Pillars of Eternity 2 Deadfire
Continuação direta do game anterior!
História
A história se inicia um tempo depois do final do último jogo, com o mesmo protagonista.
Inicialmente, uma coisa que já chama atenção de forma positiva, é a possibilidade de você importar seu personagem do primeiro Pillars, onde as escolhas e ações que você fez anteriormente, impactam em diversos diálogos com NPC's e principalmente com os seus possíveis aliados, no qual parte deles também estavam presentes nos acontecimentos que precederam esse game.
De maneira geral, a história principal deu uma decaída se comparada com o primeiro. Além de ela ser curta, a mesma é bem direta, te colocando rapidamente para o grande clímax, sem muitos mistérios e reviravoltas impactantes. O que consegue compensar de certa forma, é que nesse jogo existe uma grande variedade de missões secundárias, relacionadas também com determinadas facções que habitam a região. Algumas conseguem ser bem interessantes, dando ênfase nas que envolvem alguns dos aliados que você pode recrutar. Apesar disso, o jogo traz muitos diálogos e textos que não consegue te envolver muito, tornando-se maçante (chegando em um ponto que você simplesmente só que passar eles). Outro ponto que salva, é a questão do carisma dos personagens aliados. Eu particularmente gostei de todos, principalmente aqueles que você pode desenvolver melhor a relação (fazendo missões). É muito interessante você estar andando, e do nada, alguns deles inicia uma conversa aleatória que consegue até tirar um risada de vez em quando.
Gameplay
A gameplay de maneira geral, se mantem fiel a do primeiro jogo, trazendo como principal novidade um sistema de combate baseado em turnos (opcional), e a possibilidade de você fazer multi-classe.
O combate em turnos, foi a minha escolha para jogar. Infelizmente, eu percebi que o mesmo não foi muito bem otimizado para as características desse jogo. As lutas são lentas (mesmo você colocando na velocidade máxima), e bugam bastante! Os dois bugs que mais me incomodaram, foi quando eu iniciei um combate em uma masmorra, e isso fez com que chamasse a atenção de criaturas que estavam extremamente longe da origem, tornando a situação desproporcional. Duas vezes, aconteceu de o turno do meu inimigo ser infinito, me obrigando a dor "re-load" apesar de eu estar no final do combate (o que foi muito frustrante). Fora isso, diversas vezes os personagens se embananam no movimento e travam.
Apesar dessas criticas, o sistema de turnos consegue ser BOM, nada mais do que isso. Eu recomendo para aqueles que jogaram o primeiro Pillars, escolher a opção clássica, que provavelmente não vai ter esses problemas e será mais dinâmico.
Além disso, o jogo traz novas habilidades, magias, itens e uma nova mecânica de viagem com barco, trazendo a possibilidade de você explorar diversas ilhas e regiões, customizar seu barco, gerenciar sua tripulação e entrar em combate com piratas.
Gráficos/Arte
Nesse sentido, o game evoluiu muito.
Não só a qualidade de texturas está melhor, mas principalmente a iluminação que Pillars of Eternity 2 traz, é de tirar o chapéu!
A arte e as ambientações nos locais que você viaja é muito bem feito e criativo, te deixando imerso no universo.
Um pequeno ponto que me incomodou, foi que o jogo é um pouco mal otimizado em determinados momentos (principalmente em combate), trazendo algumas quedas de FPS e aumento do uso da GPU desproporcional.
Conclusão
Pillars of Eternity 2 Deadfire, conseguiu evoluir em diversos pontos se comparado com o primeiro jogo. Apesar disso, trouxe uma história menos envolvente, com poucas reviravoltas e previsível, além de introduzir um sistema de combate em turnos que decepcionou em certos aspectos. Para aqueles que curtiram o primeiro jogo, este é quase que obrigatório para prosseguir com a história do protagonista e expandir mais o universo em que o jogo se passa.
Pontos que poderiam melhorar:
- História principal decaiu em diversos aspectos
- Muitos textos e diálogos não chamam atenção
- Combate em turno poderia ser melhor otimizado
- O jogo poderia um pouco melhor otimizado
Nota: 7,5/10