[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Para os que usam o MiniPC, alguém poderia indicar uma automação de Speedtest e ping?
Vc tem python aí? Eu rodo uns scripts no meu desktop que salvam os dados em um jsonl, não sei se te serviriam.
 
Vc tem python aí? Eu rodo uns scripts no meu desktop que salvam os dados em um jsonl, não sei se te serviriam.
Se puder disponibilizar esses script eu gostaria de experimentar eles num container do proxmox
 
Para os que usam o MiniPC, alguém poderia indicar uma automação de Speedtest e ping?
eu uso esse:


configurei pra receber notificação no telegram quando o resultado fica fora do intervalo que eu especifiquei, por exemplo, se o ping fica acima de 30ms ou a velocidade abaixo de 500Mbps

Screenshot-2023-08-21-at-16-34-15-Dashboard-WAN-B-Speedtest.png
 
Última edição:
To com um blockbit para testar
É uma pena que é fraquinho, Intel atom d525 com SSD 54gb e memória RAM não vi quantos GB é
 
Oi pessoal
Quero rodar alguns containers docker para projetos pessoais meu e talvez uns servers de alguns games pra jogar com os colegas. O intuito é deixar rodando 24/7, então o consumo de energia seria o principal critério e em segundo a memoria (talvez algo entre 4gb e 8gb bastaria).

Estava pensando em um raspberry pi, mas os preços estão bem caros e não faz muito sentido pra mim. Estava olhando o Orange Pi no aliexpress (um modelo com 8gb sem armazenamento interno, pois um sd card pro meu uso já bastaria). Recomendam ele? Existe alguma alternativa com preço atrativo?

Procurei alguns x86 com atom e celeron mais atuais no mercado livre mas sem sucesso :/
 
Oi pessoal
Quero rodar alguns containers docker para projetos pessoais meu e talvez uns servers de alguns games pra jogar com os colegas. O intuito é deixar rodando 24/7, então o consumo de energia seria o principal critério e em segundo a memoria (talvez algo entre 4gb e 8gb bastaria).

Estava pensando em um raspberry pi, mas os preços estão bem caros e não faz muito sentido pra mim. Estava olhando o Orange Pi no aliexpress (um modelo com 8gb sem armazenamento interno, pois um sd card pro meu uso já bastaria). Recomendam ele? Existe alguma alternativa com preço atrativo?

Procurei alguns x86 com atom e celeron mais atuais no mercado livre mas sem sucesso :/

Eu tenho um Orange Pi5 (8GB) que deixo rodando um Linux 24x7 para utilidades diversas (headless com DietPi). Uma das coisas que gostei é que dá para bootar direto do NVMe (coisa que o R5S apesar de ter NVMe não dava para fazer, só bootava do eMMC ou SD). Acho o desempenho muito bom.

Para x86, recomendo dar uma olhada na nova geracão de CPUs embedded da Intel (N95 ou N100). Se vc quiser arriscar (imposto importação), na Aliexpress tem uns MiniPCs com preços bem acessíveis. Eu comprei um BeeLink S12 Pro com 16GB de RAM, 500GB NVMe e CPU N100 por R$ 850,00 na Aliexpress. O desempenho é um pouco melhor que o Orange Pi5, mas a vantagem é que dá para rodar Windows (seja nativo ou VM), que no caso do Orange Pi não é possível. A única limitação desse MiniPC é que vem apenas com uma porta ethernet Gigabit (tem modelo com duas portas mas aí fica mais caro). Ainda tem opção com CPU N95 que tem um desempenho similar ao N100 porém consome mais energia, porém o preço dos mini-PCs com N95 é mais baixo, pode ser uma opção. Por exemplo, esse aqui com 8GB de RAM e 256GB de NMVe com CPU N95 está por R$ 650,00 (pouca coisa mais que um Orange Pi5).

Se você não precisar rodar x86 e for usar somente com containers ARM, o Orange Pi 5 é uma excelente relação custo/benefício.

EDITADO: para efeitos de comparação abaixo os testes do Geekbench 6 que rodei no N100 e no Orange Pi. No N100 rodei o Geekbench no Windows, e no OrangePi 5 rodei em linha de comando no DietPi (versão preview do Geekbench6 para ARM):

 
Última edição:
(offtopic)

Pergunta para o pessoal que usa o Proxmox em MiniPC. Após problemas de performance na Ethernet do Beelink S12 Pro com Linux, descobri que a razão é que por default o Linux (Ubuntu, Debian, ...) usa o driver Ethernet Realtek R8169, que não é o correto.

Trocando o driver Ethernet para o Realtek R8168 resolveu os problemas que eu estava observando (detalhes aqui). Fiz esse teste com o Ubuntu 22.03 "bare metal" , tudo certo. Problema de Ethernet resolvido.

Porém eu queria usar o Proxmox nesse PC. Percebi que os mesmos problemas da rede afetam parecem afetar as VMs, então pensei que precisaria atualizar o driver do Proxmox (que é baseado no Debian), pois a ethernet da VM é virtualizada.

Mas o mesmo procedimento que usei para trocar o driver da Ethernet no Ubuntu não funcionou no Debian do Proxmox. Descobri que o motivo é que por default o Debian do Proxmox não inclui os repositórios "non-free" por default (ver aqui). Porém descobri também que o Debian Bookworm (usado no Proxmox 8) alterou essa configuração de "non-free" para "non-free-firmware" (ver aqui).

Porém mesmo adicionando a opção "non-free-firmware" no /etc/apt/sources.list, e depois de um "apt update", ainda assim não consigo instalar o driver Realtek R8168 (apt install r8168-dkms continua falhando no Debian do Proxmox). Eu tinha testado no Ubuntu 22.03 e tinha funcionado. Parece que o Debian resolveu deprecar esse pacote (r8168-dkms)... :(

Duas perguntas:

1) Alguém já teve sucesso em trocar o driver de Ethernet do Proxmox 8 para o o Realtek R8168?
2) Se sim, o que foi feito?
 
Última edição:
Se puder disponibilizar esses script eu gostaria de experimentar eles num container do proxmox
Agora que eu vi, não é nem script, só criei um service do systemd com um timer pra rodar o speedtest-cli e jogar os resultados num jsonl, vou jogar eles aqui caso sirvam de algo:

Service:
Código:
[Unit]
Description=Internet Speed Logger

[Service]
User=igor
Type=oneshot
ExecStart=/usr/bin/sh -c 'speedtest --json >> /home/igor/Documents/Code/speedtest/results.jsonl'

Timer:
Código:
[Unit]
Description=Speed Test Logger

[Timer]
OnBootSec=10min
OnUnitActiveSec=30min

[Install]
WantedBy=timers.target

Os rsultados desse jsonl vez ou outra eu só carrego num notebook pra plotar gráficos, acho que já postei em outro tópico um belo tempo atrás:
11643801732.png


Há uns meses tô fazendo testes rotineiros na minha internet, a cada meia hora. Tenho 5153 pontos de teste, oq dá uns ~107 dias, segue resultados:

Histograma de downloads:
fB7H8MT.png

Histograma de uploads:
nPVNteJ.png

Histograma de ping:
k6r7icO.png

Média de download por hora do dia:
L3tRMEh.png

A linha dos 80Mbps é o mínimo contractual legal que podem me oferecer. O legal é que dá pra ver que no horário da noite a velocidade cai um pouco, provavelmente pq é o horário que o pessoal aqui de casa vai assistir netflix ou coisas do tipo.
Também é raro bater os 200Mbps, muito provavelmente por conta das minhas configs de QoS no roteador.

Média de upload por hora do dia:
p4x3LSu.png


Média de ping por hora do dia:
maXb0sW.png

Esse é meu gráfico favorito pq dá pra notar facilmente qual o horário que a vivo reseta meu roteador pra atualizar o IP.

O mesmo gráfico de antes, só que em escala log pra ter noção melhor dos valores:
TorijVo.png



Pena que não parecem atender aqui no meu bairro (parnamirim) :(
 
(offtopic)

Pergunta para o pessoal que usa o Proxmox em MiniPC. Após problemas de performance na Ethernet do Beelink S12 Pro com Linux, descobri que a razão é que por default o Linux (Ubuntu, Debian, ...) usa o driver Ethernet Realtek R8169, que não é o correto.

Trocando o driver Ethernet para o Realtek R8168 resolveu os problemas que eu estava observando (detalhes aqui). Fiz esse teste com o Ubuntu 22.03 "bare metal" , tudo certo. Problema de Ethernet resolvido.

