[CLUBE] Pichau Case

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Rilkeis
  • Data de Início Data de Início
Tenho ainda aqui no gabinete velho mais dois fans de 120mm. Vou tirar dele e instalar no topo pra ver se melhora. Acho que se esse cooler Aigo Darkflash que comprei do Aliexpress não fosse tão bosta, ia deixar como está mesmo. Ainda bem que paguei só 50 pila nele (frete gratis).
Não curto cooler virado para cima, dá impressão que esquenta mais... e dependendo do gabinete vira panela de pressão principalmente naqueles com a frontal quase toda fechado. Prefiro aqueles cooler tipo torre que o cooler dela fica do lado das memórias jogando o ar em direção ao cooler exaustor.

Estou sem trena aqui, mas acredito que seja uns 5 a 6 mm de abertura.
Vou fazer uns testes comparando a temperatura com o vidro da frente instalado e sem ele, depois posto aqui.
Ele já vem assim ou vc colocou algo?
Pq não dá pra ver o que é essa peça preta entre o vidro e o gabinete.
Mas o espaço ficou bom.

Ele já vem assim ou vc colocou algo?
Pq não dá pra ver o que é essa peça preta entre o vidro e o gabinete.
Mas o espaço ficou bom.
Já vem assim, não mudei nada.
Nesse álbum tem as fotos que tirei na montagem, da pra ver mais detalhes dele.

Já vem assim, não mudei nada.
Nesse álbum tem as fotos que tirei na montagem, da pra ver mais detalhes dele.
Essas eu vi.
Pensei que tinha mudado algo.
Ficou chique.

Caros, fiz um teste de 10 minutos de estabilidade no AIDA64, para testar a questão das temperaturas no gabinete Pichau Kazan:

Minha configuração:
* Ryzen 5 1600 c/ cooler Aigo Darkflash (que é bem fraquinho);
* MSI RX580 Armor 8gb Mk2;
* Asrock B450M Pro4;

Resultados:
Vidro frontal colocado:
* Max CPU temp: 89°C
* Max VGA temp: 84°C

Vidro frontal removido:
* Max CPU temp: 81°C
* Max VGA temp: 77°C

Diferenças:
* CPU: 8°C
* VGA: 7°C

Nas imagens abaixo é possível ver as temperaturas da placa mãe também:
Tem que tomar cuidado com essa temp da CPU, pelo menos o 2700X tem limite de 85ºC.
O Gadit com 3 fans frontais, rotação minima e o cooler box a 1200 rpm o 2700X não passa de 75ºC com 30 minutos de stress.
Eu odeio, do fundo da minha alma PC barulhento, fico de 08:00 as 00:00 sentado com ele na orelha, então não dá.

IMG-20190810-124641387.jpg

Tem que tomar cuidado com essa temp da CPU, pelo menos o 2700X tem limite de 85ºC.
O Gadit com 3 fans frontais, rotação minima e o cooler box a 1200 rpm o 2700X não passa de 75ºC com 30 minutos de stress.
Eu odeio, do fundo da minha alma PC barulhento, fico de 08:00 as 00:00 sentado com ele na orelha, então não dá.

Dei um Google aqui e vi que o 1600 vai até 95°C. Correto isso? É essas temps só chegam quando em stress. O cooler que tá nele é bem fraco.

Caros, fiz um teste de 10 minutos de estabilidade no AIDA64, para testar a questão das temperaturas no gabinete Pichau Kazan:

Minha configuração:
* Ryzen 5 1600 c/ cooler Aigo Darkflash (que é bem fraquinho);
* MSI RX580 Armor 8gb Mk2;
* Asrock B450M Pro4;

Resultados:
Vidro frontal colocado:

Vidro frontal removido:

Diferenças:

Nas imagens abaixo é possível ver as temperaturas da placa mãe também:

Diferença na casa da que citei, 10C, rsrs. Acabei ficando bem experiente nisso de uns tempos pra cá. No verão, pode esperar uns 5C a mais que isso de diferença. Quanto mais quente, pior o efeito estufa, essa é a tendência sempre.

