CHRONO TRIGGER
Assim como falei em
FF7, clássicos nunca morrem e Chrono Trigger está nessa lista de jogos.
Mais um JRPG, Steam Deck de fato virou o player dos JRPGs
Assim como FF7, Chrono Trigger é outro JRPG que influenciou bastante.
Ultima vez que joguei Chrono Trigger foi no começo dos anos 2000 (algo entre 2000 e 2003).
O sistema de batalha é o velho conhecido Active Time Battle - ATB (em PT-Br, Batalha de Tempo Ativo) que expliquei quando falei de FF7.
O port do Pc no lançamento foi BEM ruim e com o passar do tempo a Square trouxe algumas correções, mas alguns detalhes ainda faltam, opções de filtro de imagem, menus que sejam 16:9 e uma tradução em PT-Br. Sei que existem MODs para corrigir ou suavizar os problemas, mas acabei jogando a versão vanilla mesmo. Chrono Trigger saiu para SNES e recebeu ports para PS1, Nintendo DS, Mobile e PC.
O jogo tem belíssima arte mas deixa um pouco a desejar por falta de alguns filtros.
Queria MUITO ver um remake desse jogo no estilo HD 2D (no estilo Octopath Traveler's)
Um dos designers é o Akira Toriyama o mesmo de Dragon Quest e Dragon Ball.
A história é sobre viagem no tempo, para combater uma criatura antiga, dando a possibilidade de viajar para diferentes eras históricas recrutando personagens em nessas diferentes eras e algumas ações no passado interferem no futuro (alguns puzzles são resolvidos dessa forma).
O combate é ATB como falei, mas aqui diferente do Final Fantasy antigos, você vê os inimigos podendo até mesmo se esquivar de alguns combates. O fato do combate ser ATB tem um certo brilho pois o inimigo se locomovem pela arena durante a batalha e você pode atrasar um golpe esperando que os inimigos fiquem próximos para dar um dano em área atingindo mais de 1 inimigo ou mudar a ordem de ataque. A party é formado por 3 personagens, o jogo tem no total 7 personagens jogáveis, e dependendo da sua party você pode ter uma combinação de golpes entre dupla ou trio. O jogo te permite mudar os personagens da party em qualquer momento, menos durante a batalha.
O jogo possui um sistema de evolução padrão conforme seus personagens evoluem, você aprende novas magia ou golpes, e inclusive algumas delas podem ser combinadas, gerando ataques duplos ou triplos como já falei. O jogo não exige nenhum grind, maioria das batalhas é bem tranquilo.
Sei que o jogo possui mais de 10 finais e de certa forma pode estimular o jogador a fazer mais de uma run.
Trilha sonora é belíssima e os compositores são o Yasunori Mitsuda e Nobuo Uematsu
Algumas trilhas do jogo