[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
As configurações do adguard, para modificar as portas depois de já instalado, ficam em:

Depois é só reiniciar o serviço:
E para quem não quer ficar editando arquivo via nano\shell, pode instalar o pacote openssh-sftp-server:

b9nK5NJ.png

E logar no roteador via winscp usando SFTP:

Pq9YJmi.png

Pretendo instalar ele novamente, porém não sei se é melhor via docker ou normal.

@xShARkx como vc faz backup do seu SD?
Não vejo porque instalar no docker o adguard home, acho melhor ele no modo nativo\normal.

Backup do cartão SD, eu ainda não fiz rsrsrs... Eu tenho um cartão de 128 pro plus da samsung e dois de 32gb da sandisk ultra. No caso o pro plus é o meu SD principal e os outros dois eu rodo builds de teste que no momento eu parei de fazer já que eu fiquei satisfeito com o que eu aprendi até o momento! Minha próxima build agora é só quando sair o openwrt 22.03! De qualquer forma...

Aqui tem uns procedimentos para clonar o cartão:

6dgVksp.png

Os gringos falam sobre o clonezilla em uma live distro do linux ou em uma vm, não sei se alguem conhece um utilitário parecido para windows? Eu tenho que tentar fazer isso também, afinal de contas um backup em outro SD card é importante, porém, no momento estou sem tempo rsrsrsrs... Quem sabe nos próximos dias

Pretendo instalar ele novamente, porém não sei se é melhor via docker ou normal.

Dá pra fazer o backup usando o dd mesmo, só que demora um monte pra criar a imagem.

Uma maneira bacana que eu fiz agora para passar de um Sandisk Ultra para um Extreme, foi só fazer um backup das configs pela interface, gerar uma nova imagem do openwrt, gravar no cartão novo, e antes de colocar no RPi4 já popular com as configs do backup.
Fica leve e rápido.

As configurações do adguard, para modificar as portas depois de já instalado, ficam em:

Depois é só reiniciar o serviço:
Não achei nada da porta 1900 udp no .yaml

Depois de instalar o adguard parou de funcionar o unifi controller. Agora vou ter que refazer tudo :bem:

Não achei nada da porta 1900 udp no .yaml

Depois de instalar o adguard parou de funcionar o unifi controller. Agora vou ter que refazer tudo :bem:
1900 não é do adguard, isso não é porta de multicast de rede interna?
Só da stop no adguardhome que já volta temporariamente o unifi pelo menos.

top no adguardhome que já volta temporariamente o unifi pelo menos.
Não resolveu.

Removi o adguardhome e mesmo assim o unifi não inicia :vish:
Vou procurar outro serviço que não dê conflito com o unifi

Não resolveu.

Removi o adguardhome e mesmo assim o unifi não inicia :vish:
Vou procurar outro serviço que não dê conflito com o unifi

Só pra ver se é o adguard tentando responder os multicast, desativa aquelas opções de "Use private reverse DNS resolvers" e "Enable reverse resolving of clients' IP addresses".

Só pra ver se é o adguard tentando responder os multicast, desativa aquelas opções de "Use private reverse DNS resolvers" e "Enable reverse resolving of clients' IP addresses".
Já removi totalmente ele do nano, mas mesmo assim o unifi não inicia.

Error starting userland proxy: listen udp4 0.0.0.0:1900: bind: address already in use

Lá vou eu formatar o SD novamente :bem:

Já removi totalmente ele do nano, mas mesmo assim o unifi não inicia.

Error starting userland proxy: listen udp4 0.0.0.0:1900: bind: address already in use

Lá vou eu formatar o SD novamente :bem:
Antes só manda um:

netstat -pna | grep 1900

Pra gente ver quem ta consumindo essa porta.

Antes só manda um:

netstat -pna | grep 1900

Pra gente ver quem ta consumindo essa porta.
udp 0 0 0.0.0.0:1900 0.0.0.0:* 6479/miniupnpd
udp 0 0 :::1900 :::* 6479/miniupnpd

Desliguei o UPNP e agora o container iniciou :hardcore:

udp 0 0 0.0.0.0:1900 0.0.0.0:* 6479/miniupnpd
udp 0 0 :::1900 :::* 6479/miniupnpd

Desliguei o UPNP e agora o container iniciou :hardcore:
Remove ele, e starta o Adguardhome de volta, para garantir que um não vai iniciar o outro, e deve funcionar.

Remove ele, e starta o Adguardhome de volta, para garantir que um não vai iniciar o outro, e deve funcionar.
O setup normal do adguardhome q eu costumo fazer não está mais abrindo a interface web no ip:3000 :vish:

Acho que deu algum problema no meio disso tudo

O setup normal do adguardhome q eu costumo fazer não está mais abrindo a interface web no ip:3000 :vish:

Acho que deu algum problema no meio disso tudo
No /etc/adguardhome.yaml ele está com o bind port correto?
E quando sobe, no nestat ele está dando bind correto?

No /etc/adguardhome.yaml ele está com o bind port correto?
E quando sobe, no nestat ele está dando bind correto?
Consegui resolver.

Reinstalei o friendlywrt no SD, o docker compose, unifi controller e adguard.
Agora parece ok. Apenas perdi acesso aos meus AP, vou ter que resetar eles manualmente...

Essa informação de setar o ipv4 do router no setup do adguard está incorreta. O certo é selecionar "Todas as Interfaces" no Servidor DNS, senão para de receber request DNS pelo ipv6 local.

JFSWdo0.png

Outro detalhe é que caso queira reinstalar o adguard é interessante remover o arquivo adguardhome.yaml e refazer a configuração na pagina IP:3000

Até o momento tudo certo :joia:

Essa informação de setar o ipv4 do router no setup do adguard está incorreta. O certo é selecionar "Todas as Interfaces" no Servidor DNS, senão para de receber request DNS pelo ipv6 local.

JFSWdo0.png

Outro detalhe é que caso queira reinstalar o adguard é interessante remover o arquivo adguardhome.yaml e refazer a configuração na pagina IP:3000

Até o momento tudo certo :joia:
Eu olharia esses posts aqui:

Eles tem mais detalhes quanto ao adguard home.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O primeiro post é o melhor, os scripts fazendo tudo automático.

Última edição:
tenta ativar o package steering como foi falado e ativar também o software e hardware flow offloading se estiver disponível.

Só está usando dois cores dos 4 cores.

Senão der certo, a gente faz um ajuste manual. Essa é a beleza do openwrt, tudo é possível! :D

Eu mesmo aqui estou testando o CPU affinity e ajustando ele manualmente, porque quero fazer uma build do friendlywrt com ele arrumado:

S3fWISY.png

Da para ver que tem bastante CPU livre!

Para quem tem o nanopi r4s e está usando o friendlywrt e quer o mesmo setup de carga da cpu, ou seja, 1 core a53 cuidando do irq do eth0 | 1 core a72 cuidando das queues do eth0 e 1 core a53 cuidando do irq do eth1 | 1 core a72 cuidando das queues do eth1...

Use o comando ''grep eth /proc/interrupts'' para pegar os numeros do IRQ:

QuUS1Oz.png

Da para ver ai na imagem os números do IRQ e a qual eth eles pertencem.

Ai vamos aos comandos:

## IRQ do eth0 no core 2 ##
echo -n 4 > /proc/irq/31/smp_affinity

## IRQ do eth1 no core 3 ##
echo -n 8 > /proc/irq/88/smp_affinity

## Queues do eth0 no core 4 ##
echo 10 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

## Queues do eth1 no core 5 ##
echo 20 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus

OBS: Esse parâmetro "-n" que eu usei para setar o IRQ do eth0 e eth1, só é para ser usado na build do friendlywrt! Pois o friendlywrt usa kernel linux 5.15, já na snapshot direto do master do openwrt, que é kernel linux 5.10, não precisa usar esse parâmetro.

O número que você usa no "echo" e no arquivo, define quais CPUs usar. É basicamente um número binário onde cada bit representa uma CPU, após isso é só converter para hexadecimal. O bit mais à direita é CPU 0...

Logo temos:

00000001 = hex 1 = cpu 0
00000010 = hex 2 = cpu 1
00000100 = hex 4 = cpu 2
00001000 = hex 8 = cpu 3
00010000 = hex 10 = cpu 4
00100000 = hex 20 = cpu 5

Vou rodar uma build do friendlywrt daqui a pouco com essa carga desse tipo configurada por default :D
porque vc usou comandos diferente do echo 30 pra definir o A72 pra queue?

Pelo que eu entendi o HEX 30 significa 4 e 5

Como identificar quais são os núcleos a72? Sempre será o 4 e 5 pro nanopi r4s?

Eu separei manualmente para ver se teria alguma diferença do que usar 30 e sim no nano os núcleos 4 e 5 sempre serão os A72.

Pelo que o @xShARkx postou e pelo que li na internet os nucleos 5 e 6 são os dois últimos, logo sendo os bits 4 e 5 = 0x30 ou 110000 para selecionar.

Para instalar o adguard eu fiz assim
Atualizei todos os pacotes de dns
E instalei o pacote adguard pela interface
E pronto
Só configurei ele tá funcionando

Boa tarde,

Meu nanopi r4s chegou a um tempo mas só comecei a mexer nele hoje. Instalei a imagem do anaelorlinski em um cartão samsung micro sd evo plus de 32gb.

- Minha primeira duvida após instalar a imagem é como eu faço para usar todo o tamanho do cartão? O uso dele para softwares ficou em 740mb.

- A segunda duvida seria referente aos testes que fiz com SQM qos onde eu apenas ativei o Software flow offloading e o sqm em si colocando 690mb dow e 50mb up. Após os primeiros testes vi que o núcleo 4 fica 100% em uso e o núcleo 5 fica e 56% batendo quase a velocidade configurada em down. Há algo que possa ser feito para aliviar o uso desses 2 nucleos?

- A terceira duvida seria referente a imagem para o nanopi. Existe alguma imagem que seja considerada a melhor no momento?

- A quarta duvida seria como eu posso saber a quantos Ghz o processador esta operando?

- A ultima duvida seria referente a como fazer uma limpa na imagem para deixar somente oque quero usa?

- Minha primeira duvida após instalar a imagem é como eu faço para usar todo o tamanho do cartão? O uso dele para softwares ficou em 740mb.
Pra aumentar o tamanho da memoria na forma mais "fácil", rode um linux como o Ubuntu seja na maquina virtual ou seu PC, abra o utilitário "Disks" em seguida na partição do seu cartão SD, vá na partição "rootfs" e dê um resize escolhendo o tamanho que queira.
G0jagD0.png

Pode também usar o Gparted que é melhor.

- A segunda duvida seria referente aos testes que fiz com SQM qos onde eu apenas ativei o Software flow offloading e o sqm em si colocando 690mb dow e 50mb up. Após os primeiros testes vi que o núcleo 4 fica 100% em uso e o núcleo 5 fica e 56% batendo quase a velocidade configurada em down. Há algo que possa ser feito para aliviar o uso desses 2 nucleos?
Como o @xShARkx disse aqui é possível melhorar o desempenho sim, porém pra ajustar é preciso entender como funciona o esquema de afinidade como nesse exemplo

- A terceira duvida seria referente a imagem para o nanopi. Existe alguma imagem que seja considerada a melhor no momento?
Tem a do fabricante e uma do francês, teste ai e veja qual é o melhor.

- A quarta duvida seria como eu posso saber a quantos Ghz o processador esta operando?
Linha de comando htop

- A ultima duvida seria referente a como fazer uma limpa na imagem para deixar somente oque quero usa?
Tem todos os passos no site do fabricante de como fazer sua própria build, na pasta friendlywrt pelo terminal digite "make menuconfig" e escolha tudo que quiser que já venha pré instalado na build.

Dá pra fazer o backup usando o dd mesmo, só que demora um monte pra criar a imagem.

Uma maneira bacana que eu fiz agora para passar de um Sandisk Ultra para um Extreme, foi só fazer um backup das configs pela interface, gerar uma nova imagem do openwrt, gravar no cartão novo, e antes de colocar no RPi4 já popular com as configs do backup.
Fica leve e rápido.
Não faço backup com o DD, porque se o seu cartão tiver 30gb de tamanho o seu backup vai ser 30gb de tamanho, e isso faz demorar e ocupar muito espaço.
Eu faço meus backups com o tar, vai ser mais rápido e ocupar menos espaço, pra restaurar é só extrair os arquivos por cima.

Última edição:
Pra aumentar o tamanho da memoria na forma mais "fácil", rode um linux como o Ubuntu seja na maquina virtual ou seu PC, abra o utilitário "Disks" em seguida na partição do seu cartão SD, vá na partição "rootfs" e dê um resize escolhendo o tamanho que queira.
G0jagD0.png

Como o @xShARkx disse aqui é possível melhorar o desempenho sim, porém pra ajustar é preciso entender como funciona o esquema de afinidade como nesse exemplo

Linha de comando htop

Tem todos os passos no site do fabricante de como fazer sua própria build, na pasta friendlywrt pelo terminal digite "make menuconfig" e escolha tudo que quiser que já venha pré instalado na build.

Não faço backup com o DD, porque se o seu cartão tiver 30gb de tamanho o seu backup vai ser 30gb de tamanho, e isso faz demorar e ocupar muito espaço.
Eu faço meus backups com o tar, vai ser mais rápido e ocupar menos espaço, pra restaurar é só extrair os arquivos por cima.
Você usa o tar que nem esse link?

Eu nunca usei

Hoje reinstalei o sistema pra 64bits na minha Raspberry pi 4 4gb com o cartão extreme 64gb e agora está ótimo.

Última edição:
G0jagD0.png

Eu baixei a imagem da friendlywrt e nela já utiliza todo o espaço. Por esse método utilizando a feramenta do linux, o espaço a ser colocado na partiçao rootfs já vai estar livre sem uso? ou vou ter que remover de outra partição para poder colocar na partição do rootfs? Para ser feito de forma automática como na imagem da friendlywrt onde ela já utilizado todo o espaço sabe como é feito?
Sim entendo. Os núcleos 4 e 5 não são os a72 os mais fortes? Achei que eles dariam conta dos 700mb de down.

Baixei a friendlywrt mas acabei vendo que na parte de firewall nao tem a opçao de Software flow offloading. Procurei em outros lugares e nao encontrei para ativar nessa build.
Linha de comando htop
Usei essa ferramenta mas só vi as porcentagens de uso nao achei o clock do processador.
Ainda nao tenho conhecimento para criar minha propria buid hehehe. Estava pensando em pegar uma pronta e ir removendo as coisas. Ai pensei se tem alguma forma de fazer uma limpa na build removendo sem deixar rastros.

Eu baixei a imagem da friendlywrt e nela já utiliza todo o espaço. Por esse método utilizando a feramenta do linux, o espaço a ser colocado na partiçao rootfs já vai estar livre sem uso? ou vou ter que remover de outra partição para poder colocar na partição do rootfs? Para ser feito de forma automática como na imagem da friendlywrt onde ela já utilizado todo o espaço sabe como é feito?

Sim entendo. Os núcleos 4 e 5 não são os a72 os mais fortes? Achei que eles dariam conta dos 700mb de down.

Baixei a friendlywrt mas acabei vendo que na parte de firewall nao tem a opçao de Software flow offloading. Procurei em outros lugares e nao encontrei para ativar nessa build.

Usei essa ferramenta mas só vi as porcentagens de uso nao achei o clock do processador.

Ainda nao tenho conhecimento para criar minha propria buid hehehe. Estava pensando em pegar uma pronta e ir removendo as coisas. Ai pensei se tem alguma forma de fazer uma limpa na build removendo sem deixar rastros.
O Nanopi aguenta os 700 mega ou mais, o problema é que as ultimas builds do friendlywrt está com a afinidade toda zoada, use a build do francês.

E no htop é preciso ativar a opção apertando F2 > Also show CPU frequency pra você ver o clock.
D6lQ4iJ.png

Você usa o tar que nem esse link?

Eu nunca usei

Hoje reinstalei o sistema pra 64bits na minha Raspberry pi 4 4gb com o cartão extreme 64gb e agora está ótimo.
Sim também, porém eu faço direto nos arquivos, porque o DD vai usar todo o tamanho da partição "tar -czvf backup.tar.gz /folder"
mas preste atenção que as pastas dev, mnt, overlay, proc, sys, tmp, var, são arquivos temporários que rodam na RAM e não é necessário compactar elas.

Última edição:
O Nanopi aguenta os 700 mega ou mais, o problema é que as ultimas builds do friendlywrt está com a afinidade toda zoada, use a build do francês.

E no htop é preciso ativar a opção apertando F2 > Also show CPU frequency pra você ver o clock.
D6lQ4iJ.png
Show, muito obrigado :D👍

Users who are viewing this thread

Voltar