• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Galera, alguns dos senhores sabem usar esse pacote Qosify do openwrt ?

Parece promissor.
só de curiosidade, qual seria a necessidade de de fazer marcação de dscp de forma manual nos pacotes?

só lembrando que grande maioria dos ISP simplesmente descartam essa marcação na rede deles, ou ate pior alteram pra uma marcação de tira a prioridade do pacote em si.
 

 
só de curiosidade, qual seria a necessidade de de fazer marcação de dscp de forma manual nos pacotes?

só lembrando que grande maioria dos ISP simplesmente descartam essa marcação na rede deles, ou ate pior alteram pra uma marcação de tira a prioridade do pacote em si.
nao faço ideia do que é isso
Senhores, aparentemente a ideia eh marcar os pacotes mais importantes e fazer eles nao serem dropados enquanto o cake faz o trabalho, dropando assim pacote de downloads por exemplo, inves de um de voz, video, jogos etc.
Eh um cake com marcação de DSCP, foi o que eu entendi.

Sobre os servidores tirarem a marcação, é isso que eu queria saber, se alguem ja testou e viu que não anda adiantando de nada marcação DSCP com a Vivo e Oi por exemplo.
 
Senhores, aparentemente a ideia eh marcar os pacotes mais importantes e fazer eles nao serem dropados enquanto o cake faz o trabalho, dropando assim pacote de downloads por exemplo, inves de um de voz, video, jogos etc.
Eh um cake com marcação de DSCP, foi o que eu entendi.

Sobre os servidores tirarem a marcação, é isso que eu queria saber, se alguem ja testou e viu que não anda adiantando de nada marcação DSCP com a Vivo e Oi por exemplo.
dos ISP que uso aqui em BH.
na claro, algar(acabei de assinar), um local, e o 4g da vivo, todos dropam marcação dscp.

quem deveria fazer a marcação do pacote é a própria aplicação no caso, programas de voip(discord, skype whatsapp e esses outroas maiores) todos marcam o pacote. já jogo, é balaio de gato total.

a real é a seguinte o @Arcanidus, como os isp descartam essa marcação, então nem vale apena perder poder de processamento com isso.
ao invés de querer marca cada pacote, configura no openwrt o SQM pra enviar o ECN.

com velocidade configurada correta no sqm, quando bater nela o openwrt vai mandar aviso de ECN e o sistema operacional do cliente que vai reter os pacotes sem dropar eles.
vale tanto para o download quanto upload, no caso o download o aviso ECN vai pro gateway da operadora, ae de novo é roleta russa saber se o lado deles suporta ou não e pra piorar é mais zuado do que o DSCP, pq varia de gateway pra gateway que ti atende dentro de uma mesma operadora, já quando o aviso é pro lado do upload vai pro dispositivo interno onde praticamente todos os OS atuais tem ECN ativo por padrão.

a detalhe, ter um ISP que não descarta o DSCP é coisa rara, se todos respeitassem essas marcações, não haveria a necessidade artificial de que se o problema é "perda de pacote", "jogo travando", "voz ruim na chamada" ser resolvido magicamente contratando um planinho mais salgado de maior velocidade.
 
Última edição:
cara tem algum tópico ensinando a configurar SQM do jeito correto? a documentação do openwrt parece obsoleta, de 2017. Vejo muita informação conflitante, muita gente fala que tem q usar cake e ponto final, já vi tópico gente explicando que acima de 100mbs cake perde o sentido e é melhor usar fq_codel + simplest_tbf.

Tem que mexer naquelas configs avançadas ou é só colocar ethernet with overhead e 44?

Como se mede e calcula a banda que tem q colocar no SQM? estou usando 90% do valor q medi no cloudflare speedtest
 
cara tem algum tópico ensinando a configurar SQM do jeito correto? a documentação do openwrt parece obsoleta, de 2017. Vejo muita informação conflitante, muita gente fala que tem q usar cake e ponto final, já vi tópico gente explicando que acima de 100mbs cake perde o sentido e é melhor usar fq_codel + simplest_tbf.

Tem que mexer naquelas configs avançadas ou é só colocar ethernet with overhead e 44?

Como se mede e calcula a banda que tem q colocar no SQM? estou usando 90% do valor q medi no cloudflare speedtest
Adoraria umas explorações nesses asssuntos, to querendo balancear dois links de 500mb um da vivo e um da oi, e queria saber as melhores configurações, pra 10 PCs em rede jogando e alguns dispositivos IoT.


Código:
ROUND TRIP TIME PARAMETERS         top
       Active Queue Management (AQM) consists of embedding congestion
       signals in the packet flow, which receivers use to instruct
       senders to slow down when the queue is persistently occupied.
       CAKE uses ECN signalling when available, and packet drops
       otherwise, according to a combination of the Codel and BLUE AQM
       algorithms called COBALT.

       Very short latencies require a very rapid AQM response to
       adequately control latency.  However, such a rapid response tends
       to impair throughput when the actual RTT is relatively long.
       CAKE allows specifying the RTT it assumes for tuning various
       parameters.  Actual RTTs within an order of magnitude of this
       will generally work well for both throughput and latency
       management.

       At the 'lan' setting and below, the time constants are similar in
       magnitude to the jitter in the Linux kernel itself, so congestion
       might be signalled prematurely. The flows will then become sparse
       and total throughput reduced, leaving little or no back-pressure
       for the fairness logic to work against. Use the "metro" setting
       for local lans unless you have a custom kernel.

       rtt TIME
            Manually specify an RTT.

       datacentre
            For extremely high-performance 10GigE+ networks only.
       Equivalent to rtt 100us.

       lan
            For pure Ethernet (not Wi-Fi) networks, at home or in the
       office.  Don't use this when shaping for an Internet access link.
       Equivalent to rtt 1ms.

       metro
            For traffic mostly within a single city.  Equivalent to rtt
       10ms.

       regional
            For traffic mostly within a European-sized country.
       Equivalent to rtt 30ms.

       internet (default)
            This is suitable for most Internet traffic.  Equivalent to
       rtt 100ms.

       oceanic
            For Internet traffic with generally above-average latency,
       such as that suffered by Australasian residents.  Equivalent to
       rtt 300ms.

       satellite
            For traffic via geostationary satellites.  Equivalent to rtt
       1000ms.

       interplanetary
            So named because Jupiter is about 1 light-hour from Earth.
       Use this to (almost) completely disable AQM actions.  Equivalent
       to rtt 3600s.

dos ISP que uso aqui em BH.
na claro, algar(acabei de assinar), um local, e o 4g da vivo, todos dropam marcação dscp.

quem deveria fazer a marcação do pacote é a própria aplicação no caso, programas de voip(discord, skype whatsapp e esses outroas maiores) todos marcam o pacote. já jogo, é balaio de gato total.

a real é a seguinte o @Arcanidus, como os isp descartam essa marcação, então nem vale apena perder poder de processamento com isso.
ao invés de querer marca cada pacote, configura no openwrt o SQM pra enviar o ECN.

com velocidade configurada correta no sqm, quando bater nela o openwrt vai mandar aviso de ECN e o sistema operacional do cliente que vai reter os pacotes sem dropar eles.
vale tanto para o download quanto upload, no caso o download o aviso ECN vai pro gateway da operadora, ae de novo é roleta russa saber se o lado deles suporta ou não e pra piorar é mais zuado do que o DSCP, pq varia de gateway pra gateway que ti atende dentro de uma mesma operadora, já quando o aviso é pro lado do upload vai pro dispositivo interno onde praticamente todos os OS atuais tem ECN ativo por padrão.

a detalhe, ter um ISP que não descarta o DSCP é coisa rara, se todos respeitassem essas marcações, não haveria a necessidade artificial de que se o problema é "perda de pacote", "jogo travando", "voz ruim na chamada" ser resolvido magicamente contratando um planinho mais salgado de maior velocidade.
Obrigado pela resposta!
Eu estava lendo a pouco algumas coisas no site do openwrt e lá ja dizia que o cake tem esse ECN ligado por padrão ? Ou tenho que ligar alguma opção ?
 
Última edição:
cara tem algum tópico ensinando a configurar SQM do jeito correto? a documentação do openwrt parece obsoleta, de 2017. Vejo muita informação conflitante, muita gente fala que tem q usar cake e ponto final, já vi tópico gente explicando que acima de 100mbs cake perde o sentido e é melhor usar fq_codel + simplest_tbf.

Tem que mexer naquelas configs avançadas ou é só colocar ethernet with overhead e 44?

Como se mede e calcula a banda que tem q colocar no SQM? estou usando 90% do valor q medi no cloudflare speedtest

Faz tempo que eu testei o SQM aqui, acho que um ano mais ou menos, e acima de 100mbps ele simplesmente travava o download em 100mbps e fazia o QoS ou acima de 100mbps não fazia nada

Sei que tirei aqui... se alguém testar ai me avisa se ele voltou a fazer algo útil acima de 100mbps.

Sei que no meu edge router X no 23.05.x tem driver bem feito e agora ele consegue, ativando aceleração de hardware NAT, rotear 2gbps, 1gbps up e 1gbps dow simultâneo... Então sei menos ainda se o SQM funciona agora direito... antes nem suportava a aceleração de hardware, não sei se agora suporta.
 
Faz tempo que eu testei o SQM aqui, acho que um ano mais ou menos, e acima de 100mbps ele simplesmente travava o download em 100mbps e fazia o QoS ou acima de 100mbps não fazia nada

Sei que tirei aqui... se alguém testar ai me avisa se ele voltou a fazer algo útil acima de 100mbps.

Sei que no meu edge router X no 23.05.x tem driver bem feito e agora ele consegue, ativando aceleração de hardware NAT, rotear 2gbps, 1gbps up e 1gbps dow simultâneo... Então sei menos ainda se o SQM funciona agora direito... antes nem suportava a aceleração de hardware, não sei se agora suporta.
Aceleração de hw atrapalha o SQM, só alguns HWs mais novos conseguem trabalhar assim.
 
Alguém mais notou que a Topton não está mais enviando produtos para o Brasil?
 
Switch pequeno, de baixo custo, mas util para pequenos roteadores e redes locais. É gerenciavel.
4 portas de 2.5Gb/s base-t e 2 portas sfp+ de 10Gb/s.

Aguardem cair a R$ 250 ou menos. O imposto cai de forma significativa. Na black friday paguei R$ 275,00 incluindo frete, descontos e impostos.

Cuidado para não comprarem a versão não gerenciavel. A diferença de preço é pequena.
 
Switch pequeno, de baixo custo, mas util para pequenos roteadores e redes locais. É gerenciavel.
4 portas de 2.5Gb/s base-t e 2 portas sfp+ de 10Gb/s.

Aguardem cair a R$ 250 ou menos. O imposto cai de forma significativa. Na black friday paguei R$ 275,00 incluindo frete, descontos e impostos.

Cuidado para não comprarem a versão não gerenciavel. A diferença de preço é pequena.
Como é a interface de gerência? Comprei um com 8 SFP+ L3 e a interface é bem completa, se não tiver internet pra traduzir se dá mal por ser toda chinesa hahaha
 
Como é a interface de gerência? Comprei um com 8 SFP+ L3 e a interface é bem completa, se não tiver internet pra traduzir se dá mal por ser toda chinesa hahaha
A interface ( horrível ) é em inglês usando um html pré histórico, Funciona ...É quase idendica ao do switch 8 2.5 +1 sfp+ .
Esse é somente L2, Logo sem roteamento.
 
A interface ( horrível ) é em inglês usando um html pré histórico, Funciona ...É quase idendica ao do switch 8 2.5 +1 sfp+ .
Esse é somente L2, Logo sem roteamento.


Esse que eu comprei no ali, o único problema que eu tive foi que ele não está salvando alteração ha velocidade das portas. Preciso deixar uma delas em 2.5gb por causa do módulo SFP+, meu PC é mini PC então não consigo colocar placas PCI para usar 10gb na fibra direto.

Link do Switch
 


Esse que eu comprei no ali, o único problema que eu tive foi que ele não está salvando alteração ha velocidade das portas. Preciso deixar uma delas em 2.5gb por causa do módulo SFP+, meu PC é mini PC então não consigo colocar placas PCI para usar 10gb na fibra direto.

Link do Switch
Testei o switch de 6 portas com o ODI 34X 2C2. Fixei a porta em 2.5Gb/s e funcionou direto.
sw04-01.png

sw04-02.png

Nestes switches Realtek tem que salvar a configuração após o apply.

Drepois vou testar no Xikestor de 8 portas 2.5 e 1 porta sfp+, para ver se tem problema no save destas configurações.
 
Testei o switch de 6 portas com o ODI 34X 2C2. Fixei a porta em 2.5Gb/s e funcionou direto.
sw04-01.png

sw04-02.png

Nestes switches Realtek tem que salvar a configuração após o apply.

Drepois vou testar no Xikestor de 8 portas 2.5 e 1 porta sfp+, para ver se tem problema no save destas configurações.
Eu acho que salvei essas alterações que eu fiz, quando eu voltar pra casa vou testar se sim ou se preciso salvar mesmo.

Tu tá aquecendo água com o ODI? 🤣

Eu tenho um que é a versão GPON apenas, eu errei quando comprei e não peguei a versão XPON que também funciona como GPON. A minha acho que já torrou e não tá mais funcionando, eu coloquei uma Vsol 2802rh e está funcionando de boa até agora. Estou pensando se compro o ODI XPON pra usar direto numa entrada SFP+, mas aí vou ficar com a Vsol sem uso ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testei o switch de 6 portas com o ODI 34X 2C2. Fixei a porta em 2.5Gb/s e funcionou direto.
sw04-01.png

sw04-02.png

Nestes switches Realtek tem que salvar a configuração após o apply.

Drepois vou testar no Xikestor de 8 portas 2.5 e 1 porta sfp+, para ver se tem problema no save destas configurações.
Tu pegou o xikestor com 8 Rj45 ou 8 SFP+? Eu peguei o com 8 portas SFP+ ...
 
Eu acho que salvei essas alterações que eu fiz, quando eu voltar pra casa vou testar se sim ou se preciso salvar mesmo.

Tu tá aquecendo água com o ODI? 🤣

Eu tenho um que é a versão GPON apenas, eu errei quando comprei e não peguei a versão XPON que também funciona como GPON. A minha acho que já torrou e não tá mais funcionando, eu coloquei uma Vsol 2802rh e está funcionando de boa até agora. Estou pensando se compro o ODI XPON pra usar direto numa entrada SFP+, mas aí vou ficar com a Vsol sem uso ...
O meu é a versão xpon e não passa de 55ºC ( baixo para um dispositivo tão compacto ).
44ºC agora.
sw04-03.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo