[TÓPICO DEDICADO] Relações de Trabalho - Depoimentos, situações, tretas e dúvidas

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Huondil
  • Data de Início Data de Início
Será?

A questão toda aí não é simplesmente um cara superfaturando preços, é claro e cristalino que se trata de um golpista. Ser um cidadão correto não tem nada a ver com ter algum "ganho" sobre suas atitudes, muito menos se omitir por raivinha. Se o ordenado não bate o piso e as condições de trabalho não são boas, que vá procurar um emprego em outro lugar. Só que isso não tem absolutamente nada a ver com o fato dele estar presenciando uma empresa sendo roubada e tacar o foda-se.

Aliás, reformulando, nem é pela empresa mas sim por barrar um criminoso safado se dando bem às custas dos outros.
Ainda tem o fato de um porra desses manchar todos os outros profissionais de TI.
nesses casos, o cara fala de forma oficial com a gerencia/pessoa responsável por contratar os serviços do picareta, se eles não fizerem nada azar da empresa, se meter e começar a melar os esquemas do pilantra pode causar problemas para a pessoa, vai saber quem é o cara, quem colocou ele alí etc...

de qualquer forma, quem pode dizer/fazer algo é o @Thantrya

Mas a galera é folgada pra caralho. Tudo o que se faz de bom grado as pessoas passam a EXIGIR.

Eu fiz um curso de Publicidade e Design Gráfico, anos atrás, e as pessoas estavam reclamando que só tinham "snacks" (tipo da Bauducco e afins) e suco artificial! Que pagavam caro pra ter uma comida decente, e eu conversando com meu irmão "Mas o valor é pelo curso, caralho! No contrato não havia que eles dariam alimentação...".

Daí, após fazer amizade com um dos professores, ele disse que a empresa ia reduzindo os alimentos à medida que as reclamações descabidas aumentavam, pois antes ofereciam -por exemplo- 4 tipos de café e leite integral, então um "princesinho" reclamou que ele gosta de café expresso com UMA GOTA de leite desnatado.

Daí a empresa tirou o leite.

Outro reclamou que os mini-sanduíches não tinham com salame, pois a "kirida" não comia copa e presunto.

Daí a empresa tirou os mini-sanduíches.

E assim foi, e não sei como está hoje.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aham. Adiciona 4 tarefinhas de 5 minutos por dia, de outros setores, e deixa de fazer a sua ou uma dessas tarefinhas...

:joia:
eh o jeitinho msm.... enquanto isso na faculdade, quando tinha coffee break ng reclamava e comia oq tinha direto sem reclamar.

Acho que n eh so aquele cisma de "to pagando, entao posso cobrar" mas sim glr se sentir superior pra poder cobrar um tratamento diferente

O cara não gastou 5min pra resolver as coisas e o pessoal dizendo para ele se limitar... É o puro suco do Brasil.
Daqui a pouco vão exigir ganhar mais pra dar bom dia.
se não me pagar eu não dou bom dia mesmo :coolface:

Não é a mesma empresa que não te colocou no cargo certo e paga um salário menor?

Eu ligaria o "dane-se". Eles nem fazem o mínimo por você.

Do contrário vai virar o T.I. informal deles de graça.

Como o cara mesmo disse, são problemas simples como ajustar um cabo ou pesquisar preço na internet.

Não se trata de ligar o dane-se, mas sim ter bom caráter mesmo.

Se você tivesse o conhecimento do @Thantrya, no caso do servidor, você daria as costas e ia embora então?

Ficaria de braços cruzados aguardando o cara do TI chegar, sabendo EXATAMENTE qual o problema?

Me recuso a acreditar que você pensa dessa maneira, acho que você só está em um dia ruim mesmo.

Só relatar que saiu a tabela de bônus da empresa que eu trabalho, meu bônus veio gostoso, 2x o meu salário, mas INFELIZMENTE vou ter que dar 27.5% do meu bônus pra esse governo lixo, claro que tem as aliquotas, mas do meu bonus vao levar quase uns 7k embora e ainda tenho que pagar 400 pila pro sindicato, é FODA.

ps: mas so depositam daqui 2 meses

pior disso é que os cara ja leva 27.% do meu salario todo mes, ainda vai levar + 27% do meu bonus, é de foder mesmo

Última edição:
Como o cara mesmo disse, são problemas simples como ajustar um cabo ou pesquisar preço na internet.

Se você tivesse o conhecimento do @Thantrya, no caso do servidor, você daria as costas e ia embora então?

Ficaria de braços cruzados aguardando o cara do TI chegar, sabendo EXATAMENTE qual o problema?

Me recuso a acreditar que você pensa dessa maneira, acho que você só está em um dia ruim mesmo.
Mas na vida real bom carater não garante emprego, pq mesmo se o cara não é amigo/puxa saco do patrão ele pode começar a tentar fazer a cabeças deles pra ficarem contra ele e coisa do tipo ou inventar merda e ele que tnc. Como falaram reporta oficialmente e fica na dele é o mais sensato.