Porém eu queria usar o Proxmox nesse PC. Percebi que os mesmos problemas da rede afetam parecem afetar as VMs, então pensei que precisaria atualizar o driver do Proxmox (que é baseado no Debian), pois a ethernet da VM é virtualizada.

Mas o mesmo procedimento que usei para trocar o driver da Ethernet no Ubuntu não funcionou no Debian do Proxmox. Descobri que o motivo é que por default o Debian do Proxmox não inclui os repositórios "non-free" por default (ver aqui). Porém descobri também que o Debian Bookworm (usado no Proxmox 8) alterou essa configuração de "non-free" para "non-free-firmware" (ver aqui).

Porém mesmo adicionando a opção "non-free-firmware" no /etc/apt/sources.list, e depois de um "apt update", ainda assim não consigo instalar o driver Realtek R8168 (apt install r8168-dkms continua falhando no Debian do Proxmox). Eu tinha testado no Ubuntu 22.03 e tinha funcionado. Parece que o Debian resolveu deprecar esse pacote (r8168-dkms)... :(

Duas perguntas:

1) Alguém já teve sucesso em trocar o driver de Ethernet do Proxmox 8 para o o Realtek R8168?
2) Se sim, o que foi feito?
Da uma olhada nesse post aqui e vê se te ajuda em algo
 
Oi pessoal
Quero rodar alguns containers docker para projetos pessoais meu e talvez uns servers de alguns games pra jogar com os colegas. O intuito é deixar rodando 24/7, então o consumo de energia seria o principal critério e em segundo a memoria (talvez algo entre 4gb e 8gb bastaria).

Estava pensando em um raspberry pi, mas os preços estão bem caros e não faz muito sentido pra mim. Estava olhando o Orange Pi no aliexpress (um modelo com 8gb sem armazenamento interno, pois um sd card pro meu uso já bastaria). Recomendam ele? Existe alguma alternativa com preço atrativo?

Procurei alguns x86 com atom e celeron mais atuais no mercado livre mas sem sucesso :/
Eu peguei um Chatreey N100 8GB e 128GB SSD por R$755 em 12x. Tem duas portas de rede. Pedido saiu da China dia 31 de julho, chegou no Brasil dia 4 de agosto, passou sem taxas e foi entregue dia 14. Uma semana antes desse pedido, comprei um chaveiro de R$20 no Ali. A empresa colocou no papel o custo de U$0,65 e a receita taxou em R$3,26 :miau:
Modelo, R$667: https://pt.aliexpress.com/item/1005005076549630.html

Da uma olhada nesse post aqui e vê se te ajuda em algo

Valeu, meu miniPC tb tá com esse, instalei o Proxmox no final de semana mas ainda não tive tempo de configurar.
 
Da uma olhada nesse post aqui e vê se te ajuda em algo


Obrigado. Exatamente o que eu comentei, porém a solução apresentada (que eu já tinha testado) não funciona numa instalação limpa do Proxmox 8. Já mudei o sources mas continua dando erro:

Código:
root@beepc:/etc/apt# cat sources.list
deb http://ftp.br.debian.org/debian bookworm main contrib non-free-firmware
deb http://ftp.br.debian.org/debian bookworm-updates main contrib non-free-firmware

deb http://download.proxmox.com/debian/pve bookworm pve-no-subscription

# security updates
deb http://security.debian.org bookworm-security main contrib non-free-firmware

Código:
root@beepc:~# apt install r8168-dkms
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
E: Unable to locate package r8168-dkms
root@beepc:~#
 
Última edição:
Obrigado. Exatamente o que eu comentei, porém a solução apresentada (que eu já tinha testado) não funciona numa instalação limpa do Proxmox 8. Já mudei o sources mas continua dando erro:

Código:
root@beepc:/etc/apt# cat sources.list
deb http://ftp.br.debian.org/debian bookworm main contrib non-free-firmware
deb http://ftp.br.debian.org/debian bookworm-updates main contrib non-free-firmware

deb http://download.proxmox.com/debian/pve bookworm pve-no-subscription

# security updates
deb http://security.debian.org bookworm-security main contrib non-free-firmware

Código:
root@beepc:~# apt install r8168-dkms
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
E: Unable to locate package r8168-dkms
root@beepc:~#
Vc lembrou de dar um apt update depois de modificar os repositórios?
 
