[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 46 4.9%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 91 9.7%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 200 21.4%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 183 19.6%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 94 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 45 4.8%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 44 4.7%

  • Total de votos
    936
É complicado sair da CLT para PJ até pela "estabilidade". Caso vc fique sem trabalho a CLT tem uns encargos, vc consegue se manter 6 meses ainda. Já a PJ é pé na bunda sem direito a nada.

Quando peguei covid fiquei 14 dias em casa, tenho uma PJ e uma CLT.. a PJ os custos do contador continuaram lá.. cagaram se eu ganhei zero reais por estar doente.. já a CLT pagou o salário normalmente..

Agora o que eu falo para o pessoal é para não ficar estabilizado e satisfeito com seu emprego, do contrário passam-se os anos e vc não sai do lugar..
 
O maior problema dessa discussão do PJ x CLT é que normalmente são contados os poucos casos de sucesso das pessoas que são PJ e apenas as reclamações das pessoas que são CLT.

Aqueles que tentam ser PJ e falham miseravelmente não contam suas histórias de fracasso.

A maioria das pessoas tentam ser PJ e falham. Normalmente, essas pessoas não percebem no momento de sua decisão, que ao sair de um salario 5k CLT para ir para um PJ de 10k (exemplo). Mesmo que de certo nos primeiros 3 meses, se depois disso der errado, e essa pessoa demorar 4 meses para se realocar no mercado, no final desse tempo ela não ficou nem no zero-a-zero. E sim, no negativo.

Pra mim, a transição de CLT para PJ deveria ser feita com cautela, quando você possuir três coisas: (1) capital financeiro (famosa reserva de emergência, para se manter por um tempo se tudo der errado); (2) você deve ser realmente muito bom nessa sua área de atuação; e (3) a sua área de atuação deve possuir demanda para que você possa rentabilizar.

O que tem de pirralho caindo no conto de fadas de que deve se atirar de cabeça no EMPREENDEDORISMO, que deve se liberar das amarras da CLT para poder conseguir ter LIBERDADE na vida, chega a dar pena.

A maioria das pessoas não são capazes de ser "boas" na CLT e acreditam que vão cair de cabeça no PJ e conseguir tudo aquilo que nunca foram capazes de conseguir.

Tive vários ex-amigos da época da escola que nunca se comprometeram e assumiram responsabilidade com absolutamente nada no que se refere a vida profissional. Quando chegou naquela fase dos 20, quase 25, essas mesmas pessoas começaram a olhar pra própria vida e sentir aquele sentimento de frustração. A opção era vender sua LIBERDADE para a CLT em troca de um salário de 1k, 1.5k ou entrar de cabeça no PJ e viver o sonho americano.

Decidiram ir para o PJ, largaram seu empregos formais (CLT), e antes de abrir as portas do negócio já se consideravam "o self-made man". Bom, hoje essas pessoas não são PJ, não são CLT, não são nada. Não possuem formação, não possuem profissão, não possuem nenhuma habilidade que possa ser rentabilizada porque nunca desenvolveram nenhuma.

CUIDADO. O mair beneficio da CLT não é a pseudo-estabilidade, e sim, a camuflagem da MEDIOCRIDADE. Existe muito mais chances de fazermos parte do grupo dos medíocres do que do grupo dos "pontos fora da curva". E o problema torna-se ainda maior quando os mais medíocres, por algum motivo, acreditam seriamente que são os maiores pontos fora da curva.
 
Última edição:
Galera uma dúvida que estou, que preciso responder o quanto antes.
Trabalho CLT e ganho 1,7k como publicitário. Recebi uma proposta de ir para outra empresa como PJ, recebendo 3k
Vale o risco de mudar? Alguém trabalha PJ aqui?

Nao trocaria. Com 3k voce nao consegue fazer um pe de meia pra se manter caso seja mandado embora.
 
O maior problema dessa discussão do PJ x CLT é que normalmente são contados os poucos casos de sucesso das pessoas que são PJ e apenas as reclamações das pessoas que são CLT.

Aqueles que tentam ser PJ e falham miseravelmente não contam suas histórias de fracasso.

A maioria das pessoas tentam ser PJ e falham. Normalmente, essas pessoas não percebem no momento de sua decisão, que ao sair de um salario 5k CLT para ir para um PJ de 10k (exemplo). Mesmo que de certo nos primeiros 3 meses, se depois disso der errado, e essa pessoa demorar 4 meses para se realocar no mercado, no final desse tempo ela não ficou nem no zero-a-zero. E sim, no negativo.

Pra mim, a transição de CLT para PJ deveria ser feita com cautela, quando você possuir três coisas: (1) capital financeiro (famosa reserva de emergência, para se manter por um tempo se tudo der errado); (2) você deve ser realmente muito bom nessa sua área de atuação; e (3) a sua área de atuação deve possuir demanda para que você possa rentabilizar.

O que tem de pirralho caindo no conto de fadas de que deve se atirar de cabeça no EMPREENDEDORISMO, que deve se liberar das amarras da CLT para poder conseguir ter LIBERDADE na vida, chega a dar pena.

A maioria das pessoas não são capazes de ser "boas" na CLT e acreditam que vão cair de cabeça no PJ e conseguir tudo aquilo que nunca foram capazes de conseguir.

Tive vários ex-amigos da época da escola que nunca se comprometeram e assumiram responsabilidade com absolutamente nada no que se refere a vida profissional. Quando chegou naquela fase dos 20, quase 25, essas mesmas pessoas começaram a olhar pra própria vida e sentir aquele sentimento de frustração. A opção era vender sua LIBERDADE para a CLT em troca de um salário de 1k, 1.5k ou entrar de cabeça no PJ e viver o sonho americano.

Decidiram ir para o PJ, largaram seu empregos formais (CLT), e antes de abrir as portas do negócio já se consideravam "o self-made man". Bom, hoje essas pessoas não são PJ, não são CLT, não são nada. Não possuem formação, não possuem profissão, não possuem nenhuma habilidade que possa ser rentabilizada porque nunca desenvolveram nenhuma.

CUIDADO. O mair beneficio da CLT não é a pseudo-estabilidade, e sim, a camuflagem da MEDIOCRIDADE. Existe muito mais chances de fazermos parte do grupo dos medíocres do que do grupo dos "pontos fora da curva". E o problema torna-se ainda maior quando os mais medíocres, por algum motivo, acreditam seriamente que são os maiores pontos fora da curva.

Muito bem colocado, concordo com tudo.

Não gosto de falar muito sobre isso, pois eu sou funcionário público desde que formei e o que posso passar de experiência é apenas o que amigos próximos conversam. E sem dúvidas, todos que trabalham/trabalhavam em PJ não gostam/gostaram.
 
Eu acho que esse negocio de ser PJ so vale a pena pra quem:

- e de uma subarea de TI que tenha emprego quase que garantido, tipo desenvolvimento
- ja tem um bom tempo no mercado de trabalho, assim tem salarios mais altos e maior facilidade pra arrumar outro emprego
- vai ganhar no minimo o dobro do que ganharia como CLT

Mas o que mais se ve hoje e empresa FDP querendo contratar "menino do suporte" por 1400 PJ. Ai e de foder.
 
Adicionando ainda a essa questão sobre PJ x CLT, pessoal esquece tbm dos benefícios da CLT se acontecer algo com vc e precisar ser afastado, por exemplo...
A maioria só consegue lembrar dos descontos da CLT, mas ela tbm trás muita comodidade em alguns fatores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com certeza a pós vai ser diferencial no currículo vai abrir conexões para ela entrar na area, mas não faça ead e não caia no conto que a a aula vai ser ao vivo mas remota, pq é no dia a dia que fazemos o networking. Mas infelizmente o que mais conta em processos seletivo é a experiência, então sugiro que ela procure algum trabalho voluntário que de currículo ou voltar a procurar um estágio na area.
Cara, muito complicado estuar presencialmente nesta atual situação que vivemos, fora que o EAD trás a possibilidade de casar melhor os horários...
Você acha que nem se fizer em uma instituição boa (Anhembi Morumbi ou FGV por ex) não compensaria?
 
Adicionando ainda a essa questão sobre PJ x CLT, pessoal esquece tbm dos benefícios da CLT se acontecer algo com vc e precisar ser afastado, por exemplo...
A maioria só consegue lembrar dos descontos da CLT, mas ela tbm trás muita comodidade em alguns fatores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, muito complicado estuar presencialmente nesta atual situação que vivemos, fora que o EAD trás a possibilidade de casar melhor os horários...
Você acha que nem se fizer em uma instituição boa (Anhembi Morumbi ou FGV por ex) não compensaria?
Tipo plano de saúde, você paga, acha ruim, mas quando precisa usar ou alguma emergência foi a melhor coisa que fez na vida. É complicado.
 
Eu fortemente te indicaria procurar algum profissional psicoterápico, para ganhar uma "muleta" para começar uma mudança ou começar um esporte que te ajude melhorar a autoconfiança e a ansiedade. Depois começar fazendo um curso de excell e vba para tentar se recolocar no mercado de trabalho, aproveitando que muitos trabalhos vão ser migrados para o home office.

E se fores bom em matemática e tem interesse em computadores em geral eu fortemente te indicaria estudar HTML, css e Javascript. Feito esses cursos eu tentaria ir para react ou node, fazer alguns projetos para enriquecer o git hub e depois me candidataria para uma vaga de estágio remoto (fazer matricula em qualquer uniesquina), depois que você entra no mercado com 1 ano de experiência é fácil conseguir uma vaga de 3k clt

Eu não sei a barra que estás enfrentando mas começa a mudança em pequenos passos e vai trabalhando na sua melhora.
Um abraço
Minha história é até parecida com a do colega, estou no último ano de sistemas de informação e mais ou menos na metade do curso aconteceram umas tragédias na minha vida e acabei ficando depressivo. Isso me atrapalhou bastante pois eu era um bom aluno.
Agora estou atrás de estágio na área, mas está complicado. Queria apenas algo pra começar mesmo ganhando pouco ou nada, apenas pra ter a experiência e entrar no mercado.
 
Agora estou atrás de estágio na área, mas está complicado. Queria apenas algo pra começar mesmo ganhando pouco ou nada, apenas pra ter a experiência e entrar no mercado.
Same here, guy! Estou passando pelo msm problema, a pandemia praticamente fechou a maioria das oportunidades abertas e só agora começa a retomada, porém pedem tantas coisas que quando vc consegue uma delas eles meio que adicionam outras a mais, parece até picaretagem! O jeito é ir continuando tentando aplicar nas vagas.

Eu recentemente me descadastrei (ou tentei, pois mtos sites não tem opção de vc cancelar a conta, então coloco vários dados incorretos, nome errado e apago informações e ponho emails temporários) de vários sites de empregos por conta do LinkedIn redirecionar para eles. O foda é que vc se cadastra em um site achando que a vaga está nele (pois está anunciado lá), porém ele te redireciona para outro site de empregos. Isso deveria ser proibido!

LinkedIn agora só aplico a vagas quando tem a opção "Vaga simplificada", ou seja, consigo aplicar no próprio LinkedIn sem ser redirecionado para outro site.
 
O maior problema dessa discussão do PJ x CLT é que normalmente são contados os poucos casos de sucesso das pessoas que são PJ e apenas as reclamações das pessoas que são CLT.

Aqueles que tentam ser PJ e falham miseravelmente não contam suas histórias de fracasso.

A maioria das pessoas tentam ser PJ e falham. Normalmente, essas pessoas não percebem no momento de sua decisão, que ao sair de um salario 5k CLT para ir para um PJ de 10k (exemplo). Mesmo que de certo nos primeiros 3 meses, se depois disso der errado, e essa pessoa demorar 4 meses para se realocar no mercado, no final desse tempo ela não ficou nem no zero-a-zero. E sim, no negativo.

Pra mim, a transição de CLT para PJ deveria ser feita com cautela, quando você possuir três coisas: (1) capital financeiro (famosa reserva de emergência, para se manter por um tempo se tudo der errado); (2) você deve ser realmente muito bom nessa sua área de atuação; e (3) a sua área de atuação deve possuir demanda para que você possa rentabilizar.

O que tem de pirralho caindo no conto de fadas de que deve se atirar de cabeça no EMPREENDEDORISMO, que deve se liberar das amarras da CLT para poder conseguir ter LIBERDADE na vida, chega a dar pena.

A maioria das pessoas não são capazes de ser "boas" na CLT e acreditam que vão cair de cabeça no PJ e conseguir tudo aquilo que nunca foram capazes de conseguir.

Tive vários ex-amigos da época da escola que nunca se comprometeram e assumiram responsabilidade com absolutamente nada no que se refere a vida profissional. Quando chegou naquela fase dos 20, quase 25, essas mesmas pessoas começaram a olhar pra própria vida e sentir aquele sentimento de frustração. A opção era vender sua LIBERDADE para a CLT em troca de um salário de 1k, 1.5k ou entrar de cabeça no PJ e viver o sonho americano.

Decidiram ir para o PJ, largaram seu empregos formais (CLT), e antes de abrir as portas do negócio já se consideravam "o self-made man". Bom, hoje essas pessoas não são PJ, não são CLT, não são nada. Não possuem formação, não possuem profissão, não possuem nenhuma habilidade que possa ser rentabilizada porque nunca desenvolveram nenhuma.

CUIDADO. O mair beneficio da CLT não é a pseudo-estabilidade, e sim, a camuflagem da MEDIOCRIDADE. Existe muito mais chances de fazermos parte do grupo dos medíocres do que do grupo dos "pontos fora da curva". E o problema torna-se ainda maior quando os mais medíocres, por algum motivo, acreditam seriamente que são os maiores pontos fora da curva.
Sábias palavras!

Complementando um pouco, o PJ surgiu como um "caminho" por conta da precarização da CLT, é muito tentador pro cara que ta começando ganhar 3k no PJ do que ganhar 1.5K no CLT sem nenhum benefício.

Já tive algumas propostas de me PJotizar em outras empresas, mas felizmente a empresa que trabalho tem ótimos benefícios, pra valer a pena teria que me pagar pelo menos o quádruplo no PJ. Enfim..

A dica é, empreender é difícil pra caramba, não caiam nessa de que vários Youtubers falam por aí, sua empresa provavelmente vai falir no primeiro ano. Tem que ter muito planejamento profissional e pessoal, e muito dinheiro "sobrando".

Acho que o caminho é buscar uma boa empresa com CLT, e cara, da pra empreender sendo CLT.
 
Eu acho que esse negocio de ser PJ so vale a pena pra quem:

- e de uma subarea de TI que tenha emprego quase que garantido, tipo desenvolvimento
- ja tem um bom tempo no mercado de trabalho, assim tem salarios mais altos e maior facilidade pra arrumar outro emprego
- vai ganhar no minimo o dobro do que ganharia como CLT

Mas o que mais se ve hoje e empresa FDP querendo contratar "menino do suporte" por 1400 PJ. Ai e de foder.

Por menos de 6k não vale a pena ser PJ e realmente não é pra qualquer um, isso é pra quem sabe que não fica sem emprego. Alem disso esse tipo de contratação não é pro cara que gasta todo centavo que ganha, você tem que guardar dinheiro. Pode ser bom ou ruim, depende de voce.
Pra min CLT e nada é a mesma coisa. Se você ficar doente vai pra caixa e ganha 1.5k/mes, quando consegue por o INSS é uma piada, se aposentar ninguem aqui vai mesmo, se conseguir um dia vai ser com 2k se der sorte.

