[TÓPICO DEDICADO] Relações de Trabalho - Depoimentos, situações, tretas e dúvidas

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Huondil
  • Data de Início Data de Início
Aí é uma variável na qual não tem controle.

Menciono sempre se precaver quanto ao SEU trabalho.

Se o patrão é míope o problema é dele, vai sentir no bolso como você mesmo mencionou

Mas essa variável só ocorre porque partiu d'algum lugar; no caso da nossa personagem frustrada e patética.

Daí o que nos cabe é mitigar as chances de dar vazão para desconfianças sobre nossa capacidade, fazendo o que você e eu comentamos, sobre cuidado e precaução, pois ainda que a personagem encha a cabeça do patrão de merda, ele (o patrão) precisará checar se realmente as reclamações são factíveis, seja com o gerente ou funcionários que ele confia, por ser um carente* fodido. Contudo, se ele for extremamente imbecil, aí sim não há mais o que fazer.

*Taí uma parada que não entendo, o porquê de muitos patrões serem esse tipo de otário, que gosta de ter puxa-sacos ao redor dele, mesmo sabendo que são funcionários meia-boca.

Sim, sim.
Só pontuei que não tem uma solução definitiva pra não se estressar com gente assim.
Pelo menos enquanto assassinato ainda for crime, isto é.
Esse avatar ficou legal, btreze, diferente de uns aí...

Chamei no cantinho aqui o novato pra pedir pra ele prestar atenção na hora de digitar nos lançamentos contábeis. Vi agora o termo pintuda ao invés de pintura. Me deparei com as seguintes frases:

* Pagamento referente pintuda (...)
* Pagamento para pintuda (...)

:limo:

Chamei no cantinho aqui o novato pra pedir pra ele prestar atenção na hora de digitar nos lançamentos contábeis. Vi agora o termo pintuda ao invés de pintura. Me deparei com as seguintes frases:

Talvez vc esteja vendo gastos com outras coisas e não percebeu.
@andreycmiranda disserte.

@Animaa veja com o que o novato já trabalhou, pois pode ser um "comportamento respondente", baseado na troca de ambiente à qual ele estava acostumado, tendo reagido involuntariamente a uma palavra (pintura) que lembrou-o de outra (pintuda) por puro estímulo ao desejo.

Em suma: Ele estava pensando na piroca d'alguma trans no antigo trabalho dele!

:o(((((

:bem:
@Animaa veja com o que o novato já trabalhou, pois pode ser um "comportamento respondente", baseado na troca de ambiente à qual ele estava acostumado, tendo reagido involuntariamente a uma palavra (pintura) que lembrou-o de outra (pintuda) por puro estímulo ao desejo.

Em suma: Ele estava pensando na piroca d'alguma trans no antigo trabalho dele!

:o(((((
:bem:

Isso nem é erro de novato, é problema de atenção mesmo. Pode ficar de olho que tu vai encontrar mais porcarias ao longo dos meses.

To passando alguns apuros trabalhando ao lado de um moleque de 21 anos. Achei que era meme, mas essa geração é realmente uma merda.
Uma falta de interesse absurda, trabalha se arrastando, parece que tá chumbado no chão. Ele ganha 3k na carteira, 2,8k de ticket, plano extensivo à filhos e esposa, Gympass, Sesi, Senai, odontológico e outras regalias. Ganhando isso nessa idade, eu estaria dando até tiro pro alto e o babaquinha recém contratado (6 meses) fazendo pouco caso.

A vontade é de dar uma paulada nas pernas quando vejo ele arrastando o pé. To tomando ranço dessa geração filha da puta.

Isso nem é erro de novato, é problema de atenção mesmo. Pode ficar de olho que tu vai encontrar mais porcarias ao longo dos meses.

To passando alguns apuros trabalhando ao lado de um moleque de 21 anos. Achei que era meme, mas essa geração é realmente uma merda.
Uma falta de interesse absurda, trabalha se arrastando, parece que tá chumbado no chão. Ele ganha 3k na carteira, 2,8k de ticket, plano extensivo à filhos e esposa, Gympass, Sesi, Senai, odontológico e outras regalias. Ganhando isso nessa idade, eu estaria dando até tiro pro alto e o babaquinha recém contratado (6 meses) fazendo pouco caso.

A vontade é de dar uma paulada nas pernas quando vejo ele arrastando o pé. To tomando ranço dessa geração filha da puta.

Cara, o problema não é a geração, não, o problema é o brasileiro.

Eu trabalho com vendedoras que, a mais jovem, tem ~24 anos, e elas são tão displicentes quanto as velhas de ~60.

O brasileiro é preguiçoso, burro e irresponsável mesmo.

Cara, o problema não é a geração, não, o problema é o brasileiro.

Eu trabalho com vendedoras que, a mais jovem, tem ~24 anos, e elas são tão displicentes quanto as velhas de ~60.

O brasileiro é preguiçoso, burro e irresponsável mesmo.
na verdade é a geração mesmo.
Pode procurar ai noticias em outros países, todo mundo reclama dessa geração. São um bando de desinteressados. Vivem no mundo da fantasia proporcionado pelas redes sociais, onde acham que tudo é fácil, que eles são o centro do mundo e que esse trabalho de "agora" é algo é algo provisório, pois logo vai cair do céu um jeito deles ganhar milhões por mês, igual o zé do youtube faz. Mentes super estimuladas por vídeos e a vida (falsa) pregada nas redes, pessoas totalmente desconectadas da realidade.

Aqui por onde eu trabalho deve ter passado mais de uma dezena de jovem aprendiz/estagiário dessa nova geração e ninguém fica. É tudo igual, nego não ta nem ai para nada. Na primeira oportunidade mete a cara no celular e se deixar passa o resto do dia assim.

na verdade é a geração mesmo.
Pode procurar ai noticias em outros países, todo mundo reclama dessa geração. São um bando de desinteressados. Vivem no mundo da fantasia proporcionado pelas redes sociais, onde acham que tudo é fácil, que eles são o centro do mundo e que esse trabalho de "agora" é algo é algo provisório, pois logo vai cair do céu um jeito deles ganhar milhões por mês, igual o zé do youtube faz. Mentes super estimuladas por vídeos e a vida (falsa) pregada nas redes, pessoas totalmente desconectadas da realidade.

Aqui por onde eu trabalho deve ter passado mais de uma dezena de jovem aprendiz/estagiário dessa nova geração e ninguém fica. É tudo igual, nego não ta nem ai para nada. Na primeira oportunidade mete a cara no celular e se deixar passa o resto do dia assim.

Eu acho que há um conjunto de fatores, com uma boa parte da culpa sendo das gerações anteriores, inclusive.

Aqui na empresa que atuo, os que mais dão trabalho são justamente os mais velhos, que já passaram dos 35. E eu observei a seguinte questão:

- Os mais velhos suportam os excessos, mas descontam (esses excessos) realizando suas funções porcamente.
- Os mais novos são mais proativos e atenciosos nas explicações que dou, mas metem o pé quando o patrão tem "ataque de pelanca".

O ambiente profissional exige a excelência dos funcionários, mas não entrega os protocolos corretos para que isso ocorra.

Daí o que ocorre? Os mais velhos acham que levar esculacho, acumular funções, fazer hora extra constantemente e atuar em outros setores da empresa é aceitável. Os incautos chamam apenas de "pressão, e os mais cínicos romantizam essa merda toda dizendo que isso molda o caráter.

E quem exclama isso (quase) sempre se gaba que "No meu tempo, a gente trabalhava desde os 10 anos, por16 horas seguidas sem reclamar!"

Daí eu indago: Mas você realmente vivia? Como ser tratado igual animal de tração te fez ser uma pessoa melhor?

E, posso ser sincero? NESSE ASPECTO de não tolerar essas coisas eles estão corretíssimos, porque é assim que as empresas vão começando a mudar o ambiente de trabalho, do contrário ainda acharíamos normal ter crianças na labuta pesada. E hoje nós achamos absurdo porque lááááá atrás, começaram a haver discordâncias tão iguais quanto as que estamos tendo hoje.

63.jpg

Desculpa o textão, mas é um assunto complexo e bastante extenso. ;)

qual o cargo ai? precisa do que pra trabalhar?

- Os mais velhos suportam os excessos, mas descontam (esses excessos) realizando suas funções porcamente.
Mas isso aí são exemplos de péssimos profissionais e não comportamento padrão de gerações passadas.
Proporcionalmente os "antigos" tem menos gente assim do que as novas gerações.

E te falo que até pra ser safado os antigos tem mais cabeça. Geralmente o cara sabe que está fazendo corpo mole ou qq outra prática de bosta assim e foda-se.
Geração atual não tem discernimento nem pra fazer merda sabendo disso, acham que estão corretos o tempo inteiro, não tem nada de errado nas reivindicações, etc.

E quem exclama isso (quase) sempre se gaba que "No meu tempo, a gente trabalhava desde os 10 anos, por16 horas seguidas sem reclamar!"
O que eu vejo nisso é que trata-se simplesmente de um parâmetro de comparação, não quer dizer que o fulano trabalhava 16 horas amando aquilo.

Até pq as gerações mais novas não conseguem enxergar o mundo como ele realmente é (falando de questões profissionais), os antigos iam no "aceita que dói menos".
Enquanto o cara tinha que aguentar trabalhar o dia inteiro com dengue, tendo febre, etc e muitas vezes era aquilo ou rua eles veem os xovens modernos super prafrentex reclamando de umas coisas bizonhas...

É mais um desabafo pra reclamar das crises dessa geração do que romantizar trabalho explorador.

Obs.: tem quem romantize sim, principalmente o peão que vira patrão mas isso não é maioria.

Mas isso aí são exemplos de péssimos profissionais e não comportamento padrão de gerações passadas.
Proporcionalmente os "antigos" tem menos gente assim do que as novas gerações.

E te falo que até pra ser safado os antigos tem mais cabeça. Geralmente o cara sabe que está fazendo corpo mole ou qq outra prática de bosta assim e foda-se.
Geração atual não tem discernimento nem pra fazer merda sabendo disso, acham que estão corretos o tempo inteiro, não tem nada de errado nas reivindicações, etc.

Então o problema não é a nova geração que trabalha mal, mas qualquer geração; sendo assim reclamar dessa nova geração como tendo péssimas profissionais, face as gerações anteriores é um equívoco.

Eu continuarei "batendo na tecla" que, em geral, são as gerações antigas que se acham melhores que as atuais. E daqui 20/30 anos, essa geração também falará da mais nova com a mesmíssima reclamação, e o ciclo se repetirá.

Última edição:
Não sei se minha pergunta é válida aqui, mas vamos lá. É possível uma empresa saber o meu histórico de empresas que já trabalhei utilizando algum sistema do governo?

Não sei se minha pergunta é válida aqui, mas vamos lá. É possível uma empresa saber o meu histórico de empresas que já trabalhei utilizando algum sistema do governo?

Fez pirocoptero em cima da mesa do chefe anterior antes de pedir demissão? :o(((((

Considerando que você vai apresentar a carteira de trabalho, vai estar lá, não? Quando eles tiverem seus dados e CTPS acredito que eles consigam ver na carteira de trabalho digital também, no momento da contratação.

Fora isso tem seu histórico no RAIS, caged e INSS, mas não tem como a empresa acessar por aqui sem autotizacao

Então o problema não é a nova geração que trabalha mal, mas qualquer geração; sendo assim reclamar dessa nova geração como tendo péssimas profissionais, face as gerações anteriores é um equívoco.

Eu continuarei "batendo na tecla" que, em geral, são as gerações antigas que se acham melhores que as atuais. E daqui 20/30 anos, essa geração também falará da mais nova com a mesmíssima reclamação, e o ciclo se repetirá.

Não, a nova geração trabalha mal mesmo.

Péssimos profissionais sempre existiram, isso é fato. E nunca deixarão de existir, seja em uma geração fraca ou em possíveis gerações futuras mais 'pés no chão'.
Só que parece ser um padrão *desta geração* reclamar em excesso e acreditar que só tenha direitos sem nenhum dever.

Leve em conta o seguinte: gente antiga que trabalha mal, em parte, é por conta de vícios de trabalho. É aquela máxima "cachorro velho não aprende truque novo". Mas não da pra dizer que todo antigo é assim, só os profissionais de merda. E por um lado até acho bom pq esses não ficam calados e é mais fácil riscar do quadro de funcionários quando possível.

Parece que molecada mais nova já vem de fábrica com isso. Pra mim é efeito colateral de quem cresceu com a internet no estado que ela está nos últimos anos e sem controle algum dos pais e educadores.

Não, a nova geração trabalha mal mesmo.

Péssimos profissionais sempre existiram, isso é fato. E nunca deixarão de existir, seja em uma geração fraca ou em possíveis gerações futuras mais 'pés no chão'.
Só que parece ser um padrão *desta geração* reclamar em excesso e acreditar que só tenha direitos sem nenhum dever.

Leve em conta o seguinte: gente antiga que trabalha mal, em parte, é por conta de vícios de trabalho. É aquela máxima "cachorro velho não aprende truque novo". Mas não da pra dizer que todo antigo é assim, só os profissionais de merda. E por um lado até acho bom pq esses não ficam calados e é mais fácil riscar do quadro de funcionários quando possível.

Parece que molecada mais nova já vem de fábrica com isso. Pra mim é efeito colateral de quem cresceu com a internet no estado que ela está nos últimos anos e sem controle algum dos pais e educadores.

Não parece ser um padrão, é a visão geral dos mais velhos por ser, justamente, um conflito geracional, dada a diferença de aceitação dos hábitos "tradicionais" de conduta/trabalho, tal como mencionei anteriormente.

O mais velho acha frescura o mais novo não querer trabalhar 16 horas por dia, 6 dias na semana e realizar diversas funções na empresa, como mencionei anteriormente.

Aqui são 21 vendedores e 5 assistentes, e são justamente os mais velhos (35+) que dão muito mais trabalho, uma vez que costumam ser mais teimosos e reativos para aprenderem algum protocolo novo ou mudar alguma rotina.

A líder do RH (57 anos) reclama exatamente da mesma coisa, sobre a resistência dos mais velhos ao novo e a facilidade de adaptação dos mais novos.

Com os mais novos, converso sobre esses protocolos ou novas rotinas, e eles apenas acenam positivamente e passam a seguir; decerto, há erros, mas são corrigidos rapidamente. Já os mais velhos é uma choradeira dos infernos. Que não precisa, que vai dar muito erro, e o clássico "SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE DEU CERTO!".

O mais velho acha frescura o mais novo não querer trabalhar 16 horas por dia
Mas aí vc está fazendo igual nosso amigo pardal e puxando pro exemplo extremos.

Aqui a nossa experiência com jovens tem sido ruim com TODOS os contratados. E olha que tivemos uma rodízio de GenZ* aqui certa época.
Não tiro a razão da reclamação aos hábitos antigos, acontece que qualquer coisa vira motivo pra reclamar.

Fora que o afinco pra trabalhar é quase nulo.

*O rodízio aconteceu pq os profissionais do ramo aqui na minha região (ou geral, não sei dizer) estão desistindo. Tenho 2 ex-funcionários que viraram corretor de imóveis, gente que foi vender peixe (pois é), outro virou vigia noturno, etc. Durante um tempo só conseguimos preencher a vaga com jovens mas a galera achava que iria ganhar rios de dinheiro sendo ajudante técnico sem experiência alguma.

Mas aí vc está fazendo igual nosso amigo pardal e puxando pro exemplo extremos.

Aqui a nossa experiência com jovens tem sido ruim com TODOS os contratados. E olha que tivemos uma rodízio de GenZ* aqui certa época.
Não tiro a razão da reclamação aos hábitos antigos, acontece que qualquer coisa vira motivo pra reclamar.

*O rodízio aconteceu pq os profissionais do ramo aqui na minha região (ou geral, não sei dizer) estão desistindo. Tenho 2 ex-funcionários que viraram corretor de imóveis, gente que foi vender peixe (pois é), outro virou vigia noturno, etc. Durante um tempo só conseguimos preencher a vaga com jovens mas a galera achava que iria ganhar rios de dinheiro sendo ajudante técnico sem experiência alguma.

Você está se apegando ao número absoluto, e não à ideia.

"16 horas por dia, 6 dias na semana e realizar várias funções" é a ideia de que não aceitar fazer para além do que foi acordado é frescura, pois os mais velhos sempre transformam suas dificuldades num modelo a ser seguido.

"No meu tempo eu ia trabalhar com aneurisma, varíola e um ovo quebrado, e estou aqui, vivo!". 😅

Meu pai foi desses que trabalhou no garimpo, por 1 ano e 7 dias da semana, sem descanso, e que ficou feliz pra caralho ao saber que meu primeiro trabalho foi numa lan house, sentado à frente do PC e no ar condicionado.

Sobre a Geração Z achar que ganhará rios de dinheiro, aí é uma outra questão: TALVEZ a sua empresa não seja clara o suficiente no anúncio e na entrevista, alegando que o funcionário começa rácom 2.000, mas em pouco tempo pode ganhar 8.000, o que ocorre demais, também.

O que seria esse "afinco"?

Pior que a Gen Z é descompromissada na média. Produz pouco, é leniente e com problemas de relacionamento pessoal. Vira e mexe fico com a impressão que eles, no geral, possuem algum grau de autismo.

Aí vem os periódicos/influencers e ficam nutrindo essa mentalidade de que faça pouco e exija muito vai te levar longe. O que tem de notícia de Gen Z "microaposentando" aos 30 por "cansaço" e desejo de se aposentar aos 45, ou notícia no estilo "Gen Z faz pouco e pensa muito/produz de forma diferenciada, temos que nos adequar a eles".

Colocar a régua do 0,1% pros demais é receita para ter uma geração de fracassados, e acredite, eles estão se superando.

Você está se apegando ao número absoluto, e não à ideia.
Não, vc que está se apegando demais a ideia de que toda empresa vai explorar o funcionário ou que todo trabalhador antigo era explorado com um sorriso na cara.

Releia o que falei antes:
O que eu vejo nisso é que trata-se simplesmente de um parâmetro de comparação, não quer dizer que o fulano trabalhava 16 horas amando aquilo.
Tanto é que isso aqui corrobora com o que falei:
Meu pai foi desses que trabalhou no garimpo, por 1 ano e 7 dias da semana, sem descanso, e que ficou feliz pra caralho ao saber que meu primeiro trabalho foi numa lan house, sentado à frente do PC e no ar condicionado.
Se os antigos romantizassem tanto assim o "trabalhe até a morte e seja feliz com isso" seu pai não teria esse sentimento.

Sobre a Geração Z achar que ganhará rios de dinheiro, aí é uma outra questão: TALVEZ a sua empresa não seja clara o suficiente no anúncio e na entrevista, alegando que o funcionário começa rácom 2.000, mas em pouco tempo pode ganhar 8.000, o que ocorre demais, também.
Sim, prometemos salários de 5k mas na hora que o holerite chega a realidade nua e crua cai na cabeça deles quando recebem pão e água.
Por favor, né?

O que seria esse "afinco"?
Vontade de trabalhar, esforço para resolver problemas, etc.
Nota que nem citei proatividade pq não sou daqueles que acha que todo funcionário precisa ser assim. Mas se o cara é contratado pra fazer X e não quer ser esforçar minimamente pra resolver qualquer problema na execução daquele X o problema não é na empresa nem no cliente.

Aqui é passamos pela mesma coisa. Galera nova é tudo, como dizem por aqui, "nó cego".
Tendo o comportamento que citei acima: Gente bitolada por rede sociais, onde acham que vão ganhar dinheiro a rodo, então não fazem esforço, pois esse "trabalho" é algo provisório, até eles mudarem de vida magicamente.

Users who are viewing this thread

Voltar