[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Só fica experto se caso algum serviço começar não funcionar da forma correta, pode ser problemas com o IPV6, já vi diversos relatos em vários fóruns de usuários falando relatando problemas com o IPV6. Aqui por exemplo, tenho ativado o IPV6 há bastante tempo, vez por outra o WhatsApp para de carregar imagens, stories, vídeos e tal. Quando desabilito o IPV6, tudo volta ao normal, já tive problemas assim com o Instagram tbm. Como isso acontece de forma muito rara ultimamente, estou preferindo manter esse serviço habilitado. Mas preste atenção se algo assim acontecer, o IPV6 pode ser o causador do problema.
Bom saber disso, ativei o IPv6 ontem e por enquanto tá de boa, mas não percebi diferença até agora também. Se começar a dar algum problema, eu desativo pra testar.

O CGNAT do meu provedor (LPNet) deve estar bem feito, porque até agora não tive nenhum problema
 
Sou da mesma opinião. Já fiquei sem acesso ao site do Google por problema de rota em IPV6. Uma coisa que acho estranha aqui é que a latência em trace route IPV6 é mais que o dobro do IPV4.
O ping fica com 1 a 3ms a mais no IPV6 também.

Infelizmente os pacotes IPV6 está pegando uma rota pior, mas ainda bem que a diferença não é exorbitante. Aqui fica praticamente tudo igual:

Código:
C:\Users\gabri>ping -4 google.com.br

Disparando google.com.br [216.58.202.227] com 32 bytes de dados:
Resposta de 216.58.202.227: bytes=32 tempo=48ms TTL=118
Resposta de 216.58.202.227: bytes=32 tempo=48ms TTL=118
Resposta de 216.58.202.227: bytes=32 tempo=48ms TTL=118
Resposta de 216.58.202.227: bytes=32 tempo=49ms TTL=118

Estatísticas do Ping para 216.58.202.227:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
             perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 48ms, Máximo = 49ms, Média = 48ms
--------------------------
C:\Users\gabri>ping google.com.br

Disparando google.com.br [2800:3f0:4004:800::2003] com 32 bytes de dados:
Resposta de 2800:3f0:4004:800::2003: tempo=48ms
Resposta de 2800:3f0:4004:800::2003: tempo=49ms
Resposta de 2800:3f0:4004:800::2003: tempo=49ms
Resposta de 2800:3f0:4004:800::2003: tempo=49ms

Estatísticas do Ping para 2800:3f0:4004:800::2003:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
             perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 48ms, Máximo = 49ms, Média = 48ms
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom saber disso, ativei o IPv6 ontem e por enquanto tá de boa, mas não percebi diferença até agora também. Se começar a dar algum problema, eu desativo pra testar.

O CGNAT do meu provedor (LPNet) deve estar bem feito, porque até agora não tive nenhum problema

Aparentemente esse problema com o IPV6 não é com os provedores na maior parte dos casos e sim com o serviço que não deve estar otimizado ainda pra conexões IPV6.
 
Só fica experto se caso algum serviço começar não funcionar da forma correta, pode ser problemas com o IPV6, já vi diversos relatos em vários fóruns de usuários falando relatando problemas com o IPV6. Aqui por exemplo, tenho ativado o IPV6 há bastante tempo, vez por outra o WhatsApp para de carregar imagens, stories, vídeos e tal. Quando desabilito o IPV6, tudo volta ao normal, já tive problemas assim com o Instagram tbm. Como isso acontece de forma muito rara ultimamente, estou preferindo manter esse serviço habilitado. Mas preste atenção se algo assim acontecer, o IPV6 pode ser o causador do problema.
sim,já vi um pessoal reclamando tbm,aqui tem mais de uma semana que foi ativado e até agr ta liso,na vdd senti uma melhora significativa em sites e apps que tem compatibilidade com ipv6
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sou da mesma opinião. Já fiquei sem acesso ao site do Google por problema de rota em IPV6. Uma coisa que acho estranha aqui é que a latência em trace route IPV6 é mais que o dobro do IPV4.
O ping fica com 1 a 3ms a mais no IPV6 também.
aqui fica msm coisa no google
Código:
C:\Users\breno>ping google.com.br -4

Disparando google.com.br [172.217.30.99] com 32 bytes de dados:
Resposta de 172.217.30.99: bytes=32 tempo=17ms TTL=118
Resposta de 172.217.30.99: bytes=32 tempo=17ms TTL=118
Resposta de 172.217.30.99: bytes=32 tempo=17ms TTL=118
Resposta de 172.217.30.99: bytes=32 tempo=17ms TTL=118

Código:
C:\Users\breno>ping google.com.br -6

Disparando google.com.br [2800:3f0:4001:80b::2003] com 32 bytes de dados:
Resposta de 2800:3f0:4001:80b::2003: tempo=17ms
Resposta de 2800:3f0:4001:80b::2003: tempo=17ms
Resposta de 2800:3f0:4001:80b::2003: tempo=17ms
Resposta de 2800:3f0:4001:80b::2003: tempo=17ms
 
Olá, pessoal!
Acredito que estou com um problema para logar no cliente do LOL e não sei ao certo se o problema é com a minha provedora (O que eu acredito que seja, pois ao utilizar um serviço de VPN o jogo loga normalmente, e assim que o jogo abre a tela de loading para entrar na partida, eu consigo desligar a VPN para me conectar ao servidor do jogo sem ela) ou com a Riot. O problema se estende ao cliente do VALORANT que conecta, mas fico desabilitado de usar a lista de amigos e o chat in-game.

Na quinta-feira, houve uma queda geral para usuários da Net/Claro e a minha provedora, Restarty Tech, também foi afetada. Mas quando os serviços foram restabelecidos no dia seguinte, o meu problema não foi resolvido. Após ser jogado de um lado pro outro pelo suporte da Riot e da minha provedora, desisti e vim pedir ajuda para vocês.
O Suporte da Riot me recomendou utilizar o PingPlotter para ver onde o problema estava ocorrendo, e descobri que estou com problemas ao me conectar um servidor de fora do Brasil:
9jg4trD.png


Encaminhei esse resultado para a minha provedora e eles me retornaram as seguintes respostas:
"a parca de pacotes não é no seu link, no caso na nossa rede, esta perca é após a saida da comunicação da nossa rede. Não tem como saber quem é o responsavel pelo IP e etc... só se voce rastrear qual empresa é responsavel pelo DNS em questão, ou solicitar a empresa deste jogo a ver oque acontece com a rota deles."

Mencionei o fato de que usei uma VPN da Avira para mudar a rota e me responderam o seguinte:
"
[11:43, 14/08/2020] Restarty Tech: porque a rota com a vpn muda, voce sai das rotas brasileiras digamos assim, é como se estivesse fisicamente em outro pais
[11:43, 14/08/2020] Restarty Tech: então a rota muda, tudo muda
[11:44, 14/08/2020] Eu: estou usando uma vpn com a rota dentro do brasil mesmo
[11:44, 14/08/2020] Eu: é só pra mascarar a minha rota, mas continuo utilizando uma rota brasileira
[11:44, 14/08/2020] Eu: aí o serviço abre normalmente
[11:46, 14/08/2020] Restarty Tech: entendi, mais o parecer continua o mesmo que ti passei

traceroute 66.151.33.20
traceroute to 66.151.33.20 (66.151.33.20), 30 hops max, 60 byte packets

1 192.168.10.1 (192.168.10.1) 0.477 ms 0.456 ms 0.508 ms

2 45.173.48.2 (45.173.48.2) 1.512 ms 1.602 ms 1.518 ms
- Nossa parte termina aqui - IP RESTARTYTECH
3 218.30.37.25 (218.30.37.25) 2.025 ms 2.188 ms 2.221 ms

4 8.243.37.229 (8.243.37.229) 11.430 ms 11.474 ms 11.511 ms

5 ae-2-52.ear2.Miami1.Level3.net (4.69.207.25) 108.366 ms 108.382 ms 108.428 ms

6 * * *

7 * * *

8 * * *
[11:46, 14/08/2020] Restarty Tech: OLHA O TRACERT QUE FIZ
[11:46, 14/08/2020] Restarty Tech: a comunicação acontece até este IP ai em questão
[11:47, 14/08/2020] Restarty Tech: eu marquei como IP RSTARTYTECH como até onde conseguimos atuar
[11:47, 14/08/2020] Restarty Tech: passou disso não conseguimos fazer nada, após a saida da nossa infra ele ainda da 2 saltos e depois perde os pacotes....
"

Conseguem me orientar, por favor, para saber como abordar com a provedora este problema? Eles tem um serviço legal, e eu não gostaria de estar cancelando a internet apenas por este detalhe, mas também não quero ficar pagando uma VPN só para logar no LOL e no VALORANT.

Obs.: Nessa madrugada de domingo para segunda tentei deixar o modem desligado para dar um lease no IP, mas não resolveu.
 
Olá, pessoal!
Acredito que estou com um problema para logar no cliente do LOL e não sei ao certo se o problema é com a minha provedora (O que eu acredito que seja, pois ao utilizar um serviço de VPN o jogo loga normalmente, e assim que o jogo abre a tela de loading para entrar na partida, eu consigo desligar a VPN para me conectar ao servidor do jogo sem ela) ou com a Riot. O problema se estende ao cliente do VALORANT que conecta, mas fico desabilitado de usar a lista de amigos e o chat in-game.

Na quinta-feira, houve uma queda geral para usuários da Net/Claro e a minha provedora, Restarty Tech, também foi afetada. Mas quando os serviços foram restabelecidos no dia seguinte, o meu problema não foi resolvido. Após ser jogado de um lado pro outro pelo suporte da Riot e da minha provedora, desisti e vim pedir ajuda para vocês.
O Suporte da Riot me recomendou utilizar o PingPlotter para ver onde o problema estava ocorrendo, e descobri que estou com problemas ao me conectar um servidor de fora do Brasil:
9jg4trD.png


Encaminhei esse resultado para a minha provedora e eles me retornaram as seguintes respostas:
"a parca de pacotes não é no seu link, no caso na nossa rede, esta perca é após a saida da comunicação da nossa rede. Não tem como saber quem é o responsavel pelo IP e etc... só se voce rastrear qual empresa é responsavel pelo DNS em questão, ou solicitar a empresa deste jogo a ver oque acontece com a rota deles."

Mencionei o fato de que usei uma VPN da Avira para mudar a rota e me responderam o seguinte:
"
[11:43, 14/08/2020] Restarty Tech: porque a rota com a vpn muda, voce sai das rotas brasileiras digamos assim, é como se estivesse fisicamente em outro pais
[11:43, 14/08/2020] Restarty Tech: então a rota muda, tudo muda
[11:44, 14/08/2020] Eu: estou usando uma vpn com a rota dentro do brasil mesmo
[11:44, 14/08/2020] Eu: é só pra mascarar a minha rota, mas continuo utilizando uma rota brasileira
[11:44, 14/08/2020] Eu: aí o serviço abre normalmente
[11:46, 14/08/2020] Restarty Tech: entendi, mais o parecer continua o mesmo que ti passei

traceroute 66.151.33.20
traceroute to 66.151.33.20 (66.151.33.20), 30 hops max, 60 byte packets

1 192.168.10.1 (192.168.10.1) 0.477 ms 0.456 ms 0.508 ms

2 45.173.48.2 (45.173.48.2) 1.512 ms 1.602 ms 1.518 ms
- Nossa parte termina aqui - IP RESTARTYTECH
3 218.30.37.25 (218.30.37.25) 2.025 ms 2.188 ms 2.221 ms

4 8.243.37.229 (8.243.37.229) 11.430 ms 11.474 ms 11.511 ms

5 ae-2-52.ear2.Miami1.Level3.net (4.69.207.25) 108.366 ms 108.382 ms 108.428 ms

6 * * *

7 * * *

8 * * *
[11:46, 14/08/2020] Restarty Tech: OLHA O TRACERT QUE FIZ
[11:46, 14/08/2020] Restarty Tech: a comunicação acontece até este IP ai em questão
[11:47, 14/08/2020] Restarty Tech: eu marquei como IP RSTARTYTECH como até onde conseguimos atuar
[11:47, 14/08/2020] Restarty Tech: passou disso não conseguimos fazer nada, após a saida da nossa infra ele ainda da 2 saltos e depois perde os pacotes....
"

Conseguem me orientar, por favor, para saber como abordar com a provedora este problema? Eles tem um serviço legal, e eu não gostaria de estar cancelando a internet apenas por este detalhe, mas também não quero ficar pagando uma VPN só para logar no LOL e no VALORANT.

Obs.: Nessa madrugada de domingo para segunda tentei deixar o modem desligado para dar um lease no IP, mas não resolveu.
Eu não jogo este game porém conforme este site aqui, o servidor do Brasil não seria este?
2020-08-17-20-03-31-Axence-net-Tools-Trace.jpg

EDIT: Agora que vi o servidor acima é o de logon, sendo o do game este aqui:
2020-08-17-20-09-12-Axence-net-Tools-Trace.jpg

Porém aqui para mim este servidor não se encontra no Brasil. Porém os servidores do jogo estão OK:
2020-08-17-20-14-44-Axence-net-Tools-Trace.jpg

2020-08-17-20-14-18-Axence-net-Tools-Trace.jpg


Posta o traceroute para estes servidores.
 
Última edição:
Eu não jogo este game porém conforme este site aqui, o servidor do Brasil não seria este?
2020-08-17-20-03-31-Axence-net-Tools-Trace.jpg

EDIT: Agora que vi o servidor acima é o de logon, sendo o do game este aqui:
2020-08-17-20-09-12-Axence-net-Tools-Trace.jpg

Porém aqui para mim este servidor não se encontra no Brasil. Porém os servidores do jogo estão OK:
2020-08-17-20-14-44-Axence-net-Tools-Trace.jpg

2020-08-17-20-14-18-Axence-net-Tools-Trace.jpg


Posta o traceroute para estes servidores.
Olá!

Os servidores do jogo em si estão normais para mim, conforme indiquei no post e de acordo com o retorno dos traceroute:
"Rastreando a rota para 45.7.36.45 com no máximo 30 saltos

1 <1 ms 1 ms <1 ms 192.168.10.1
2 5 ms 1 ms 1 ms 45.173.49.2
3 3 ms 4 ms 3 ms 172.16.30.1
4 6 ms 8 ms 7 ms as6507.saopaulo.sp.ix.br [187.16.216.69]
5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 450 ms 370 ms 373 ms 10.135.2.7
9 7 ms 8 ms 7 ms 45.7.36.45

Rastreamento concluído."

"Rastreando a rota para 45.7.36.80 com no máximo 30 saltos

1 <1 ms 1 ms 1 ms 192.168.10.1
2 1 ms 1 ms 3 ms 45.173.49.2
3 4 ms 2 ms 1 ms 172.16.30.1
4 4 ms 4 ms 4 ms as6507.saopaulo.sp.ix.br [187.16.216.69]
5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
9 * 6 ms 4 ms 45.7.36.80

Rastreamento concluído."

O problema ocorre quando tento me conectar a plataforma do cliente, que é necessária para ter acesso ao jogo(Você cria um lobby dentro do client, vai para a fila, escolhe os campeões e por fim entra no jogo, que são os dois servidores acima). Segue o traceroute da plataforma do cliente:

"Rastreando a rota para prod.br.lol.riotgames.com [66.151.33.20]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms 1 ms 1 ms 192.168.10.1
2 1 ms 1 ms 1 ms 45.173.49.2
3 4 ms 1 ms 1 ms 172.16.30.1
4 5 ms 8 ms 5 ms 218.30.37.25
5 9 ms 14 ms 16 ms 8.243.37.229
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 115 ms 116 ms 114 ms 4.16.177.58
8 112 ms * 113 ms 104.160.136.54
9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
16 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
17 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
18 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
19 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
20 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
21 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
22 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
23 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
24 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
25 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
26 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
27 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
28 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
29 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
30 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.

Rastreamento concluído."

Ele fica preso nesta tela, o que indica que o servidor de logon também está ok pois o jogo abre.
ngssruL.png


Segue o traceroute do IP do serviço de logon:
"Rastreando a rota para lq.br.lol.riotgames.com.cdn.cloudflare.net [104.16.101.24]
com no m ximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.10.1
2 2 ms 1 ms 2 ms 45.173.49.2
3 1 ms 1 ms 1 ms 172.16.30.1
4 3 ms 3 ms 3 ms 218.30.37.25
5 11 ms 11 ms 10 ms 9.24.54.179.isp.timbrasil.com.br [179.54.24.9]
6 9 ms 5 ms 7 ms 10.223.238.173
7 10 ms 8 ms 7 ms 10.223.238.77

Rastreamento concluído."
 
Olá!

Os servidores do jogo em si estão normais para mim, conforme indiquei no post e de acordo com o retorno dos traceroute:
"Rastreando a rota para 45.7.36.45 com no máximo 30 saltos

1 <1 ms 1 ms <1 ms 192.168.10.1
2 5 ms 1 ms 1 ms 45.173.49.2
3 3 ms 4 ms 3 ms 172.16.30.1
4 6 ms 8 ms 7 ms as6507.saopaulo.sp.ix.br [187.16.216.69]
5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 450 ms 370 ms 373 ms 10.135.2.7
9 7 ms 8 ms 7 ms 45.7.36.45

Rastreamento concluído."

"Rastreando a rota para 45.7.36.80 com no máximo 30 saltos

1 <1 ms 1 ms 1 ms 192.168.10.1
2 1 ms 1 ms 3 ms 45.173.49.2
3 4 ms 2 ms 1 ms 172.16.30.1
4 4 ms 4 ms 4 ms as6507.saopaulo.sp.ix.br [187.16.216.69]
5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
9 * 6 ms 4 ms 45.7.36.80

Rastreamento concluído."

O problema ocorre quando tento me conectar a plataforma do cliente, que é necessária para ter acesso ao jogo(Você cria um lobby dentro do client, vai para a fila, escolhe os campeões e por fim entra no jogo, que são os dois servidores acima). Segue o traceroute da plataforma do cliente:

"Rastreando a rota para prod.br.lol.riotgames.com [66.151.33.20]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms 1 ms 1 ms 192.168.10.1
2 1 ms 1 ms 1 ms 45.173.49.2
3 4 ms 1 ms 1 ms 172.16.30.1
4 5 ms 8 ms 5 ms 218.30.37.25
5 9 ms 14 ms 16 ms 8.243.37.229
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 115 ms 116 ms 114 ms 4.16.177.58
8 112 ms * 113 ms 104.160.136.54
9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
16 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
17 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
18 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
19 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
20 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
21 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
22 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
23 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
24 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
25 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
26 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
27 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
28 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
29 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
30 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.

Rastreamento concluído."

Ele fica preso nesta tela, o que indica que o servidor de logon também está ok pois o jogo abre.
ngssruL.png


Segue o traceroute do IP do serviço de logon:
"Rastreando a rota para lq.br.lol.riotgames.com.cdn.cloudflare.net [104.16.101.24]
com no m ximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.10.1
2 2 ms 1 ms 2 ms 45.173.49.2
3 1 ms 1 ms 1 ms 172.16.30.1
4 3 ms 3 ms 3 ms 218.30.37.25
5 11 ms 11 ms 10 ms 9.24.54.179.isp.timbrasil.com.br [179.54.24.9]
6 9 ms 5 ms 7 ms 10.223.238.173
7 10 ms 8 ms 7 ms 10.223.238.77

Rastreamento concluído."
Fiz o traceroute pra prod.br.lol.riotgames.com e aqui os pacotes pararam no oitavo salto igual o seu teste.
Não jogo LoL, mas jogo Valorant e aqui não tenho nenhum problema.
 
Meu provedor veio instalar fibra ótica aqui na minha casa e colocaram uma ONU Intelbras 110B, está em bridge com o roteador, quem faz a autenticação PPPoE é o roteador, lendo o manual da ONU vi que preciso desconectar o cabo da fibra dele para poder ter acesso a interface, existe algum jeito de acessar a interface sem remover o cabo de fibra e sem ter que ligar o meu computador diretamente na porta LAN da ONU?

Não quero correr o risco de danificar a fibra ou acontecer de entrar alguma poeira, porém não quero deixar essa ONU com a senha padrão(isso se o provedor não já configurou essa ONU), eu gostaria de alterar a senha para eu ter o mínimo controle do meus dispositivos que estão aqui em casa.

Qual tipo de acesso o provedor tem através dessa ONU? levando em consideração que se eu alterar a senha, eles talvez não tenham mais acesso.
 
Meu provedor veio instalar fibra ótica aqui na minha casa e colocaram uma ONU Intelbras 110B, está em bridge com o roteador, quem faz a autenticação PPPoE é o roteador, lendo o manual da ONU vi que preciso desconectar o cabo da fibra dele para poder ter acesso a interface, existe algum jeito de acessar a interface sem remover o cabo de fibra e sem ter que ligar o meu computador diretamente na porta LAN da ONU?

Não quero correr o risco de danificar a fibra ou acontecer de entrar alguma poeira, porém não quero deixar essa ONU com a senha padrão(isso se o provedor não já configurou essa ONU), eu gostaria de alterar a senha para eu ter o mínimo controle do meus dispositivos que estão aqui em casa.

Qual tipo de acesso o provedor tem através dessa ONU? levando em consideração que se eu alterar a senha, eles talvez não tenham mais acesso.
O provedor tem que ser no mínimo muito amador pra deixar a senha padrão, eles não iriam deixar liberado pra você alterar senão eles não conseguem mais acesso na ONU e aí ferrou, pra qualquer coisa vão ter que mandar um técnico aí.

Além disso, se já está em bridge, não precisa se preocupar, quem vai gerenciar é seu roteador. O modem só vai converter o sinal de ethernet pra fibra e te conectar com o provedor.

Agora se realmente isso te incomoda, tira o cabo da fibra pra tentar acessar a interface, é bem simples de tirar e colocar. Deve ter algum vídeo ou algo assim na internet mostrando.
Eu não mexeria.
 
Meu provedor veio instalar fibra ótica aqui na minha casa e colocaram uma ONU Intelbras 110B, está em bridge com o roteador, quem faz a autenticação PPPoE é o roteador, lendo o manual da ONU vi que preciso desconectar o cabo da fibra dele para poder ter acesso a interface, existe algum jeito de acessar a interface sem remover o cabo de fibra e sem ter que ligar o meu computador diretamente na porta LAN da ONU?

Não quero correr o risco de danificar a fibra ou acontecer de entrar alguma poeira, porém não quero deixar essa ONU com a senha padrão(isso se o provedor não já configurou essa ONU), eu gostaria de alterar a senha para eu ter o mínimo controle do meus dispositivos que estão aqui em casa.

Qual tipo de acesso o provedor tem através dessa ONU? levando em consideração que se eu alterar a senha, eles talvez não tenham mais acesso.
Geralmente eles acessam quando há algum problema com sua conexão, para ler os parâmetros da conexão diretamente na ONU. Não adianta trocar a senha de admin da ONU, pois em caso de reset, ela busca as configurações diretamente na OLT e volta tudo para o padrão do provedor.
 
Geralmente eles acessam quando há algum problema com sua conexão, para ler os parâmetros da conexão diretamente na ONU. Não adianta trocar a senha de admin da ONU, pois em caso de reset, ela busca as configurações diretamente na OLT e volta tudo para o padrão do provedor.
O provedor tem que ser no mínimo muito amador pra deixar a senha padrão, eles não iriam deixar liberado pra você alterar senão eles não conseguem mais acesso na ONU e aí ferrou, pra qualquer coisa vão ter que mandar um técnico aí.

Além disso, se já está em bridge, não precisa se preocupar, quem vai gerenciar é seu roteador. O modem só vai converter o sinal de ethernet pra fibra e te conectar com o provedor.

Agora se realmente isso te incomoda, tira o cabo da fibra pra tentar acessar a interface, é bem simples de tirar e colocar. Deve ter algum vídeo ou algo assim na internet mostrando.
Eu não mexeria.
51inPGxTZpL._AC_SX466_.jpg


o cabo de fibra utilizado foi esse, e vi que eles cortaram um e deixou apenas dois condutores, por qual motivo?
 
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o cabo de fibra utilizado foi esse, e vi que eles cortaram um e deixou apenas dois condutores, por qual motivo?
A fibra óptica é somente o filamento verde da imagem. O restante serve somente para protegê-lo de torções e aumentar a resistência do cabo. O nome desse cabo é Drop.
 
Brisanet cabeando Parquelândia em Fortaleza. Ontem mesmo anunciaram vários bairros e o meu tava na lista de em breve, eis que hoje, 6:30, vejo eles por aqui. Perguntei e disseram que no máximo uns 40 dias.
 
Pessoal estou tendo dificuldades para tirar minha conexão do cgnat, já solicitei um IP dinâmico ou um IP fixo oneroso e o provedor diz que não tem disponibilidade desses serviços.
Achei estranho não estarem nem comercializando IP fixo já que o provedor nem é tão pequeno, ele está em ampla expansão em toda a região sul do país.
 
Pessoal passaram aqui na rua uma tal de gigafiber, a primeira fibra aqui, está todo mundo assinando, pois somos reféns da morto adsl kkk

Mas achei estranho, pois pelo que peaquisei é uma empresa de Niterói e estou na zl de SP.

Vou esperar o parecer dos vizinhos pra se aventurar.
 
Pessoal estou tendo dificuldades para tirar minha conexão do cgnat, já solicitei um IP dinâmico ou um IP fixo oneroso e o provedor diz que não tem disponibilidade desses serviços.
Achei estranho não estarem nem comercializando IP fixo já que o provedor nem é tão pequeno, ele está em ampla expansão em toda a região sul do país.
Qual provedor?
 
instalaram aqui, to surpreso com a internet... instalação foi feita com fibra até meu apartamento, colocaram um ONU GPON (acho que é isso) e um DIR-615. Achei que seria cabo de rede até o apartamento...



Internet até agora tá voando, muito boa por sinal. Me surpreendeu positivamente... quero ver como vai se comportar com o passar dos dias...
amigo vc ainda ta com EBR?
vc é do ES?
sabe se eles usam CGNAT?
 
duvido que consiga entregar tudo isso, devem viver a base de de cache.

E uma porta olt para cada 2,4 gigas?
Olha, ja fui cliente da G4 Telecom, antes da fusão e criação da VERO, tenho vários amigos na cidade que usam VERO (planos 220/110 e 300/150), tenho amigos em outras cidades ( viçosa, 300/150).
e afirmo, a estrutura nessas localidades onde tenho contato de quem usa são TOP. Acredito sim que possuem capacidade para entregar. Mas a questão é que é item de prateleira, pois a partir de 300Mb, os valores não condizem , muita discrepância de preços, de 130 reais no 300/150 pula para 500 reais no 600/300.

Acho que ainda tenho contato de um dos gerentes regionais que atende a região, vou entrar em contato e tentar pegar algumas informações, se há alguma limitação de area atendida, tipos de equipamentos e etc.
 
Olha, ja fui cliente da G4 Telecom, antes da fusão e criação da VERO, tenho vários amigos na cidade que usam VERO (planos 220/110 e 300/150), tenho amigos em outras cidades ( viçosa, 300/150).
e afirmo, a estrutura nessas localidades onde tenho contato de quem usa são TOP. Acredito sim que possuem capacidade para entregar. Mas a questão é que é item de prateleira, pois a partir de 300Mb, os valores não condizem , muita discrepância de preços, de 130 reais no 300/150 pula para 500 reais no 600/300.

Acho que ainda tenho contato de um dos gerentes regionais que atende a região, vou entrar em contato e tentar pegar algumas informações, se há alguma limitação de area atendida, tipos de equipamentos e etc.
Eu imagino que para entregar tamanha velocidade a porta deva operar com tecnologia XGPON ou XGSPON. Talvez por isso o preço seja maior por conta da tecnologia ser mais cara (placa da OLT, ONO, etc).
 

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