdido, e se você estiver um dia limpando o cooler da sua GPU e chegar na hora de aplicar a pasta térmica e aquele tubinho de 1g da Kryonaut der só aquele peidinho, você ainda vai ter como se safar com outra pasta em mãos.
 
Última edição:
Com uma pasta de 1 grama consigo aplicar no processador e na placa de vídeo também? Ou preciso partir pro tamanho de 3.5 gramas? Vou comprar a OCX da gelid/pc yes
 
Bom dia pessoal. Estou com uma dúvida aqui... eu utilizo um i9-9900KF e acho que ele está esquentando além do normal. Em stock, ele tem chegado a 92-96 em testes bobos de estresse e segundo o AIDA64, está rolando throttling (utilizando um watercooler de 240mm). Não era pra ser isso tudo de temperatura em stock, né? Será pasta térmica? Usei Implastec Silver... queria só ter certeza pra poder comprar uma melhor. Agradeço a ajuda.
 
Sabe me dizer se a pasta que vem no Gammax 400 é boa?
É boa sim, acredito que do mesmo nível da MX-4. Eu só troquei por conta da limpeza periódica mesmo e comprei a MX-4 mais pra trocar da VGA.
 

A MX-4 é boa sim, eu particularmente não gosto de usar ela na GPU pois ela se degrada mais rápido que outras pastas, mas ela vai te atender sim.

Bom dia pessoal. Estou com uma dúvida aqui... eu utilizo um i9-9900KF e acho que ele está esquentando além do normal. Em stock, ele tem chegado a 92-96 em testes bobos de estresse e segundo o AIDA64, está rolando throttling (utilizando um watercooler de 240mm). Não era pra ser isso tudo de temperatura em stock, né? Será pasta térmica? Usei Implastec Silver... queria só ter certeza pra poder comprar uma melhor. Agradeço a ajuda.

Amigo, pode ser muita coisa. Verifique;

1 - Se a colmeia do radiador não está obstruída com pó, ou se as próprias ventoinhas estão empoeiradas.
2 - Se o Waterblock está bem fixado no socket.
3 - Não conheço esta pasta térmica, mas sendo Implastec ela não goza de boa reputação. Veja se ela ressecou e re-aplique se for o caso.
4 - Verifique se a bomba d´água está funcionando normalmente (use um programa de monitoramento tipo HWinfo) e se atente pra barulhos incomuns.
5 - Eu particularmente acho AIO muito bonito, mas eu não confio muito, mesmo em marcas TOP como Corsair e NZXT, eles não são infalíveis e podem vazar, dentre outros problemas. Nos mais baratos existem relatos de formação de depósitos sólidos ou gelatinosos no fluido de arrefecimento, decorrentes de reação química do fluído com o cobre, e que com o tempo acabam por obstruir o Waterblock, matando a performance dos mesmos. E em se tratando de um sistema selado a manutenção é muito difícil, quando é possível.
 
Última edição:
Minha Grizzly Kryonaout comprado em 29/06 no Aliexpress chegou ontem. Uma dúvida, esse versão era pra vir com a espátula? Pois vi em alguns anúncios que acompanhava uma na cor preta gravado a marca Grizzly.

A minha veio uma qualquer de "blinde" do China.
 
Minha Grizzly Kryonaout comprado em 29/06 no Aliexpress chegou ontem. Uma dúvida, esse versão era pra vir com a espátula? Pois vi em alguns anúncios que acompanhava uma na cor preta gravado a marca Grizzly.

A minha veio uma qualquer de "blinde" do China.

A que eu comprei de 1G pelo marketplace da Amazon americana veio com a espatula preta com a marca.
 
Vocês acham que vale a pena trocar a pasta stock do 2700X (com mais ou menos 1 ano e meio de uso mas sem mostrar sinais de desgaste) por uma PCYes OCX by Gelid 1g? E quanto tempo a OCX by Gelid duraria sem eu precisar reaplicar?

Perguntando porque ouvi dizer que as pastas térmicas stock da AMD são bem boas. Queria saber qual dura mais tempo sem precisar trocar.
 
Comprei a MX-4 duas vezes no Ali, a embalagem e conteúdo parecem originais e a performance é condizente.

Com relação a trocar a pasta do 2700X, vai dos teus resultados, se a temperatura está ruim troque se estiver ok espere mais.
Com relação a Gelid, é dificil dizer quanto tempo vai durar, vai do uso, da quantidade de ciclos térmicos, mas acredito que não vai ocorrer a necessidade de troca em menos de um ano um ano e meio.
 
Última edição:
A MX-4 é boa sim, eu particularmente não gosto de usar ela na GPU pois ela se degrada mais rápido que outras pastas, mas ela vai te atender sim.



Amigo, pode ser muita coisa. Verifique;

1 - Se a colmeia do radiador não está obstruída com pó, ou se as próprias ventoinhas estão empoeiradas.
2 - Se o Waterblock está bem fixado no socket.
3 - Não conheço esta pasta térmica, mas sendo Implastec ela não goza de boa reputação. Veja se ela ressecou e re-aplique se for o caso.
4 - Verifique se a bomba d´água está funcionando normalmente (use um programa de monitoramento tipo HWinfo) e se atente pra barulhos incomuns.
5 - Eu particularmente acho AIO muito bonito, mas eu não confio muito, mesmo em marcas TOP como Corsair e NZXT, eles não são infalíveis e podem vazar, dentre outros problemas. Nos mais baratos existem relatos de formação de depósitos sólidos ou gelatinosos no fluido de arrefecimento, decorrentes de reação química do fluído com o cobre, e que com o tempo acabam por obstruir o Waterblock, matando a performance dos mesmos. E em se tratando de um sistema selado a manutenção é muito difícil, quando é possível.

Então, vou testar responder todas as questões pra ver se afunilamos a questão.

1 - O radiador e a bloco, bem como as ventoinhas, são novos, tem mais ou menos 3 meses apenas de uso (GAMEMAX 240MM ICEBERG 240R RGB RAINBOW). Chegou junto com o próprio processador. Mesmo assim conferi pra ver se tem poeira e tá tudo limpo.
2 - O bloco está bem fixo sim, e inclusive coloquei ele na motherboard-fan destinada a 'pump' e coloquei velocidade máxima na bios.
3 - Realmente não ouço falar bem da Implastec, por isso comprei uma G15 Gamer Storm (DeepCool) pra ver se ajuda (ela tem 5.2 W/(m·K). Diminuiu um pouco a temperatura, mas não muito. Continuo tendo que limitar o VCore pra não chegar aos 100º.
4 - O funcionamento dele que não sei como verificar se está realmente 100%. Eu costumo ouvir de vez em quando um barulho de água, geralmente quando ligo o PC após mexer no hardware. Aquele barulho parecendo de água caindo pelo cano, sabe? Pelo HWInfo vejo apenas as temperaturas.
5 - Eu fui de AIO porque achei que fosse a melhor solução pra esse tipo de processador high-end. Como disse acima, não sei se está realmente 100% por dentro. Ele é novo, mas vai saber... de qualquer forma, teria outra alternativa pra processadores deste naipe, sem ser o resfriamento custom?

Agradeço a sua boa vontade em me ajudar, amigo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo