Red Dead Redemption 2
Resumindo em uma palavra: capricho, pronto, pode ir pro próximo post.
Pra quem quiser continuar lendo, senta que lá vem
a história o textão.
Devo dizer que eu zerei o primeiro RDR então eu tenho como comparar os 2 e é o que provavelmente farei em boa parte do texto, devo dizer também que tomei spoiler dos 2 jogos e joguei já sabendo o final de ambos, no 1 isso acabou enfraquecendo muito a experiência porque eu só lembro de 1 momento marcante durante a jornada, já no 2 não, o que não faltam são momentos marcantes, o jogo é recheado deles, o final sendo só mais 1.
Eu me decepcionei muito com o primeiro jogo porque joguei em uma época que eu ainda tinha expectativas antes de jogar e só o que eu via por ai era todo mundo elogiando o jogo como um dos melhores jogos já feitos, muitos como o melhor, então eu joguei com essa expectativa e cai bonito do cavalo, não é ruim mas não achei nada de memorável, nada de um dos melhores já feitos, só ok, o 2 também segue esse mesmo hype da galera, inclusive sendo exaltado como top 1 da vida pra muitos, eu agora vacinado com as decepções gamisticas fui jogar sem expectativa apesar de todo o hype e agora sim, não é meu top 1(Witcher 3) mas com certeza mereceu uma vaga no meu top 10.
Começar pelo mais importante em um jogo de mundo aberto que é o mundo aberto lol, o mapa, no primeiro era tudo deserto vazio sem graça, sem nada de interessante entra as cidades, nada fazia eu ter vontade de desviar do caminho pra ir olhar de perto, no 2 não, o mapa é interessantíssimo com vários ambientes diferentes, florestas, montanhas, planícies, riachos, pântanos, neve, deserto, tudo que tem direito e cada cidade tem sua identidade, a exploração desse jogo é absurda, é um jogo que não te faz ter pressa de jogar as missões porque em qualquer lugar do mapa que você parar e olhar em volta alguma coisa vai chamar a sua atenção e vai despertar seu interesse pra desviar sua rota e ir olhar aquilo de perto, até a parte bloqueada do mapa na campanha que na verdade é um pedaço do mapa do primeiro RDR que eu achei chato de explorar é interessante de explorar nesse jogo, fora os easter eggs, alguns fáceis de encontrar outros bem escondidos, só com guia mesmo e eu encontrei um deles na cagada depois de ter visto na internet e esquecido da existência, pensa na felicidade na hora quando vi
o trem fantasma, o mapa inclusive sofre mudanças entre um capítulo e outro, isso eu achei fenomenal e torna o mapa ainda mais vivo, algumas sutis outras bem escancaradas como
um trecho de ferrovia em construção inclusive com eventos e depois concluído me fez pensar que se eu não tivesse feito os eventos daquela obra talvez ela não tivesse sido concluída.
Tecnicamente no conjunto inteiro da obra, gráficos, física, detalhes principalmente e som o jogo é o mais belo que já rodou no meu pc, além do gráfico e efeitos serem bons ainda tem os detalhes acompanhando pra enriquecer ainda mais, dependendo da superfície as coisas deixam rastros, a cobra anda na areia e deixa deformada onde ela passou, o personagem se molha exatamente onde tocou a água, na calça ok, outros jogos já fazem, mas olha a ponta do coldre acompanhando que impressionante.
Falando em detalhes, outro que merece menção, constelações reais.
Da pra customizar personagem, cavalo e armas, o personagem com roupas, penteados, tamanho do cabelo e barba, no single player já tem muita customizações imagino que no online deve ser ainda maior pros caras monetizarem.
As missões são ótimas, de história e opcionais, tudo o que a gente espera de um jogo de fora da lei do velho oeste e com algumas excelentes surpresas, a dublagem dos personagens é impecável e a história já falei que é cheia de momentos marcantes, alguns épicos, quando tocou American Venom cê é louco, eu tava como
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aliás as músicas desse jogo
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em especial a que toca na missão do Chuva Caindo.
Caçar é muito bom, é quase um jogo a parte você rastrear os animais tomando cuidado para não os espantar enquanto se posiciona bem pro abate é surpreendentemente divertido, hoje mesmo na vida real vi um pássaro sair voando abruptamente, acompanhei ele com os olhos esperando a informação de que ave era aparecer no canto da minha vista
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depois lembrei que não estava jogando e lembrei também que estava na cidade e aqui só tem pombo.
Os npcs interagem com você, inclusive os membros da gangue e do jeito que a história se desenvolve é sempre interessante você visitar os acampamentos de tempos em tempos, da pra pegar uns diálogos bem interessantes nessas visitas, se você gosta dessas coisas.
Até aqui foram só elogios, mas agora começam as críticas.
Jogabilidade é um ponto que ponho como negativo, no geral ela é boa, mas tem umas situações que precisa de precisão e ai você fica brigando com a jogabilidade, pra pegar um cacifo por exemplo, o personagem tem que estar perfeitamente alinhado com ele senão ele não consegue pegar, ou em um trem em movimento você querendo pegar cover e cai sem querer, nunca aconteceu comigo mas o medo era constante porque pelo menos no teclado eu sentia muita insegurança da jogabilidade nesses momentos de precisão.
Só que o ponto mais grave pra mim é o craft extremamente chato, ai alguns vão falar que é pra ser realista, ok, mas é chatíssimo você só poder fazer um item por vez e além disso tem a animação pra fazer esse item e o craft não é assim tão dispensável, você vai ter que usar em alguns momentos pelo menos pra assar as carnes. mas imagina tem munição que não é vendida, é só craft e a arma tem capacidade pra 400 balas e ele faz 1 por 1, é desencorajador o craft nesse jogo, além disso tem um tipo de munição que precisa de 1 gordura animal por bala e os animais que dão isso(ganso, pato, urso, javali) só dão 1 por caça, eu quando tava farmando isso até perdia honra
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porque via uma formação de pato ou ganso voando, pegava uma arma com pente com bastante bala, ativava o dead eye e derrubada todos
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só via o ícone da honra caindo lol
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só que isso não é o pior, o pior é que o personagem tem uma animação pra depenar, tirar pele dos animais, pegar loot e ai tem que esperar a animação, realista, mas chato com o passar do tempo.
Outro defeito é a finalidade do sistema de replay de missões, essa é uma baita de uma feature, mas usada pra um propósito muito imbecil que é pegar medalhinha em missão pra destravar conquista hurr durr, medalha que é basicamente time attack diga-se de passagem, sendo que tem missões que tem item que só da pra pegar durante aquela missão, já que tem replay de missão deixa usar pra pegar o item que faltou também, mas não, medalha pra conquista porque o Enzo quer platinar, o Enzo antes de jogar vê o guia da platina.
Outro defeito são aqueles desafios, os desafios são legais e alguns são realmente desafios, mas ao invés dos caras liberarem tudo do 1 ao 10 pra ir concluindo naturalmente, a forma que eles fazem é escrota, pra liberar o 2 você tem que terminar o 1, pra liberar o 3 tem que terminar o 2 e assim até o 10, muitas vezes são coisas que você já fez e tem que fazer de novo.
Outra coisa que coloco como defeito é você só poder ter 4 cavalos, com a quantidade de cavalos que tem no jogo isso é quase um crime.
Jogo recomendadíssimo apesar das pequenas críticas, feito com capricho, pretendo zerar de novo mais pra frente, se bem que falei isso com gta 5 em 2013 e até hoje nada.