Comprei os espaçadores que citei. A melhoria será brutal e vai ficar praticamente como se estivesse sem o vidro na frente (uns 2C~4C de diferença no máximo).
Tenho ainda aqui no gabinete velho mais dois fans de 120mm. Vou tirar dele e instalar no topo do Kazan pra ver se melhora. Acho que se esse cooler Aigo Darkflash que comprei do Aliexpress não fosse tão bosta, ia deixar sem fans na parte de cima. Ainda bem que paguei só 50 pila nele (frete grátis). A idéia inicial era comprar um Ryzen 3 1200 com esse cooler bostinha pra na black fraude eu trocar por um R5 3600, mas resolvi pagar 100 pila a mais no 1600 e acho que vou ficar com ele, ta levando de boa em full hd com a RX580, aí deixo pra trocar por um Zen2+ quando saírem, ou até mesmo um 3700x na black fraude de 2020.
Ventoinha no topo ajuda muito quando está muito quente, como é o seu caso. Pela minha experiência, se a ventoinha não for daquelas bem fracas, poderá te ajudar em uns 4C na temperatura interna aí, já que está muito alta. Pra quem tem gabinete bem refrigerado pela frente e com boa ventoinha atrás, cooler em cima é quase enfeite. Não muda quase nada. No seu caso, com as temps um pouco elevadas assim, pode ajudar!

Não curto cooler virado para cima, dá impressão que esquenta mais... e dependendo do gabinete vira panela de pressão principalmente naqueles com a frontal quase toda fechado. Prefiro aqueles cooler tipo torre que o cooler dela fica do lado das memórias jogando o ar em direção ao cooler exaustor.
Esquentar mais não esquenta, ajuda a expulsar o ar quente sim. O desenho perfeito de um gabinete ATX ou Full Tower é entrando ar pela frente e saindo por trás e por cima. Não há forma melhor que isso, vários testes comprovando.

Dei um Google aqui e vi que o 1600 vai até 95°C. Correto isso? É essas temps só chegam quando em stress. O cooler que tá nele é bem fraco.

Isso, mas lembrando que essa é a temperatura máxima, pelo que sei o estrangulamento de performance começa muito antes disso (lá pelos 85C) e sua placa mãe vai fritar os VRM nessa temperatura aí. Ideal é não deixar passa de 75C a temp de um CPU. Seja Ryzen ou Intel, não importa, é a temperatura máxima segura de performance adequada.

No momento você está no limite do limite para jogos, mas em dias mais quentes você vai ter problemas. O espaçador certamente vai te ajudar bastante aí.

Isso, mas lembrando que essa é a temperatura máxima, pelo que sei o estrangulamento de performance começa muito antes disso (lá pelos 85C) e sua placa mãe vai fritar os VRM nessa temperatura aí. Ideal é não deixar passa de 75C a temp de um CPU. Seja Ryzen ou Intel, não importa, é a temperatura máxima segura de performance adequada.

Obrigado pelos comentários.
Quando a temperatura do processador, ela está alta mais porque o cooler é ruim. Os VRM estão OK.
Vou instalar os dois fans na parte superior pra testar.

Diferença na casa da que citei, 10C, rsrs. Acabei ficando bem experiente nisso de uns tempos pra cá. No verão, pode esperar uns 5C a mais que isso de diferença. Quanto mais quente, pior o efeito estufa, essa é a tendência sempre.

Comprei os espaçadores que citei. A melhoria será brutal e vai ficar praticamente como se estivesse sem o vidro na frente (uns 2C~4C de diferença no máximo).

Ventoinha no topo ajuda muito quando está muito quente, como é o seu caso. Pela minha experiência, se a ventoinha não for daquelas bem fracas, poderá te ajudar em uns 4C na temperatura interna aí, já que está muito alta. Pra quem tem gabinete bem refrigerado pela frente e com boa ventoinha atrás, cooler em cima é quase enfeite. Não muda quase nada. No seu caso, com as temps um pouco elevadas assim, pode ajudar!

Esquentar mais não esquenta, ajuda a expulsar o ar quente sim. O desenho perfeito de um gabinete ATX ou Full Tower é entrando ar pela frente e saindo por trás e por cima. Não há forma melhor que isso, vários testes comprovando.

No momento você está no limite do limite para jogos, mas em dias mais quentes você vai ter problemas. O espaçador certamente vai te ajudar bastante aí.

Tava me referindo ao cooler do processador o padrão mesmo, ele circula e o que prefiro é tipo torre é melhor para jogar ar para fora do gabiente --> https://www.clubedohardware.com.br/...ão-para-instalar-um-cooler-tipo-torre-r36258/

Tem outro artigo também do clube do hardware teste da posição das ventoinhas no gabinete -->https://www.clubedohardware.com.br/...r-uma-ventoinha-no-gabinete-r35835/?nbcpage=1

Tava me referindo ao cooler do processador o padrão mesmo, ele circula e o que prefiro é tipo torre é melhor para jogar ar para fora do gabiente --> https://www.clubedohardware.com.br/artigos/refrigeração/qual-é-a-melhor-posição-para-instalar-um-cooler-tipo-torre-r36258/

Tem outro artigo também do clube do hardware teste da posição das ventoinhas no gabinete -->https://www.clubedohardware.com.br/artigos/refrigeração/qual-é-o-melhor-local-para-instalar-uma-ventoinha-no-gabinete-r35835/?nbcpage=1
Ah, sim, a ventoinha do dissipador desse tipo precisa sempre estar com a exaustão para fora, especialmente para a parte de trás, pois geralmente quando posicionado soprando para a parte de cima do gabinete, está colada na placa de vídeo e utilizar ar mais quente mesmo.

Hoje mesmo dei um esporro no meu primo que cismou em montar diferente disso, alegando que tava ruim pra mexer na memória e tal. Foi lá, trocou pra essa forma e teve ganho evidentemente expressivo na temperatura interna.

Pichau é uma droga pra entrega. Nem dá pra comparar com Kabum.

Galera, cuidado com esses gabinetes Pichau sem entrada de ar pela frente ou com espaço extremamente restritivo pra isso! Esses gabinetes aumentam em até 20C facilmente a temperatura dos componentes internos, evitem!

Infelizmente o Gadit parece ter saído de linha. Então sobrou só o Kazam, que ainda precisa de modificação pra ficar legal. Já os outros esqueçam! Não tem renovação de ar e cria uma espécie de efeito estufa dentro do gabinete!

Pior que minhas encomendas da Pichau vem rápido, 2 dias no máximo. Estou tendo problema com a Kabum ultimamente, segunda compra que eu faço e demora 7 dias pra chegar por sedex.

Pior que minhas encomendas da Pichau vem rápido, 2 dias no máximo. Estou tendo problema com a Kabum ultimamente, segunda compra que eu faço e demora 7 dias pra chegar por sedex.
Depende muito aonde você mora, as coisas da Kabum saem de Vitoria no Espirito Santo e as coisa da Pichau saem de Joinville em Santa Catarina. Eu que sou de Minas, melhor comprar na Kabum que está do estado do lado, já Pichau em que passar por dois estados.

Depende muito aonde você mora, as coisas da Kabum saem de Vitoria no Espirito Santo e as coisa da Pichau saem de Joinville em Santa Catarina. Eu que sou de Minas, melhor comprar na Kabum que está do estado do lado, já Pichau em que passar por dois estados.

Sou de SP, capital. O problema é que pelo código de rastreio que me passaram pela Kabum, foi postado ontem dia 09, sendo que efetuei o pagamento na madrugada do dia 5.

Voltando ao tópico, quando que o Gadit vai voltar? Já to enrolando de mais pra comprar um gabinete haha

Bom dia pessoal.
Atualizou hj meu pedido desde o dia 08 sem nada.
Aguardando Coleta da Transportadora

Comprei o Rostock,mas tô com um cagaço por conta da ventilação.Único mesh que achei bonito foi o Gadit,mas já tem quase dois meses que ele não volta,e essa resposta da Pichau de não ter contato com os fornecedores,e termos que ficar olhando o site,pra mim,parece eles com medo de dizer que não volta.

Comprei o Rostock,mas tô com um cagaço por conta da ventilação.Único mesh que achei bonito foi o Gadit,mas já tem quase dois meses que ele não volta,e essa resposta da Pichau de não ter contato com os fornecedores,e termos que ficar olhando o site,pra mim,parece eles com medo de dizer que não volta.

De fato ele parece ter somente umas frestas encima e embaixo, poderá ser um problema de aquecimento.... o jeito vai ser ter pelo menos uns 3 coolers (1 atrás e 2 topo) com bastante RPM/CFM para retirar o calor..

Ps: Como demora esse envio da pichau, comprei dia 07 e confirmado pagamento dia 08 e somente hoje dia 12 ou seja 4 dias que mudaram o status para "esperando coleta transportadora".... como é só gabinete que estou comprando, será a última vez que compro nessa loja.

Não entendo muito dessas coisas,aliás montei agora meu primeiro PC "gamer",comprei uma ventoinha pra a traseira dele,mas já tô pensando em comprar mais duas para usar em cima e usar de exaustores junto ao traseiro.

De fato ele parece ter somente umas frestas encima e embaixo, poderá ser um problema de aquecimento.... o jeito vai ser ter pelo menos uns 3 coolers (1 atrás e 2 topo) com bastante RPM/CFM para retirar o calor..

Ps: Como demora esse envio da pichau, comprei dia 07 e confirmado pagamento dia 08 e somente hoje dia 12 ou seja 4 dias que mudaram o status para "esperando coleta transportadora".... como é só gabinete que estou comprando, será a última vez que compro nessa loja.
Palhaçada mesmo, isso que o prazo é 3 dias úteis..

Alguém sabe me dizer se cabe WC de 360mm na parte frontal do Seraph? Vi um vídeo dele dizendo que cabe radiador de 360mm porém perguntei por e-mail e disseram que não caberia um kraken nzxt x72, sou muito leigo no assunto alguém pode me ajudar? Vi um comentário de YouTube tbm em que um cara relatou que não dá pra trocar as ventoinhas padrão do gabinete, que ele trocou e até queimou o led posterior frontal.

Resultados:
Vidro frontal colocado:

Vidro frontal removido:

Diferenças:

Fiz o mesmo teste que o amigo, 10 minutos de aida, mesma configuração de teste.

Tenho um R7 2700, RX570, Prime B350-Plus,
Gabinete é um Gadit. Uso ele no dia a dia com a tampa frontal totalmente fechada (sim, fechada, Eu tapei ela, prefiro a frente totalmente preta do que ficar enxergando dentro do gabinete pelo mesh frontal, sim, eu sei, não é o correto, mas acho mais bonito assim até pq não tenho fans rgb pra por na frente, então enquanto temperatura não for um problema vai continuar fechado).

Tenho 3 PC Yes Calafrio (São 2000 RPM, com fluxo de ar de 84.5CFM e Máx. pressão de ar de 3,2 mmH²O segundo o site do fabricante)
- Instalados para exaustão, 1 atras e 2 em cima(sem o filtro de poeira). Eles colocam muito ar pra fora, e como não vão criar vácuo dentro do gabinete o ar esta entrando por algum lugar (Sem filtragem de poeira mas blz)
- Um dia eu testo colocando os 3 na parte frontal colocando ar frio para dentro do gabinete. Mas da preguiça de desmontar tudo.

A configuração é feita pela bios da Asus, com Fan STOP ligado, ou seja, os fans só são ligados quando o cpu atinge 50º, e ai aumentam a potencia conforme aumenta a temperatura do cpu.
A maior parte do tempo, navegação internet, videos, nem escuto o computador funcionando, o cooler box do r7 fica na rotação minima e os adicionais todos desligados.

Obs.1: o cooler do cpu não tem fan stop é claro, é o único que fica ligado direto.
Obs.2: a rx570 da msi também possui fan stop, o que é muito bom pra mim, quando em idle ou operação tranquila, não da nem pra saber se o pc esta ligado ou não pelo barulho, tem que olhar pra ver os leds acesos hahahaha)

Temperaturas medidas com o HWInfo64.

Temperatura em idle
* Max CPU Tdie: 43,4°C
* Max CPU (B350): 44ºC
* Motherboard: 33ºC
* Motherboard3: 43º
* Motherboard4: 43º
* Motherboard5: 43º
* Motherboard6: 43º
* VGA temp: 47°C

Temperatura ambiente:
* android / windows mostrando: 30º
* site windy.com: 28º

Resultados:
Frente totalmente tapada:
* Max CPU Tdie: 68,9°C
* Max CPU (B350): 68ºC
* Motherboard: 41ºC
* Motherboard3: 61º
* Motherboard4: 61º
* Motherboard5: 61º
* Motherboard6: 61º
* Max VGA temp: 75°C

Frente removida(totalmente aberta):
* Max CPU Tdie: 64,8°C
* Max CPU (B350): 64ºC
* Motherboard: 41ºC
* Motherboard3: 57º
* Motherboard4: 57º
* Motherboard5: 57º
* Motherboard6: 57º
* Max VGA temp: 75°C

Diferenças:
* CPU: 4°C
* Placa mãe: 4ºC
* VGA: 0°C

Bom, a vga é uma RX570 da msi, tudo em stock, ou seja, ela liga os fans a 56ºC na velocidade minima e deixa chegar até 75º, ai se for necessário ela vai aumentando a rotação para não passar disso. Com a tampa aberta ela bateu 1854 rpm, fechada superou os 2000 rpm. Ou seja, apesar da temperatura ter sido a mesma, com certeza ela funciona muito mais tranquila com a tampa aberta.

A placa mãe de modo geral ficou mais fria. Não sei exatamente o que significam aquelas temperaturas 3 4 5 e 6
* Uma OBS aqui, a temperatura "motherboard" da placa mãe AUMENTA quando não estou realizando o teste, isso pq os cooler adicionais desligam zerando o fluxo de ar.

Nao notei diferença de barulho, até pq sem a tampa frontal, mesmo girando mais fraco, acredito que os fans sejam mais audíveis.(e jã são bem barulhentos, mas em compensação, o que tem de barulho tem de ar saindo também, nunca vi um fan tirar tanto ar como esses pcyes)

Processador também ficou mais frio.

Realmente eu estou criando um forninho deixando essa frente tapada, atrapalhando a entrada de ar fresco. O fan stop ligado ajuda no barulho e diminui a entrada de poeira, mas deixa tudo mais quente de maneira geral. Por enquanto no inverno, esta tranquilo, vamos ver quando começar a esquentar no fim do ano, até pq nenhum jogo esquenta o gabinete dessa forma como o aida64 faz.

Tenho ainda aqui no gabinete velho mais dois fans de 120mm. Vou tirar dele e instalar no topo do Kazan pra ver se melhora. Acho que se esse cooler Aigo Darkflash que comprei do Aliexpress não fosse tão bosta, ia deixar sem fans na parte de cima. Ainda bem que paguei só 50 pila nele (frete grátis). A idéia inicial era comprar um Ryzen 3 1200 com esse cooler bostinha pra na black fraude eu trocar por um R5 3600, mas resolvi pagar 100 pila a mais no 1600 e acho que vou ficar com ele, ta levando de boa em full hd com a RX580, aí deixo pra trocar por um Zen2+ quando saírem, ou até mesmo um 3700x na black fraude de 2020.

To com o mesmo pensamento que o seu no entanto, comprei um Ryzen 2200g kkk

@goyos Acabei de comprar uma PC Yes Calafrio Anéis para instalar na parte traseira como exaustão, desconfio que as que tenho aqui são muito fracas, mal sinto sair algum fluxo de ar.

Vi que são barulhentas quando em máxima rotação, mas como posso colocar na PWM da mobo, posso criar um perfil de velocidade de acordo com a temperatura do gabinete ou processador, correto? Assim só iriam ficar na máxima rotação em situação extrema que demande essa condição.

Comprei uma só pois só tenho mais uma entrada PWM disponível na placa mãe.

@goyos Acabei de comprar uma PC Yes Calafrio Anéis para instalar na parte traseira como exaustão, desconfio que as que tenho aqui são muito fracas, mal sinto sair algum fluxo de ar.

Vi que são barulhentas quando em máxima rotação, mas como posso colocar na PWM da mobo, posso criar um perfil de velocidade de acordo com a temperatura do gabinete ou processador, correto? Assim só iriam ficar na máxima rotação em situação extrema que demande essa condição.

Comprei uma só pois só tenho mais uma entrada PWM disponível na placa mãe.

Sim, são barulhentas em rotação máxima, se vc der uma diminuída na rotação delas, fará BEM menos barulho. Mas mesmo assim é um barulho um pouco maior do que de alguns fans bons (e mais caros também).
Aqui em 60% ja sinto bastante ar sendo colocado pra fora.

O controle a partir da placa mãe vai depender do modelo da sua. Mas a minha é uma básica asus B350 e ja possui esse controle, acredito que em todas as am4 e intel mais novas seja possível fazer pela bios ou pelo programa da fabricante que pode ser baixado no site.

A questão da entrada, vc pode colocar splitters:
ifwnlv.png

Só tem que se atentar para o fato de que cada header 4 pinos da placa mãe consegue lidar com 1A por padrão (talvez em algumas placas seja mais forte), então não adianta compra um splitter de 8 saídas que a placa não aguenta a corrente. Veja qual o consumo de um fan de seu modelo e veja quantos vc pode instalar em cada header.

No caso do calafrio:
  • Corrente: 0.38±10%A;
Ou seja, eu colocaria apenas 2 conectados em cada header da placa mãe, pois 3 ja passaria de 1 Ampere.

Sim, são barulhentas em rotação máxima, se vc der uma diminuída na rotação delas, fará BEM menos barulho. Mas mesmo assim é um barulho um pouco maior do que de alguns fans bons (e mais caros também).
Aqui em 60% ja sinto bastante ar sendo colocado pra fora.

O controle a partir da placa mãe vai depender do modelo da sua. Mas a minha é uma básica asus B350 e ja possui esse controle, acredito que em todas as am4 e intel mais novas seja possível fazer pela bios ou pelo programa da fabricante que pode ser baixado no site.

A questão da entrada, vc pode colocar splitters:

Só tem que se atentar para o fato de que cada header 4 pinos da placa mãe consegue lidar com 1A por padrão (talvez em algumas placas seja mais forte), então não adianta compra um splitter de 8 saídas que a placa não aguenta a corrente. Veja qual o consumo de um fan de seu modelo e veja quantos vc pode instalar em cada header.

No caso do calafrio:
  • Corrente: 0.38±10%A;
Ou seja, eu colocaria apenas 2 conectados em cada header da placa mãe, pois 3 ja passaria de 1 Ampere.

O caso dele acho que tem a Asrock pro4 segundo o datasheet são 5 conectores sendo 1 cpu de 1A e 4 Cha-Fan de 2A cada, acredito que somente a Asrock tem 2A de conectores de fan.

Users who are viewing this thread

Voltar