[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Acho que vale a pena apenas se vc tiver tendo instabilidades com o RPi4(como na placa de rede USB) ou se vc precisar de mais ram(para hospedar mais de uma aplicação no docker por exemplo) e o seu RPi4 tiver menos do que o nano.

Agora esse Pi aqui valeria a pena com certeza se esse fosse o caso:


Único lado ruim seria a única porta USB 2.0 :(.
Eu não acho essas benditas bananas pra vender pelo ali ☹️
 
Eu não acho essas benditas bananas pra vender pelo ali ☹️
Ainda não está disponível esse modelo, ainda está em testes:


DD4r5u3.png


Pode mandar e-mail para eles, que eles respondem rápido.
 
Bananas e raspberrys sumiram.
Nanopi e Orange estão cobrindo essa lacuna.
Só saberemos futuramente se os nanopi irão aguentar longos anos de operação, pois o os raspberry já estão consolidados em termos de qualidade e durabilidade.
Friendlyelec produz essas placas tem muitos anos já... Desde 2008 e bem antes da raspeberry, inclusive pesquisando no google hoje achei um post de um BR comentando sobre isso:

wZgIAyt.png



tfiwfCS.png


Acho que quanto a qualidade não tem muito o que questionar, e se tivesse algum erro critico de design a gente já saberia já pois é um produto de 2020. Até a case é muito bem construída, e ao olhar internamente os componentes tu vê isso tbm.
 
Última edição:
Acho que vale a pena apenas se vc tiver tendo instabilidades com o RPi4(como na placa de rede USB) ou se vc precisar de mais ram(para hospedar mais de uma aplicação no docker por exemplo) e o seu RPi4 tiver menos do que o nano.

Agora esse Pi aqui valeria a pena com certeza se esse fosse o caso:


Único lado ruim seria a única porta USB 2.0 :(.
Por enquanto o UE300 parece estável como placa de rede USB.
Também, o novo Xiaomi AX6000 hoje passou na receita sem taxar, já vai melhorar o setup.

Vou ver como vão ficar as coisas com o AX6000 quando chegar.
 
Por enquanto o UE300 parece estável como placa de rede USB.
Também, o novo Xiaomi AX6000 hoje passou na receita sem taxar, já vai melhorar o setup.

Vou ver como vão ficar as coisas com o AX6000 quando chegar.
Eu tenho um AX3600 + AX6000 em mesh...

O AX6000 sozinho já é super forte e tem alcance bem grande tanto no 2.4 como no 5 GHz. Só não esquece de ir no site do miwifi para baixar o firmware, notei que tem hora que ele não acha o ultimo firmware disponível pela atualização da interface web.
 
Eu fiz um pequeno teste, tinha um Wirelles USB com chipset ralink rt2870, suportado pelo OpenWRT. Até aí tudo bem, 2.4Ghz, alcance pequeno, mas adequado.
A ideia seria ligar só IoT nele. O problema é que os dispositivos ficam desconectando o tempo todo.

Tentei mudar várias opção de WiFi, mas não fui bem sucedido em nenhum dos casos. Tem uma lâmpada do quarto que sempre para de responder.
 
tem frete. Só vale a pena se for comprar 2 unidades ou mais alguma coisa no mesmo vendedor
 
tava aqui estudando o balanceamento do pc
ate que vi uma coisa
a eth0 só fica no cpu1 em quanto a eth1 fica no cpu2
cpu1 pega 100% de uso equanto a cpu2 pega 60% de uso
esta pensando só mexer com a eth0 deixa a carga no cpu1 e cpu 3
como são 4 núcleos para para deixa a eth1 com o cpu0 e cpu2, como não esta pegando 100% de uso acho que não é necessário mexer ainda
se alguém tiver algumas ideia melhor to ouvido as sugestão
 
instalei o pacote irqbalace
que ele fiz foi jogou o wan no cpu1 e cpu3 a maior carga fica no cpu3
e na lan jogou no cpu0 e cpu2 a maior carga ficou no cpu0
vou tentar trabalha no irq manual baseado nestes parâmetros
 
comando grep eth /proc/interrupts para localizar a eth0
grep usb /proc/interrupts para localizar a eth1 no caso a usb 3.0
no caso ficou assim

## IRQ do eth0 no core 1 ##
echo 4 > /proc/irq/28/smp_affinity

## IRQ do eth0 no core 3 ##
echo 4 > /proc/irq/28/smp_affinity

## Queues do eth0 no core 1 ##
echo 8 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

## Queues do eth0 no core 3 ##
echo 8 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus


## IRQ do xhci-hcd:usb3 no core 0 ##
echo 4 > /proc/irq/165/smp_affinity

## IRQ do xhci-hcd:usb3 no core 2 ##
echo 4 > /proc/irq/165/smp_affinity

## Queues do xhci-hcd:usb3 no core 0 ##
echo 8 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

## Queues do xhci-hcd:usb3 no core 2 ##
echo 8 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus

Obs: isto não é perfeito de 10 teste que eu fiz 3 deu 1 núcleo usando 98% , mais na pratica ta se saindo melhor que o pacote irqbalance
 
Aquele x86 com porta 2.5G está por.menos de 1000. :magico:
Dei uma olhada e só achei acima de mil a não ser seja sem memória e\ou ssd?

O que eu vi também foram outros novos com portas 2.5 Gbe e CPU's até mais fortes do que o j4125 como:
  • Celeron N5095
  • Celeron N5105
  • Pentium N6005
Comparação entre eles:


a5iDBLx.png


E nas faixa dos 2000-2500, tem com CPU - Intel Core i7-1165G7:

xBII4Wy.png


WkHW0Bs.png


Para quem for realmente hardcore kkkkk Bem superior a uma RB5009 na mesma faixa de preço! Só que as portas são 1 Gbit e não 2.5 Gbe.
 
Última edição:
Dei uma olhada e só achei acima de mil a não ser seja sem memória e\ou ssd?

O que eu vi também foram outros novos com portas 2.5 Gbe e CPU's até mais fortes do que o j4125 como:
  • Celeron N5095
  • Celeron N5105
  • Pentium N6005
Comparação entre eles:


a5iDBLx.png


E nas faixa dos 2000-2500, tem com CPU - Intel Core i7-1165G7:

xBII4Wy.png


WkHW0Bs.png


Para quem for realmente hardcore kkkkk Bem superior a uma RB5009 na mesma faixa de preço! Só que as portas são 1 Gbit e não 2.5 Gbe.
É aquele que postaram aqui mesmo, sem memória e HD.
 
Troquei as fitas dupla face condutoras dos heatsinks do RPi4 por pasta térmica.
O problema é que o heatsink não fica exatamente "preso", só "grudado" na pasta. Mas parece que melhorou um pouco as temperaturas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já que estou fazendo overlock no RPi4, e também para fazer uma "graça", pedi um cooler RGB:

 
Última edição:
Comparação interessante. Claro que depende muito do chipset, mas tira dúvidas quanto a esta implementação.
 
Nanopi tá 521 com case de metal. Dia 28 vai ter mais cupom e promoção. Quem não comprou ainda, é a oportunidade
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo