Quando comprei a OLED eu ainda não tinha o PS5, quando fui jogar Genshin impact (PS4) eu levei um puta susto! 30 fps na CX pareciam 15 comparado a minha antiga tv de LEDA disponibilização do VRR para os desenvolvedores pode sim aumentar o fps de um determinado jogo. Cito como exemplo o Miles Morales que teve o seu fps desbloqueado no modo 40fps, em 120 hz.... a partir de agora os desenvolvedores, sempre que quiserem, vão poder incluir um modo com o fps desbloqueado para utilização do VRR. Antes, a grande maioria dos jogos eram bloqueados em 30fps ou 60fps, com exceção de alguns jogos nos quais que as desenvolvedoras não conseguiram 30 ou 60fps estáveis (vide Elden Ring, Far Cry 6 e etc).
Para quem tem televisor OLED, como eu, jogos em 30fps ficam praticamente injogáveis devido a própria tecnologia do painel. O modo 40fps, em 120hz é outro mundo, fica muito, mas muito mais fluido. Com o fps desbloqueado, em conjunto com o VRR dae fica outro nível mesmo.
Percebi isso jogando Miranha Remastered no modo fidelidade na CX. Parecia que tava vendo uma apresentação de PowerPoint.Quando comprei a OLED eu ainda não tinha o PS5, quando fui jogar Genshin impact eu levei um puta susto! 30 fps na CX pareciam 15 comparado a minha antiga tv de LED
MS faz marketing sim, inclusive tem na caixa do Series X o VRR. Agora a comunidade faz muito mais, para muitos o VRR era a grande diferença entre o PS5 e o Series X. Em vários jogos o VRR salvou as versões do Series X, casos de COD e Elden Ring.
O VRR do PS5 tbm não precisa de patch, no momento que habilita tem um texto que informa que jogos que não receberem o patch. Para saber se existe uma diferença grande acho que só com vídeo da DF mesmo, por enquanto os jogos com as melhores implementações parecem justamente os que receberam patch.
"Pelo que eu entendi:
Xbox = maior compatibilidade
PS5 = maior performance"
Isso aí é sobre o VRR? A implementação dessa tecnologia no Xbox é superior em tudo, o que falta é conteúdo pra demonstrar tal superioridade, falta uma Insomniac da vida.
VRR do PS5 (apenas padrão HDMI Forum) = range de 48 Hz ~ 120 Hz com LFC ativado apenas com games com patch para 120 Hz.
VRR do Xbox (padrão HDMI Forum e AMD FreeSync) = range de 40 ~ 120 Hz LFC ativado independente de patch (modo 120 Hz é um toggle universal).
Aqui eu consegui ativar o AMD freesync da OLED CX e o VRR.
Pessoal estava dizendo que não estava dando para ativar ? Qual era o pepino ?
Eu testei, mas não consegui jogar nesse modo na CX, nem o SM nem qualquer outro jogo! 30 fps nela é terrível! Por isso fiquei tão animado quando a Insomniac lançou o patch de 120hz do Ratchet lá atrás, é outro mundo! Infelizmente até o momento ninguém mais seguiu o exemplo, vamos ver se agora com o VRR veremos mais jogos com um modo qualidade com taxa de quadros desbloqueada.Percebi isso jogando Miranha Remastered no modo fidelidade na CX. Parecia que tava vendo uma apresentação de PowerPoint.
Nunca experimentei jogo a 30fps na CX pra reparar nisso daí não. Mas porque é tão ruim assim?Eu testei, mas não consegui jogar nesse modo na CX, nem o SM nem qualquer outro jogo! 30 fps nela é terrível! Por isso fiquei tão animado quando a Insomniac lançou o patch de 120hz do Ratchet lá atrás, é outro mundo! Infelizmente até o momento ninguém mais seguiu o exemplo, vamos ver se agora com o VRR veremos mais jogos com um modo qualidade com taxa de quadros desbloqueada.
The Outer Worlds é provavelmente o mais parecido, porém o tom do Starfield deve ser mais sério e "seco" (Obsidian x Bethesda).
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TOW tem os seus defeitos, mas eu gostei bastante pois sou fã de carteirinha de Fallout: New Vegas, afinal TOW é basicamente New Vegas no espaço com falhas notáveis.