Obrigado. Exatamente o que eu comentei, porém a solução apresentada (que eu já tinha testado) não funciona numa instalação limpa do Proxmox 8. Já mudei o sources mas continua dando erro:

Código:
root@beepc:/etc/apt# cat sources.list
deb http://ftp.br.debian.org/debian bookworm main contrib non-free-firmware
deb http://ftp.br.debian.org/debian bookworm-updates main contrib non-free-firmware

deb http://download.proxmox.com/debian/pve bookworm pve-no-subscription

# security updates
deb http://security.debian.org bookworm-security main contrib non-free-firmware

Código:
root@beepc:~# apt install r8168-dkms
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
E: Unable to locate package r8168-dkms
root@beepc:~#
Você está colocando o non-free-firmware mas na pagina do package fala para utilizar o non-free.
 
Você está colocando o non-free-firmware mas na pagina do package fala para utilizar o non-free.

No Debian Bookworm o "non-free" dá erro e manda usar "non-free-firmware"(por mais que essa URL que vc passou diga que deveria funcionar). Já tinha mencionado isso no meu post original:

(...) Porém descobri também que o Debian Bookworm (usado no Proxmox 8) alterou essa configuração de "non-free" para "non-free-firmware" (ver aqui)(...)

E se vc quiser vai aí mais outra referência sobre essa mudança:

 
Pessoal, estou fazendo testes com ipv6, o windows disse que estou com ipv6 com internet mas não navego. uso brisanet, alguma dica?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui pessoal. Tive que fazer estas configurações na Brisanet que não usa pppoe:






 
Última edição:
Oi galera,

consegui no proxmox, criar uma VM de OpenWRT, outra de Home assistant, e uma LXC rodando uns serviços no docker, em um mini pc de 4 portas ethernet.

passei 3 portas direto pra VM do openwrt e a ultima deixei de acesso ao proxmox e uso dos LXC rodando docker.

ficou daora.

pluguei um ventilador usb que tava sobrando e ele fica soprando lá no bixinho que tava esquentado kkkkkk.
 
No Debian Bookworm o "non-free" dá erro e manda usar "non-free-firmware"(por mais que essa URL que vc passou diga que deveria funcionar). Já tinha mencionado isso no meu post original:



E se vc quiser vai aí mais outra referência sobre essa mudança:

Nesse link mesmo tem o .deb para baixar do driver, já tentou instalar por ele?
 
Nesse link mesmo tem o .deb para baixar do driver, já tentou instalar por ele?

A instalação do .deb até funciona, mas na hora de habilitar o mesmo dá erro "FATAL: Module r8168 not found in directory /lib/modules/6.2.16.-8-pve".

O pior é que removi o r8169 e agora estou sem rede no Proxmox...

De qquer maneira tinha testado novamente uma VM com Ubuntu server, e aparentemente o problema não aconteceu de novo (mesmo com o driver default r8169 no Proxmox). Vou testar mais assim que eu conseguir reativar o driver r8169 da ethernet...

EDITADO: mesmo com o driver default incorreto r8169 o desempenho das VMs está OK agora. A única diferença foi que atualizei os repositórios do Proxmox para "non-subscription" e dei um apt update no Proxmox. Acho que fizeram alguma coisa q resolveu o problema. Interessante, pois com Ubuntu nativo (bare metal) só consegui resolver o problema removendo o driver do r8169 e instalando o r8168...
 
Última edição:
Qual transcrever que tu comprou?

Eu acabei comprando no ali, o cabo e os transcrever:

https://a.aliexpress.com/_mPvX610

https://a.aliexpress.com/_m0uxE0A

Espero que seja que nem contigo, plugar no UDM-SE e sair usando 😁
Uns meses atrás eu comprei 10 destes: ( R$ 31 agora ... paguei 35 na época )

Até então usava apenas cordôes de 3m e 10m.
 
Aos entendidos de Openwrt.

Agora vou instalar Ddns, Openvpn, WireGuard e por último o SQM Cake.
Faço isso por enquanto com só uma conexão (Vivo) ou após realizar o load balance com o outro link (Oi)?

Load balance antes ou depois?
 
Aos entendidos de Openwrt.

Agora vou instalar Ddns, Openvpn, WireGuard e por último o SQM Cake.
Faço isso por enquanto com só uma conexão (Vivo) ou após realizar o load balance com o outro link (Oi)?

Load balance antes ou depois?
Teste tudo isso antes de se aventurar no load balance pra ter certeza que está tudo ok antes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo