Tem outros fatores tecnologicos nesse Thief de 1999 ai.Era um jogão na época, tanto o primeiro quanto o segundo. O terceiro realmente caiu. E esse de 2014 eu mal joguei, nem consegui avançar muito, e acho que paguei 10 reais numa promo na PS Store.
Não lembro de nenhum jogo como o Thief naquela época, em que o objetivo era invadir várias casas, castelos, etc e roubar a galera, fora a ambientação medieval steampunk.
Eu fui até conferir se minha memória afetiva estava me pregando alguma peça, mas realmente os jogos receberam críticas bem favoráveis (92 o primeiro jogo, 87 o segundo e 82 o terceiro no Metacritic).
Uma das peculiaridades da DarkEngine era que o som era um entidade física. Ou seja, ele tinha que viajar até o ouvido do desgraçado pra ele te ouvir.
Aí se tivesse uma parede no meio o som tinha oclusão etc...
Coisa que nem jogo stealth moderno faz.
Curiosamente a o Thief 3 foi uma bosta pois tinha que rodar na ram dos consoles, os mods arrumaram isso depois. (Mesmo problema do invisíble war).