Breathedge
História
A humanidade já conquistou a exploração espacial, pois o planeta Terra já está imundo de tanto lixo produzido, e você é um personagem que está de luto pela morte de seu velho vô em uma nave especial, no processo de realizar seu funeral, quando a nave sofre um acidente e você é praticamente o único sobrevivente (você e a galinha imortal que seu vô deixou de presente antes de morrer, que tem múltiplas utilidades!).
O jogo tem uma história conceitual, que é narrada pela inteligência artificial do seu traje espacial.
Logo de início você percebe que o enredo não é para ser levado a sério, passando uma sensação de um filme de comédia.
Nesse sentido, tudo gira em torno da IA. Ela narra os acontecimentos do jogo e faz comentários das situações em que você se encontra com um tom sarcástico e irônico (na pegada de Claptrap de Borderlands). Ao explorar o espaço, você se depara com diversos destroços de nave, itens e pessoas que foram mortas por conta do acidente, trazendo inúmeras referências a outros jogos, filmes, animes, série e piadas de mal gosto (a quantidade de referência é realmente gigante). A inteligência artificial sempre vai estar presente, e em 90% das vezes, vai estar tirando sarro da situação. Algumas vezes funciona muito bem, outras, acaba sendo um humor forçado.
Gameplay
O jogo traz a temática de sobrevivência (estilo The Forest e Rust), só que ambientado no meio espacial.
O game é dividido em capítulos, tendo um objetivo a ser realizado em cada um. Normalmente funciona da seguinte forma: você tem que chegar até um local determinado (uma nave espacial por exemplo), só que para você conseguir fazer isso, vai ser necessário você aprimorar seu traje espacial para resistir a radiação espacial, baixa temperatura ou algum outro obstáculo. Para isso, você vai ter que achar determinados itens para fazer esse aprimoramento, sendo necessário você explorar os destroços próximo ao local de origem, para ir encontrando novas ferramentas e objetos que vão permitir você prosseguir.
A princípio parece enjoativo, mas isso estimula você a explorar toda a região do capítulo que você está, afim de encontrar todos os recursos possíveis para facilitar também a exploração! Detalhe que a exploração tem que ser feita com muita atenção, pois você pode deixar passar alguma coisa que é praticamente obrigatório para continuar com a história, ou algo que facilitaria muito sua vida para explorar o espaço.
Como exploramos o espaço, temos que lidar com a quantidade de oxigênio limitado ao você sair da nave. No começo isso irrita bastante, pois você tem que ir e voltar para a nave o tempo todo, deixando um pouco enjoativo a gameplay. Conforme vai progredindo, você encontra equipamentos e itens que aumenta a capacidade máxima de oxigênio e sua velocidade de deslocamento no espaço, deixando tudo mais dinâmico.
Apesar disso, o conceito de sobrevivência é discreto, sendo fácil você lidar com a fome e sede (tem poucos itens para isso), e ao construir sua base, a mecânica é bem simples, trazendo alguns conceitos que poderiam ser melhores explorados (a base pode ser danificada com o tempo, mas basta você colocar um pedaço de chiclete na rachadura que tudo se resolve).
Um ponto final que me desagradou, foi que a partir do capítulo 4, você deixa o mapa aberto que antes você explorou muito, construiu sua base e guardou seus recursos, para ir em um outro local que muda a gameplay completamente para um formato linear ao invés de exploração. Os últimos capítulos ficaram muito chatos por conta disso! Eles poderiam simplesmente manter a liberdade de exploração e acrescentar esses objetivos finais.
Gráficos/Arte
O gráfico do jogo é muito bom, principalmente se você levar em consideração que foi feito por uma empresa independente.
Além da parte técnica não decepcionar, temos um espaço muito convincente, com a mesma ambientação, mas que conseguiu ser extremamente detalhado e criativo para explorar a questão do acidente. Muitas vezes eu simplesmente fiquei admirando todo o caos ao meu redor, junto com os belos efeitos de iluminação e a arte que o jogo traz.
Um outro ponto que me deixou muito impressionado, foi a física dos itens quando você está explorando o espaço. Todos os itens coletáveis fica flutuando pelo espaço, reagindo de uma forma muito bem feita a qualquer estimulo físico, conseguindo convencer bastante.
Conclusão
Breathedge é um simples jogo de sobrevivência ambientado no meio espacial, trazendo uma IA muito bem humorada, que para algumas pessoas pode acabar sendo irritante, apelando constantemente para comentários e situação irônicas para tentar tirar um riso do jogador (mesmo sendo forçado em alguns momentos).
Nota: 7/10
Pontos que poderiam melhorar:
- IA força a barra com seu humor em alguns momentos
- Muito "vai e volta" para encontrar recursos e construir equipamentos
- Conceito de sobrevivência poderia ser melhor explorado
- Capítulos finais são extremamente repetitivos