[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Obrigado, o parto foi uma dor no coração, ele nasceu sem respirar e pensei que tinha perdido ele, mas graças ao senhor ele sobreviveu e agora tá muito bem, mas foi a pior dor que sentir na minha vida.

Sim, fez 6 meses agora.
Da trabalho, acorda de madrugada para mamadeira, a cada uma hora eu acordo no automático para ver se está bem, mas vendo ele feliz, esse trabalho todo vale a pena.
Olha a cara de que vai me pedi uma Rtx 6090 daqui uns anos :wub:
Calma que ele vai crescer e andar de bike com os amigos, ai começa a dar grau e vai destruir os calçados :sefu:
Ele vai ser da turma do console, só não deixa jogar com o @PELO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Mas em 2013 quando lançou o ps4 o console já chegou defasado no mercado, a versão pro veio para melhorar esse “problema”, diferente do Xbox 360 e ps3 que chegaram à frente dos pcs na época.
O ps5 chegou muito bem, imagina ter dois consoles que rodam a 60 de fps, a diferença é RT ou gráficos ultra para alto, pessoal vai continuar no ps5 normal, mas para vender como todo empresa filha da mae, vai fazer algo para o seu console antigo ficar no lugar dele, igual nvidia faz com as placas antigas que não otimiza os drivers.
no mercado de pc é totalmente diferente do console, lá tem várias resoluções, variação de fps e entre outras coisas, então tem essa diferença de placas.
Se o que você estivesse falando fosse verdade não existiria GPU high end mas é o que mais tem e o que captura mais atenção das pessoas.

Console agora tem opção de 120 fps, VRR, múltiplos modos, etc, muito parecido com PC. A pergunta não que tem que ser feita não é se precisam lançar um PS5 Pro mas se tem publico para justificar o lançamento e te garanto que tem.

Acho que a unica coisa que impediria o lançamento do PS5 Pro é questão logística relacionada a fabricação do mesmo não compensar em comparação a simplesmente fabricar mais unidades do PS5.
 
Última edição:
Última edição:
Um tempo atrás no grupo de WhatsApp, trocamos brevemente uma ideia sobre a equivalência de hardwares. O que eu disse foi o seguinte:

"Tava pensando aqui: a próxima geração deve começar em 4 anos. Se considerarmos, para fins de referência, que PS5 e Series vieram no fim da geração 20 das placas Nvidia e são equivalentes aos modelos 70, é possível que o PS6 venha com algo similar a, no mínimo, algum modelo intermediário da série 40 (ou série 50, se até lá já tiver saído os modelos 60)?

Sei que não dá pra fazer uma regra de três disso, mas se for o caso, talvez seja a chegada definitiva do 4K nos consoles, não?

4K+bons settings
".

E mais uma coisa: me inclino a dizer que teremos dois caminhos no que diz respeito ao consumo de diferentes tipos de mídia a partir do momento em que o 4K se estabilizar de fato nos consoles. A minha tese -- e é algo que também se discute muito lá fora -- é que, na ocasião dessa normatividade, a indústria se adequará e passará a oferecer dois tipos de produtos: para jogos e para "mídias passivas" (filmes, séries, musicais, shows e etc.). Pelo alto custo de processamento, penso que a mídia de jogos ficará no 4K, ao passo que as demais poderão avançar um pouco mais. Em outras palavras: a indústria, em alguma medida, venderá e reforçará que displays 4K foram feitos para jogos (ou jogos e filmes, etc.) e 8K+ para filmes, séries e etc.

Sei que o poder de fogo aumenta e que essa conversa de "não é preciso resolução maior" ou "não é preciso mais framerate" é recorrente e que ela é sempre superada, mas uma coisa tem de ser pacificada: há um limite, certo? Digo, nunca, jamais, sob nenhuma hipótese, haverá, por exemplo, uma televisão 10.000K. Correto? A questão restante, portanto, é a seguinte: qual é o limite? Pois bem, eu realmente acredite que seja 4K, que já é uma resolução absurdamente alta e que os mais variados tipos de hardware, incluindo os de ponta, ainda hoje têm algum tipo de limitação, seja pela engine ou pela equalização que tem de ser feita com textura, sombras, física e etc. etc. etc. etc. etc.

Eu conversei sobre isso uma vez com o Caio, que é um cara daqui do fórum gente boníssima, mas que infelizmente tem um Xbox (brincadeirinha), e o meu "diagnóstico" foi nesse sentido. Qual a sua opinião?
- Sobre a chegada definitiva do 4K nos consoles, é algo bem possível no PS6. Hoje uma RTX 4080 roda tudo em 4K + 60fps + bons settings (vamos desconsiderar casos de má otimização). O PS6 vai ser lançado daqui uns 4 anos quando a RTX 60 estiver no mercado, ou seja, é totalmente possível ter desempenho de uma 4080 ou melhor.

Podemos usar o PS5 lançado em 2020 como exemplo. 4 anos antes (2016), a GTX 1080 era um monstro. O PS5 tem poder de uma RTX 2070 que é melhor que a GTX 1080.

Mas aí entra outra variável que é o avanço dos gráficos. O hardware avança, mas os gráficos avançam junto. Ray Tracing que o diga, extremamente pesado. Isso que pode dificultar a "chegada definitiva" do 4K nos consoles...

A mágica está nas técnicas de reconstrução (DLSS e FSR). Aí entra o elefante branco na sala que parece que geral esqueceu: Cadê o FSR nos consoles?? Pouquíssimos jogos tem suporte, enquanto no PC já tem uma lista grande de jogos suportados. Nos consoles parece que esqueceram. Não sei se é difícil de implementar ou se as desenvolvedoras estão com preguiça mesmo.

- Sobre o "limite", isso não existe. Algum momento vão começar a querer vender o 8K para os consumidores. O ponto é que isso vai demorar mais, porque consolidar o 4K está sendo muito mais difícil do que foi consolidar o 720p e 1080p. Mas uma hora vai acontecer e vão empurrar o 8K.
 
- Sobre a chegada definitiva do 4K nos consoles, é algo bem possível no PS6. Hoje uma RTX 4080 roda tudo em 4K + 60fps + bons settings (vamos desconsiderar casos de má otimização). O PS6 vai ser lançado daqui uns 4 anos quando a RTX 60 estiver no mercado, ou seja, é totalmente possível ter desempenho de uma 4080 ou melhor.

Podemos usar o PS5 lançado em 2020 como exemplo. 4 anos antes (2016), a GTX 1080 era um monstro. O PS5 tem poder de uma RTX 2070 que é melhor que a GTX 1080.

Mas aí entra outra variável que é o avanço dos gráficos. O hardware avança, mas os gráficos avançam junto. Ray Tracing que o diga, extremamente pesado. Isso que pode dificultar a "chegada definitiva" do 4K nos consoles...

A mágica está nas técnicas de reconstrução (DLSS e FSR). Aí entra o elefante branco na sala que parece que geral esqueceu: Cadê o FSR nos consoles?? Pouquíssimos jogos tem suporte, enquanto no PC já tem uma lista grande de jogos suportados. Nos consoles parece que esqueceram. Não sei se é difícil de implementar ou se as desenvolvedoras estão com preguiça mesmo.

- Sobre o "limite", isso não existe. Algum momento vão começar a querer vender o 8K para os consumidores. O ponto é que isso vai demorar mais, porque consolidar o 4K está sendo muito mais difícil do que foi consolidar o 720p e 1080p. Mas uma hora vai acontecer e vão empurrar o 8K.

Mas como tu sabe que as empresas não estão de fato fazendo uso de FSR nos consoles? É uma pergunta legítima porque sinceramente não vejo porque ter uma opção dessas pra gente escolher se quer ou não usar, ela simplesmente poderia vir habilitada por default nos jogos.
 
Mas como tu sabe que as empresas não estão de fato fazendo uso de FSR nos consoles? É uma pergunta legítima porque sinceramente não vejo porque ter uma opção dessas pra gente escolher se quer ou não usar, ela simplesmente poderia vir habilitada por default nos jogos.
Eu ACHO que se estivessem usando como default, seria mais falado. Assim como falam abertamente sobre os modos com VRR nos jogos antes mesmo de lançar.

A CDPR mesmo fez questão de avisar quando saiu o patch com FSR para Cyberpunk nos consoles. Square também avisou que Forspoken teria FSR no PS5.
 
