Achei essa explicação e achei interessante pra compartilhar.
"Computação assíncrona é um método de funcionamento em que os dados processados pela GPU não precisam seguir uma "ordem", ou seja, não dependem de um ciclo constante de dados para serem processados, bem à grosso modo, é um método "bruto" (e mais rápido) de processamento, a GCN e RDNA da AMD são mais eficientes nela, enquanto a Nvidia só implementou suporte completo à ela na arquitetura Turing, como adendo, esse método de processar dados foi implementado no Directx 12 e Vulkan, sendo que directx 11 e OpenGL usam um método onde o ciclo de dados depende um "relógio interno" da GPU e precisa seguir uma ordem (a Nvidia sempre deu um ótimo suporte a isso e deixou a computação assíncrona em segundo plano em suas GPUs, dando suporte, mas não implementando completamente a nível de hardware) por isso que as GTX 1000 rodam tão bem jogos em Directx 11, que não usam computação assíncrona, enquanto as AMD rodam mal, já no Directx 12 e Vulkan a AMD sempre rodou muito bem (vide Battlefield 1 em Directx 12 e Doom em Vulkan, que uma simples RX 480 levava uma vantagem absurda sobre a 1060), enquanto a Nvidia era somente ok, implementando completamente suporte a ela nas Turing, por isso no Red Dead Redemption, a RTX 2060 Super deixa (por uma boa margem) a 1080 Ti pra trás.
Foi uma explicação bem simplificada mesmo, pode conter erros ou faltar informações, mas acho que consegui explicar a grosso modo o que é computação assíncrona, é um topico complexo, mas muito interessante, não só para placas de vídeo, mas toda a computação de um modo geral usa os benefícios dela, se quiser se aprofundar, recomendo dar uma pesquisa nos foruns e Reddit, tem muita explicação boa"