Ele faz "pouca coisa" agora, aí vai aumentando com o tempo, e quando se der conta que está fazendo mais do que deveria e geral já vai achar que é obrigação e começar a cobrar e será ainda pior se vier de superior/patrão.

To achando que o cara que presta serviços T.I para a minha vai ficar com raiva de mim. Pessoal aqui no escritório é tudo mais velho e não entende muito, então acho que ele já passou muito a perna na empresa. Segue alguma situação que aconteceram.
- Engenheira de projetos estava precisando de um UP no computador para trabalhar com modelagem 3D. O cara queria passar uma 3050 por quase 3k. A gerente perguntou de mim se a placa era boa, quando perguntei o preço e ela disse, eu falei que estava muito caro e mostrei na internet os valores. Então ela comprou direto;
- Semana passada o servidor caiu e ninguém tava conseguindo entrar em contato com ele. Eu estava com umas coisas que eu precisava terminar, então fui lá e eu mesmo fiz o servidor voltar a funcionar. Quando ele chegou na empresa pra resolver, já estava resolvido. Resultado: ele mudou a senha do servidor, então eu não estava mais conseguindo acessar. Porém a gerente pediu pra ele me passar a senha.
- Monitor de uma engenheira parou de dar vídeo do nada, ela mandou mensagem pra ele, que veio, olhou, mexeu e disse que o monitor havia queimado e que iria trazer um novo. Quando ele saiu a engenheira veio pergunta de mim, pq disse que tinha achado estranho o monitor ter queimado. Fui lá, tirei os cabos, coloquei de novo (em outra entrada da placa de vídeo) e o monitor voltou a funcionar normal, até hoje;
- Ele forneceu um Nobreak novo para o pessoal do RH, para segurar alguns minutos em caso de queda de energia, mas o nobreak não ta segurando nada, desliga na mesma hora. Ele informou pro pessoal do RH o problema está na rede de energia da empresa, que precisa ser revisada. Gerente perguntou de mim e eu falei que não faz muito sentindo, que o nobreak talvez esteja com problema.
Acho que ele pegou um nobreak com b.o e quer passar pra frente, vendendo pra empresa.

Enfim, foda.
Ao invés de ficar sendo bom samaritano demais pra empresa, dá a dica pra gestão a trocar esse prestador de serviço merda. Isso aí é picareta de bairro, não é pra passar nem perto dum servidor.

E infelizmente sempre começa assim, um servicinho rápido ali pra agilizar, uma duvidazinha boba aqui pra ajudar o gestor na boa vontade, daqui a pouco tu tá subindo webserver pra "facilitar o fluxo de trabalho" e recebendo ligação 4 horas da tarde de domingo por que o Optiplex de 15 anos de idade que o dono resolveu botar de fileserver pegou fogo.

A má vontade da gestão em te reconhecer já começa pelo fato deles nem te contratarem pela função correta. A @Squeaky tá corretíssima. Deixa a gestão ciente do que tá rolando (de preferência com negação plausível caso o picareta seja amigo do dono) e começa a sabonetear quando começarem a te consultar sobre essas coisas.

Óbvio. Se você tivesse conhecimento de marcenaria e o forro da firma estivesse podre, você trocaria o forro de graça?
Sim. Se a privada da firma entupir e transbordar e tu souber como resolver, tu mergulharia na bosta na boa vontade pra resolver o BO, ou chamaria um encanador? Se o elevador da firma tiver quebrado e tu souber como resolver, tu vai meter a mão na controladora do elevador?
Um conselho que recebi cedo na minha vida profissional é que "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Se tu te mostrar confiável/eficaz demais pra resolver um problema fora da tua função sem pedir nada em troca, tu passa a ser o responsável por essa função. Por quê o gestor vai pagar um prestador de serviços pra resolver o BO do servidor se o Zézin da engenharia pode resolver de graça e mais rápido? E se der pau no servidor por conta de alguma modificação que o Zézin da engenharia fez (ou por que o gestor acha que foi por isso), e aí? O Zezin vai levar sermão e ter que pesquisar como resolver (descendo mais um tanto no declive escorregadio de acúmulo de funções), ou vai ficar mal visto nos olhos da gestão por ter má vontade/ter feito merda.

Se a pessoa quer fazer de boa vontade, não tem problema nenhum, eu faço muita coisa fora da minha função na boa vontade sem receber um puto a mais por isso, mas eu sei que tudo que eu fizer além do previsto vai virar minha responsabilidade no médio prazo e estou ok com isso.

O @Thantrya tá ok com a ideia da galera recorrer a ele quando der BO de TI? Nesse caso o slippery slope é real e já tem pelo menos um caso aí no tópico falando disso. Hoje é um cabo, amanhã são cinco e depois de amanhã tão ligando pra ele domingo à tarde pra consertar coisa.

Última edição:

Percebi que não leu as minhas outras postagens na sequência. Coloquei "dane-se" entre aspas por um motivo.

E quanto a sua pergunta: não faria. Ajudar em algo extremamente pontual e simples, ok. Começou a surgir dúvidas que exijam expertise/atribuição de outro cargo? Nem pensar.

