• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Última edição:
O R4S chegou ontem. Pelo tamanho, achei que fosse mais leve (não é uma crítica). Gostei bastante do acabamento.

Para as configurações iniciais, usei o carregador do S23 para ligar o R4S. Preciso comprar uma fonte nova.
:limo:


Seguindo as dicas do povo aqui, optei por usar o sistema de arquivos squashfs. Só estou esperando chegar o SG108PE para começar a usar o novo setup.

Aos que estão com o R4S, vocês usam packet steering/irqbalance?

---

Gostei da ideia desse gringo, um stand para o R4S:

---

Uma pergunta não relacionada: alguém já tentou usar IPFire nesses ARMs da vida? Ou é melhor continuar no OpenWrt mesmo?

No meu R4S (com OpenWrt) deixo o packet steering habilitado. Não uso o irqbalance.
 
O R4S chegou ontem. Pelo tamanho, achei que fosse mais leve (não é uma crítica). Gostei bastante do acabamento.

Para as configurações iniciais, usei o carregador do S23 para ligar o R4S. Preciso comprar uma fonte nova.
:limo:


Seguindo as dicas do povo aqui, optei por usar o sistema de arquivos squashfs. Só estou esperando chegar o SG108PE para começar a usar o novo setup.

Aos que estão com o R4S, vocês usam packet steering/irqbalance?

---

Gostei da ideia desse gringo, um stand para o R4S:
IMG_8142.jpg


---

Uma pergunta não relacionada: alguém já tentou usar IPFire nesses ARMs da vida? Ou é melhor continuar no OpenWrt mesmo?
Tô usando uma fonte USB-C 5V 4A, até agora tudo certo.

Não uso packet steering nem irqbalance, deixo irq e receive packet steering setados manualmente pros núcleos que quero. Ref:
Quanto a suporte, deixei o meu colado na parede msm.
 
Estou com um problema estranho.

O roteador consegue pingar endereços IPv6. Os clientes conectados ao roteador, não.

A ONT da Oi não está em bridge, segui os passos descritos nessa página: https://openwrt.org/docs/guide-user/network/wan/dmz-based-bridge-mode.

As configurações do roteador, com OpenWrt, são as padrões, sem nada modificado. Alguém sabe o que pode ser?
 
Tô usando uma fonte USB-C 5V 4A, até agora tudo certo.

Não uso packet steering nem irqbalance, deixo irq e receive packet steering setados manualmente pros núcleos que quero. Ref:
Quanto a suporte, deixei o meu colado na parede msm.
O meu está também na parede, mas improvisei um tipo de arame preso em dois parafusos que sustentam o R4S.

Pesquisei para comprar um supore de ONU para colocar o R4S, mas são todos meio grandes (11x11cm enquanto no R4S tem 7,5x7,5cm se não me engano).

 
Teus clientes estão recebendo IPV6 corretamente? Tive um problema semelhante quando estava "apanhando" para configurar o IPV6 da Vivo na Openwrt....

Aqui uso a ONU VSol em bridge e um mini-pc como roteador com Openwrt...

Meu PC com Windows 11:
D:\Users\_tesla_>ipconfig /all Configuração de IP do Windows Nome do host. . . . . . . . . . . . . . . . : tesla Sufixo DNS primário . . . . . . . . . . . . : Tipo de nó. . . . . . . . . . . . . . . . . : híbrido Roteamento de IP ativado. . . . . . . . . . : não Proxy WINS ativado. . . . . . . . . . . . . : não Lista de pesquisa de sufixo DNS . . . . . . : HSH Adaptador Ethernet Ethernet: Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . : HSH Descrição . . . . . . . . . . . . . . . . . : Intel(R) Ethernet Connection (2) I219-V Endereço Físico . . . . . . . . . . . . . . : 40-8D-5C-78-51-51 DHCP Habilitado . . . . . . . . . . . . . . : Sim Configuração Automática Habilitada. . . . . : Sim Endereço IPv6 . . . . . . . . . . : 2804:7f0:7a01:c876:fd17:93ab:96e5:14eb(Preferencial) Endereço IPv6 . . . . . . . . . . : fd7e:c511:f07:0:6a8b:c39d:7be3:873f(Preferencial) Endereço IPv6 Temporário. . . . . . . . : 2804:7f0:7a01:c876:ecf4:6708:1710:4f95(Preferencial) Endereço IPv6 Temporário. . . . . . . . : fd7e:c511:f07:0:3547:a43d:8951:a950(Preterido) Endereço IPv6 Temporário. . . . . . . . : fd7e:c511:f07:0:f480:89ef:636d:7ef4(Preferencial) Endereço IPv6 de link local . . . . . . . . : fe80::2ae0:9875:544b:20c9%6(Preferencial) Endereço IPv4. . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.2.179(Preferencial) Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0 Concessão Obtida. . . . . . . . . . . . . . : domingo, 18 de fevereiro de 2024 08:08:20 Concessão Expira. . . . . . . . . . . . . . : domingo, 18 de fevereiro de 2024 23:20:39 Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : fe80::2e0:4cff:fe76:961%6 192.168.2.1 Servidor DHCP . . . . . . . . . . . . . . . : 192.168.2.1 IAID de DHCPv6. . . . . . . . . . . . . . . : 188779868 DUID de Cliente DHCPv6. . . . . . . . . . . : 00-01-00-01-2D-46-FD-CD-F4-F2-6D-06-C7-9D Servidores DNS. . . . . . . . . . . . . . . : fd7e:c511:f07::1 192.168.2.1 NetBIOS em Tcpip. . . . . . . . . . . . . . : Habilitado

Fazendo "ping -6 openwrt.org:
D:\Users\_tesla_>ping -6 openwrt.org Disparando openwrt.org [2a03:b0c0:3:d0::1a51:c001] com 32 bytes de dados: Resposta de 2a03:b0c0:3:d0::1a51:c001: tempo=217ms Resposta de 2a03:b0c0:3:d0::1a51:c001: tempo=216ms Resposta de 2a03:b0c0:3:d0::1a51:c001: tempo=216ms Resposta de 2a03:b0c0:3:d0::1a51:c001: tempo=216ms Estatísticas do Ping para 2a03:b0c0:3:d0::1a51:c001: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda), Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos: Mínimo = 216ms, Máximo = 217ms, Média = 216ms D:\Users\_tesla_>

Verifica as cfgs ai...👍✌️
 
Estou com um problema estranho.

O roteador consegue pingar endereços IPv6. Os clientes conectados ao roteador, não.

A ONT da Oi não está em bridge, segui os passos descritos nessa página: https://openwrt.org/docs/guide-user/network/wan/dmz-based-bridge-mode.

As configurações do roteador, com OpenWrt, são as padrões, sem nada modificado. Alguém sabe o que pode ser?
Essas imagens de configuração eu peguei aqui no forum de quando usava IPV6 na Oi, não achei a postagem, peço desculpa por não saber quem foi.






 
@Thomson_ , MUITÍSSIMO OBRIGADO!

Eu já tinha tentado tudo isso antes, com exceção da primeira screenshot (deixar desabilitada a opção "Request IPv6-address").

Agora, finalmente, estou com IPv6 novamente. Valeu!
 
TotmKks.jpeg


Montei o R4S com um suporte de R$ 30, comprado pelo MercadoLivre. Ainda não tomei vergonha na cara para esconder o switch, isso vai acabar ficando para o final de semana.

Com o suporte, a temperatura do R4S tem ficado na casa dos 40° C.

AdGuard Home instalado, gostei bastante. Achei mais funcional e com visual melhor que o Pi-hole. DNS over HTTPS acaba sendo configurado pelo próprio AdGuard Home. Só não consegui fazer com que os dispositivos conectados pelos APs utilizem o DNS fornecido via adblock. Alguém tem ideia de como resolver?

O pendrive espetado nele está servindo para guardar o log das queries do AdGuard Home e das estatísticas (luci-app-statistics) gerais do sistema.

Minha fibra da Oi é de 400 Mbps. Com SQM ativado, o download chega tranquilamente nos ~370 Mbps.

IPv6 funcionando plenamente, graças à ajuda do @Thomson_. Servidor WireGuard rodando liso, também.
 
AdGuard Home instalado, gostei bastante. Achei mais funcional e com visual melhor que o Pi-hole. DNS over HTTPS acaba sendo configurado pelo próprio AdGuard Home. Só não consegui fazer com que os dispositivos conectados pelos APs utilizem o DNS fornecido via adblock. Alguém tem ideia de como resolver?

"como assim nao estão usando o dns fornecido vi adblock"?

o adguardhome está no R4S? Se sim, basta que os clientes façam consulta no IP da lan do R4S.
O serviço de reencaminhar as consultas para os dns HTTPS ou TLS é feito pelo adguard. Os clientes não sabem e nao precisam saber como é a configuração do adguardhome.
 
Última edição:
@capa_da_gaita, fiz mais uns testes aqui... mas o problema persiste. :-(

Basicamente:
- Clientes cabeados estão pegando as informações de DNS corretamente (DNS over HTTPS da Cloudflare, adblock etc.);
- Clientes sem fio estão pegando DNS da Oi/V tal, muito embora eu tenha desabilitado praticamente todos os serviços da ONT.

Os APs estão configurados como "dumb APs", de acordo com as especificações indicadas na wiki do OpenWrt.
 
@capa_da_gaita, fiz mais uns testes aqui... mas o problema persiste. :-(

Basicamente:
- Clientes cabeados estão pegando as informações de DNS corretamente (DNS over HTTPS da Cloudflare, adblock etc.);
- Clientes sem fio estão pegando DNS da Oi/V tal, muito embora eu tenha desabilitado praticamente todos os serviços da ONT.

Os APs estão configurados como "dumb APs", de acordo com as especificações indicadas na wiki do OpenWrt.
Se os cabeados estão ok, então não é o openwrt do R4S o problema. Tem outro ativo de rede que está interceptando ou fornecendo ips de DNS diferente para os clientes wi-fi. Se colocar o IP e o DNS manualmente em um celular, entrar no site ipleak.net, aparece o DNS que está configurado no upstream do Adguard?
 
Se os cabeados estão ok, então não é o openwrt do R4S o problema. Tem outro ativo de rede que está interceptando ou fornecendo ips de DNS diferente para os clientes wi-fi. Se colocar o IP e o DNS manualmente em um celular, entrar no site ipleak.net, aparece o DNS que está configurado no upstream do Adguard?

Aparentemente o problema estava no IPv6. Ao desabilitar o IPv6, não há mais vazamento de DNS nos clientes sem fio.

Prefiro ficar sem IPv6 a ficar sem DoH...:forever:
 

Aparentemente o problema estava no IPv6. Ao desabilitar o IPv6, não há mais vazamento de DNS nos clientes sem fio.

Prefiro ficar sem IPv6 a ficar sem DoH...:forever:

Teu IPv6 no OpenWrt está como Server Mode ou Relay Mode? Se não me engano, em Relay Mode ele passa o DNSv6 direto do provedor. Tem uma opção para fazer override disso para colocar o IPv6 do teu DNS. Sugiro dar uma experimentada com as configurações abaixo se tiver em modo relay:
Screenshot-2024-02-24-at-16-39-20.png
 
Teu IPv6 no OpenWrt está como Server Mode ou Relay Mode? Se não me engano, em Relay Mode ele passa o DNSv6 direto do provedor. Tem uma opção para fazer override disso para colocar o IPv6 do teu DNS. Sugiro dar uma experimentada com as configurações abaixo se tiver em modo relay:
Relay mode.

