Não, fibra é quase** ilimitada em distânciasPessoal, tô com uma dúvida sobre o alcance e qualidade da fibra optica em grandes distâncias. Moro em zona rural e uso atualmente a Oi Velox Adsl 5 MB, consigo essa velociade morando a 3 km de distancia da central (mas uns 4mil metros de fio até lá), com sinal ruido variando entre 20-25 e atenuação 39-45. Quero mudar para um provedor local de fibra optica que oferece planos de ate 300Mb, moro a cerca de 2km da entrada do centro urbano e onde fica uma caixa de distribuição deles. Conversei com eles e estão dispostos a trazer a fibra até aqui em casa, eles iam fazer o orçamento e me passar, irão utilizar os mesmos postes de concreto da Oi que passam pela estrada ate aqui em casa. Queria saber se 2000m vai ter alguma perda na qualidade e ter problemas de quedas e perdas de pacotes como acontece com a adsl. E se a latência sofre alguma variação tambem, a minha adsl atual fica entre 60-80ms. E como na internet ADSL a distância da fibra pode impactar na velocidade que posso contratar?
A rede de acesso FTTH normalmente tem um alcance de operação de 20km, se do ponto que está a OLT até a sua residência estiver dentro desses 20km vai funcionar mas ai para ter qualidade os níveis de sinal de RX e TX na ONU deve estar dentro das especificações dela, tem umas que opera normalmente com o nível de RX de até -28dBm outras vai até -31dBm e de TX até -31dBm.Pessoal, tô com uma dúvida sobre o alcance e qualidade da fibra optica em grandes distâncias. Moro em zona rural e uso atualmente a Oi Velox Adsl 5 MB, consigo essa velociade morando a 3 km de distancia da central (mas uns 4mil metros de fio até lá), com sinal ruido variando entre 20-25 e atenuação 39-45. Quero mudar para um provedor local de fibra optica que oferece planos de ate 300Mb, moro a cerca de 2km da entrada do centro urbano e onde fica uma caixa de distribuição deles. Conversei com eles e estão dispostos a trazer a fibra até aqui em casa, eles iam fazer o orçamento e me passar, irão utilizar os mesmos postes de concreto da Oi que passam pela estrada ate aqui em casa. Queria saber se 2000m vai ter alguma perda na qualidade e ter problemas de quedas e perdas de pacotes como acontece com a adsl. E se a latência sofre alguma variação tambem, a minha adsl atual fica entre 60-80ms. E como na internet ADSL a distância da fibra pode impactar na velocidade que posso contratar?
Se for a única forma possível de você ter IP válido, ok.Bom dia pessoal, tudo bem?
Não sou expert no assunto, então gostaria de uma sugestão.
Tenho um plano fibra de uma provedora local de 800Mbs, nada a reclamar da velocidade e navegação.
Mas eu uso mais para jogos on-line, e preciso de um ping mais estável o possível, e visando isso comprei um roteador Netgear XR1000, onde posso fazer o controle de tráfego por QOS. Melhorou bastante minha experiência, só que como o ser humano nunca está satisfeito eu queria melhorar ainda mais. Fiz uma medição pelo PingPloter e vi que tenho 7 rotas até o servidor de destino em SP, eu tentei pedir a operadora um IP válido só que eles disseram que não trabalham com IP Fixo.
Será que existe alguma coisa em específico que posso falar com eles para que me deem um IP válido?
Ou troco de operadora, entrei em contato com outra e eles podem atender esse meu pedido de IP válido por 50,00 reais a mais na conta, que ficaria ao todo 180,00 por 500Mbs. Vocês acham que compensa?
Entendi,Se for a única forma possível de você ter IP válido, ok.
Digo isso porque Vivo, Oi e Claro (esta última em algumas localidades apenas) ofertam IP válido sem pagar nada a mais.
A Claro quando instala sem IPv4 válido ainda possibilita você pedir para sair do CGNAT sem custo financeiro, caso haja justificativa de prejuízo no uso da internet de forma nateada por parte do cliente.
Mas caso nenhuma destas atenda teu endereço, sim. Só vai você pagando os R$ 50.
Você já testou se as rotas para os serviços que você mais usa realmente vão ser melhores nesse outro provedor que te ofertou o IP válido por R$ 50?Entendi,
No meu endereço eu tenho cobertura de Claro, Vivo e outras operadoras, inclusive eu tinha assinatura da Claro e sai deles porque achei que uma internet regional eu teria uma melhora por ser fibra, mas a única coisa que conseguir deles foi que eu configurasse meu roteador como PPoE e eliminasse o roteador deles que é um lixo.
Eu tenho um problema também que esse operadora que uso atualmente tem fidelidade, caso eu queira voltar pra claro ou ir para outra operadora eu teria que pagar uma taxa.
Mas vou acabar fazendo isso por curiosidade, para ver se com IP válido e redução nas rotas, eu vou ter uma diminuição plausível e mais estabilidade no Ping. HAHAHAA
Eu pensei em trocar uma ideia com pessoal, pedir pra instalar e eu faria os testes logo após a instalação, se não me atendesse eu nem contratava.Você já testou se as rotas para os serviços que você mais usa realmente vão ser melhores nesse outro provedor que te ofertou o IP válido por R$ 50?
Já testou serviços como o exit lag e no ping?Eu pensei em trocar uma ideia com pessoal, pedir pra instalar e eu faria os testes logo após a instalação, se não me atendesse eu nem contratava.
Devo fazer isso mesmo, mas eu tenho muito mesmo é a curiosidade de ver se com IP válido e sem rotas o ping iria reduzir muito. HAHAHA.
De qualquer forma obrigado @Vanísio .
Esse tipo de serviço é como se fosse uma VPN, entre eles eu prefiro uma VPN.Já testou serviços como o exit lag e no ping?
Se o problema for realmente rota você vai ter uma melhora utilizando ele, a partir dai você traça sua decisão.
Então não tem mais o que fazer.Esse tipo de serviço é como se fosse uma VPN, entre eles eu prefiro uma VPN.
Já usei o Noping quando jogava no PC e não vi tanta diferença assim, hoje eu jogo no console então pra mim esses serviços são meio que inviáveis.
Infelizmente mtos provedores acabaram surgindo nestes últimos dois anos principalmente com o barateamento da Fibra e alguns incentivos, mas andei vendo tmb que desse grande crescimento tmb surgiu um efeito contrário. Vários deles acabaram ou sendo fechados (e por aí vc coloca 'n' motivos como falta de incentivo, verba, expansão, preço, concorrência...) ou se fundindo com outros provedores medios/grandes.Eu valorizo muito os regionais. Acho que são a tábua de salvação para bons serviços.
Porém infelizmente, após a pandemia, eu vi vários clientes meus acabarem com a qualidade, eles simplesmente cancelaram links, penduraram os clientes chapando a velocidade, vendem 100, diz que entrega 400, mas na realidade estão entregando 50 mega.
A maioria deles estão preocupados aqui no Sul em se venderem para a Vero, isso me deixa incomodado, a qualidade sempre vai ser o diferencial, pessoas como eu propagam isso para o bem ou para o mal.
Com cabo drop, a regra num provedor que trabalhei era não passar de 10 km (ou 5km, já não lembro) da CTO.Pessoal, tô com uma dúvida sobre o alcance e qualidade da fibra optica em grandes distâncias. Moro em zona rural e uso atualmente a Oi Velox Adsl 5 MB, consigo essa velociade morando a 3 km de distancia da central (mas uns 4mil metros de fio até lá), com sinal ruido variando entre 20-25 e atenuação 39-45. Quero mudar para um provedor local de fibra optica que oferece planos de ate 300Mb, moro a cerca de 2km da entrada do centro urbano e onde fica uma caixa de distribuição deles. Conversei com eles e estão dispostos a trazer a fibra até aqui em casa, eles iam fazer o orçamento e me passar, irão utilizar os mesmos postes de concreto da Oi que passam pela estrada ate aqui em casa. Queria saber se 2000m vai ter alguma perda na qualidade e ter problemas de quedas e perdas de pacotes como acontece com a adsl. E se a latência sofre alguma variação tambem, a minha adsl atual fica entre 60-80ms. E como na internet ADSL a distância da fibra pode impactar na velocidade que posso contratar?
AMÉM, PRA ALGUÉM QUE CONCORDA.Então não tem mais o que fazer.
Ter IP publico nao vai fazer diminuir sua latencia
Tive problema em cliente empresarial com a Vero (rede da ClicRápido). Em casa é tri.Eu valorizo muito os regionais. Acho que são a tábua de salvação para bons serviços.
Porém infelizmente, após a pandemia, eu vi vários clientes meus acabarem com a qualidade, eles simplesmente cancelaram links, penduraram os clientes chapando a velocidade, vendem 100, diz que entrega 400, mas na realidade estão entregando 50 mega.
A maioria deles estão preocupados aqui no Sul em se venderem para a Vero, isso me deixa incomodado, a qualidade sempre vai ser o diferencial, pessoas como eu propagam isso para o bem ou para o mal.
Caso não me falhe a memória, algar teoricamente é só empresarial, no máximo que eles instalam é casas térreas ou prédio pequeno mas com contrato empresarial.Alguém tem sugestão de provedor local que atenda no Cambuí em Campinas-SP? Não estou conseguindo disponibilidade com Algar e Vivo por morar no quarto andar e as empresas não aceitarem instalar a infra no prédio.
Das locais que eu já tentei até agora:
Fibranet
Desktop
MinutoNet![]()
Fazer um traceroute assim não diz muito sobre nada. No caso o que é importa é que o site esteja respondendo. Se a intenção do Youtuber era medir ping pra jogos, começou errado. A infraestrutura de sites e servidores de jogos são muito diferentes. O site da EA usa o CDN da Akamai, que não hospeda jogos; no máximo entregam jogos em si. Aliás, o pulo pra rede da Akamai é sempre assim.Galera, não sei se aqui é o melhor lugar para postar, mas vamos lá...
Hoje vi um youtuber tentando fazer um tracert usando o WinMTR para o endereço 'ea.com'. Ele chamava a atenção sobre a baixa quantidade de saltos entre ele e o servidor da EA.
Galera, não sei se aqui é o melhor lugar para postar, mas vamos lá...
Hoje vi um youtuber tentando fazer um tracert usando o WinMTR para o endereço 'ea.com'. Ele chamava a atenção sobre a baixa quantidade de saltos entre ele e o servidor da EA.
Resolvi fazer o teste com o PingPlotter e uma coisa me chamou atenção; apesar de dar apenas 5 saltos até o servidor da EA, no penúltimo salto eu tenho números bem negativos. O Packet Loss nesse salto fica na casa dos 50%, o ping fica com média de 230ms mas tem picos que muitas vezes atingem 600~800ms, segue imagem:
Minha dúvida é: Caso esse cenário se repita na conexão com o servidor de um jogo, onde no último salto ele informa um ping de 14ms mas existe um salto atingindo 600~800ms, isso poderia prejudicar a gameplay? Seria possível esse salto causar 'atraso' na comunicação com o servidor e a sensação de estar sempre atrás do inimigo? Ou um único salto problemático não é capaz de gerar grandes problemas?
E alguém sabe porque ele informa um ping de 14ms sendo que há um salto com média de 230ms? Ou 14ms é o ping entre o salto 4 e 5? Meio confuso...
P.s.: Postei aqui só porque utilizo internet regional, TCF Telecom.
Pode considerar apenas os valores do último salto (destino), é natural que ocorram essas discrepâncias na rota e as causas são variadas.Minha dúvida é: Caso esse cenário se repita na conexão com o servidor de um jogo, onde no último salto ele informa um ping de 14ms mas existe um salto atingindo 600~800ms, isso poderia prejudicar a gameplay? Seria possível esse salto causar 'atraso' na comunicação com o servidor e a sensação de estar sempre atrás do inimigo? Ou um único salto problemático não é capaz de gerar grandes problemas?
E alguém sabe porque ele informa um ping de 14ms sendo que há um salto com média de 230ms? Ou 14ms é o ping entre o salto 4 e 5? Meio confuso...
Nem todos descartam completamente os pacotes icmp, se não há perdas no destino (e ainda assim há ressalvas) eu não me preocuparia com isso.Teu provedor está com um grave problema dentro do IX de SP, é onde as trocas de tráfego ocorrem, pelo tracert o problema está em um servidor akamai (as20940).
Sinceramente há pouco a fazer sobre isso, mas se tu conseguir falar com a área técnica do teu provedor pode pedir para abrirem um ticket dentro do IX (https://ix.br/).
Pela forma que a Akamai trabalha talvez já até tenham solucionado a questão, dá uma olhada se continua igual, normalmente esses servidores estão desativados para responder a requisições, estranhei esse estar ativo.