Realidade Virtual [+PCVR] [+META] [+MODS] [+REVIEWS]

Definitivamente. E brutalmente, no caso da GPU.

São duas telas de alta resolução. A resolução de renderização dá pra configurar de acordo com o hardware, mas mesmo assim, um 1080p da vida não passa pra uma tela colada no seu olho encobrindo todo o seu campo de visão, tem que ser bem mais pra não ficar cagado de feio. Nitidez é crucial.

Refresh rate alto também é importante pra conforto. Falta de fluidez é irritante e dá enjoo. 72hz é o mínimo, mas mesmo tendo só uma RTX 2070, eu priorizo os 90hz aqui, boto o gráfico no modo batata se for preciso pra atingir isso. E eu nunca fui preciosista de refresh rate. Com freesync em monitor, se eu tiver que jogar a 40-50 fps, eu jogo de boa, mas em VR é tenso.

Eu diria que uma RTX 2060 é o mínimo pra uma experiência de entrada em VR. E pra uma experiência confortável, no mínimo uma 4060-Ti.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depende do software que vc usa pra conectar o Quest ao PC. Se for via cabo ou Airlink, a resolução e o refresh rate são no Meta Quest Link, nas opções de dispositivo. Se for via Virtual Desktop, é nas configurações do Virtual Desktop, tem uns presets nele de acordo com o nível da sua GPU, bem idiot-proof.

Seu monitor é irrelevante. Opções de resolução in-game também, exceto upscaling/supersampling.
Rtx4060, com Ryzen5 2600+ e 16gb vai de boa pra rodar?

Cara... tenho uma 3060ti e roda tudo que comprei para vr de boa no Quest 3. Não sei sobre jogos adaptados para vr, mas aqueles que são nativamente para vr como SW Squadrons, Wingman, Prey, beat Saber, No Mans Sky rodam muito tranquilo.

SW Squadrons, Prey e NMS são parcialmente nativos no sentido que são feitos para monitor e posteriormente saiu suporte para vr pela própria desenvolvedor.

Mas acho que vai depender da sua necessidade por fps. Não cheguei a testar, mas eles provavelmente rodam a 60 fps comigo. Se quiser, posso ver a quantos fps rodam.

Sim. Para VR funcionar e passar impressão de visão 3D (ou a visão normal que enxergamos no dia a dia na vida real) o jogo precisa ser renderizado duas vezes, uma para cada olho, pois cada olho tem um ângulo de visão um pouco diferente um do outro, é isso que faz a gente perceber profundidade, distância e etc.

No caso do VR, além de ter que renderizar o jogo duas vezes, tem que ser feito em alta resolução (para ficar nítida a visão) e altos quadros de fps (para ficar natural e não causar enjoou). O fps mínimo para jogar VR é 72, o recomendado é 90.

no fim VR vai pesar umas 3-4x mais que rodar o mesmo jogo em modo normal.

Tem tecnologias como ASW que dobram seus frames em VR, criando novo quadros baseados nos quadros anteriores, igual o frame generation FAZ, porem assim como o frame generation podem aparecer artefatos na imagem mas funciona, o bom que isso é nativo da VR, então funciona em qualquer jogo.

Definitivamente. E brutalmente, no caso da GPU.

São duas telas de alta resolução. A resolução de renderização dá pra configurar de acordo com o hardware, mas mesmo assim, um 1080p da vida não passa pra uma tela colada no seu olho encobrindo todo o seu campo de visão, tem que ser bem mais pra não ficar cagado de feio. Nitidez é crucial.

Refresh rate alto também é importante pra conforto. Falta de fluidez é irritante e dá enjoo. 72hz é o mínimo, mas mesmo tendo só uma RTX 2070, eu priorizo os 90hz aqui, boto o gráfico no modo batata se for preciso pra atingir isso. E eu nunca fui preciosista de refresh rate. Com freesync em monitor, se eu tiver que jogar a 40-50 fps, eu jogo de boa, mas em VR é tenso.