Na minha situação, quando trabalhei no meu primeiro emprego como recepcionista numa lavanderia foi: "Ei, ajuda o menino a colocar as trouxas de roupas no cesto da bicicleta para entrega? Ele machucou o ombro"; "Agora tem como limpar o chão entre as máquinas? Sei que não é na recepção, mas o faxineiro faltou hoje."; "Por que não ajuda o menino com as entregas? Só pegar uma bicicleta. É pertinho, logo no outro quarteirão." e por ai vai.

Agora é curioso que mede meu caráter ao não fazer algo que não fui contratada para tal.

"Uma mão lava a outra" - algo que não aconteceu comigo na lavanderia e não acontece com o colega aqui, pois nem o contrataram para posição certa e tampouco fazem questão de corrigir o erro. Não se trata de relação familiar, mas sim de relação de trabalho. Importante não misturar.

Você é retardado ou tem problema mental?

Comparar um simples ajuste de cabo do monitor com desentupir vaso, consertar forro do teto não faz sentido.

São problemas SIMPLES e você comparou com coisas extremamente complexas, trabalhosas e degradantes.
Isso é discussão perdida, nem tente. Galera vive em uma bolha. Logo menos aparece um xovem moderno prafrentex dizendo que nosso pensamento é coisa dos antigos, de gente que se acostumou a ser explorado, blablabla.

Minha última colocação sobre esse assunto vai ser a seguinte: comparações realmente esdrúxulas feitas aí em cima, nem sei se vale a pena comentar mas já que estamos aqui existe um abismo de diferença entre as situações listadas pelo @Thantrya pra essas hipotéticas. E a meu ver é tmb uma puta de uma burrice o cidadão deixar de fazer algo que não vai consumir 5 minutos do seu tempo sendo que aquilo pode afetar seu próprio trabalho e rendimento.

Mas foda-se, melhor ver a empresa (ou setores dela) parando do que sair da bolha. O ordenado vem no final do mês mesmo, quem se importa?

Na minha situação, quando trabalhei no meu primeiro emprego como recepcionista numa lavanderia foi: "Ei, ajuda o menino a colocar as trouxas de roupas no cesto da bicicleta para entrega? Ele machucou o ombro"; "Agora tem como limpar o chão entre as máquinas? Sei que não é na recepção, mas o faxineiro faltou hoje."; "Por que não ajuda o menino com as entregas? Só pegar uma bicicleta. É pertinho, logo no outro quarteirão." e por ai vai.
"Uma mão lava a outra" - algo que não aconteceu comigo na lavanderia e não acontece com o colega aqui, pois nem o contrataram para posição certa e tampouco fazem questão de corrigir o erro.
Nem é meme mas essa mentalidade aí parece a mesma de um redpilado achando que toda mulher é interesseira pq sofreu trauma na mão de uma.

Só relatar que saiu a tabela de bônus da empresa que eu trabalho, meu bônus veio gostoso, 2x o meu salário, mas INFELIZMENTE vou ter que dar 27.5% do meu bônus pra esse governo lixo, claro que tem as aliquotas, mas do meu bonus vao levar quase uns 7k embora e ainda tenho que pagar 400 pila pro sindicato, é FODA.

ps: mas so depositam daqui 2 meses

pior disso é que os cara ja leva 27.% do meu salario todo mes, ainda vai levar + 27% do meu bonus, é de foder mesmo
27,5 nem e muito, comparado a maior parte dos países desenvolvidos no escalão mais alto chega a 40%, mas entendo sua raiva lol

Isso é discussão perdida, nem tente. Galera vive em uma bolha. Logo menos aparece um xovem moderno prafrentex dizendo que nosso pensamento é coisa dos antigos, de gente que se acostumou a ser explorado, blablabla.

Minha última colocação sobre esse assunto vai ser a seguinte: comparações realmente esdrúxulas feitas aí em cima, nem sei se vale a pena comentar mas já que estamos aqui existe um abismo de diferença entre as situações listadas pelo @Thantrya pra essas hipotéticas. E a meu ver é tmb uma puta de uma burrice o cidadão deixar de fazer algo que não vai consumir 5 minutos do seu tempo sendo que aquilo pode afetar seu próprio trabalho e rendimento.

Mas foda-se, melhor ver a empresa (ou setores dela) parando do que sair da bolha. O ordenado vem no final do mês mesmo, quem se importa?

Nem é meme mas essa mentalidade aí parece a mesma de um redpilado achando que toda mulher é interesseira pq sofreu trauma na mão de uma.
Eu entendo quem odeia empresa e patrão pq eu já fui explorado diversas vezes, fui ter o primeiro emprego no qual era minimamente respeitado em outro país.

Já trabalhei 12 horas seguidas sem pausa pra comer ou ir cagar e o patrão ainda disse pra eu ir trabalhar no outro dia as 14 da tarde quando sai do trabalho as 7 da manhã e tive que pagar 50 reais de Uber para ir pra casa pq era réveillon.

Eu ainda me mexo pra ajudar mas sei que não devo, sou pago pra fazer o meu e só devo fazer o meu, fiz mais e só aumenta a cobrança, meu estresse e minha ansiedade, salário se manteve.

Simplesmente não vale a pena, da o papo uma única vez e foda-se o resto, eles que se virem

Última edição:
Ao invés de ficar sendo bom samaritano demais pra empresa, dá a dica pra gestão a trocar esse prestador de serviço merda. Isso aí é picareta de bairro, não é pra passar nem perto dum servidor.

E infelizmente sempre começa assim, um servicinho rápido ali pra agilizar, uma duvidazinha boba aqui pra ajudar o gestor na boa vontade, daqui a pouco tu tá subindo webserver pra "facilitar o fluxo de trabalho" e recebendo ligação 4 horas da tarde de domingo por que o Optiplex de 15 anos de idade que o dono resolveu botar de fileserver pegou fogo.

A má vontade da gestão em te reconhecer já começa pelo fato deles nem te contratarem pela função correta. A @Squeaky tá corretíssima. Deixa a gestão ciente do que tá rolando (de preferência com negação plausível caso o picareta seja amigo do dono) e começa a sabonetear quando começarem a te consultar sobre essas coisas.

Óbvio. Se você tivesse conhecimento de marcenaria e o forro da firma estivesse podre, você trocaria o forro de graça?

Sim. Se a privada da firma entupir e transbordar e tu souber como resolver, tu mergulharia na bosta na boa vontade pra resolver o BO, ou chamaria um encanador? Se o elevador da firma tiver quebrado e tu souber como resolver, tu vai meter a mão na controladora do elevador?

Um conselho que recebi cedo na minha vida profissional é que "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Se tu te mostrar confiável/eficaz demais pra resolver um problema fora da tua função sem pedir nada em troca, tu passa a ser o responsável por essa função. Por quê o gestor vai pagar um prestador de serviços pra resolver o BO do servidor se o Zézin da engenharia pode resolver de graça e mais rápido? E se der pau no servidor por conta de alguma modificação que o Zézin da engenharia fez (ou por que o gestor acha que foi por isso), e aí? O Zezin vai levar sermão e ter que pesquisar como resolver (descendo mais um tanto no declive escorregadio de acúmulo de funções), ou vai ficar mal visto nos olhos da gestão por ter má vontade/ter feito merda.

Se a pessoa quer fazer de boa vontade, não tem problema nenhum, eu faço muita coisa fora da minha função na boa vontade sem receber um puto a mais por isso, mas eu sei que tudo que eu fizer além do previsto vai virar minha responsabilidade no médio prazo e estou ok com isso.

O @Thantrya tá ok com a ideia da galera recorrer a ele quando der BO de TI? Nesse caso o slippery slope é real e já tem pelo menos um caso aí no tópico falando disso. Hoje é um cabo, amanhã são cinco e depois de amanhã tão ligando pra ele domingo à tarde pra consertar coisa.

Os pedidos de ajuda SEMPRE começam pequenos. Sempre, como a @Squeaky relatou acima.

Parece um dilema moral, com uma dicotomia que só te permite os extremos entre ser nobre ou babaca, mas em se tratando de empresa e relações de trabalho, é preciso uma demasiada cautela sobre quando, onde e como ajudar, porque a empresa pode sim "montar" no funcionário.

"Não colocou limite na bondade; virou besta.
Quis deixar de ser besta; virou vilão."

Pode ver que o padrão é sempre esse, do ditado acima. Você ajuda a empresa de todas as formas, mas no exato dia que você se nega, num estalar de dedos você se torna incompetente e uma pessoa escrota.

Inclusive eu havia contado o relato sobre a minha ex-namorada, que ficava até mais tarde na empresa, deixando o filho com parentes, cuidando de setores de produção da fábrica, e ela era gerente de moda, cuidando do ateliê/escritório. No exato momento que ela parou de ficar além do horário, o dono a chamou pra conversar, pois ela não estava mais "vestindo a camisa da empresa"...

:wololo:

Você pode ajudar uma PESSOA, mas precisa ser pontual, e de uma forma tal que apenas ela saiba, como organizar planilhas, ajustar alguma configuração no computador etc. E mesmo assim há o risco d'alguém perguntar para ela como faz-se para resolver tal situação, e ela te indicar.

Porra! Eu acho que agora sei o motivo de me acharem egoísta.

Última edição:
Eu entendo quem odeia empresa e patrão pq eu já fui explorado diversas vezes, fui ter o primeiro emprego no qual era minimamente respeitado em outro país.

Já trabalhei 12 horas seguidas sem pausa pra comer ou ir cagar e o patrão ainda disse pra eu ir trabalhar no outro dia as 14 da tarde quando sai do trabalho as 7 da manhã e tive que pagar 50 reais de Uber para ir pra casa pq era réveillon.

Eu ainda me mexo pra ajudar mas sei que não devo, sou pago pra fazer o meu e só devo fazer o meu, fiz mais e só aumenta a cobrança, meu estresse e minha ansiedade, salário se manteve.

Simplesmente não vale a pena, da o papo uma única vez e foda-se o resto, eles que se virem
Mas essa é a realidade mesmo, os colega que estão putos aí devem ser gerentes/donos ou querem ser. Qualquer um que já trabalhou CLT na vida sabe como essas coisas funcionam, o que tu faz a mais vira responsabilidade, o que tu fizer a menos depois disso vira má vontade.

Mas tem gente que tem que aprender isso na marra, rs. Faz parte.

Simplesmente não vale a pena, da o papo uma única vez e foda-se o resto, eles que se virem.
A questão original nem foi essa, desvirtuou totalmente.

O @Thantrya relatou as práticas do "profissional" de TI passando a perna na empresa, a reclamação nem foi sobre fazer mais ou menos do que o cargo exige. E embora essa condição exista na empresa dele (ou outras condições ruins) e seja válido o debate, eu foquei especificamente na possibilidade de cortar as asinhas do salafrário.

Eu já fui explorado tmb, acho que todo brasileiro foi ou será em algum momento, acontece que o problema aqui vai além disso. Se fosse só o caso do patrão pedir pra ele ir até o servidor resolver, depois solicitar mais isso isso e aquilo "rapidinho aí, vai" eu até compreenderia.

Pra mim fica bem claro que as relações profissionais chegaram em um ponto onde todo mundo enxerga a outra parte como inimigo a ponto de ver o próprio ganha pão prejudicado por ressentimento ou seja lá o que for. Pq prejuízo pro CNPJ quase sempre vai resultar em prejuízo pros CPFS ligados a ele.

Eita, assunto rendeu hahha. Enfim, eis o que eu acho: Li comentário de todo mundo e todos tem um pouco de razão, embora alguns tenham exagerado. Isso tudo depende de diversos fatores, e vou fala sobre a minha situação em especifico:
Trabalho em uma filial que tem o escritório razoavelmente pequeno. Em todo o escritório tem cerca de 15 computadores + o servidor. Esses problemas não acontecem com frequência e normalmente, quando acontecem, o próprio técnico do TI vem resolver. Eu só meti a mão quando era algo que precisava que fosse resolvido logo, ou quando alguém pediu algo em específico que era bem simples de resolver. Não vejo problema em ajudar, deixando claro que não é minha obrigação. Já ajudei em algumas coisas e teve outras que, mesmo sabendo, eu simplesmente deixei pro técnico, pois daria trabalho e corria risco de dar algum B.O. Porém mesmo nas que eu resolvo, eu solto um "depois o técnico da uma olhada pra ver se ta tudo certinho", ou coisa assim.
Puxando os dois exemplos que citei acima:
- Troquei o cabo do monitor da senhora pq ela pediu, e ela é uma pessoa legal. Mas deixei claro que só ia testar pra ver se dava algo, não falei que iria resolver o problema.
- Gerente pedindo sobre GPU - Apenas falei que o preço na internet era bem mais em conta, mas quando ela pediu para eu instalar, eu falei que era melhor pedir pro T.I. E foi o que ela fez.

Porém em uma empresa maior, ou a depender das pessoas, fazer isso realmente seja um tiro no pé. Esse ponto acho que ninguém discorda. Aqui já estou a 3 anos dando essas ajudas esporádicas e até o momento ninguém agiu como se fosse obrigação minha, e se acontecer, vou cortar. Alguém vai ficar com raiva? Foda-se. Venho aqui pra trabalhar, não fazer amizade ou para gostarem de mim.

Agora voltando ao X da questão, que era o fato do cara ta ganhando em cima do pessoal que não sabe. Não vou fazer nada quanto a isso a não ser comentar quando achar algo estranho, como foi o caso do monitor ou do nobreak, onde ao falarem, eu simplesmente disse que o "parecer" do técnico estava estranho, pois não faz muito sentindo e tal.
A empresa é antiga, o cara presta serviços aqui a mais de 15 anos, eu acho. Não sou eu, com 4 anos de empresa que vou bater de frente com ele.
Sobre o que a Andromeda perguntou: Essa parte de T.I é terceirizada. O cara tem uma empresa e presta serviços para gente. Não sei como funciona o pagamento dele, se é mensal, se é por solicitação, ou sei lá. Mas imagino que seja pago um valor mensal para dar suporte no sistema da empresa e algum valor adicional por manutenção de equipamentos e compra de peças. Quando da algum defeito em alguma peça, ele vende ela pra gente.
Ele também aluga equipamentos. A maioria dos notebook e impressoras dos engenheiros e auxiliares das obras, são locados dele. Deve ter uns 40 notebooks e impressoras dele rodando nas obras.

Pra mim fica bem claro que as relações profissionais chegaram em um ponto onde todo mundo enxerga a outra parte como inimigo a ponto de ver o próprio ganha pão prejudicado por ressentimento ou seja lá o que for. Pq prejuízo pro CNPJ quase sempre vai resultar em prejuízo pros CPFS ligados a ele.
Acho que o pessoal transferiu várias questões mais pesadas a esse assunto, mas vale a pena salientar que, sim, os profissionais chegaram a esse comportamento de conflito, tem razão. Mas sem motivos?
Imagino que se todas as empresas fossem justas e comprometidas com uma boa gestão, esse tópico teria 10 páginas.
Eu não vejo problema na ação pontual do @Thantrya, eu vejo problema na gestão de empresas que se utilizam de desvios de funções para resolver seus problemas sem gerar custos adicionais. É tão comum que hoje as empresas anunciam vagas de pessoas que tenham "sentimento de dono".

Entendo que dificuldades na empresa vão ser repassadas aos CPFs, mas o CNPJ não pode se valer permanentemente de uma situação incorreta pra sair compartilhando problemas com seus funcionários sem a intenção de um dia resolvê-los (a não ser que façam de todos os funcionários seus sócios e compartilhem também os bônus, ai beleza, estamos todos juntos).

Mas isso foge bastante do que sabemos da empresa do @Thantrya, então ... né

Eita, assunto rendeu hahha. Enfim, eis o que eu acho: Li comentário de todo mundo e todos tem um pouco de razão, embora alguns tenham exagerado. Isso tudo depende de diversos fatores, e vou fala sobre a minha situação em especifico:
Trabalho em uma filial que tem o escritório razoavelmente pequeno. Em todo o escritório tem cerca de 15 computadores + o servidor. Esses problemas não acontecem com frequência e normalmente, quando acontecem, o próprio técnico do TI vem resolver. Eu só meti a mão quando era algo que precisava que fosse resolvido logo, ou quando alguém pediu algo em específico que era bem simples de resolver. Não vejo problema em ajudar, deixando claro que não é minha obrigação. Já ajudei em algumas coisas e teve outras que, mesmo sabendo, eu simplesmente deixei pro técnico, pois daria trabalho e corria risco de dar algum B.O. Porém mesmo nas que eu resolvo, eu solto um "depois o técnico da uma olhada pra ver se ta tudo certinho", ou coisa assim.
Puxando os dois exemplos que citei acima:
- Troquei o cabo do monitor da senhora pq ela pediu, e ela é uma pessoa legal. Mas deixei claro que só ia testar pra ver se dava algo, não falei que iria resolver o problema.
- Gerente pedindo sobre GPU - Apenas falei que o preço na internet era bem mais em conta, mas quando ela pediu para eu instalar, eu falei que era melhor pedir pro T.I. E foi o que ela fez.

Porém em uma empresa maior, ou a depender das pessoas, fazer isso realmente seja um tiro no pé. Esse ponto acho que ninguém discorda. Aqui já estou a 3 anos dando essas ajudas esporádicas e até o momento ninguém agiu como se fosse obrigação minha, e se acontecer, vou cortar. Alguém vai ficar com raiva? Foda-se. Venho aqui pra trabalhar, não fazer amizade ou para gostarem de mim.

Agora voltando ao X da questão, que era o fato do cara ta ganhando em cima do pessoal que não sabe. Não vou fazer nada quanto a isso a não ser comentar quando achar algo estranho, como foi o caso do monitor ou do nobreak, onde ao falarem, eu simplesmente disse que o "parecer" do técnico estava estranho, pois não faz muito sentindo e tal.
A empresa é antiga, o cara presta serviços aqui a mais de 15 anos, eu acho. Não sou eu, com 4 anos de empresa que vou bater de frente com ele.
Sobre o que a Andromeda perguntou: Essa parte de T.I é terceirizada. O cara tem uma empresa e presta serviços para gente. Não sei como funciona o pagamento dele, se é mensal, se é por solicitação, ou sei lá. Mas imagino que seja pago um valor mensal para dar suporte no sistema da empresa e algum valor adicional por manutenção de equipamentos e compra de peças. Quando da algum defeito em alguma peça, ele vende ela pra gente.
Ele também aluga equipamentos. A maioria dos notebook e impressoras dos engenheiros e auxiliares das obras, são locados dele. Deve ter uns 40 notebooks e impressoras dele rodando nas obras.
Você iniciou a treta de fim de ano que todos estavam esperando para antes da ceia de natal. Agora sim o espirito natalino baixou no adrena!

Essa 4060 da Palit, tô vendo uma aqui pra pegar, é boa? Roda o que nela?

Acho que o pessoal transferiu várias questões mais pesadas a esse assunto, mas vale a pena salientar que, sim, os profissionais chegaram a esse comportamento de conflito, tem razão. Mas sem motivos?
O que eu quis dizer quando citei ressentimento é que a maioria aí sequer tentou entender o que eu estava pontuando e só viram um acumulo de função.
Isso sem mencionar que teve argumentação ali parecendo passada de pano pro técnico golpista só por causa do possível acumulo de função mas vou preferir acreditar que seja interpretação errada da minha parte ou que não entenderam mesmo o que tentei falar.

Citando o @Thantrya:
Esses problemas não acontecem com frequência e normalmente, quando acontecem, o próprio técnico do TI vem resolver. Eu só meti a mão quando era algo que precisava que fosse resolvido logo, ou quando alguém pediu algo em específico que era bem simples de resolver. Não vejo problema em ajudar, deixando claro que não é minha obrigação. Já ajudei em algumas coisas e teve outras que, mesmo sabendo, eu simplesmente deixei pro técnico, pois daria trabalho e corria risco de dar algum B.O. Porém mesmo nas que eu resolvo, eu solto um "depois o técnico da uma olhada pra ver se ta tudo certinho", ou coisa assim.
Isso entra no que falei aqui:
E a meu ver é tmb uma puta de uma burrice o cidadão deixar de fazer algo que não vai consumir 5 minutos do seu tempo sendo que aquilo pode afetar seu próprio trabalho e rendimento.

No mais, ainda assim acredito que tem user não compreendendo o que falei e só enxergando "ACUMULO DE FUNÇÃO! ACUMULO DE FUNÇÃO! ACUMULO DE FUNÇÃO!", se ele não tivesse postado essa parte que quotei aí em cima o assunto ia continuar rendendo por dias com a galera não entendendo que o problema era deixar um salafrário dar golpe na empresa.

Percebi que não leu as minhas outras postagens na sequência. Coloquei "dane-se" entre aspas por um motivo.

E quanto a sua pergunta: não faria. Ajudar em algo extremamente pontual e simples, ok. Começou a surgir dúvidas que exijam expertise/atribuição de outro cargo? Nem pensar.

Agora é curioso que mede meu caráter ao não fazer algo que não fui contratada para tal.

"Uma mão lava a outra" - algo que não aconteceu comigo na lavanderia e não acontece com o colega aqui, pois nem o contrataram para posição certa e tampouco fazem questão de corrigir o erro. Não se trata de relação familiar, mas sim de relação de trabalho. Importante não misturar.

Sua situação na lavanderia é completamente diferente. Você estava sendo feita de escrava/trouxa, enquanto o @Thantrya estava usando o conhecimento adquirido e fazendo o que gosta...

assunto ia continuar rendendo por dias
Era pra eu ter deixado então hahaha

@wilhenriquen , se ela é boa, depende do teu objetivo. Eu rodo tudo que quero, no ultra, e até o momento não tive problemas. Porém montei meu PC recentemente, então até agora só testei três jogos "pesados": Dayz, SQUAD e Elden Ring. Pelo que ouço falar Squad é bem mal otimizado, mas to rodando de boa com todas as config. no máximo. Mais pra frente quero pegar alguns jogos mais pesados/atuais e vou saber como ela vai se sair (RDR 2, HellBlade, SIlent Hill 2 e etc).

Fizeram a seguinte brincadeira aqui na empresa:

"Cada participante deu R$ 10,00 e uma barra de chocolate. Daí as crianças sorteavam os nomes e a pessoa escolhia um chocolate.

O último sorteado levaria o dinheiro todo."

As barras de chocolate eram diversas, de todos os tipos. Então, tinha barra de chocolate branco, ao leite, pistache etc.

Assim sendo, a pessoa sorteada poderia escolher QUALQUER chocolate à mesa.

Eu dei uma (barra) de chocolate branco, e acabei por escolher uma caixa de chocolate (que nem era permitido, mas compraram mesmo assim).

Daí agora ouvi uma galera reclamando/debochando que "quem deu chocolate branco não quis pegar o chocolate branco"...

Como a conversa não era comigo, apenas ouvi, mas isso me fez pensar em três questões:

1- Se fosse pra pegar minha própria barra de chocolate, nem teria participado da brincadeira, porra! Aliás, qual propósito teria em levar as barras, caralho?

2- Nas próximas brincadeiras/confraternizações, simplesmente não participarei, e se questionarem, darei uma de Mari-futriqueira mesmo e direi o motivo.

3- Agora, sim, terão motivos reais para chamarem-me de egoísta.

:fire:

Fizeram a seguinte brincadeira aqui na empresa:

"Cada participante deu R$ 10,00 e uma barra de chocolate. Daí as crianças sorteavam os nomes e a pessoa escolhia um chocolate.

O último sorteado levaria o dinheiro todo."

As barras de chocolate eram diversas, de todos os tipos. Então, tinha barra de chocolate branco, ao leite, pistache etc.

Assim sendo, a pessoa sorteada poderia escolher QUALQUER chocolate à mesa.

Eu dei uma (barra) de chocolate branco, e acabei por escolher uma caixa de chocolate (que nem era permitido, mas compraram mesmo assim).

Daí agora ouvi uma galera reclamando/debochando que "quem deu chocolate branco não quis pegar o chocolate branco"...
Aconteceu o mesmo comigo, ficaram enchendo o saco pq eu não queria comprar nada muito caro, mas aí uma ficou falando que era pra comprar algo bonito (bem embalado) e mais ou menos caro. Quando foi na hora, a dita cuja comprou o presente mais vagabundo que tem e trouxe dentro de uma sacola de supermercado.
1- Se fosse pra pegar minha própria barra de chocolate, nem teria participado da brincadeira, porra! Aliás, qual propósito teria em levar as barras, caralho?

2- Nas próximas brincadeiras/confraternizações, simplesmente não participarei, e se questionarem, darei uma de Mari-futriqueira mesmo e direi o motivo.

3- Agora, sim, terão motivos reais para chamarem-me de egoísta.

:fire:
Quando a pessoa resolve se afastar dessas brincadeiras, começam a falar mal de você pelas costas. Caso você trabalhe em uma empresa privada, isso pode acabar levando a sua demissão. Tome cuidado com isso, principalmente se você trabalha com mulheres.

principalmente se você trabalha com mulheres.

A mulherada do setor me olha torto e deve falar mal de mim horrores. O motivo:

Uma vez eu tava de "ovo virado", me chamaram pra almoçar no shopping e eu disse "Tá maluco, pagar 60 reais em um prato de comida"?

Pronto. Sou o mão-de-vaca do setor, não me chamam pra nada.

Mas que se foda. Essa mesma galera, chega dia 15, reclama que o ticket já acabou. Depois vai almoçar pagando no crédito pra bancar a imagem de "ricão do restaurante 5 estrelas".

Aqui em casa, mesmo com um neném de 9 meses, quase todo mês sobra uma farpelinha no ticket.

Enquanto eles se esforçam para parecer ter dinheiro, eu vivo uma vida aparente simples e debaixo dos panos vou investindo em placa solar pra dentro de casa, ar condicionado na casa toda, vida melhor para o filho, esposa não precisa trabalhar...

É bom demais viver "stealth".

Quando a pessoa resolve se afastar dessas brincadeiras, começam a falar mal de você pelas costas. Caso você trabalhe em uma empresa privada, isso pode acabar levando a sua demissão. Tome cuidado com isso, principalmente se você trabalha com mulheres.

Sim, sim. Eu tô ligado como é conviver em ambiente majoritariamente feminino; vez ou outra as ouço reclamar da "Maria" ou da "Joana", mas chamar uma das duas para ir almoçar.

Eu sei que afastar-me desse nicho hipócrita pode pode afetar meu trabalho, mas com 40 anos nas costas eu já não me preocupo com isso, parceiro. É Deus, minha família e eu, aqui nesse plano.

A mulherada do setor me olha torto e deve falar mal de mim horrores. O motivo:

Uma vez eu tava de "ovo virado", me chamaram pra almoçar no shopping e eu disse "Tá maluco, pagar 60 reais em um prato de comida"?

Pronto. Sou o mão-de-vaca do setor, não me chamam pra nada.

Mas que se foda. Essa mesma galera, chega dia 15, reclama que o ticket já acabou. Depois vai almoçar pagando no crédito pra bancar a imagem de "ricão do restaurante 5 estrelas".

Aqui em casa, mesmo com um neném de 9 meses, quase todo mês sobra uma farpelinha no ticket.

Enquanto eles se esforçam para parecer ter dinheiro, eu vivo uma vida aparente simples e debaixo dos panos vou investindo em placa solar pra dentro de casa, ar condicionado na casa toda, vida melhor para o filho, esposa não precisa trabalhar...

É bom demais viver "stealth".

Isso reflete muito o que comentei, semanas atrás, a respeito do quanto o brasileiro confunde demais o ambiente de trabalho com sua vida pessoal. É uma carência escrota, que faz com que as pessoas achem que o trabalho é um "puxadinho" da vida particular dela, e que todos ali precisam fazer parte das redes sociais, e querem saber o que você faz ou deixa de fazer.

Última edição:
A mulherada do setor me olha torto e deve falar mal de mim horrores.
Tem algumas que me odeiam e vivem tentando me humilhar, mas eu evito retrucar, pois sei que as fariam chorar.
Sim, sim. Eu tô ligado como é conviver em ambiente majoritariamente feminino; vez ou outra as ouço reclamar da "Maria" ou da "Joana", mas chamar uma das duas para ir almoçar.
A mesma coisa no meu trabalho.

Eu lembrei de uma moça que trabalhava com a gente, ela vivia postando fotos de baladas (que hoje o jovem nem frequenta mais, isso denunciava que ela é meio tiazona), bares e restaurantes. A gente sabia que o dinheiro dela tava curto quando ela aparecia falando que estava de regime e comendo biscoito integral no almoço.
--

Quando eu trabalhei com 4 mulheres em uma sala, numa prefeitura aqui do interior, eu me sentia muito pobre. Quando eu piscava, elas estavam comprando perfumes e cremes que ambulantes passavam vendendo na prefeitura; iam ao banheiro e voltavam com uma sacola de roupas novas (porque tinha vendedora de roupas que montavam araras de vendas dentro dos banheiros femininos), ou estavam organizando festas e presentes para uma pessoa que elas não gostavam, mas tinham que dar presente e participar para que as pessoas não falassem mal delas.

Toda semana tinha um aniversário de fulano, chá de bebê de cicrano, chá de fraldas de beltrano, chá de panela do dunha, chá revelação do zé da copiadora, amigo secreto do setor X, amigo chocolate do setor Y, amigo da onça do raio que o parta...

Eu ficava pensando que elas deviam ganhar 10k por mês :v

Users who are viewing this thread

Voltar