Valeu pelas dicas... mas não deu certo.
 
Pessoal, boa tarde!

Estou quebrando a cabeça aqui a 2 dias e não consigo fazer funcionar, estou com um modem Askey da Vivo em BRIDGE com um NanoPI R5S, rodando OpenWRT friendlywrt-21.02.

A questão é, fiz todo procedimento de autenticação via PPPOE, ele disca, adquiri o IP, Gateway e DNS.
Porém ao tentar navegar nos dispositivos da LAN (meu pc e outros) ele não Pinga nem navega.
Porém, dentro do NanoPI R5S, ele navega, pinga, tudo certo na velocidade contratada.

Tentei alterar configurações de IPV6 (desabilitando ele) no openwrt, Firewall Liberando tudo e nada.

Curiosamente peguei um Redmi ax3000 que tinha aqui parado, e coloquei ele para discar, Voila! funcionou, distribuiu para lan e navegou 100 %, claro ele só adquiriu IPV4 (não seria problema), mas navegou 100%.

Vou deixar algumas prints das configurações, pois não sei mais o que fazer, se algum conseguir me dar uma luz, agradecerei eternamente, pois já perdi até os cabelos com isso kkk.

Lembrando to usando a ETH2 (modem vivo) e ETH1 distribuindo via LAN.

JVnt7R9.png


JVntaDu.png


JVntlob.png


Achei engraçado o mesmo MAC está na BR-LAN ETH1 e ETH2

JVntYNe.png


JVnt0Vj.png


JVnt1ix.png


JVntMlV.png


JVntGKQ.png


JVntXHP.png


JVnthR1.png



Desculpa tantas imagens, não sei como copiar e colar via shell as configurações

Obrigado a todos.
 
Pessoal, boa tarde!

Estou quebrando a cabeça aqui a 2 dias e não consigo fazer funcionar, estou com um modem Askey da Vivo em BRIDGE com um NanoPI R5S, rodando OpenWRT friendlywrt-21.02.

A questão é, fiz todo procedimento de autenticação via PPPOE, ele disca, adquiri o IP, Gateway e DNS.
Porém ao tentar navegar nos dispositivos da LAN (meu pc e outros) ele não Pinga nem navega.
Porém, dentro do NanoPI R5S, ele navega, pinga, tudo certo na velocidade contratada.

Tentei alterar configurações de IPV6 (desabilitando ele) no openwrt, Firewall Liberando tudo e nada.

Curiosamente peguei um Redmi ax3000 que tinha aqui parado, e coloquei ele para discar, Voila! funcionou, distribuiu para lan e navegou 100 %, claro ele só adquiriu IPV4 (não seria problema), mas navegou 100%.

Vou deixar algumas prints das configurações, pois não sei mais o que fazer, se algum conseguir me dar uma luz, agradecerei eternamente, pois já perdi até os cabelos com isso kkk.

Lembrando to usando a ETH2 (modem vivo) e ETH1 distribuindo via LAN.

JVnt7R9.png


JVntaDu.png


JVntlob.png


Achei engraçado o mesmo MAC está na BR-LAN ETH1 e ETH2

JVntYNe.png


JVnt0Vj.png


JVnt1ix.png


JVntMlV.png


JVntGKQ.png


JVntXHP.png


JVnthR1.png



Desculpa tantas imagens, não sei como copiar e colar via shell as configurações

Obrigado a todos.
parece ser algum problema com mascaramento ou rota interna do equipamento... sinceramente não sei como funciona o wrt, precisaria dar uma fuçada
 
Pessoal, boa tarde!

Estou quebrando a cabeça aqui a 2 dias e não consigo fazer funcionar, estou com um modem Askey da Vivo em BRIDGE com um NanoPI R5S, rodando OpenWRT friendlywrt-21.02.

A questão é, fiz todo procedimento de autenticação via PPPOE, ele disca, adquiri o IP, Gateway e DNS.
Porém ao tentar navegar nos dispositivos da LAN (meu pc e outros) ele não Pinga nem navega.
Porém, dentro do NanoPI R5S, ele navega, pinga, tudo certo na velocidade contratada.

Tentei alterar configurações de IPV6 (desabilitando ele) no openwrt, Firewall Liberando tudo e nada.

Curiosamente peguei um Redmi ax3000 que tinha aqui parado, e coloquei ele para discar, Voila! funcionou, distribuiu para lan e navegou 100 %, claro ele só adquiriu IPV4 (não seria problema), mas navegou 100%.

Vou deixar algumas prints das configurações, pois não sei mais o que fazer, se algum conseguir me dar uma luz, agradecerei eternamente, pois já perdi até os cabelos com isso kkk.

Lembrando to usando a ETH2 (modem vivo) e ETH1 distribuindo via LAN.







Achei engraçado o mesmo MAC está na BR-LAN ETH1 e ETH2
















Desculpa tantas imagens, não sei como copiar e colar via shell as configurações

Obrigado a todos.
Essa wan que está em dhcp é uma porta sobrando?
Testa nela o pppoe para tirar a dúvida.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa, quem lida com o Openwrt sabe que se fizer algo de errado já eras kkk tem que reinstalar tudo de novo.
Por isso gosto via proxmox, faz um snapshot e se alguma alteração der bo é só realizar o restore e pronto.

Assim, melhor você tentar reinstalar do 0 isso aí e apenas faz o básico colocando o user e senha da Vivo para tirar de vez essa dúvida.
 
Essa wan que está em dhcp é uma porta sobrando?
Testa nela o pppoe para tirar a dúvida.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa, quem lida com o Openwrt sabe que se fizer algo de errado já eras kkk tem que reinstalar tudo de novo.
Por isso gosto via proxmox, faz um snapshot e se alguma alteração der bo é só realizar o restore e pronto.

Assim, melhor você tentar reinstalar do 0 isso aí e apenas faz o básico colocando o user e senha da Vivo para tirar de vez essa dúvida.
Opa, fiz a instalação do 0, atualizei pra versão 23, e nada ele conecta PPPOE funciona e depois se eu reiniciar o roteador ele já não funciona mais via LAN, apenas no openwrt
 
Opa, fiz a instalação do 0, atualizei pra versão 23, e nada ele conecta PPPOE funciona e depois se eu reiniciar o roteador ele já não funciona mais via LAN, apenas no openwrt
Instalou uma versão diferente?

Abri aqui o meu Openwrt e comparei com suas screenshots e está tudo "igual".
Que estranho.

Vamos aguardar algum entendido no assunto.
 
Instalou uma versão diferente?

Abri aqui o meu Openwrt e comparei com suas screenshots e está tudo "igual".
Que estranho.

Vamos aguardar algum entendido no assunto.
Opa

Versão do firmwareOpenWrt 23.05.2 r23630-842932a63d / LuCI 7739e9f5b03b830f51d53c384be4baef95054cb3 branch git-23.334.41070-5484b36
Versão do kernel6.1.25
 
Tentou setar o ip manualmente no pc?
Positivo, o problema não é os IPS da LAN, eles tão tudo certo, e o IP externo via PPPOE também fica tudo centro dentro do roteador (openwrt), o problema é que depois que reinicio ele, ele simplesmente para de navegar na lan, tipo não responde a ping a hosts externos, não navega, mas no roteador continua navegando, respondendo a ping.
 
Positivo, o problema não é os IPS da LAN, eles tão tudo certo, e o IP externo via PPPOE também fica tudo centro dentro do roteador (openwrt), o problema é que depois que reinicio ele, ele simplesmente para de navegar na lan, tipo não responde a ping a hosts externos, não navega, mas no roteador continua navegando, respondendo a ping.
Que zika.

Esse é o FriendlyWrt?
Fiquei perdido agora, você instalou agora o Openwrt ou outra versão do Friendly?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo