[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde,

Estou com o seguinte problema em casa, tenho um plano de 300mb de uma provedora local que me forneceu um modem/roteador wifi meia boca e por isto quis manter com o meu roteador antigo (ARCHER C9) distribuindo a rede.

Como é uma baita burocracia deixar o modem deles em bridge, pedi que desabilitassem a wifi e o dchp do modem deles, deixando com que o Archer gerencie isto. Aí que começa o problema.

Perto do modem e na rede 5ghz a velocidade é muito boa, porém longe do modem na rede 2,4ghz a velocidade fica uma bosta, mesmo os aparelhos mostrando que o sinal está bom.

Em resumo, o alcance do sinal está bom, porém parece que não tem velocidade de conexão.

Com a operadora de antes (NET), consegui executar isso, porém com o modem deles em bridge, e funcionava correto. Velocidade ok em distâncias maiores.

Alguém sabe o que pode ser? Penso em tentar deixar o modem deles controlando tudo e meu Archer somente como Access Point. Será que resolve?

Boa tarde,

Estou com o seguinte problema em casa, tenho um plano de 300mb de uma provedora local que me forneceu um modem/roteador wifi meia boca e por isto quis manter com o meu roteador antigo (ARCHER C9) distribuindo a rede.

Como é uma baita burocracia deixar o modem deles em bridge, pedi que desabilitassem a wifi e o dchp do modem deles, deixando com que o Archer gerencie isto. Aí que começa o problema.

Perto do modem e na rede 5ghz a velocidade é muito boa, porém longe do modem na rede 2,4ghz a velocidade fica uma bosta, mesmo os aparelhos mostrando que o sinal está bom.

Em resumo, o alcance do sinal está bom, porém parece que não tem velocidade de conexão.

Com a operadora de antes (NET), consegui executar isso, porém com o modem deles em bridge, e funcionava correto. Velocidade ok em distâncias maiores.

Alguém sabe o que pode ser? Penso em tentar deixar o modem deles controlando tudo e meu Archer somente como Access Point. Será que resolve?
Você está em DuploNAT.. Pegando um IP do router da operadora e depois criando outra rede dentro do C9..

Deixe como o C9 como AP e veja se melhora..

Boa noite galera,

Vou montar uma pequena rede para a empresa na qual trabalho. Gostaria de saber quais as melhores configurações Wi-Fi para colocar nos dois TP-Link Archer C6 que vou utilizar.

Eu fiz um esqueminha bem explicativo no outro post, não vou repostar aqui pra não dar spam: https://adrenaline.com.br/forum/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1074963515

Vou colocar o do 1º andar como Router e o do 3º andar como Access Point. Aqui em casa, eu sempre usei as configuração automáticas do Wi-fi, mas por se tratar de uma empresa e ter mais gente usando, eu queria uma opinião. Se algúem puder me ajudar nas configurações do Wi-fi, agradeço.

Vlw!

Boa noite galera,

Vou montar uma pequena rede para a empresa na qual trabalho. Gostaria de saber quais as melhores configurações Wi-Fi para colocar nos dois TP-Link Archer C6 que vou utilizar.

Eu fiz um esqueminha bem explicativo no outro post, não vou repostar aqui pra não dar spam: https://adrenaline.com.br/forum/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1074963515

Vou colocar o do 1º andar como Router e o do 3º andar como Access Point. Aqui em casa, eu sempre usei as configuração automáticas do Wi-fi, mas por se tratar de uma empresa e ter mais gente usando, eu queria uma opinião. Se algúem puder me ajudar nas configurações do Wi-fi, agradeço.

Vlw!
Usa um Mikrotik br750gr3 como roteador e dois EAP245 ou Unifi UAP-AC para Access Points.

Comprei um Huawei AX3 Pro pra usar como roteador, que funcionou bem num primeiro momento, mas estava como access point e uns probleminhas de conectividade para celulares mais antigos na rede wifi6, então resolvi rotear por ele, daí quando fui configurar o Arris Tg862a da Net Virtua como bridge sem ver o manual daqui, não desliguei o DHCP e perdi completamente o controle dele (não aceita a senha padrão de fábrica) já reiniciei e resetei ele diversas vezes e nada, sempre "Invalid Username or Password"

Estou lendo o tópico desse modem a e estou vendo várias pessoas com esses erros, já tentei mudar as configurações do IPv4
Mudei o
IP para: 192.168.10.1
Mascara de sub-rede para: 255.255.255.0
Gateway padrão: 192.168.0.1
Pra ver se consigo voltar a ter acesso ao webUI do modem, mas continou com o mesmo erro de senha inválida.

