Bom senhores, depois de 78.5h de jogo, vou tentar separar um tempo pra falar desse excelente jogo.
Quero começar dizendo que esse jogo pode ser resumido em uma única palavra: Diversão.
Não é o jogo com os melhores gráficos, as maiores inovações e nem com a melhor história, mas é de longe um dos jogos que mais me divertiu nos últimos 5 anos.
Passando rapidamente pela parte técnica, os gráficos do jogo (no máximo e com Ray Tracing) são muito bons. Em algumas cenas deixam a desejar, mas no geral atenderam minhas expectativas. Infelizmente não gostei muito da aplicação do DLSS no jogo, que apresenta blur durante movimento. Desempenho do jogo eu não gostei, o jogo sem o DLSS e em 2.5k não conseguia manter 60fps na 3080ti e com DLSS ficava a 90~100 mas com o problema do blur. Parte sonora também me agradou, os gritos dos perdidos durante a noite junto ao som dos zumbis deu uma ótima imersão. Durante algumas missões a intensidade do som acompanha os movimentos do personagem. Jogabilidade muito boa, não é perfeita, as vezes falta precisão em alguns movimentos, mas no geral é fluida, responsiva e com animações muito boas.
Sobre a 'polêmica' de ser um jogo 'ubisoftzado', concordo em partes. De fato o jogo pegou vários elementos de jogos da Ubisoft, porém eles elevaram tudo a um novo patamar, tentando evitar as excessivas repetições que acontecem no jogo da concorrente. No DL2, até mesmo pegar um moinho de vento acaba sendo divertido. Apenas 02 jornadas (a dos Mensageiros e Clube do Livro) seguiram o padrão Ubisoft e acabaram ficando meio maçantes. Até os desafios do jogo são bacanas, com exceção de um que achei extremamente difícil. As missões secundárias são bem elaboradas e as principais são excelentes, inclusive há uma delas que eu achei sensacional.
Enfrentei raríssimos bugs no jogo, porém não consegui finalizar 100% do game pois 02 missões bugaram, uma o NPC não aparece no lugar marcado e a outra, mesmo após finalizada, sempre reaparece quando reinicio o game.
A história e o enredo do game não são épicos, mas estão longe de serem chatos e desinteressantes, eu gostei de ambos, não fogem muito dos clichês, mas estão longe de serem classificados como ruim. Alguns personagens tiveram um desenvolvimento bacana, inclusive você chega a pegar ranço de alguns deles, mas ao mesmo tempo você tem personagens que são mencionados durante toda a história para no final aparecer 3 minutos na tela e terem pouca relevância.
Joguei no 'hard' e aconselho que todos façam o mesmo. No 'hard' não só os recursos são mais reduzidos, mas o seu dano é menor, o danos dos zumbis é bem maior e sua estamina se esgota muito mais rapidamente tanto durante o 'parkour' quanto durante o combate. Isso tudo aumenta sua imersão, deixa você alerta, qualquer vacilo e você morre. Inclusive haviam pessoas criticando o jogo por não existirem armas de fogo, tenho que dizer que essa foi uma das melhores decisões dos desenvolvedores. Os combates com arma branca te colocam cara a cara com o perigo o tempo todo, controlar seus ataques, dodge, parry, estamina com os monstrengos cheirando seu cangote é o que da emoção ao jogo.
Não gostei do sistema de upgrade dos mods, pois todos eles são feitos à partir de 'troféis' que você consegue ao matar determinados infectados. Com isso, no 'endgame' você se vê obrigado a colocar o jogo no 'easy' para poder 'farmar' esses troféis e conseguir realizar os upgrades. Para se ter uma ideia, com 78 horas eu consegui 'upar' apenas 03 'mods' até o nível máximo. No 'endgame' também não existe uma forma bacana para se conseguir novos itens, você tem apenas encontros casuais, que são identificados por um logotipo amarelo e que muitas vezes te premiam com itens ruins. Fora isso existe uma área no jogo que você pode visitar para conseguir itens melhores, mas é algo meio maçante e pouco 'orgânico'.
No mais, é um jogo que pune players 'imediatistas', tipo aqueles que querem entrar no jogo e 5 minutos depois estarem partindo zumbis ao meio. O game começa devagar, até morno, depois que você libera o parapente, aliado a alguns upgrades do personagem, a dinâmica do gameplay começa a mudar. Após pegar o gancho a dinâmica melhora ainda mais. Então é um jogo que, como todo RPG, precisa de um pouco de paciência.
Minha nota para o game é
8.5, se tivessem caprichado mais no 'endgame', entregando mais conteúdo após o player finalizar a história principal, eu teria dado fácil um 9.0.
Pela primeira vez em muito tempo (desde 04/2018 pra ser mais exato, quando zerei God of War no Ps4), cheguei ao final de um jogo e não queria parar de jogar, queria continuar, mas infelizmente não havia mais o que fazer. Agora é esperar pelas DLCs.