[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Bom dia a todos, estava olhando o site da LinQ Telecom (Goiania) e vi que estão com novas velocidades e valores mais baixos, então quem for cliente vale a pena entrar em contato para verificar se a velocidade foi alterada, ou se ainda não tiver sido pedir a alteração...eu fiz isso direto pelo chat no site deles. Eu estava pagando R$ 119,99 no plano de 600 Mega, agora fui para o de 800 Mega pagando o mesmo valor.

Segue as velocidades e valores:

700 Mega - R$ 99,99
800 Mega - R$ 119,99
900 Mega - R$ 149,99
1000 Mega - R$ 179,99

Fala pessoal tudo bem?
Moro em Porto Alegre/RS e estou cogitando sair da Claro Fibra.
Aqui na regiao tem 03 provedores regionais, Zetanet, RLNet Poa e Tubaron.
Alguem aqui do forum assina ou já assinou algum desses ISP?

Fala pessoal tudo bem?

Olhando puramente pelo ASN, o melhor na minha visão seria o Tubaron por conta das Conectividades que o mesmo possui.

Recomendo aguardar a opinião do @Vanísio. O mesmo conhece bastante sobre provedores e conectividades.

Fala pessoal tudo bem?

Olhando puramente pelo ASN, o melhor na minha visão seria o Tubaron por conta das Conectividades que o mesmo possui.

Recomendo aguardar a opinião do @Vanísio. O mesmo conhece bastante sobre provedores e conectividades.
Desses provedores que vocês citaram, a melhor opção que achei foi a RL Net, já que a mesma usa a Vivo como fornecedor principal do link de internet.
Em segundo lugar, na minha opinião, fica a Tubaron, que usa como fornecedor principal a TIM.
Resta saber como é o atendimento/suporte das duas.

Guys, perguntar uma coisa relacionada a IP FIXO.

To com um IP FIXO na Alares, no plano de 1gb.

A internet não deveria melhorar no geral a performance e consequentemente a latência e rotas por estar fora da GCNAT?

O que notei é que perdeu um pouco a estabilidade. Não que tenha piorado a latência, mas sinto um pouco diferente a conexão, e talvez um pouco mais de tempo para carregar os sites.

Porém o chamou atenção foi essa alteração no upload. Testado em dois servidores diferentes.

17309989018.png

17309997244.png

A internet não deveria melhorar no geral a performance e consequentemente a latência e rotas por estar fora da GCNAT?

O que notei é que perdeu um pouco a estabilidade. Não que tenha piorado a latência, mas sinto um pouco diferente a conexão, e talvez um pouco mais de tempo para carregar os sites.

Porém o chamou atenção foi essa alteração no upload. Testado em dois servidores diferentes.

17309989018.png

17309997244.png
Amigo na Brisanet eu tive ip fixo lá e era simétrico, apesar de perder ipv6, perdia velocidade na navegação. Era lento. No cgnat dela é muito rápida a navegação. Na gcnet era ip fixo e simétrico também mas era um pouco rápido a navegação do que na Brisanet mas dá muita instabilidade lá. Aqui na Giga + ex-Mob não oferecem ainda ip fixo por causa da migração mas aqui a velocidade é muito rápida apesar de receber menos de 300mb de up. Das 3 a Giga + é a mais rápida em navegação sem dúvidas. Parece que depende da operadora que vc tá se melhora ou não a velocidade. Posso estar enganado. Espera a resposta dos mais experientes no assunto. Sobre latência as 3 ganham.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui nesse tópico, no tópico da Giga+ e no tópico da Brisanet tem os resultados dos testes das velocidades que fiz das 3 operadoras á rodo kkkkkk

Última edição:
Amigo na Brisanet eu tive ip fixo lá e era simétrico, apesar de perder ipv6, perdia velocidade na navegação. Era lento. No cgnat dela é muito rápida a navegação. Na gcnet era ip fixo e simétrico também mas era um pouco rápido a navegação do que na Brisanet mas dá muita instabilidade lá. Aqui na Giga + ex-Mob não oferecem ainda ip fixo por causa da migração mas aqui a velocidade é muito rápida apesar de receber menos de 300mb de up. Das 3 a Giga + é a mais rápida em navegação sem dúvidas. Parece que depende da operadora que vc tá se melhora ou não a velocidade. Posso estar enganado. Espera a resposta dos mais experientes no assunto. Sobre latência as 3 ganham.