Eu diria que uma RTX 2060 é o mínimo pra uma experiência de entrada em VR. Pra uma experiência confortável, eu recomendaria no mínimo uma 4060-Ti, se não uma 4070.
Obrigado pels respostas, o tópico está bem esclarecedor!
E já percebi que se eu for montar um pc para joga em VR vou ter que priorizar a placa de víideo né?
Mas não entendam mal porque eu não disse para ignorar a importância de um bom processador, ssd e memória ram.

Pra premium?? Processador melhor?

Placa de video, VR come a VGA.

E já percebi que se eu for montar um pc para joga em VR vou ter que priorizar a placa de víideo né?
Mas não entendam mal porque eu não disse para ignorar a importância de um bom processador, ssd e memória ram.

Exatamente isso, VR não aumenta o consumo da CPU, mas sim da ram (minimo 16gb, recomendado 32gb) e o uso da VGA por ter que renderizar 2x em alta definição.

Com uma 4070 Super eu rodo tudo em VR a 90 FPS, até os jogos com ModVR, único que realmente peidou no alto foi o FLight Simulator 2020 onde tenho que usar reprojection, mas peidou por pouca coisa também. Porém tem um mod pro MSFS que faz reajuste dos gráficos em tempo real para manter o fps alvo e resolveu meu problema.

Dizem que o FS2024 que sai final do ano é mais leve que o antecessor.

Pra premium?? Processador melhor?

Processador e GPU, mas testa com o que vc tem antes de torrar dinheiro.

Sim. Não é que o processador não seja importante. Em algumas situações, o cálculo da física tem que ser "dobrado" também. Mas a GPU é o que é mais exigido, de longe.

Comparando questões de gargalo e tal entre um setup de VR e um de monitor, eu diria que VR é tão GPU-bound quanto um setup pra rodar em 4k.

Processador e GPU, mas testa com o que vc tem antes de torrar dinheiro.

Sim. Não é que o processador não seja importante. Em algumas situações, o cálculo da física tem que ser "dobrado" também. Mas a GPU é o que é mais exigido, de longe.

Comparando questões de gargalo e tal entre um setup de VR e um de monitor, eu diria que VR é tão GPU-bound quanto um setup pra rodar em 4k.

A física não precisa ser calculado em dobro, um cálculo por cena, a questão é que para alcançar os 90 frames vai precisar de mais processador.

Recomendação máxima de 2 programas para o Quest.

1) Quest Optmizer: faz tipo um overclock e permite melhorar os gráficos ou eficiência dos jogos nativos.

2) Virtual Desktop: Indispensável para jogar PCVR, melhor latência s/ fio que o Oculus Link e o da Steam.

A física não precisa ser calculado em dobro, um cálculo por cena, a questão é que para alcançar os 90 frames vai precisar de mais processador.

Eu me confundi. Eu lembrava que tinha uma coisa inerente a VR que tornava ele mais pesado pra CPU que flat screen e assumi que fosse a visão estereoscópica, mas na verdade o que pesa é o fato de ter head tracking e outros sensores de movimento envolvidos. Anyway, o ponto é que é preciso mais CPU pra entregar 90 fps em VR do que pra 90 fps sem ser VR.

2- Qualquer roteador 1200 com suporte para rede 5ghz. WIFI5 para cima. WIFI6 melhora latência e uso da bateria. Recomendo usar sem fios mesmo, as experiência é absurdamente melhor que com cabos, mas qualquer cabo usb 3.0 com poder de carregamento 3A+ é suficiente. tem que ser longo com pelo menos 3 metros (recomendado )
Qual roteador você recomendaria para uma ótima experiência, e você usa o virtual desktop ou steam link?

Qual roteador você recomendaria para uma ótima experiência, e você usa o virtual desktop ou steam link?

Cara, eu uso um roteador da minha operadora mesmo 1200mbps WIFI6. O roteador fica na sala e tenho um repetidor no quarto, posso jogar na sala ou no quarto.

O importante é que o PC esteja ligado no roteador/repetidor pelo CABO ou compra um adaptador wifi pro PC bom que suporta dual band e também seja de pelo menos 1200mbps. Também é importante não tem obstáculos entre o headset e o roteador como paredes.

Virtual Desktop, disparado o melhor. Serve para tudo, jogar, criar várias telas virtuais no seu pc para trabalhar, cria sala de cinema para ver filmes direito do PC e por ai vai...

Fiz os testes aqui com o mod do RE7, e ficou muito bom, lembro de ter mexido no RE2 há um tempo atrás e foi um saco.
Aqui, no RE7 modo DX11 só consegui abrir o mod em openxr, usando o Virtual Desktop em VDXR.

Acho que o maior problema seria o Antialiasing, que já é um problema no jogo base também, desativando o "Force desable TAA" no mod ajuda um pouco, aumentar o grau de resolução pelo jogo melhora ainda mais, mas pesa horrores, dá para usar o FXAA + TAA, melhora o serrilhado, mas borra também, aquele velho problema do FXAA. Questão de texturas e ambiente, ficou muito foda, com o mod de texturas deve melhorar ainda mais.

No Padrão, não ficou tão pesado, tem que desativar algumas coisas, como Reflexo, que pesa bastante, mas ainda tenho que acertar alguns pontos para quando começar a jogar serio, há quedas em alguns lugares, mas consigo viver com isso.

Algo que ajudou muito no desempenho, e que nunca tinha mexido muito pois achei meio complicado é o OpenXR Toolkit, com ele podemos aplicar o Foveated Rendering [Renderização Foveada, Renderiza o centro da tela com maior resolução, e as bordas com menos, assim liberando desempenho, perfeito para o Quest 2], e upscalling [FSr, Nis e CAs]. Testando o Foveated Rendering, a mudança gráfica é imperceptível. Alguns locais ainda caia o fps, mas percebi que eram locais específicos, onde sempre caia ao passar ali, talvez dê para ajustar, aquela coisa também, o mesmo mal do pcista base e o Msi Afterburni também se aplica aqui, jogar sem uma tela com um monte de números ajuda.

Não achei que esse programa iria funcionar com o Re7, fica a dica.
Aqui eu deixei 85% de renderização completa e 1/4, e na outra opção 1/16. Dá para brincar com essas porcentagens.

Para jogos aberto em Openvr, openvr_fsr_app, que é mais simples de usar, e tem também alé do injetor de Upscalling, tem também da Renderização Foveada.

Outras duas dicas nas opções do mod:
Na Aba RE8VR dá para ocultar o corpo, acho que fica até melhor só com os braços.
Na Aba VR tem uma opção chamada Decoupled Camera Pitch, ela faz com que a câmera não siga em "cinemáticas", muitas cenas com interação a câmera fica torta pois está seguindo o movimento do Ethan programado, fica desconfortável, essa opção resolve isso, e funciona muito melhor no RE7 por ser um jogo em primeira pessoa.

Tentei o mod VR do RE 7, curti não, gráfico muito pixelado. O movimento da câmera não é legal para VR mas daria para superar.

Quando você diz gráfico pixelado, está falando da sombras? Nas minhas pesquisas vi que ele tem um problema com as sombras pixeladas, mas tem solução, é um arquivo que coloca na pasta do mod [reframework/autorun].

Na Descrição do video tem o link do arquivo.

Dá uma olhada como deixou a resolução base no app da Meta Quest, se estiver abrindo em Openxr, é por lá que vai definir a resolução base do jogo.

Última edição:
Vocês mencionando os mods VR para a franquia RE...então RE7 e RE4 remake não vieram VR nativo para o PC? somente para o playstation?

Fiz os testes aqui com o mod do RE7, e ficou muito bom, lembro de ter mexido no RE2 há um tempo atrás e foi um saco.
Aqui, no RE7 modo DX11 só consegui abrir o mod em openxr, usando o Virtual Desktop em VDXR.

Acho que o maior problema seria o Antialiasing, que já é um problema no jogo base também, desativando o "Force desable TAA" no mod ajuda um pouco, aumentar o grau de resolução pelo jogo melhora ainda mais, mas pesa horrores, dá para usar o FXAA + TAA, melhora o serrilhado, mas borra também, aquele velho problema do FXAA. Questão de texturas e ambiente, ficou muito foda, com o mod de texturas deve melhorar ainda mais.

No Padrão, não ficou tão pesado, tem que desativar algumas coisas, como Reflexo, que pesa bastante, mas ainda tenho que acertar alguns pontos para quando começar a jogar serio, há quedas em alguns lugares, mas consigo viver com isso.

Algo que ajudou muito no desempenho, e que nunca tinha mexido muito pois achei meio complicado é o OpenXR Toolkit, com ele podemos aplicar o Foveated Rendering [Renderização Foveada, Renderiza o centro da tela com maior resolução, e as bordas com menos, assim liberando desempenho, perfeito para o Quest 2], e upscalling [FSr, Nis e CAs]. Testando o Foveated Rendering, a mudança gráfica é imperceptível. Alguns locais ainda caia o fps, mas percebi que eram locais específicos, onde sempre caia ao passar ali, talvez dê para ajustar, aquela coisa também, o mesmo mal do pcista base e o Msi Afterburni também se aplica aqui, jogar sem uma tela com um monte de números ajuda.

Não achei que esse programa iria funcionar com o Re7, fica a dica.
Aqui eu deixei 85% de renderização completa e 1/4, e na outra opção 1/16. Dá para brincar com essas porcentagens.

Para jogos aberto em Openvr, openvr_fsr_app, que é mais simples de usar, e tem também alé do injetor de Upscalling, tem também da Renderização Foveada.

Quando você diz gráfico pixelado, está falando da sombras? Nas minhas pesquisas vi que ele tem um problema com as sombras pixeladas, mas tem solução, é um arquivo que coloca na pasta do mod [reframework/autorun].

Na Descrição do video tem o link do arquivo.

Dá uma olhada como deixou a resolução base no app da Meta Quest, se estiver abrindo em Openxr, é por lá que vai definir a resolução base do jogo.

openXR toolkit funciona com qualquer aplicação que usa OPENXR lol, uso a muito tempo. Realmente boa dica!

Agora me explica onde tu ativou foveated rendering na ferramenta, não sabia que dava pra usar no quest2....

EDIT: achei!

Última edição:
Vocês mencionando os mods VR para a franquia RE...então RE7 e RE4 remake não vieram VR nativo para o PC? somente para o playstation?

Isso. Porém no playstation você joga sentado usando controle convencional para jogar. ModVR é superior, pois você pode jogar em pé com os motion controlers controlando os movimentos de maneira realista. É uma excelente experiência.

RE4 é melhor jogar a versão oficial VR do meta (nativo)

E aí @Virtuality vi que tu tem esse game, é bom? Desafiador? Chato? Simples? Ou nunca nem instalei?

Divertido, peguei ele para usar Com HOTAS. Desafiador, difícil masterizar o controle da nave, acho que vale o dinheiro que pede. Mas basicamente é o mesmo tipo de missão sempre.

Pra quem está entrando no PCVR agora com o PSVR2, existe algum guia pra seguir... tipo, vamos lá, VR não é minha prioridade, mas gosto muito da tecnologia. Não é sempre que vou jogar, faço intervalos, dependendo dos jogos flat também. E enquanto eu estava com a biblioteca do PSVR2 no PS5, era bem tranquilo me organizar para jogar os jogos que me interessavam. Mas agora com a possibilidade de jogar no PC, estou bem perdido. A biblioteca aumentou de 150 pra 1300 jogos. É como se eu tivesse adquirido um novo console ou coisa do tipo.

Eu joguei outro dia Elite Dangerous via Steam. Existe formas melhores de se jogar jogos de PC? Algum sistema melhor que a Steam? E como faço para jogar jogos do Meta? O Revive seria o único método ou tem algum outro que consiga condensar todos os jogos em um só lugar?

Agradeço qualquer luz haha.

Pra quem está entrando no PCVR agora com o PSVR2, existe algum guia pra seguir... tipo, vamos lá, VR não é minha prioridade, mas gosto muito da tecnologia. Não é sempre que vou jogar, faço intervalos, dependendo dos jogos flat também. E enquanto eu estava com a biblioteca do PSVR2 no PS5, era bem tranquilo me organizar para jogar os jogos que me interessavam. Mas agora com a possibilidade de jogar no PC, estou bem perdido. A biblioteca aumentou de 150 pra 1300 jogos. É como se eu tivesse adquirido um novo console ou coisa do tipo.

Eu joguei outro dia Elite Dangerous via Steam. Existe formas melhores de se jogar jogos de PC? Algum sistema melhor que a Steam? E como faço para jogar jogos do Meta? O Revive seria o único método ou tem algum outro que consiga condensar todos os jogos em um só lugar?

Agradeço qualquer luz haha.

Como o PSVR2 não é um headset standalone, não tem como instalar aplicativos nele, então a única maneira de jogar é pelo steamVR. Quests e Pico 4 conseguem conectar no PC pela WIFI usando software próprio ou o VIRTUAL DESKTOP, é outra experiência, jogar VR sem fios é ótimo.

Jogos NATIVOS apenas nos headsets do meta, jogos do META para PC apenas usando revive mesmo, que nem sabia que funcionava ainda.

Como o PSVR2 não é um headset standalone, não tem como instalar aplicativos nele, então a única maneira de jogar é pelo steamVR. Quests e Pico 4 conseguem conectar no PC pela WIFI usando software próprio ou o VIRTUAL DESKTOP, é outra experiência, jogar VR sem fios é ótimo.

Jogos NATIVOS apenas nos headsets do meta, jogos do META para PC apenas usando revive mesmo, que nem sabia que funcionava ainda.

Entendi. Que pena, vou ficar meio limitado então. Mas de qualquer forma, está ótimo. Eu estava pensando em comprar o Quest 3, mas aí entra o problema que eu falei na mensagem anterior: eu não vou ter tempo pra jogar tanto VR quanto eu gostaria. Já não consigo jogar muito diariamente, ainda teria que me dividir entre os jogos VR e jogos flat, então não acho que compensaria o investimento, ficaria muito tempo parado pelo valor investido (fora comprar adicionais tipo o BoboVR).

Sobre o Revive, eu fui ver esse vídeo aqui, é do mês passado e o cara está jogando jogos do Meta no PSVR2, então acredito que funcione ainda haha.

Entendi. Que pena, vou ficar meio limitado então. Mas de qualquer forma, está ótimo. Eu estava pensando em comprar o Quest 3, mas aí entra o problema que eu falei na mensagem anterior: eu não vou ter tempo pra jogar tanto VR quanto eu gostaria. Já não consigo jogar muito diariamente, ainda teria que me dividir entre os jogos VR e jogos flat, então não acho que compensaria o investimento, ficaria muito tempo parado pelo valor investido (fora comprar adicionais tipo o BoboVR).

Sobre o Revive, eu fui ver esse vídeo aqui, é do mês passado e o cara está jogando jogos do Meta no PSVR2, então acredito que funcione ainda haha.

A mano, tranquilo, tem muito jogo no steam e joguei no cabo por muito tempo antes de sem fio ser uma opção no mercado, só em poder jogar já tá ótimo. Sobre o quest 3, assim, eu hoje jogo 90% do tempo em VR, até mesmo para jogar jogos flat eu to simulando uma sala de cinema onde posso jogar os jogos em um puta telão em VR, então o headset é bem usado haha. Pode também comprar um quest 2 por 1500, vai pode jogar vários jogos nativos e a imagem dele é ótima ainda para o PCVR.

Se quiser simular uma sala de cinema no psvr2 tem vários aplicativos, pode testar o bigscreen que é grátis. Eu uso o Virtual Desktop.

Users who are viewing this thread

Voltar