Vou tentar atualizar os drivers do adaptador de rede da placa mãe como sugeriram (é só a internet deixar).

Edit: depois de atualizar os drivers a conexão caiu completamente e só aparece "Unindentified IP" quando coloco o PC conectado direto na porta 1 do modem. Já tentei religar e resetar, já fiz troubleshoot pelo cmd e nada. Já desinstalei os drivers e reinstalei os antigos, nada.

A impressão que é que depois de atualizar, o modem não está associando um IP por estar no modo bridged (que eu não consigo mudar porque nenhuma senha funciona) e mesmo conectando o roteador não estou conseguindo mais acessar a Internet. (quanto mais eu tento ajeitar, mais desgraçado fica).

Edit 2: Depois de ligar pro suporte da Net, consegui voltar a ter acesso ao Wifi pra alguns dispositivos (aleatoriamente alguns funcionam e outros não) e pelo cabo Ethernet, mas o meu gateway padrão está como 179.210.48.1 e eu nem consigo mais acesso a WebUI do modem.

Última edição:
Comprei um Huawei AX3 Pro pra usar como roteador, que funcionou bem num primeiro momento, mas estava como access point e uns probleminhas de conectividade para celulares mais antigos na rede wifi6, então resolvi rotear por ele, daí quando fui configurar o Arris Tg862a da Net Virtua como bridge sem ver o manual daqui, não desliguei o DHCP e perdi completamente o controle dele (não aceita a senha padrão de fábrica) já reiniciei e resetei ele diversas vezes e nada, sempre "Invalid Username or Password"

Estou lendo o tópico desse modem a e estou vendo várias pessoas com esses erros, já tentei mudar as configurações do IPv4
Mudei o
Pra ver se consigo voltar a ter acesso ao webUI do modem, mas continou com o mesmo erro de senha inválida.

Vou tentar atualizar os drivers do adaptador de rede da placa mãe como sugeriram (é só a internet deixar).

Edit: depois de atualizar os drivers a conexão caiu completamente e só aparece "Unindentified IP" quando coloco o PC conectado direto na porta 1 do modem. Já tentei religar e resetar, já fiz troubleshoot pelo cmd e nada. Já desinstalei os drivers e reinstalei os antigos, nada.

A impressão que é que depois de atualizar, o modem não está associando um IP por estar no modo bridged (que eu não consigo mudar porque nenhuma senha funciona) e mesmo conectando o roteador não estou conseguindo mais acessar a Internet. (quanto mais eu tento ajeitar, mais desgraçado fica).

Edit 2: Depois de ligar pro suporte da Net, consegui voltar a ter acesso ao Wifi pra alguns dispositivos (aleatoriamente alguns funcionam e outros não) e pelo cabo Ethernet, mas o meu gateway padrão está como 179.210.48.1 e eu nem consigo mais acesso a WebUI do modem.

Acha o botão de reset físico dele e mete um clips lá por uns 30 segundos kkkkk, depois disso você acessa ele com a senha padrão e só coloca em bridged, que eu me lembre não precisa fazer muito mais que isso

Acha o botão de reset físico dele e mete um clips lá por uns 30 segundos kkkkk, depois disso você acessa ele com a senha padrão e só coloca em bridged, que eu me lembre não precisa fazer muito mais que isso
Mas parte da merda é justamente isso, já resetei ele de tudo quanto é jeito, com ele ligado na tomada por 1 minuto, desligando da tomada com o reset apertado, religando enquanto mantenho o reset apertado por um minuto, resetando e desligando da tomada depois.

Nada está fazendo a senha padrão funcionar, tentei até o modo technician que descrevem no tópico e nada.

Mas eu cansei dessa merda, assinei a porra da Oi Fibra e só estou esperando vir a instalação pra cancelar.

Agora só queria botar o roteador no modo normal, porque só tá funcionando com o cabo.

Mas ainda assim, muito obrigado por responder.

Mas parte da merda é justamente isso, já resetei ele de tudo quanto é jeito, com ele ligado na tomada por 1 minuto, desligando da tomada com o reset apertado, religando enquanto mantenho o reset apertado por um minuto, resetando e desligando da tomada depois.

Nada está fazendo a senha padrão funcionar, tentei até o modo technician que descrevem no tópico e nada.

Mas eu cansei dessa merda, assinei a porra da Oi Fibra e só estou esperando vir a instalação pra cancelar.

Agora só queria botar o roteador no modo normal, porque só tá funcionando com o cabo.

Mas ainda assim, muito obrigado por responder.

Tenta replicar sua pergunta no tópico da NET, eu só não consigo te ajudar mais pois eu tenho outro modem:

Amigos uma grande dúvida.
Possuo um roteador da Net CG3000 DOCSIS 3.1 e quero conectar um roteador secundário (Mi 3) nele (via cabo de rede) para ficar cada um em um andar de casa, funcionando ambos como roteador.
Funcionou a Internet e até o Wi-Fi de ambos, só que a velocidade (possuo 240/20 mb) no Mi ficou batento 100/20mb, testei com vários cabos de rede. Quando conecto cabo na porta Lan do da Net direto para meu PC, bate a velocidade correta.

O IP da Net é 192.168.0.1 e o Mi 192.168.31.1.

Resolvi fazer um teste ontem e pluguei um cabo de rede do roteador Net (porta Lan) para porta Wan do secundário (Mi 3) e um cabo da porta Lan do Mi para o meu PC.

Verifiquei o QoS no Mi e está desativado, será que tenho que mudar o IP do Mi e alterar o cabeamento (retirar o cabo que vem do da Net para porta Lan do Mi)?
Desativei o dhcp do roteador Mi.
Será que pode ser limitação do roteador Net? Lembrando que esse roteador da Net não tem opção de QoS.
Obs: todos testes de velocidade foram realizados por cabo de rede (cabos diferentes) e nos sites Nperf e EAQ Brasil.

Uma coisa que não tem muito a ver e fugindo um pouco do assunto, é que brincando com o QoS do Mi eu consegui limitar a velocidade para 85/15 mb e testei o BufferBloat e bateu A/A, excelente. Quando faço isso pelo da Net o BufferBloat bate F e nível sinal A. Por isso pretendo utilizar o Mi conectado ao meu PC, mas só não entendi essa limitação em 100 /20 mb com o QoS desativado.
Agradeço a ajuda.

Última edição:
dhcp desligado e porta lan em modo AP
ou modem em modo bridge e o mi3 como router geralmente em duplo nat a perda de performance.

ou modem em modo bridge e o mi3 como router geralmente em duplo nat a perda de performance.
Existe alguma forma de configurar sem ter essa perda? Notei que a perda é somente na taxa de download mesmo.

Minha intenção é deixar os da Net em modo router e o Mi pode ser somente para utilizar cabeado no PC.

Modem da net alem de deixar em bridge tem que desabilitar o DHCP?

Pessoal, estou tendo um "problema complexo", aparentemente alguma incompatibilidade do meu roteador Synology RT2600ac com o DHCP WAN da Claro/NET. Acabei por abrir um tópico em separado para esse meu relato, segue o link abaixo. Não sei se teria sido melhor postar aqui, se for o caso posso apagar lá e trazer a discussão para cá.

Valeu! 👍

Pessoal esta semana instalaram finalmente meu Oi Fibra 200 Megas :) .

Bom eu tinha aqui um Oi Velox 15 Megas, com a seguinte configuração:

Um modem/router Oi Technicolor TD5130v2 ligado a um Modem/Router D-Link DSL-2740e (vulgo batman 😜, setado apenas para funcionar como router), e um Switch TP-Link 10/100 de 8 portas, no qual eu ligava os cabos coaxias RJ45 CAT5 de dois media players e uma TV Samsung, que estão na minha sala, uma vez que o Wi-Fi para streaming do Oi Velox não era bom.

Bom fazendo os cálculos e pensando um pouco melhor, tenho algumas dúvidas que gostaria de serem sanadas com a ajuda dos feras em rede, modem/router do Adrenaline Fórum.

Estou ciente dos gargalos de alguns equipamentos do meu antigo set que eram 10/100 e não gigabit.

Meu computador atual tem placa gigabit e minha TV Samsung é um 50TU8000, ano 2020; até ai tudo bem, então pensei, bem terei que comprar um switch gigabit e vi um bom custo/benefício neste Switch Gigabit Sg108 Tenda 8 Portas em torno de uns R$ 160,00 e um Router D-LINK DIR-846 (R$ 390,00) ou DIR-853 (R$430,00).

1️⃣ Mas ai eu pensei, será que vou mesmo precisar de um Switch Gigabit ou eu poderia usar as portas LAN tanto do NOKIA, quanto do Router D-Link, economizando no valor do Switch, isso é viável?

2️⃣ Outra coisa, fui comprar um cabo RJ45 de 10 metros CAT5 (para a TV Samsung 50TU8000), mas o vendedor me disse que para gigabit teria que ser CAT6, então agora tenho cabos CAT5 (antigos) e este novo CAT6, eu vou ter que comprar cabos CAT6 para substituir estes CAT5 por causa deste minha nova configuração ser de 200 Megas Fibra?

Eu lembro que quando tinha Oi Velox de 15 Megas, para os media players enxergarem via rede SMB os HD'S, internos e externos, do meu Desktop, com Windows 10, não dava certo usar as portas LAN do meu Modem/Router Technicolor, por isso tive que comprar este Switch TP-Link 10/100; porém eu só por curiosidade conectei a placa gigabit do meu Desktop na LAN1 do modem/router NOKIA e funcionou beleza, com banda de 200 megas de Download, e os cabos conectados ao meu Switch 10/100 da TP-Link (com um cabo RJ45 saindo da LAN2 do NOKIA e conectado a ele) conseguem conectar meus media players Nvidia Shield TV e Dune Solo Lite e estes lerem os HD'S internos e externos do meu Desktop com o Windows 10.

3️⃣ Estes cabos RJ45 agora que estou com Oi Fibra 200 Megas tem que ser todos CAT6 para obterem mais de 100 Megas na conexão?

4️⃣ Uma outra dúvida que eu tenho é que o IP do modem que veio configurado para acesso é o 192.168.1.254, e andei lendo na internet, não lembro bem agora onde foi, nem mesmo se foi vídeo no Youtube, e o cara dizia que este endereço tinha incompatibilidade, e que o melhor era mudar para o padrão 192.168.1.1, isto é verdade, devo fazer isso, alguém sabe porque o cara falou em incompatibilidade?

Agradeço a atenção de todos que puderem dirimir minhas dúvidas.

Att.

Druid®.

P.S. 5️⃣ Aceito sugestões para meu SET atual e o que vou precisar para tirar o máximo dos meus aparelhos com esta internet Oi Fibra de 200 Megas de Download e 60 Megas de Upload, sei lá é tudo muito novo para mim, e não sei se de repente para streaming 4K não teria problemas usar um bom router sem ligação de cabo coaxial com a TV Samsung que aceita 2.4 e 5 Hz e se os Routers que pesquisei darão conta do recado. Para quem tem mais experiência e já passou por estes problemas acredito que possa me ajudar num melhor custo benefício OK 👍.

P.S.2. 6️⃣ Para minha configuração pessoal qual seria o melhor custo/beneficio em termos de router e de marca? Vi vários vídeos e pesquisei páginas no google e gostei nessa ordem de marcas consagradas: D-Link, Asus, Tenda, TP-Link, Xiomi. Alguma sugestão diferente melhor ;;)?

Mudei o

Fácil, faz o reset físico coloque ele em outra máquina ( não pode ser no mesmo computador - depois póde voltar) e corra para o abraço!

Bom dia pessoal, queria saber se existe um DNS para o MODEM POWER BOX GVT
porque aqui só tem duas opções:

dyndns
NO-IP

ou deixo desabilitada como padrão.

Bom dia pessoal, queria saber se existe um DNS para o MODEM POWER BOX GVT
porque aqui só tem duas opções:

dyndns
NO-IP

ou deixo desabilitada como padrão.

DynsDNS e NoIP não é DNS.
É serviço de DNS dinâmico, que redireciona um endereço estático para seu ip.

Ou seja, não devo mexer nisso ai?
Só mexa se você tiver um servidor e precisar de um endereço estático e não estiver afim de pagar amais para operadora fornecer um ip estático...

Editado - podem deletar se necessario

Galera... existe real necessidade de um usuário comum usar um driver de rede que não seja o genérico do próprio Windows? Qual a real diferença? Apenas mais funções ou muda algo em questão de desempenho?

Pergunto isso pois esses dias deixei meu PC ligado a noite baixando 2 jogos na Steam e de manhã os mesmos haviam parado o download... e não, não era hibernação nem suspensão do Windows, pois eu desabilito isso aqui justamente pra evitar isso. Depois 'descobri' que o driver de rede genérico do Windows aparentemente havia deixado de funcionar devido ao tempo ocioso. Tipo, o download estava rolando (em segundo plano), mas como não havia movimento de mouse ou outras atividades em 1º plano o driver entendeu que devia ser desligado para economizar energia, pelo que entendi, e aí o download parou...

Depois disso, baixei um novo driver do site da placa mãe e ele possuía a função 'desligar esse driver para economizar energia' ou algo assim, coisa que o genérico do Windows não tinha. Desmarquei a caixa e aparentemente ele realmente não parou mais (não testei efetivamente ainda porque não precisei). Mas fiquei com essa pulga atrás da orelha... pois eu nunca havia precisado desabilitar tal função para fazer esses downloads na madruga, piorou baixar outro driver para tal.

Diante disso, será que foi alguma coincidência ou bug (da Steam, no dia, no caso) não ter parado mais os downloads ou realmente, no meu caso, agora se faz necessário usar esse driver novo? Em questão de Windows eu sempre prefiro deixar tudo o mais padrão possível, por isso se puder evitar baixar um novo driver irei fazê-lo...

Coloquei a internet Vivo Fibra de 300mb aqui em casa, trocamos todos os roteadores da casa para TpLink 10/100/1000 de alta velocidade.
Pegando direto do Modem, a internet dá os 300mb de velocidade, e com vários cabos curtos também consigo a velocidade máxima, mas 2 dos cabos (coincidentemente ou não são os únicos com 15m) limitam a 100mb. O estranho é que está escrito nos cabos que eles são Cat5e, o que mesmo com o tamanho deveria gerar a transmissão máxima, mas mesmo assim a velocidade completa não é transmitida. Será que o problema é mesmo do cabo? O tamanho ou o modelo (mesmo todos sendo Cat5e) podem gerar essa limitação?
Obrigado!

Coloquei a internet Vivo Fibra de 300mb aqui em casa, trocamos todos os roteadores da casa para TpLink 10/100/1000 de alta velocidade.
Pegando direto do Modem, a internet dá os 300mb de velocidade, e com vários cabos curtos também consigo a velocidade máxima, mas 2 dos cabos (coincidentemente ou não são os únicos com 15m) limitam a 100mb. O estranho é que está escrito nos cabos que eles são Cat5e, o que mesmo com o tamanho deveria gerar a transmissão máxima, mas mesmo assim a velocidade completa não é transmitida. Será que o problema é mesmo do cabo? O tamanho ou o modelo (mesmo todos sendo Cat5e) podem gerar essa limitação?
Obrigado!
Os cabos de 15m passam próximos a cabos de energia? Esses cabos já chegaram a fornecer mais de 100mbps?

Pessoal mais entendido de configurar redes, tenho uma dúvida. Pesquisei sobre isolamento, mas não sei se é a solução certa para o que eu preciso em casa.
O que acontece é o seguinte. Aqui temos Smart TV e TV Comum. A TV comum tem um Chromecast ligado nela pra assistir conteúdo enviado do celular e a Smart também permitem que se envie conteúdo do celular pra ela. É aí que mora o problema, na hora de enviar vídeos, aparece uma lista dos dispositivos conectados na rede, a TV Smart, o Chromecast e se tiver ligado meu PS4 ele também aparece. Aí o pessoal se confunde e envia conteúdo que era pro Chromecast para a TV ou para o Chromecast sendo que queria enviar pra TV ou para o PS4. Tudo trocado kkkkk.
Pesquisei sobre o isolamento mas não sei se essa é a solução certa pois diz que aparelhos como o Chromecast podem deixar de serem identificados na rede e aí a utilidade dele fica impedida né.

Fora isso, ainda tem vizinhos de ambos os lados aqui se confundindo na hora de ligar a TV deles e acaba ligando a daqui, aí já é questão de bluetooth, porque não usamos a mesma rede. O pior é quando mandam vídeos direto pro YouTube aqui. Você está dormindo ou é de madrugada ou bem de manhã cedo e a TV liga.

Uso dois roteadores, 1 da operadora e 1 meu mesmo da TP-Link, em cascata com o da operadora, ou seja, pensei que ter 2 roteadores separados isolaria os aparelhos conectados nos 2 de se comunicarem. Acredito que isso não acontece porque é a mesma internet afinal de contas.

é esse mesmo! Atualizei e virou outro roteador. Aumentou um pouco o alcance em 2.4 e estabilizou o 5GhZ. Depois da att ele aparece no tether. Curti esta nova versão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho 100Mb na fibra aqui e uso ele como router principal e servidor de mídia
Boa noite Alessandro Zavarov,
eu tenho esse mesmo roteador, mas fiz essa última atualização e a função de Servidor de Mídia desapareceu da pagina de configurações... vi que vc atualizou e continuou utilizando essa função, vc poderia conferir se na pagina de config do seu realmente existe a caixa de seleção com a opçao "Servidor de midia" marcado ou você só utiliza o compartilhamento de arquivos(que seria a segunda caixa de seleção) ? vc atualizou utilizando aquela firmware intermediária e depois a final ou foi direto para a final? vlw

Users who are viewing this thread

Voltar