Aqui nesse tópico, no tópico da Giga+ e no tópico da Brisanet tem os resultados dos testes das velocidades que fiz das 3 operadoras á rodo kkkkkk
Eu tenho Brisanet com IP fixo, e não existe lentidão nenhuma na navegação.

17309989018.png

17309997244.png
O que muda no IP fixo é que você passa a ter a possibilidade de hospedar conteúdos localmente (um servidor de arquivos ou de jogos, por exemplo), e o upload de torrents em trackers privados fica bem mais rápido, e o acesso externo a câmeras IP é facilitado.
Todo o resto é exatamente igual.
Se a navegação piora com IPv4 público, quer dizer que a implementação do serviço no provedor é mal feita/mal configurada.
Vivo, Oi e Claro (pra parte dos clientes) usam IPv4 público e nem por isso a navegação é pior.

Não, em relação a rotas e latência, não muda absolutamente nada, pois tanto você como os demais clientes que estão em CGNAT compaltilham a mesma infra estrutura do provedor.

Última edição:
Amigo na Brisanet eu tive ip fixo lá e era simétrico, apesar de perder ipv6, perdia velocidade na navegação. Era lento. Na gcnet era ip fixo e simétrico também mas era um pouco rápido a navegação do que na Brisanet. Aqui na Giga + ex-Mob não oferecem ainda ip fixo por causa da migração mas aqui a velocidade é muito rápida apesar de receber menos de 300mb de up. Das 3 a Giga + é a mais rápida em navegação sem dúvidas. Parece que depende da operadora que vc tá se melhora ou não a velocidade. Posso estar enganado. Espera a resposta dos mais experientes no assunto. Sobre latência as 3 ganham.

Entendi!

Interessante o lance de ser simétrico, não imaginava que seria.

Sobre a lentidão, acho que vi em algum canto falando que ficava mais lento, mas aqui no meu caso pode ser porque to no Windows, que tem performance inferior em quase tudo em relação ao Mac OS, e não é algo tipo que o Youtube esteja travando ou coisa do tipo, tá rápido igual, os streamings tbm e tal... Acho que é so pelo sistema operacional mesmo, pois utilizo os dois.

E sobre as oscilações, já tinha algo parecido, mas nada que o ping aumente absurdos que prejudique o jogo e tal

Alguns registros do Winmtr

amz3HkA.png

Server US-East do Rocket League

Rocket League - US East

Da pra pegar 100ms jogando na Europa graças ao Ellalink com o ExitLag

Exitlag conecta com o EllaLink pra Europa, da pra ficar com 100ms

Impressionante como essas rotas são otimizadas, antigamente se pegava 200ms pra Europa, e hoje ja da pra pegar o mesmo la do outro lado do mundo!

wSL3yHy.png

Última edição:
Entendi!

Sobre a lentidão, acho que vi em algum canto falando que ficava mais lento, mas aqui no meu caso pode ser porque to no Windows, que tem performance inferior em quase tudo em relação ao Mac OS, e não é algo tipo que o Youtube esteja travando ou coisa do tipo, tá rápido igual, os streamings tbm e tal... Acho que é so pelo sistema operacional mesmo, pois utilizo os dois.

E sobre as oscilações, já tinha algo parecido, mas nada que o ping aumente absurdos que prejudique o jogo e tal

Alguns registros do Winmtr

amz3HkA.png

Server US-East do Rocket League

Rocket League - US East

Impressionante como essas rotas são otimizadas, antigamente se pegava 200ms pra Europa, e hoje ja da pra pegar o mesmo la do outro lado do mundo!

wSL3yHy.png
Caramba as rotas tão muito boas aí e com o Exitlag é melhor ainda. O Windows dá uma bugada ás vezes, pode ser isso.
Globoplay aqui:

Eu tenho Brisanet com IP fixo, e não existe lentidão nenhuma na navegação.
Valha, pois aqui era lento. Até pra mandar mensagem no Whatsapp demorava. Mas é como vc disse: podia ser má configuração/serviço mal feito. A Brisanet aqui tem uma gambiarra que fizeram perto da CTO dela, deve ser isso a lentidão aqui. Um amigo que mora atrás daqui de casa tem ela e vive reclamando de lentidão. Ele usa o roteador capado deles.

Última edição:
É uma escolha do teu provedor.
Como geralmente o cliente que adquire o IP fixo paga a mais, entregar um link simétrico contribui pra deixar o cliente mais satisfeito com o valor que paga.

wSL3yHy.png
Sim. O ganho é substancial, já que as rotas não passam pelos EUA antes.
A vantagem dos pequenos provedores é que eles são menos engessados em questão de acordos com novos provedores de conteúdo e fornecedores de links no atacado em comparação às grandes operadoras.
Das grandes, acho que só a Claro usa o Ellalink hoje, e é só pra uma parte das rotas, pois ela prefere utilizar na maioria das vezes os seus cabos submarinos próprios que os de terceiros.
As rotas via cabo SACS (da Angola Cables) também são bem menores na latência em comparação às rotas via EUA.

Valha, pois aqui era lento. Até pra mandar mensagem no Whatsapp demorava. Mas é como vc disse: podia ser má configuração/serviço mal feito. A Brisanet aqui tem uma gambiarra que fizeram perto da CTO dela, deve ser isso a lentidão aqui. Um amigo que mora atrás daqui de casa tem ela e vive reclamando de lentidão. Ele usa o roteador capado deles.
A Brisanet usa pelo menos um concentrador PPPoE (que é o equipamento necessário para quem contrata IP Fixo na Brisa) pra cada estado onde atua.
Aqui no CE, eles possuem 3 datacenters: Fortaleza (que é bem mais recente), Pereiro e Juazeiro do Norte.
Você muito provavelmente deve ter sido jogado pra algum desses 2 concentradores do interior.
O de Juazeiro, por exemplo, adiciona 10 ms em qualquer rota, já que a conexão pra qualquer destino nesse caso sairia primeiro de Fortaleza, depois iria pra Juazeiro do Norte, pra só depois ir pro destino.

Última edição:
A Brisanet usa pelo menos um concentrador PPPoE (que é o equipamento necessário para quem contrata IP Fixo na Brisa) pra cada estado onde atua.
Aqui no CE, eles possuem 3 datacenters: Fortaleza (que é bem mais recente), Pereiro e Juazeiro do Norte.
Você muito provavelmente deve ter sido jogado pra algum desses 2 concentradores do interior.
O de Juazeiro, por exemplo, adiciona 10 ms em qualquer rota, já que a conexão pra qualquer destino nesse caso sairia primeiro de Fortaleza, depois iria pra Juazeiro do Norte, pra só depois ir pro destino.
Entendi, deve ser isso mesmo. Devem ter me jogado pra um dos 2 que ficam distantes da Capital sendo que tem 1 na Capital e que não daria lentidão alguma. Vacilo deles.

Desses provedores que vocês citaram, a melhor opção que achei foi a RL Net, já que a mesma usa a Vivo como fornecedor principal do link de internet.
Em segundo lugar, na minha opinião, fica a Tubaron, que usa como fornecedor principal a TIM.
Resta saber como é o atendimento/suporte das duas.
Muito obrigado pela resposta.
O cara do atendimento disse que os planos sao simétricos.
O plano de 1 gbps me chamou atenção. Eu nunca assinei com operadora regional sempre fui cliente Claro HFC, Claro Fibra e Vivo Fibra.
Infelizmente Vivo Fibra aqui nao esta disponível e mesmo se estivesse, o plano de 1gbps ta R$ 300,00 bem salgado.
82b7f734ef55524b72d8c2c5fe2d2078.png

O plano de 1 gbps me chamou atenção. Eu nunca assinei com operadora regional sempre fui cliente Claro HFC, Claro Fibra e Vivo Fibra.
Infelizmente Vivo Fibra aqui nao esta disponível e mesmo se estivesse, o plano de 1gbps ta R$ 300,00 bem salgado.
Rapaz, ainda é em XGS-PON os planos.
Muito bom!

Rapaz, provedorzinho tem uns planos agressivos ein? 4Gb de internet hahahaha
Dá pra montar um provedor pirata só com esse link de internet ai.

Com 1Gbps já daria.
Já fui em cidade que pegam um link PF de 500Mbps Oi + 500Mbps Vivo e atendiam pra mais de 100 clientes, hahaha

Lá no sul é bem comum provedores com esses planos altos.
A Unifique, por exemplo, vende planos de até 5 Gbps por valores menores que a RL Net.
Os roteadores que eles entregam no plano tem portas de 10 Gbps e Wi-Fi 7.
Aliás, é o único provedor no Brasil que oferta planos com equipamentos Wi-Fi 7.

Com 1Gbps já daria.
Já fui em cidade que pegam um link PF de 500Mbps Oi + 500Mbps Vivo e atendiam pra mais de 100 clientes, hahaha
Exatamente devido a esses planos absurdos q eu fico com o pé atras.
Vei 4gbps down e up !?
Assim, eu posso estar enganado, mas qual hardware RL Net iria fornecer pro cliente ?
Lá no sul é bem comum provedores com esses planos altos.
A Unifique, por exemplo, vende planos de até 5 Gbps por valores menores que a RL Net.
Os roteadores que eles entregam no plano tem portas de 10 Gbps e Wi-Fi 7.
Aliás, é o único provedor no Brasil que oferta planos com equipamentos Wi-Fi 7.
Bizarro hein! Saberia dizer qual é o equipamento?
Pessoal diz que nos planos da Unifique, o upload é de 25%. Ou seja, no plano de 1gbps o up é 250mbps, 2gbps up de 500mbps.
8c7a7af2816f649ea55a3664aa62f6bf.png
Pq a partir do plano de 2gbps o cliente precisaria ter 10gbps pra usufruir dessa velocidade contratada.
Até onde eu sei, só tem porta 1gbps, 2.5gbps, 10gbps, 50gbps e 100gbps. Isto, que o usuário final consegue comprar com facilidade.

Um chegado meu assina 10gbps em Portugal e paga apenas 15€ ao mês. Veja: https://www.digi.pt/net/
B8Vomy.jpeg

Última edição:
Fala pessoal tudo bem?

Eu conheço bem os 03.

Todos com boas estruturas, mas desses eu assinaria a RLNET, na zona Sul de Porto ALegre (Tirando o Lami que é rede "antiga) tudo já foi atualizado para XGSPON.

Tenho conhecidos dentro dos 03 provedores, se quiser vejo como está os links na região que tu mora, se for o caso me chama no privado que te ajudo.

Video do loucos na RL:

Bizarro hein! Saberia dizer qual é o equipamento?
Mas eu já te respondi há alguns dias essa pergunta.
Achava que você tinha visto minha resposta.
Tá lá na página 1875 do thread da Vivo aqui do Fórum.

Exatamente devido a esses planos absurdos q eu fico com o pé atras.
Vei 4gbps down e up !?
Assim, eu posso estar enganado, mas qual hardware RL Net iria fornecer pro cliente ?
Aí é que você se engana.
É mais fácil um pequeno provedor te entregar banda nesses planos altos justamente por instalarem bons equipamentos.
O equipamento que Unifique instala. por exemplo, ela é única empresa no Brasil que fornece, com porta de 10 Gbps e Wi-Fi 7.
O próprio Adrenaline aqui tem 2 links de 5 Gbps da Unifique no laboratório deles de testes de hardware em Florianópolis.

Última edição:
Dando aqui outro feedback de como tá a Alares em Fortaleza/CE, Dionísio Torres.

Na madrugada de segunda para terça, a internet chegou a ficar sem funcionar uns 10 minutos durante a madrugada, por volta de 1h35 da manhã, e recebi a mensagem que tava com manutenção na área, mas voltou até rápido (normal ter manutenção, ainda mais tarde assim, então tudo bem).

Só caiu quando trocaram meu IP para o fixo na terça-feira, por volta de 16h da tarde, mas era para ajustar isso.

De resto, a internet tá muito boa e entregando tudo e muito bem.

A única ressalva é um problema que ainda persiste desde a época que usei antes, em 2023, que é a dinamicidade das rotas.

À noite, quando observei esse problema por um curto periodo de tempo, se pingar para o google.com.br, por exemplo, algumas vezes, sempre vai para um IP diferente (normal, pois é distribuido), mas a questão é que parece que eles alteram as rotas ou algo do tipo, e acaba indo pro RJ ao invés de SP, entao fica bem mais lento o acesso a sites como Google e Youtube, e outros sites hospedados no Sudeste. Ontem, por um curto periodo de tempo, ficou inviável navegar pra esses sites, porém a velocidade da internet tava 100%, a latência tambem, jogando sem travar, assistindo mais de um streaming ao mesmo tempo, etc, tudo muito rápido.

Dando aqui outro feedback de como tá a Alares em Fortaleza/CE, Dionísio Torres.

Na madrugada de segunda para terça, a internet chegou a ficar sem funcionar uns 10 minutos durante a madrugada, por volta de 1h35 da manhã, e recebi a mensagem que tava com manutenção na área, mas voltou até rápido (normal ter manutenção, ainda mais tarde assim, então tudo bem).

Só caiu quando trocaram meu IP para o fixo na terça-feira, por volta de 16h da tarde, mas era para ajustar isso.

De resto, a internet tá muito boa e entregando tudo e muito bem.

A única ressalva é um problema que ainda persiste desde a época que usei antes, em 2023, que é a dinamicidade das rotas.

À noite, quando observei esse problema por um curto periodo de tempo, se pingar para o google.com.br, por exemplo, algumas vezes, sempre vai para um IP diferente (normal, pois é distribuido), mas a questão é que parece que eles alteram as rotas ou algo do tipo, e acaba indo pro RJ ao invés de SP, entao fica bem mais lento o acesso a sites como Google e Youtube, e outros sites hospedados no Sudeste. Ontem, por um curto periodo de tempo, ficou inviável navegar pra esses sites, porém a velocidade da internet tava 100%, a latência tambem, jogando sem travar, assistindo mais de um streaming ao mesmo tempo, etc, tudo muito rápido.
Muito provavelmente essa manutenção de poucos minutos foi para tentar corrigir esse problema nos serviços do Google, pois o servidor cache pros serviços do Google geralmente fica na sede do datacenter do provedor.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro ficam hospedados apenas os sites. Já o conteúdo em vídeo, vem desse cache local do provedor/operadora.
Quando há algum problema no servidor cache local, o site do YouTube redireciona pro datacenter do Google em São Paulo ou no caso da gente que mora em Fortaleza, redireciona pra Miami/EUA, o que acaba causando lentidão ou mesmo travamento no carregamento dos vídeos.

Muito provavelmente essa manutenção de poucos minutos foi para tentar corrigir esse problema nos serviços do Google, pois o servidor cache pros serviços do Google geralmente fica na sede do datacenter do provedor.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro ficam hospedados apenas os sites. Já o conteúdo em vídeo, vem desse cache local do provedor/operadora.
Quando há algum problema no servidor cache local, o site do YouTube redireciona pro datacenter do Google em São Paulo ou no caso da gente que mora em Fortaleza, redireciona pra Miami/EUA, o que acaba causando lentidão ou mesmo travamento no carregamento dos vídeos.

Pode ser, mas acho que a ordem cronológica nao ficou clara haha . Essa parte de manutencao foi na madrugada anterior a esse problema da lentidao (que durou pouco), que foi no no inicio da noite do dia seguinte . Mas ontem por exemplo, nao ocorreu mais esse problema das rotas até onde vi ou percebi . Só citei mesmo porque eu ja tive a Alares em 2023 e isso ocorria uma vez ou outra, mas pelo menos nao trava nada de streaming ou games, ou seja, sao só essas rotas de sites .

De resto, tudo ótimo, sem queda de sinal e ping estável! :)

Eu conheço bem os 03.

Todos com boas estruturas, mas desses eu assinaria a RLNET, na zona Sul de Porto ALegre (Tirando o Lami que é rede "antiga) tudo já foi atualizado para XGSPON.

Tenho conhecidos dentro dos 03 provedores, se quiser vejo como está os links na região que tu mora, se for o caso me chama no privado que te ajudo.

Video do loucos na RL:

Estes provedores que utilizam XGSPON vendem planos residenciais simétricos ou assimétricos?

Users who are viewing this thread

Voltar