Mas como tu sabe que as empresas não estão de fato fazendo uso de FSR nos consoles? É uma pergunta legítima porque sinceramente não vejo porque ter uma opção dessas pra gente escolher se quer ou não usar, ela simplesmente poderia vir habilitada por default nos jogos.
FSR é apenas a técnica de reconstrução da AMD, não quer dizer que seja a Única btw, os jogos atuais nos consoles já usam reconstrução por Default, não tem como essas caixas empurrarem 4k60fps nativamente.
Returnal em modo performance por exemplo além de fazer reconstrução faz checkboarding junto o que fazer com que a versão de PC da um Gap visível no PS5.
O bagulho pode ficar louco caso metam o FSR3 ou alternativas ao Frame Generation ala DLSS3, aí os caras podem meter o Foda-se e tacar tudo no Ultra com RT e o caralho a 4.
 
7 horas seguidas agora de gt7 no psvr2 e zero enjoou e dor de cabeça, Deus é bom o tempo todo 🙏🏻
Tá performando melhor no Vr do que sem ele? Já jogava na visão de dentro do carro antes?
 
Tá performando melhor no Vr do que sem ele? Já jogava na visão de dentro do carro antes?
Agora depois de 15 dias estou bem melhor, inclusive estou refazendo as licenças e abaixando todos os tempos com facilidade, estávamos falando hoje no grupo do WhatsApp e geral com vr abaixando os tempos também de licenças e voltas rápidas

E não, jogava na câmera do capô antes, e mesmo tendo a câmera do cockpit na tv é bem diferente, no vr você olha pra curva já mirando nela (isso da muita vantagem), onde vai passar, na tv é sempre pra onde o carro aponta que você olha
 
O que vai acontecer se esse PS5 Pro for lançado é que vão abandonar de vez a otimização no PS5. Invés de trabalharem pra fazer um jogo rodar bem no console base, vão usar a muleta do Pro pra fazer o mesmo que fariam sem ele, mas com menos esforço.

Sem falar da pachorra que seria lançarem um console mid gen sem sequer termos uma boa coleção de jogos next gen lançados.
 
O que vai acontecer se esse PS5 Pro for lançado é que vão abandonar de vez a otimização no PS5. Invés de trabalharem pra fazer um jogo rodar bem no console base, vão usar a muleta do Pro pra fazer o mesmo que fariam sem ele, mas com menos esforço.

Sem falar da pachorra que seria lançarem um console mid gen sem sequer termos uma boa coleção de jogos next gen lançados.
Isso aconteceu no ps4 por acaso?
Acho que não.

Jogos como God of war Ragnarok etc... tudo rodando de boa com qualidade a 30 frames no ps4 slim.
 
guys , como eu gostaria de ter mais tempo pra jogar , tenho jogado no maximo 2h por semana , isso me faz desanimar de iniciar muito jogo longo.

ps: a partir do dia 24 é foco total dessas 2h no resident 4 .
 
O que vai acontecer se esse PS5 Pro for lançado é que vão abandonar de vez a otimização no PS5. Invés de trabalharem pra fazer um jogo rodar bem no console base, vão usar a muleta do Pro pra fazer o mesmo que fariam sem ele, mas com menos esforço.

Sem falar da pachorra que seria lançarem um console mid gen sem sequer termos uma boa coleção de jogos next gen lançados.

Isso aconteceu no ps4 por acaso?
Acho que não.

Jogos como God of war Ragnarok etc... tudo rodando de boa com qualidade a 30 frames no ps4 slim.

Na verdade não tem como sabermos isso.

Talvez se não houvesse o pro teria sido gasto mais tempo otimizando para o base e rodaria um pouco melhor em termos de performance ou qualidade.

O que é fato é que a equipe de desenvolvimento é limitada e o tempo gasto em alguma coisa significa tempo que não vai ser gasto em outra, resta saber se esse impacto é significativo ou não.
 
Talvez se não houvesse o pro teria sido gasto mais tempo otimizando para o base e rodaria um pouco melhor em termos de performance ou qualidade.
PS4 definitivamente está em seu máximo faz alguns anos.

Muitos jogos têm uma otimização absurda, não dá pra exigir mais do que acontece, especialmente os da Sony. TLoU Pt II, God of War Ragnarok, Death Stranding, Horizon FW e ZD são exemplos de jogos que usam cada gota do que o PS4 pode oferecer.

A não existência do Pro não mudaria nada em relação a isso. Fora que o Pro é um base boostado. Não é como se fosse uma máquina super diferente que exigisse toda uma otimização à parte.
 
Última edição:
Galera, tem que fazer alguma coisa nas configurações do console pra evitar que a versão de PS4 fique aparecendo na dash mesmo com a versão de PS5 instalada? Chato pacarai isso :blaur:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo