Caros, fiz um teste de 10 minutos de estabilidade no AIDA64, para testar a questão das temperaturas no gabinete Pichau Kazan:
Resultados:
Vidro frontal colocado:
* Max CPU temp: 89°C
* Max VGA temp: 84°C
Vidro frontal removido:
* Max CPU temp: 81°C
* Max VGA temp: 77°C
Diferenças:
* CPU: 8°C
* VGA: 7°C
Fiz o mesmo teste que o amigo, 10 minutos de aida, mesma configuração de teste.
Tenho um R7 2700, RX570, Prime B350-Plus,
Gabinete é um Gadit. Uso ele no dia a dia com a tampa frontal totalmente fechada (sim, fechada, Eu tapei ela, prefiro a frente totalmente preta do que ficar enxergando dentro do gabinete pelo mesh frontal, sim, eu sei, não é o correto, mas acho mais bonito assim até pq não tenho fans rgb pra por na frente, então enquanto temperatura não for um problema vai continuar fechado).
Tenho 3 PC Yes Calafrio (São 2000 RPM, com fluxo de ar de 84.5CFM e Máx. pressão de ar de 3,2 mmH²O segundo o site do fabricante)
- Instalados para exaustão, 1 atras e 2 em cima(sem o filtro de poeira). Eles colocam muito ar pra fora, e como não vão criar vácuo dentro do gabinete o ar esta entrando por algum lugar (Sem filtragem de poeira mas blz)
- Um dia eu testo colocando os 3 na parte frontal colocando ar frio para dentro do gabinete. Mas da preguiça de desmontar tudo.
A configuração é feita pela bios da Asus, com Fan STOP
ligado, ou seja, os fans só são ligados quando o cpu atinge 50º, e ai aumentam a potencia conforme aumenta a temperatura do cpu.
A maior parte do tempo, navegação internet, videos, nem escuto o computador funcionando, o cooler box do r7 fica na rotação minima e os adicionais todos desligados.
Obs.1: o cooler do cpu não tem fan stop é claro, é o único que fica ligado direto.
Obs.2: a rx570 da msi também possui fan stop, o que é muito bom pra mim, quando em idle ou operação tranquila, não da nem pra saber se o pc esta ligado ou não pelo barulho, tem que olhar pra ver os leds acesos hahahaha)
Temperaturas medidas com o HWInfo64.
Temperatura em idle
* Max CPU Tdie: 43,4°C
* Max CPU (B350): 44ºC
* Motherboard: 33ºC
* Motherboard3: 43º
* Motherboard4: 43º
* Motherboard5: 43º
* Motherboard6: 43º
* VGA temp: 47°C
Temperatura ambiente:
* android / windows mostrando: 30º
* site windy.com: 28º
Resultados:
Frente totalmente tapada:
* Max CPU Tdie: 68,9°C
* Max CPU (B350): 68ºC
* Motherboard: 41ºC
* Motherboard3: 61º
* Motherboard4: 61º
* Motherboard5: 61º
* Motherboard6: 61º
* Max VGA temp: 75°C
Frente removida(totalmente aberta):
* Max CPU Tdie: 64,8°C
* Max CPU (B350): 64ºC
* Motherboard: 41ºC
* Motherboard3: 57º
* Motherboard4: 57º
* Motherboard5: 57º
* Motherboard6: 57º
* Max VGA temp: 75°C
Diferenças:
* CPU: 4°C
* Placa mãe: 4ºC
* VGA: 0°C
Bom, a vga é uma RX570 da msi, tudo em stock, ou seja, ela liga os fans a 56ºC na velocidade minima e deixa chegar até 75º, ai se for necessário ela vai aumentando a rotação para não passar disso. Com a tampa aberta ela bateu 1854 rpm, fechada superou os 2000 rpm. Ou seja, apesar da temperatura ter sido a mesma, com certeza ela funciona muito mais tranquila com a tampa aberta.
A placa mãe de modo geral ficou mais fria. Não sei exatamente o que significam aquelas temperaturas 3 4 5 e 6
* Uma OBS aqui, a temperatura "motherboard" da placa mãe AUMENTA quando não estou realizando o teste, isso pq os cooler adicionais desligam zerando o fluxo de ar.
Nao notei diferença de barulho, até pq sem a tampa frontal, mesmo girando mais fraco, acredito que os fans sejam mais audíveis.(e jã são bem barulhentos, mas em compensação, o que tem de barulho tem de ar saindo também, nunca vi um fan tirar tanto ar como esses pcyes)
Processador também ficou mais frio.
Realmente eu estou criando um forninho deixando essa frente tapada, atrapalhando a entrada de ar fresco. O fan stop ligado ajuda no barulho e diminui a entrada de poeira, mas deixa tudo mais quente de maneira geral. Por enquanto no inverno, esta tranquilo, vamos ver quando começar a esquentar no fim do ano, até pq nenhum jogo esquenta o gabinete dessa forma como o aida64 faz.