Recomendo conhecer de toda forma, tem no GamePass e funciona via streaming.
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Putz, bateu uma vontade de jogar New Vegas novamente, se eu tivesse mais tempo e com backlog menor faria um personagem melee de soco (teria que jogar no PC porque nos consoles é uma porcaria, mesmo no Series X não é tão legal)
Vazou um vídeo do Skull & Bones. Continuam insistindo na produção desse jogo e ainda parece jogo do início da geração passada. Se não pior.
Então você acha que o marketing da Microsoft foi maior do que o da Sony apenas pq o VRR estava na escrito na embalagem do console? Sério? A minha percepção é o inverso, mas tudo bem.
Quanto à comunidade em si, não duvido que existam esses loucos, mas eu estava me referindo apenas à postura das empresas mesmo...
Quanto à necessidade de pacth, tudo indica que no PS5 precisa de patch sim, ao menos na maioria dos casos. Já existem vários relatos de que o VRR no PS5 não funciona muito bem quando o jogo não foi atualizado pra ele. Jogos como Elden Ring a taxa de quadros até sobe mas o efeito de imagem trêmula piora. No Xbox que eu saiba não existe esse efeito colateral. Ou o VRR melhora o game ou não muda nada nele, tanto que lá não existe essa opção de usar ou não para jogos sem pacth.
Enfim, como eu disse antes, por enquanto o que temos é por aí, mas ainda faltam testes mais conclusivos. Vejamos se Digital Foundry vai passar pano ou não...![]()
Vazou um vídeo do Skull & Bones. Continuam insistindo na produção desse jogo e ainda parece jogo do início da geração passada. Se não pior.
Esse jogo é uma demo do que poderia ser
Decepciona
Sim, simPois é, o conceito é bom, o estilo é melhor ainda, mas a execução foi péssima.
Pra quem é fã de Fallout: New Vegas ainda sim vale a pena e eu me diverti com o jogo apesar de tudo, considerando o histórico da Obsidian eu consigo ter um otimismo cauteloso em relação a continuação anunciada.
gotham knights
gotham knights
ff16
god of war
e talvez hogwarts
o resto é caquedo
Stray
God of War
Granblue
FFXVI
Little Devil
Talvez, muito talvez, e ainda assim muito talvez Lost Soul Aside.
O restante é fezes.
Que conversão quebradaHow to redeem a PlayStation Store voucher code
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Mesmo com esses números quebrados tem coisa estranha, 1 mês de Now converte em 40 dias de Plus Essencial (acréscimo de 10 dias uns 33%) porem se tu pegar 1 ano tu ganha apenas os 365 dias que é o mesmo que se tu comprar 1 ano de Plus normal, se tivesse o acréscimo deveria converter numa conta básica para 400 e poucos dias.How to redeem a PlayStation Store voucher code
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Situação atual do VRR nos consoles é a seguinte:
Padrão utilizado:
PS5 = HDMI Forum (limitado a HDMI 2.1, gambiarras ou sorte)
Xbox = HDMI Forum e AMD FreeSync (funciona até em dispositivos HDMI 1.4)
Range de framerate:
PS5 = 48 Hz ~ 120 Hz
Xbox = 40 Hz ~ 120 Hz
Modo de VRR 120 Hz:
PS5 = Depende de patch
Xbox = Função de sistema
LFC (Low Frame Compensation):
PS5 = Depende do patch de 120 Hz
Xbox = Basta ativar o modo 120 Hz nas opções de vídeo do console
VRR em jogos da retro:
PS5 = Não funciona
Xbox = Funciona e não necessita de configuração nenhuma
Resumo da ópera ta aí.
Ps: LFC é bem importante, basicamente se o framerate cair abaixo do range suportado pelo VRR ainda sim não haverá aquele "stuttering", essa benesse ocorre graças a duplicação da taxa de quadros pela TV, sendo que sem o LFC o VRR é desabilitado ao cair abaixo da range (47 FPS no PS5 e 39 FPS no Xbox) e aí temos aquela engasgada bonita.
Em termos práticos um jogo no Xbox com LFC ativado só terá o VRR desativado se a taxa de quadros cair abaixo de 20.
Ps 2: LFC pra funcionar precisa que o modo de 120 Hz esteja ativado e é claro precisa de uma TV/monitor com suporte a tecnologia.