Mas isso é opinião pessoal. Mas também só tenho o ponto de vista de TI, tipo o cara ali em cima, ganhando 1.7k como publicitario e pensando em migrar para 3k PJ, chega ser uma vergonha uma proposta dessas.
 
Última edição:
Agradeço a todos pelas respostas de CLT x PJ, suas opiniões e tudo mais, levei muito em consideração!
Atualizando o que rolou: Pensei bem como vocês falaram e decidi não arriscar por tão pouco, de fato.
Mas cheguei na minha empresa atual e contei sobre a outra proposta, e tudo mais... por fim recebi um aumento de 30% do meu salário, além de que vou começar a receber metas também.

Por fim, com os benefícios e tudo mais, agora fica pouco abaixo do que eu receberia PJ.
Novamente, obrigado a todos!
 
Acredito que PJ é para aquela pessoa que já está no mercado há mais de 8 anos (pode jogar 10) e já tem experiência e networking grandes o suficiente para que ela não precise ficar que nem um desesperado procurando emprego, pois sabe que se sair de um, terá outro "logo ali". E se ela tiver tanto tempo assim de experiência pode mto bem aplicar para vagas do exterior, claro, sabendo falar no mínimo inglês.
 
Cara PJ é algo que vc tem que analisar com muito cuidado, porque algumas empresas acham que te transformar em PJ vai continuar mandando em vc (vc tipo vai viver para a empresa, e não é assim), praticamente vc virou uma terceirizada e que presta serviços pra sua empresa e, por isso vc tem que analisar alguns pontos:

1. Se que o que você vai ganhar a mais, vc consegue cobrir, décimo terceiro salário, adicional de férias (e as férias em si que as vezes vai ser prejudicado) e etc, custeio com saúde e algum impedimento que não te deixe trabalhar (é muito mais fácil pra empresa "te desligar" sendo PJ e não tem os devidos seguros e auxílios que você esperaria de CLT por ex, além de ter que contratar um contador (achei que todos sabiam, mas obrigatoriamente você tem que ter um contador sendo PJ então é mais um gasto, mesmo que o MEI não requira contador mas é bom pra deixar tudo acertado com os famigerados impostos e recolhimentos e também caso você passe dos 32% do seu lucro tem uns impostos pesados).

2. Se a empresa vai te tratar como PJ (vc não está sujeito a horário ou a chefe ok? vc tem um contrato e aquele contrato que vai dizer quais são as metas que você tem que fornecer a empresa, tem muito empresário que acha que PJ pode continuar sendo escravo e não é assim...).

Tem outros pontos mas considero esses os essenciais pra você pensar, matemática é algo exato então coloque isso na balança quando for optar por isso, as vezes é muito melhor virar logo empresário e ter sua empresa prestadora de serviços (as responsabilidades praticamente são as mesmas). Digo isso alguns pontos que me ocorreram quando minha esposa (que é médica) tinha um emprego CLT e queriam mudar ela pra PJ e a própria prefeitura cobrou o contador e outras coisas e o aumento salarial não cobria tudo isso, então muito cuidado com as "roubadas".
 
Última edição:
Cara PJ é algo que vc tem que analisar com muito cuidado, porque algumas empresas acham que te transformar em PJ vai continuar mandando em vc (vc tipo vai viver para a empresa, e não é assim), praticamente vc virou uma terceirizada e que presta serviços pra sua empresa e, por isso vc tem que analisar alguns pontos:

1. Se que o que você vai ganhar a mais, vc consegue cobrir, décimo terceiro salário, adicional de férias (e as férias em si que as vezes vai ser prejudicado) e etc, custeio com saúde e algum impedimento que não te deixe trabalhar (é muito mais fácil pra empresa "te desligar" sendo PJ e não tem os devidos seguros e auxílios que você esperaria de CLT por ex, além de ter que contratar um contador (achei que todos sabiam, mas obrigatoriamente você tem que ter um contador sendo PJ então é mais um gasto, mesmo que o MEI não requira contador mas é bom pra deixar tudo acertado com os famigerados impostos e recolhimentos e também caso você passe dos 32% do seu lucro tem uns impostos pesados).

2. Se a empresa vai te tratar como PJ (vc não está sujeito a horário ou a chefe ok? vc tem um contrato e aquele contrato que vai dizer quais são as metas que você tem que fornecer a empresa, tem muito empresário que acha que PJ pode continuar sendo escravo e não é assim...).

Tem outros pontos mas considero esses os essenciais pra você pensar, matemática é algo exato então coloque isso na balança quando for optar por isso, as vezes é muito melhor virar logo empresário e ter sua empresa prestadora de serviços (as responsabilidades praticamente são as mesmas). Digo isso alguns pontos que me ocorreram quando minha esposa (que é médica) tinha um emprego CLT e queriam mudar ela pra PJ e a própria prefeitura cobrou o contador e outras coisas e o aumento salarial não cobria tudo isso, então muito cuidado com as "roubadas".

Na área de T.I e Engenharia/Arquitetura eles querem contratar como PJ e forçar a pessoa a trabalhar como um CLT....

Na teoria, a pessoa teria de pedir pelo menos 30% a mais do que pagariam como CLT pro PJ conseguir cobrir Contador + Plano de Saúde + Transporte + Alimentação + férias + Décimo terceiro salário + grana pra imprevistos como você falou... tudo isso tem que entrar na conta da pessoa.

Na prática as empresas querem pagar pro PJ 1000 reais a mais e exigir que a pessoa esteja disponível como um CLT.

Tem gente que gosta de ser escravo dos outros.... eu não gosto não então nunca aceitei essa palhaçada....
 
Idade: 30 anos
Cidade: Curitiba - PR
Profissão: Médico (Ginecologia e Obstetrícia) - formado há 6 anos
Salário Líquido: 32 a 40 mil (média)
Graduação: Medicina (UFPR) - Residência Médica (Hospital de Clínicas - UFPR)
Carga Horária: 50-60 horas semanais
Objetivo Atual: deixar pronto meu consultório, trabalhar com ginecologia geral e obstetrícia sob disponibilidade (+/- 3500 reais por parto + valor pago pelo convênio)

Atualmente faço exclusivamente plantões em um total de 4 hospitais.
Durante a semana trabalho somente terças (12 horas) e quintas (24 horas), um sábado do mês (12 horas noturno), três domingos (dois 12 horas noturnos e um 24 horas).
são 3 hospitais públicos e um particular - a diferença de ganhos mensais é referente ao que ganho pelos procedimentos no particular. Durmo bastante e fico jogando durante os plantões, mas alguns são corridos.

Em geral tenho, portanto, 15-16 dias totalmente livres, que eu normalmente fico vendo seriados, animes, jogando, academia, cinema, cachaça, etc.
Minha esposa também é médica, fez 2 anos de clínica médica no mesmo hospital que eu. Trabalha como internista e time de resposta rápida em 2 hospitais, e atende na clínica de medicina do trabalho da mãe dela - trabalha algo entre 20 e 30 horas por semana e tira uns 10-12 mil líquidos.

Edit: recebo tudo pela minha PJ e tenho ISS fixo, então pago só 11,5% de impostos pro governo.
Como foi o caminho até ter essa vida?
 
Como foi o caminho até ter essa vida?

Olha o curso do cara: Medicina numa Federal e uma porrada de especializações. O cara é plantonista em quatro hospitais. Aí tá explicado.
 
<<editado>>
 
Última edição:
Olha o curso do cara: Medicina numa Federal e uma porrada de especializações. O cara é plantonista em quatro hospitais. Aí tá explicado.
Bato palma pra quem passa em medicina em federal, trabalhei 4 anos numa rede de hospitais (TIzão é claro), diferença dos medicos formados em federal para formados em particular é grotesca, tanto pelo pado profissional quanto como pessoas.
E esse nivel de salario, fora medicina são raras as profissões que conseguem no Brasil, TI mesmo o cara só consegue isso trabalhando fora do Brasil ou abrindo o próprio negocio.
 
Na federal eles são alunos e estudantes. Na particular eles são clientes.

E ainda há quem defenda a privatização das universidades públicas no Brasil... Sendo que as universidades públicas são conhecidas e reconhecidamente melhores que as privadas.
 
Na federal eles são alunos e estudantes. Na particular eles são clientes.

E ainda há quem defenda a privatização das universidades públicas no Brasil... Sendo que as universidades públicas são conhecidas e reconhecidamente melhores que as privadas.
Nada a ver a questão de ser ou não privada. Tem alunos que são tão bons quanto os das Federais em outros cursos, vide TI e automação. Federal em medicina é forte pq foi o foco principal e isso acontece com todas as faculdades, tanto é que nego do ITA certamente estará mais gabaritado do que um da Federal em tecnologia, assim como um aluno em Educação Física em uma Uninove ou FMU estará bem mais qualificado que um outro saindo do ITA, pois o nível dessas duas nesse curso é mais forte.
 
Nada a ver a questão de ser ou não privada. Tem alunos que são tão bons quanto os das Federais em outros cursos, vide TI e automação. Federal em medicina é forte pq foi o foco principal e isso acontece com todas as faculdades, tanto é que nego do ITA certamente estará mais gabaritado do que um da Federal em tecnologia, assim como um aluno em Educação Física em uma Uninove ou FMU estará bem mais qualificado que um outro saindo do ITA, pois o nível dessas duas nesse curso é mais forte.

Se essa é sua opinião, Ok. Porém, você usou a exceção para sustentar o seu argumento como se fosse a regra geral.
Já tive experiência profissional em universidades públicas e privadas. Assim como, conheço pessoas que atuam e atuaram em ambos os segmentos. E o consenso geral é apenas um: universidade privada no Brasil possui clientes, não alunos. **FGV ou PUC são exceções, não regra.

É comum casos de universidades privadas em que a própria coordenação do curso é orientada a não reprovar alunos. E consequentemente, os professores tem que moldar toda sua metodologia de ensino a isso. Conheci professores, e não apenas um, que abandonaram empregos em universidades privadas porque tinham que passar alunos que não possuíam o mínimo necessário para obter aprovação na disciplina lecionada.

Os bons profissionais de universidades privadas tender a ser exceções em suas turmas e não regras.

O exemplo do TI e automação que você deu é o pior exemplo possível para atestar a qualidade do ensino superior privado no Brasil. Normalmente, em cursos de tecnologia da rede de ensino privada, dos 30 ~ 40 alunos que formam em cada turma, poucos seguem na área após completar a formação. Boa parte não possuem o necessário para conseguir uma vaga de júnior.

Diferente do que acontece em universidades públicas. Na federal que estudei, as empresas vão dentro do departamento de computação contratar alunos que estão em fase final de conclusão do curso. O mesmo acontece com várias outras federais.
 
Como eu me formei em universidade pública eu tenho tendência a achar que a universidade pública prepara melhor os alunos. Porém, ao mesmo tempo, eu sei que não são todos os alunos que se formam na rede pública que estão capacidatos. Acredito que essa é uma questão que dependa mais do aluno do que do curso. Um bom aluno consegue aproveitar e adquirir conhecimento em qualquer instituição. A diferença é que por conta da univ. pública ser mais difícil de se formar, isso costuma atestar pela qualidade dos alunos.

Minha experiência de trabalho, pelas 2 empresas que eu trabalhei no Brasil e pelos outros brasileiros que eu conheço que trabalham no exterior, é que 90% vem de universidade pública. Então, acho que no final das contas, são os formados da rede pública que estão ficando com as melhores vagas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo