• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.9%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 201 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 180 19.3%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 45 4.8%

  • Total de votos
    933
Na poli/fea tem tbm só que é mais pra estágio e eu me formo esse ano, não sei se não sendo aluno dá pra participar

Eu to participando de um processo na cia de talentos mas acho que pra esse ano esse é o ultimo mas não tenho certeza pq não sei mt como é o esquema desses processos


Isso do linkedn é true

sobre esses sites eu já vi gente conseguir por eles sim, só por aquele cia de estagios que eu nunca vi ngm conseguir nada

A minha cunhada tem duas pós e mestrado na área de Engenharia Ambiental. O mestrado em recursos hídricos, recentemente ela cadastrou para uma vaga de Analista Ambiental em uma mineradora aqui da cidade, isso com os gestores da área só esperando o curriculum dela passar de fase e a vaga era praticamente dela. Ela se quer passou da primeira fase.

Eu até hoje em umas 50 empresas que cadastrei por lá, só para testar, e até essa data só duas me chamaram para entrevista técnica. Fora as dezenas de casos que já vi e sempre aparece algum no LinkedIn.

Lógico que tem alguns que passam.
 
Última edição:
Gupy a chance é praticamente nula.

Algoritmo dos caras é NOJENTO.

Tem vários posts no Linkedin falando sobre. Tem inclusive de uma recrutadora que achou estranho nenhum perfil passar de fase, ela cadastrou o proprio curriculum para uma vaga e nem ela foi selecionada.

Falando em Linkedin, usem como curriculum. Crie um perfil bem montado, siga profissionais, siga empresas, criem network. Uma boa network aumenta e muito as chances no mercado.
Gupy nem eh o pior


Olha o eureca, toda vez q fiz algo nele Só passei raiva pq tem q enviar 382 vídeos q ng vai ver
 
Situação atual:
Idade: 24
Cargo: Analista de "People Analytics" Jr
Salario liquido 2,200 + VR 25, plano de saúde e odonto e "frutinhas toda manhã no escritório".

Já estava insatisfeito com a empresa anterior pois não tinha muita perspectiva de crescimento interno e as coisas já estavam desgringolando mesmo com a empresa ganhando rios de dinheiro com cenário de Pandemia. Fui para uma nova empresa em Nov/21. A parada é sabe quando a coisa é boa demais para ser verdade ou parece que tem pegadinha, então:
Foi me falado tanto na entrevista, quanto na descrição da vaga que cuidaria da parte de indicadores existentes, criação de novos indicadores, cuidar da tabela salarial, auxiliar na elaboração de orçamento. Até ai ok, entrei na empresa e me atocharam de demandas que não são do escopo do meu cargo. A parada que estou fazendo um milhão de coisas e sou cobrado por todas as coisas e mais a minha responsabilidade principal de indicadores, trabalhando quase até 21h e não para as demandas e uma cobrança absurda nada compatível com meu salário e meu cargo de Jr. Estou fazendo tudo e ao mesmo tempo entregando muito abaixo do que eu podia entregar e isso ta me estressando. Sinceramente nem espero passar da experiência e se passar certeza que vai ser esse cenário para pior.
Minha chefia nem negociar prazo dá, me exige as paradas e o máximo é ok vc tinha que me entregar hj me entrega amanhã até primeiro horário da manhã.

Enfim, muito decepcionado pois esperava fazer certas atribuições que como no post anterior tinha comentado e virei um faz tudo com cobranças surreais.

Voltando quase dois anos depois para atualizar os senhores.
A experiência passada foi show de Horrores do início ao fim, não continuaram meu contrato após experiência. No último dia para vencimento do contrato cheguei tomei café e fui chamado na salinha. Falaram que infelizmente a empresa procurava funcionários proativos e que tenham iniciativa (Não lembro a palavra bem, mas quando ela citou fiquei extremamente p#to) e que meu perfil não se adaptava que tentaram o possível para tentar me alocar em outro setor, enfim conversinha do cacete.
No meu time dentro do setor era eu e mais um estagiário. Dava várias ideias nesse camarada que era muito errado estag trabalhar quase 12h sem compensação e outras merdas que faziam. Quando fui desligado a ideia deles era botar ele no meu lugar (mantendo como estagiário), quando a chefia foi comunicar que fui desligado para restante do setor ele falou na hora que estava metendo pé tbm pq arrumou outra parada kkkkkkkkkkkkk. Ficaram em choque e pegaram outro menino de outro setor para esse treinar, o cara não ficou um mês e a vaga qual eu sai ficou aberta só meros 7 meses até achar outro bucha que meteu o pé com 4 meses. Depois soube que contrataram mais gente, leia-se escraviários.

Como pedi desligamento do outro emprego fiquei na M* sem auxílio e peregrinei quase 5 meses para achar uma nova oportunidade, mas é aquilo, as vezes precisa passar pelo caos para chegar na calmaria.


Situação atual:
Idade: 26
Cargo: Analista de RH/DP (Ênfase em Indicadores)
Salario liquido 3,800 + VR 325 Mês, plano de saúde e odonto, auxilio HO, PLR e Clube de Benefícios com vários descontos.

Cara, quando você entra em uma empresa com boa governança é outra parada!
Totalmente invertido da outra experiência, pessoal super coletivo, atribuições bem definidas, transparência e liberdade para me comunicar e sugerir melhorias. Até mesmo quando preciso falar com outras áreas me sinto bem e não sinto "receio" de está falando com algum cacique que precise de benção pra falar.
Basicamente faço os indicadores de performance da área, sento com os coordenadores para conversarmos sobre melhorias que posso ajudar eles a implementar ou validar alguma análise que tenha feito ou eles tenham feito, além de fazer algumas conferências de fechamento de folha, benefícios movimentações etc.
Apesar do clima ser maravilhoso os benefícios são bem abaixo e salário tbm tá um pouquinho abaixo da média de mercado. Já estou começando a ponderar rumar novos ares, mas como o clima é bom vou me manter mais um tempo para vê se vão dá uma moral nesses pontos (Já tive progressão, meu salário era muito pior).
 
Queria compartilhar minha trajetória profissional com os colegas. Iniciei minha carreira como estagiário em uma usina de açúcar no interior de São Paulo. Contra todas as expectativas, fui o último selecionado para um grupo de estágio remunerado. Admito que cometi erros no início, como não aprimorar meu inglês e não buscar estágios adicionais durante as férias. Mesmo sendo um estudante dedicado e com boas notas, percebi que isso não é tudo quando se entra no mundo corporativo.

Ainda assim, dei o meu melhor na usina. Foram sete anos intensos, de muito aprendizado, principalmente em gestão de pessoas – algo que, na minha visão, só se aprende na prática. Em meio a esse período, passei por cinco gestores diferentes. O setor é dinâmico, e uma simples divergência no planejamento pode resultar em uma troca de comando.

Em meu último posto na usina, enfrentei desafios éticos com um gestor que tentava favorecer certos fornecedores. Mantive minha integridade, priorizando sempre a qualidade e transparência do meu trabalho. Felizmente, um fornecedor externo notou meu empenho e me ofereceu uma proposta irrecusável em vendas técnicas. O salário era o dobro, e as oportunidades, vastas.

Ao longo desse período, iniciei meu mestrado e conheci minha esposa. A.partir de sua gravidez, senti a necessidade de buscar um emprego mais estável e próximo à nossa família. No entanto, encontrei resistência no mercado. Muitas empresas pareciam desconfiar da minha vontade de mudança de setor. Assim acabei precisando aceitar posições inferiores ao meu padrão anterior, tudo em prol da família.

Entrei numa multinacional de uma cidade pequena, onde o custo de vida era baixo, mas a estrutura praticamente inexistente. Apesar do salário ser metade do que eu ganhava antes, havia um equilíbrio, principalmente por estarmos perto da família, o que diminuía nossos gastos com viagens.O desafio? Trabalhar em turnos e a falta de infraestrutura. Imagine precisar viajar quilômetros para serviços básicos.

Mas com um filho recém-nascido, isso não era inicialmente um problema. No trabalho, dei o meu melhor. Era visivelmente proativo, e frequentemente me sobressaía. No entanto, mesmo tendo as qualificações, fui passado por alto em algumas oportunidades internas. Essa falta de reconhecimento, depois de um tempo, desmotivou-me. Curiosamente, enquanto a empresa não me valorizava eu comecei a receber propostas de outras empresas via LinkedIn, sem estar enviando nenhum currículo. Até que uma dessas ofertas trouxe o que eu estava procurando: uma posição melhor, em horário comercial, numa cidade com boa infraestrutura e com um salário muito melhor. Aceitei sem hesitar.

Ao comunicar minha saída, descobri que, de certa forma, me viam como insubstituível na posição que eu estava, e era mais facil, na visão deles, trazer gente de fora para ocupar as vagas em horário administrativo e com salários maiores (e olha que eu ja tinha 02 sucessores treinados que faziam muito bem as minhas ferias e folgas). Ironia, né?

Na outra empresa comecei a todo o vapor, sendo muito respeitado e conseguindo melhorar a produtividade e as condições de trabalho do pessoal.

Vinha tudo bem até que algo inesperado aconteceu. No auge da minha carreira no setor privado, recebi o telegrama de convocação para a Petrobras. Para qualquer engenheiro, é o sonho. Sabia que, eventualmente, as propostas do setor privado diminuiriam com o avanço da minha idade, então agarrei essa chance com ambas as mãos.

Muitos dos meus colegas entrantes são acadêmicos sem experiência na área, enquanto eu trago ambos: academia e experiência. E isto esta abrindo horizontes para mim. Embora tenha trilhado um caminho diferente deles, não me arrependo e sei que se não fosse tudo o que passei não teria chegado aqui.

E como um conselho para o pessoal que está no início ou no meio do caminho, dediquem-se sempre. Não se limitem a uma só empresa ou setor. Busquem ser interessantes para o mercado, invistam em aprendizado contínuo e evitem mudar de emprego frequentemente. Tenho notado que muitos dos novos estão fazendo isso e pode não ser benéfico a longo prazo. Obrigado por lerem até aqui e espero que minha história inspire ou ajude alguém de alguma forma!
 
Queria compartilhar minha trajetória profissional com os colegas. Iniciei minha carreira como estagiário em uma usina de açúcar no interior de São Paulo. Contra todas as expectativas, fui o último selecionado para um grupo de estágio remunerado. Admito que cometi erros no início, como não aprimorar meu inglês e não buscar estágios adicionais durante as férias. Mesmo sendo um estudante dedicado e com boas notas, percebi que isso não é tudo quando se entra no mundo corporativo.

Ainda assim, dei o meu melhor na usina. Foram sete anos intensos, de muito aprendizado, principalmente em gestão de pessoas – algo que, na minha visão, só se aprende na prática. Em meio a esse período, passei por cinco gestores diferentes. O setor é dinâmico, e uma simples divergência no planejamento pode resultar em uma troca de comando.

Em meu último posto na usina, enfrentei desafios éticos com um gestor que tentava favorecer certos fornecedores. Mantive minha integridade, priorizando sempre a qualidade e transparência do meu trabalho. Felizmente, um fornecedor externo notou meu empenho e me ofereceu uma proposta irrecusável em vendas técnicas. O salário era o dobro, e as oportunidades, vastas.

Ao longo desse período, iniciei meu mestrado e conheci minha esposa. A.partir de sua gravidez, senti a necessidade de buscar um emprego mais estável e próximo à nossa família. No entanto, encontrei resistência no mercado. Muitas empresas pareciam desconfiar da minha vontade de mudança de setor. Assim acabei precisando aceitar posições inferiores ao meu padrão anterior, tudo em prol da família.

Entrei numa multinacional de uma cidade pequena, onde o custo de vida era baixo, mas a estrutura praticamente inexistente. Apesar do salário ser metade do que eu ganhava antes, havia um equilíbrio, principalmente por estarmos perto da família, o que diminuía nossos gastos com viagens.O desafio? Trabalhar em turnos e a falta de infraestrutura. Imagine precisar viajar quilômetros para serviços básicos.

Mas com um filho recém-nascido, isso não era inicialmente um problema. No trabalho, dei o meu melhor. Era visivelmente proativo, e frequentemente me sobressaía. No entanto, mesmo tendo as qualificações, fui passado por alto em algumas oportunidades internas. Essa falta de reconhecimento, depois de um tempo, desmotivou-me. Curiosamente, enquanto a empresa não me valorizava eu comecei a receber propostas de outras empresas via LinkedIn, sem estar enviando nenhum currículo. Até que uma dessas ofertas trouxe o que eu estava procurando: uma posição melhor, em horário comercial, numa cidade com boa infraestrutura e com um salário muito melhor. Aceitei sem hesitar.

Ao comunicar minha saída, descobri que, de certa forma, me viam como insubstituível na posição que eu estava, e era mais facil, na visão deles, trazer gente de fora para ocupar as vagas em horário administrativo e com salários maiores (e olha que eu ja tinha 02 sucessores treinados que faziam muito bem as minhas ferias e folgas). Ironia, né?

Na outra empresa comecei a todo o vapor, sendo muito respeitado e conseguindo melhorar a produtividade e as condições de trabalho do pessoal.

Vinha tudo bem até que algo inesperado aconteceu. No auge da minha carreira no setor privado, recebi o telegrama de convocação para a Petrobras. Para qualquer engenheiro, é o sonho. Sabia que, eventualmente, as propostas do setor privado diminuiriam com o avanço da minha idade, então agarrei essa chance com ambas as mãos.

Muitos dos meus colegas entrantes são acadêmicos sem experiência na área, enquanto eu trago ambos: academia e experiência. E isto esta abrindo horizontes para mim. Embora tenha trilhado um caminho diferente deles, não me arrependo e sei que se não fosse tudo o que passei não teria chegado aqui.

E como um conselho para o pessoal que está no início ou no meio do caminho, dediquem-se sempre. Não se limitem a uma só empresa ou setor. Busquem ser interessantes para o mercado, invistam em aprendizado contínuo e evitem mudar de emprego frequentemente. Tenho notado que muitos dos novos estão fazendo isso e pode não ser benéfico a longo prazo. Obrigado por lerem até aqui e espero que minha história inspire ou ajude alguém de alguma forma!
Legal a história e gostei da forma que vc escreve, obrigado por compartilhar.
 
Voltando quase dois anos depois para atualizar os senhores.
A experiência passada foi show de Horrores do início ao fim, não continuaram meu contrato após experiência. No último dia para vencimento do contrato cheguei tomei café e fui chamado na salinha. Falaram que infelizmente a empresa procurava funcionários proativos e que tenham iniciativa (Não lembro a palavra bem, mas quando ela citou fiquei extremamente p#to) e que meu perfil não se adaptava que tentaram o possível para tentar me alocar em outro setor, enfim conversinha do cacete.
No meu time dentro do setor era eu e mais um estagiário. Dava várias ideias nesse camarada que era muito errado estag trabalhar quase 12h sem compensação e outras merdas que faziam. Quando fui desligado a ideia deles era botar ele no meu lugar (mantendo como estagiário), quando a chefia foi comunicar que fui desligado para restante do setor ele falou na hora que estava metendo pé tbm pq arrumou outra parada kkkkkkkkkkkkk. Ficaram em choque e pegaram outro menino de outro setor para esse treinar, o cara não ficou um mês e a vaga qual eu sai ficou aberta só meros 7 meses até achar outro bucha que meteu o pé com 4 meses. Depois soube que contrataram mais gente, leia-se escraviários.

Como pedi desligamento do outro emprego fiquei na M* sem auxílio e peregrinei quase 5 meses para achar uma nova oportunidade, mas é aquilo, as vezes precisa passar pelo caos para chegar na calmaria.


Situação atual:
Idade: 26
Cargo: Analista de RH/DP (Ênfase em Indicadores)
Salario liquido 3,800 + VR 325 Mês, plano de saúde e odonto, auxilio HO, PLR e Clube de Benefícios com vários descontos.

Cara, quando você entra em uma empresa com boa governança é outra parada!
Totalmente invertido da outra experiência, pessoal super coletivo, atribuições bem definidas, transparência e liberdade para me comunicar e sugerir melhorias. Até mesmo quando preciso falar com outras áreas me sinto bem e não sinto "receio" de está falando com algum cacique que precise de benção pra falar.
Basicamente faço os indicadores de performance da área, sento com os coordenadores para conversarmos sobre melhorias que posso ajudar eles a implementar ou validar alguma análise que tenha feito ou eles tenham feito, além de fazer algumas conferências de fechamento de folha, benefícios movimentações etc.
Apesar do clima ser maravilhoso os benefícios são bem abaixo e salário tbm tá um pouquinho abaixo da média de mercado. Já estou começando a ponderar rumar novos ares, mas como o clima é bom vou me manter mais um tempo para vê se vão dá uma moral nesses pontos (Já tive progressão, meu salário era muito pior).
lendo esse relato, acho dificil alguem no forum n se identificar, em partes, com o primeiro caso... estagiario 90% das vezes eh tratado como escravo msm e fodase
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Queria compartilhar minha trajetória profissional com os colegas. Iniciei minha carreira como estagiário em uma usina de açúcar no interior de São Paulo. Contra todas as expectativas, fui o último selecionado para um grupo de estágio remunerado. Admito que cometi erros no início, como não aprimorar meu inglês e não buscar estágios adicionais durante as férias. Mesmo sendo um estudante dedicado e com boas notas, percebi que isso não é tudo quando se entra no mundo corporativo.

Ainda assim, dei o meu melhor na usina. Foram sete anos intensos, de muito aprendizado, principalmente em gestão de pessoas – algo que, na minha visão, só se aprende na prática. Em meio a esse período, passei por cinco gestores diferentes. O setor é dinâmico, e uma simples divergência no planejamento pode resultar em uma troca de comando.

Em meu último posto na usina, enfrentei desafios éticos com um gestor que tentava favorecer certos fornecedores. Mantive minha integridade, priorizando sempre a qualidade e transparência do meu trabalho. Felizmente, um fornecedor externo notou meu empenho e me ofereceu uma proposta irrecusável em vendas técnicas. O salário era o dobro, e as oportunidades, vastas.

Ao longo desse período, iniciei meu mestrado e conheci minha esposa. A.partir de sua gravidez, senti a necessidade de buscar um emprego mais estável e próximo à nossa família. No entanto, encontrei resistência no mercado. Muitas empresas pareciam desconfiar da minha vontade de mudança de setor. Assim acabei precisando aceitar posições inferiores ao meu padrão anterior, tudo em prol da família.

Entrei numa multinacional de uma cidade pequena, onde o custo de vida era baixo, mas a estrutura praticamente inexistente. Apesar do salário ser metade do que eu ganhava antes, havia um equilíbrio, principalmente por estarmos perto da família, o que diminuía nossos gastos com viagens.O desafio? Trabalhar em turnos e a falta de infraestrutura. Imagine precisar viajar quilômetros para serviços básicos.

Mas com um filho recém-nascido, isso não era inicialmente um problema. No trabalho, dei o meu melhor. Era visivelmente proativo, e frequentemente me sobressaía. No entanto, mesmo tendo as qualificações, fui passado por alto em algumas oportunidades internas. Essa falta de reconhecimento, depois de um tempo, desmotivou-me. Curiosamente, enquanto a empresa não me valorizava eu comecei a receber propostas de outras empresas via LinkedIn, sem estar enviando nenhum currículo. Até que uma dessas ofertas trouxe o que eu estava procurando: uma posição melhor, em horário comercial, numa cidade com boa infraestrutura e com um salário muito melhor. Aceitei sem hesitar.

Ao comunicar minha saída, descobri que, de certa forma, me viam como insubstituível na posição que eu estava, e era mais facil, na visão deles, trazer gente de fora para ocupar as vagas em horário administrativo e com salários maiores (e olha que eu ja tinha 02 sucessores treinados que faziam muito bem as minhas ferias e folgas). Ironia, né?

Na outra empresa comecei a todo o vapor, sendo muito respeitado e conseguindo melhorar a produtividade e as condições de trabalho do pessoal.

Vinha tudo bem até que algo inesperado aconteceu. No auge da minha carreira no setor privado, recebi o telegrama de convocação para a Petrobras. Para qualquer engenheiro, é o sonho. Sabia que, eventualmente, as propostas do setor privado diminuiriam com o avanço da minha idade, então agarrei essa chance com ambas as mãos.

Muitos dos meus colegas entrantes são acadêmicos sem experiência na área, enquanto eu trago ambos: academia e experiência. E isto esta abrindo horizontes para mim. Embora tenha trilhado um caminho diferente deles, não me arrependo e sei que se não fosse tudo o que passei não teria chegado aqui.

E como um conselho para o pessoal que está no início ou no meio do caminho, dediquem-se sempre. Não se limitem a uma só empresa ou setor. Busquem ser interessantes para o mercado, invistam em aprendizado contínuo e evitem mudar de emprego frequentemente. Tenho notado que muitos dos novos estão fazendo isso e pode não ser benéfico a longo prazo. Obrigado por lerem até aqui e espero que minha história inspire ou ajude alguém de alguma forma!
Se tu fez eng, vejo glr mais nova n conseguindo estagio tb... tenho conhecidos estagiando em usina sem receber e so fazendo para formar, sem expectativa de continuar la. Engenharia diria que eh mt mais importante tu fazer projetos de extensao ou as vezes uma IC, do que notas de fato
 
Vi os relatos do histórico, vou contar um dos casos mais tenso que peitei até hoje.

Em 2019 a mãe de um aluno onde minha esposava fazia estágio disse que o marido dela trabalhava como técnico de manutenção de impressoras em uma empresa da cidade. E que estavam precisando de um profissional para cuidar da área de Segurança da Informação, pois tinham sido vítimas de um "ataque que derrubou tudo por 21 dias". Foi um ataque com ransomware.

Estava procurando emprego, passei meu curriculum para minha esposa entregar para essa mãe do aluno.

Fiz a entrevista com o dono da empresa, e contando a trajetória, eu falei que tinha há pouco tempo feito exame admissional para uma empresa da cidade que cuidaria de impressoras e Active Directory em uma mineradora. Seria temporário (60 dias), mas não rolou pq a empresa simplesmente sumiu. Eu não tinha direito para acessar a área da mineradora. Bom pelo menos ganhei um checkup completo e gratuito ... AI nessa conversa com o diretor ele prestou atenção quando falei no salário R$1380 + R$200 de ticket alimentação. E me fez essa mesma oferta. Eu disse que pensaria, mas no fim, mesmo estando desempregado não topei, pois eu seria o supervisor da área de T.I com foco em Segurança da Informação. Minha esposa ficou pistola, mas expliquei a ela como seria a cobrança desse cargo.

Passou alguns dias, recebi uma ligação para voltar a conversar com o diretor. Fiz uma contraproposta de R$1800 + R$200 de ticket alimentação e no fim dos 90 dias de experiência avaliar minhas entregas e renegociar o salário.

- Primeiro que fiz foi dar um geral em toda a rede. Configurar active directory, rotinas de backup, configuração de end points, instalação de servidor de arquivos local e em nuvem e políticas de segurança. Enquanto fazia isso, também fazia programação em impressoras (usava-se muito .xml, ruby e python).

Um dos sonhos do diretor era entregar um software chamado Alfresco de Gestão Eletrônica de Documentos (GED). E NUNCA tinham entregado nenhum e não me perguntem o motivo. Mas tinham coisa de mais de CINCO MIL panfletos, em alta qualidade e com uma proposta comercial que se eu não soubesse o que era e como fazia, eu mesmo compraria. Fui pro ambiente AWS, subi uma instancia EC2 e fui brincar. Coisa de uma semana ja tinha montado um script que bastava alterar algumas imagens e poucas linhas ja entregava um ambiente Cloud pronto para o cliente com toda o layout com a cara do cliente. Em anos que a empresa existia, não tinham entregado um desses. Eu pouco mais de 1 mês, já tínhamos 3 rodando em prefeituras. Inclusive foi o que salvou o fim do ano na empresa.

Outra vez, a empresa estava pra perder o contrato com a faculdade da cidade pois não tinham entregado duas máquinas coloridas de alta produção. Usávamos um software de gestão que a unica máquina que tínhamos (Konica Minolta) a licença desse software custaria 6 mil doletas em cada máquina. Impossível de pagar isso em duas máquinas tendo que comprar a segunda máquina. Nessa o técnico que me ajudou entrar, entrou na sala que eu trabalhava e perguntou se eu podia pesquisar modelos que serviriam e mais em conta. Achei um modelo da RICOH com a capacidade atender, dava pra instalar o software, só teria que programar ele. "Você consegue?" - Eu tento, bora. Fomos pra BH saindo aqui 4h, chegando lá 10h e passei o dia programando e testando. Deu tudo certo, as duas máquinas com peças de reposição saíram por menos de R$22k... Chegamos de volta aqui na cidade meia noite e no outro dia tomei esporro do RH que eu "não podia trabalhar tanto".

Dois meses antes de sair, devido as poltiicas do dono de acreditar na empresa que gerenciava o ERP e NÃO ME PERMITIR limitar a porta 3389 apenas para ips confiáveis (VPN por exemplo). Ao chegar na empresa, percebi que o servidor do ERP estava criptogrado. Mas tava de boa. Rede segregada, backup em três locais. 08:25 sistema já estava on, só aguardando a empresa de ERP logar no sistema e configurar. Lembra que fui contratado pq o sistema ficou parado por VINTE E UM DIA?

Aí vem a parte braba. Muitas prefeituras e órgãos públicos, tem milhões de arquivos escaneados em formato antigo, seja em formato de Imagem ou .pdf, e algumas das impressoras possuíam a possibilidade de escanear com a tecnologia de OCR. E o OCR para esse GED ficaria lindo, pois imagine uma prefeitura com 80 mil arquivos de dezenas ou centenas de páginas e você quer saber onde está o arquivo do Ayrton Aragorn Kirk da Silva? Bastava digitar na busca e em segundos teria o retorno de onde estava o arquivo. Mesmo meu foco não sendo desenvolvedor, eu fui buscar opções de como fazer um sistema que transformasse imagens e pdf antigos em pdf pesquisáveis. Eu consegui (em casa) montar um docker com várias imagens que montavam no fim um servidor com samba, onde bastava configurar no ambiente do cliente, ele copiar e colar o arquivo e em outra pasta sairia o PDF com correções e melhorias, como remoção de manchas e redução do tamanho do arquivo com a tecnologia OCR. Coisa linda ...

O diretor ficou LOUCO, já tinha vendido o sistema em uma prefeitura de SP por MAIS DE 500K ... E de gasto ele teria apenas um servidor local rodando Linux e com uns 8 cores e 8gb de ram entregaria umas 3 páginas por segundo. Um dia antes de o lockdown ser decretado na cidade por causa do covid-19, desce um cara que nem da empresa era, mas era conhecido dele e vendia projetos em prefeituras menores do estado e me fala.

- O fulano falou pra vc disponibilizar o código fonte, documentação e criar um manual desse sistema.

- Não dá. Não agora. Só quando ele sentar e renegociar meu contrato (Ja tinha oito meses, o acordo era 3 meses).

Eu fui o PRIMEIRO cara que o dono da empresa mandou embora, ele geralmente delegava a tarefa para algum outro fazer.

Essa época, com esse salário, e trampando das 06:45 às 17:45, muitas vezes sem almoço, tirando R$1500 livres + R$200 de ticket alimentação foi barra. Tenho três filhos e muitos dias eu e minha esposa deixávamos de comer carne para os filhos comerem.

Mas fiz meu nome lá. Até hoje esse cara que me arrumou o trampo fala que em em reuniões meu nome é citado como o unico cara da área de T.I que realmente sabia o que estava fazendo xD
 
Vi os relatos do histórico, vou contar um dos casos mais tenso que peitei até hoje.

Em 2019 a mãe de um aluno onde minha esposava fazia estágio disse que o marido dela trabalhava como técnico de manutenção de impressoras em uma empresa da cidade. E que estavam precisando de um profissional para cuidar da área de Segurança da Informação, pois tinham sido vítimas de um "ataque que derrubou tudo por 21 dias". Foi um ataque com ransomware.

Estava procurando emprego, passei meu curriculum para minha esposa entregar para essa mãe do aluno.

Fiz a entrevista com o dono da empresa, e contando a trajetória, eu falei que tinha há pouco tempo feito exame admissional para uma empresa da cidade que cuidaria de impressoras e Active Directory em uma mineradora. Seria temporário (60 dias), mas não rolou pq a empresa simplesmente sumiu. Eu não tinha direito para acessar a área da mineradora. Bom pelo menos ganhei um checkup completo e gratuito ... AI nessa conversa com o diretor ele prestou atenção quando falei no salário R$1380 + R$200 de ticket alimentação. E me fez essa mesma oferta. Eu disse que pensaria, mas no fim, mesmo estando desempregado não topei, pois eu seria o supervisor da área de T.I com foco em Segurança da Informação. Minha esposa ficou pistola, mas expliquei a ela como seria a cobrança desse cargo.

Passou alguns dias, recebi uma ligação para voltar a conversar com o diretor. Fiz uma contraproposta de R$1800 + R$200 de ticket alimentação e no fim dos 90 dias de experiência avaliar minhas entregas e renegociar o salário.

- Primeiro que fiz foi dar um geral em toda a rede. Configurar active directory, rotinas de backup, configuração de end points, instalação de servidor de arquivos local e em nuvem e políticas de segurança. Enquanto fazia isso, também fazia programação em impressoras (usava-se muito .xml, ruby e python).

Um dos sonhos do diretor era entregar um software chamado Alfresco de Gestão Eletrônica de Documentos (GED). E NUNCA tinham entregado nenhum e não me perguntem o motivo. Mas tinham coisa de mais de CINCO MIL panfletos, em alta qualidade e com uma proposta comercial que se eu não soubesse o que era e como fazia, eu mesmo compraria. Fui pro ambiente AWS, subi uma instancia EC2 e fui brincar. Coisa de uma semana ja tinha montado um script que bastava alterar algumas imagens e poucas linhas ja entregava um ambiente Cloud pronto para o cliente com toda o layout com a cara do cliente. Em anos que a empresa existia, não tinham entregado um desses. Eu pouco mais de 1 mês, já tínhamos 3 rodando em prefeituras. Inclusive foi o que salvou o fim do ano na empresa.

Outra vez, a empresa estava pra perder o contrato com a faculdade da cidade pois não tinham entregado duas máquinas coloridas de alta produção. Usávamos um software de gestão que a unica máquina que tínhamos (Konica Minolta) a licença desse software custaria 6 mil doletas em cada máquina. Impossível de pagar isso em duas máquinas tendo que comprar a segunda máquina. Nessa o técnico que me ajudou entrar, entrou na sala que eu trabalhava e perguntou se eu podia pesquisar modelos que serviriam e mais em conta. Achei um modelo da RICOH com a capacidade atender, dava pra instalar o software, só teria que programar ele. "Você consegue?" - Eu tento, bora. Fomos pra BH saindo aqui 4h, chegando lá 10h e passei o dia programando e testando. Deu tudo certo, as duas máquinas com peças de reposição saíram por menos de R$22k... Chegamos de volta aqui na cidade meia noite e no outro dia tomei esporro do RH que eu "não podia trabalhar tanto".

Dois meses antes de sair, devido as poltiicas do dono de acreditar na empresa que gerenciava o ERP e NÃO ME PERMITIR limitar a porta 3389 apenas para ips confiáveis (VPN por exemplo). Ao chegar na empresa, percebi que o servidor do ERP estava criptogrado. Mas tava de boa. Rede segregada, backup em três locais. 08:25 sistema já estava on, só aguardando a empresa de ERP logar no sistema e configurar. Lembra que fui contratado pq o sistema ficou parado por VINTE E UM DIA?

Aí vem a parte braba. Muitas prefeituras e órgãos públicos, tem milhões de arquivos escaneados em formato antigo, seja em formato de Imagem ou .pdf, e algumas das impressoras possuíam a possibilidade de escanear com a tecnologia de OCR. E o OCR para esse GED ficaria lindo, pois imagine uma prefeitura com 80 mil arquivos de dezenas ou centenas de páginas e você quer saber onde está o arquivo do Ayrton Aragorn Kirk da Silva? Bastava digitar na busca e em segundos teria o retorno de onde estava o arquivo. Mesmo meu foco não sendo desenvolvedor, eu fui buscar opções de como fazer um sistema que transformasse imagens e pdf antigos em pdf pesquisáveis. Eu consegui (em casa) montar um docker com várias imagens que montavam no fim um servidor com samba, onde bastava configurar no ambiente do cliente, ele copiar e colar o arquivo e em outra pasta sairia o PDF com correções e melhorias, como remoção de manchas e redução do tamanho do arquivo com a tecnologia OCR. Coisa linda ...

O diretor ficou LOUCO, já tinha vendido o sistema em uma prefeitura de SP por MAIS DE 500K ... E de gasto ele teria apenas um servidor local rodando Linux e com uns 8 cores e 8gb de ram entregaria umas 3 páginas por segundo. Um dia antes de o lockdown ser decretado na cidade por causa do covid-19, desce um cara que nem da empresa era, mas era conhecido dele e vendia projetos em prefeituras menores do estado e me fala.

- O fulano falou pra vc disponibilizar o código fonte, documentação e criar um manual desse sistema.

- Não dá. Não agora. Só quando ele sentar e renegociar meu contrato (Ja tinha oito meses, o acordo era 3 meses).

Eu fui o PRIMEIRO cara que o dono da empresa mandou embora, ele geralmente delegava a tarefa para algum outro fazer.

Essa época, com esse salário, e trampando das 06:45 às 17:45, muitas vezes sem almoço, tirando R$1500 livres + R$200 de ticket alimentação foi barra. Tenho três filhos e muitos dias eu e minha esposa deixávamos de comer carne para os filhos comerem.

Mas fiz meu nome lá. Até hoje esse cara que me arrumou o trampo fala que em em reuniões meu nome é citado como o unico cara da área de T.I que realmente sabia o que estava fazendo xD

Você esta com o peixe na mão, venda ele.
 
Você esta com o peixe na mão, venda ele.
That. Vejo muita gente trabalhando pros outros (o que de per se não é algo ruim), mas noto que o espírito empreendedor está cada vez mais longe da nossa realidade de cidadão comum.
Eu mudei MUITO quanto à isso, em breve vou poder postar minha trajetória que havia parado em "trabalhar fazendo projetos para uma empresa tirando 10k no PJ".
 
Vi os relatos do histórico, vou contar um dos casos mais tenso que peitei até hoje.

Em 2019 a mãe de um aluno onde minha esposava fazia estágio disse que o marido dela trabalhava como técnico de manutenção de impressoras em uma empresa da cidade. E que estavam precisando de um profissional para cuidar da área de Segurança da Informação, pois tinham sido vítimas de um "ataque que derrubou tudo por 21 dias". Foi um ataque com ransomware.

Estava procurando emprego, passei meu curriculum para minha esposa entregar para essa mãe do aluno.

Fiz a entrevista com o dono da empresa, e contando a trajetória, eu falei que tinha há pouco tempo feito exame admissional para uma empresa da cidade que cuidaria de impressoras e Active Directory em uma mineradora. Seria temporário (60 dias), mas não rolou pq a empresa simplesmente sumiu. Eu não tinha direito para acessar a área da mineradora. Bom pelo menos ganhei um checkup completo e gratuito ... AI nessa conversa com o diretor ele prestou atenção quando falei no salário R$1380 + R$200 de ticket alimentação. E me fez essa mesma oferta. Eu disse que pensaria, mas no fim, mesmo estando desempregado não topei, pois eu seria o supervisor da área de T.I com foco em Segurança da Informação. Minha esposa ficou pistola, mas expliquei a ela como seria a cobrança desse cargo.

Passou alguns dias, recebi uma ligação para voltar a conversar com o diretor. Fiz uma contraproposta de R$1800 + R$200 de ticket alimentação e no fim dos 90 dias de experiência avaliar minhas entregas e renegociar o salário.

- Primeiro que fiz foi dar um geral em toda a rede. Configurar active directory, rotinas de backup, configuração de end points, instalação de servidor de arquivos local e em nuvem e políticas de segurança. Enquanto fazia isso, também fazia programação em impressoras (usava-se muito .xml, ruby e python).

Um dos sonhos do diretor era entregar um software chamado Alfresco de Gestão Eletrônica de Documentos (GED). E NUNCA tinham entregado nenhum e não me perguntem o motivo. Mas tinham coisa de mais de CINCO MIL panfletos, em alta qualidade e com uma proposta comercial que se eu não soubesse o que era e como fazia, eu mesmo compraria. Fui pro ambiente AWS, subi uma instancia EC2 e fui brincar. Coisa de uma semana ja tinha montado um script que bastava alterar algumas imagens e poucas linhas ja entregava um ambiente Cloud pronto para o cliente com toda o layout com a cara do cliente. Em anos que a empresa existia, não tinham entregado um desses. Eu pouco mais de 1 mês, já tínhamos 3 rodando em prefeituras. Inclusive foi o que salvou o fim do ano na empresa.

Outra vez, a empresa estava pra perder o contrato com a faculdade da cidade pois não tinham entregado duas máquinas coloridas de alta produção. Usávamos um software de gestão que a unica máquina que tínhamos (Konica Minolta) a licença desse software custaria 6 mil doletas em cada máquina. Impossível de pagar isso em duas máquinas tendo que comprar a segunda máquina. Nessa o técnico que me ajudou entrar, entrou na sala que eu trabalhava e perguntou se eu podia pesquisar modelos que serviriam e mais em conta. Achei um modelo da RICOH com a capacidade atender, dava pra instalar o software, só teria que programar ele. "Você consegue?" - Eu tento, bora. Fomos pra BH saindo aqui 4h, chegando lá 10h e passei o dia programando e testando. Deu tudo certo, as duas máquinas com peças de reposição saíram por menos de R$22k... Chegamos de volta aqui na cidade meia noite e no outro dia tomei esporro do RH que eu "não podia trabalhar tanto".

Dois meses antes de sair, devido as poltiicas do dono de acreditar na empresa que gerenciava o ERP e NÃO ME PERMITIR limitar a porta 3389 apenas para ips confiáveis (VPN por exemplo). Ao chegar na empresa, percebi que o servidor do ERP estava criptogrado. Mas tava de boa. Rede segregada, backup em três locais. 08:25 sistema já estava on, só aguardando a empresa de ERP logar no sistema e configurar. Lembra que fui contratado pq o sistema ficou parado por VINTE E UM DIA?

Aí vem a parte braba. Muitas prefeituras e órgãos públicos, tem milhões de arquivos escaneados em formato antigo, seja em formato de Imagem ou .pdf, e algumas das impressoras possuíam a possibilidade de escanear com a tecnologia de OCR. E o OCR para esse GED ficaria lindo, pois imagine uma prefeitura com 80 mil arquivos de dezenas ou centenas de páginas e você quer saber onde está o arquivo do Ayrton Aragorn Kirk da Silva? Bastava digitar na busca e em segundos teria o retorno de onde estava o arquivo. Mesmo meu foco não sendo desenvolvedor, eu fui buscar opções de como fazer um sistema que transformasse imagens e pdf antigos em pdf pesquisáveis. Eu consegui (em casa) montar um docker com várias imagens que montavam no fim um servidor com samba, onde bastava configurar no ambiente do cliente, ele copiar e colar o arquivo e em outra pasta sairia o PDF com correções e melhorias, como remoção de manchas e redução do tamanho do arquivo com a tecnologia OCR. Coisa linda ...

O diretor ficou LOUCO, já tinha vendido o sistema em uma prefeitura de SP por MAIS DE 500K ... E de gasto ele teria apenas um servidor local rodando Linux e com uns 8 cores e 8gb de ram entregaria umas 3 páginas por segundo. Um dia antes de o lockdown ser decretado na cidade por causa do covid-19, desce um cara que nem da empresa era, mas era conhecido dele e vendia projetos em prefeituras menores do estado e me fala.

- O fulano falou pra vc disponibilizar o código fonte, documentação e criar um manual desse sistema.

- Não dá. Não agora. Só quando ele sentar e renegociar meu contrato (Ja tinha oito meses, o acordo era 3 meses).

Eu fui o PRIMEIRO cara que o dono da empresa mandou embora, ele geralmente delegava a tarefa para algum outro fazer.

Essa época, com esse salário, e trampando das 06:45 às 17:45, muitas vezes sem almoço, tirando R$1500 livres + R$200 de ticket alimentação foi barra. Tenho três filhos e muitos dias eu e minha esposa deixávamos de comer carne para os filhos comerem.

Mas fiz meu nome lá. Até hoje esse cara que me arrumou o trampo fala que em em reuniões meu nome é citado como o unico cara da área de T.I que realmente sabia o que estava fazendo xD
Que pepino hein.
Hoje você está em uma situação melhor?
 
Que pepino hein.
Hoje você está em uma situação melhor?

Muito, mas MUITO melhor. É tipo comparar um Chevett 96 (esse ano ai) com uma Volvo XC90 (hoje em dia) xD.

Foram muitos perrengues durante 2020 e 2021, mas hoje eu vejo e que passei e vejo que se não fosse esse trampo ai, eu não estaria onde estou hoje.
 
That. Vejo muita gente trabalhando pros outros (o que de per se não é algo ruim), mas noto que o espírito empreendedor está cada vez mais longe da nossa realidade de cidadão comum.
Eu mudei MUITO quanto à isso, em breve vou poder postar minha trajetória que havia parado em "trabalhar fazendo projetos para uma empresa tirando 10k no PJ".

Pois é cara... um cunhado meu trabalhava numa grafica, aprendeu a fazer o serviço e descidiu fazer alguns por fora, ele percebeu que um unico serviço que fazia ja era o salário dele. Saiu da empresa, abriu uma propria, e ganhou a vida...

Um outro tio trabalhava para uma transportadora, ele era quem recebia os pedidos dos clientes, tinha contato com todos eles. O patrão por estar sobrecarregado na empresa, descidiu recusar serviços com menos de 50 mil reais. Meu tio poderia deixar pra la e continuar no serviço bem pago dele, mas não. Arriscou tudo, largou o emprego e abriu uma empresa propria, e ja tendo contato com os clientes ligou oferecendo o serviço. 5 anos depois tem 50 funcionários, 3 filiais, e ganha 20 vezes mais do que o serviço na comodidade.


São oportunidades que aparecem, mas pouquissimos tem visão empreendedora e entre os que enxergam poucos querem correr o risco...
 
That. Vejo muita gente trabalhando pros outros (o que de per se não é algo ruim), mas noto que o espírito empreendedor está cada vez mais longe da nossa realidade de cidadão comum.
Eu mudei MUITO quanto à isso, em breve vou poder postar minha trajetória que havia parado em "trabalhar fazendo projetos para uma empresa tirando 10k no PJ".
exato, galera tem medo de se lascar (entendo e é compreensível) mas se não achar um nicho e arriscar vai ser complicado ganhar mais como assalariado CLT (concursado não tenho como opinar já que tem gente que fala que é bom e tem gente que fala que ganha mal pra caramba também... ou seja, depende), nem que seja pra virar um PJ e oferecer um serviço/mão de obra especializada mesmo ao invés de abrir comércio e tal (que é o que as pessoas parecem tentar mais e se lascar mais também), vai ter que trabalhar pra caramba no inicio, mas depois que se estabilizar vai ganhar bem mais e, se der tudo certo, ainda vai trabalhar menos :full::much:
 
exato, galera tem medo de se lascar (entendo e é compreensível) mas se não achar um nicho e arriscar vai ser complicado ganhar mais como assalariado CLT (concursado não tenho como opinar já que tem gente que fala que é bom e tem gente que fala que ganha mal pra caramba também... ou seja, depende), nem que seja pra virar um PJ e oferecer um serviço/mão de obra especializada mesmo ao invés de abrir comércio e tal (que é o que as pessoas parecem tentar mais e se lascar mais também), vai ter que trabalhar pra caramba no inicio, mas depois que se estabilizar vai ganhar bem mais e, se der tudo certo, ainda vai trabalhar menos :full::much:
problema que morando no brasil, a chance de se dar mal como empreendedor eh pior do que ficar na clt
 
problema que morando no brasil, a chance de se dar mal como empreendedor eh pior do que ficar na clt
cara, tudo é um risco, verdade, depende de sorte também, da área, etc...
 
problema que morando no brasil, a chance de se dar mal como empreendedor eh pior do que ficar na clt
This is Brazil.

Tamo tudo fudido mesmo kkkk

mas é bom arriscar em algo que pode dar muito certo e ter tentando do que não arriscar e viver com a culpa.
 
Aproveitando que o tópico está falando sobre empreendedorismo:
Recentemente vários municípios criaram a lei de inspeção predial, que nada mais é que a cada x anos o condomínio precisa enviar para prefeitura um laudo sobre as condições da construção. Alguns municípios foram além, e exigiram tbm que todo prédio precisa de um responsável técnico para a manutenção predial, os municípios aqui da região seguiram este caminho.

Conheço alguns síndicos, e todos estão reclamando da tal lei, pois é muito difícil achar uma empresa que trabalhe com manutenção. Oq é verdade, pois o setor de manutenção predial é simplesmente uma várzea, maioria dos engenheiros acham que manutenção é a mesma coisa que reforma, aí poucos se interessam pela área por conta da concorrência dos arquitetos.

Nisso me surgiu uma ideia de negocio. Já trabalhei na área em uma incorporadora grande, e o serviço não é nada de outro mundo, se resume em criar/gerenciar o plano de manutenção e terceirizar os serviços diretos. Servir como intermediário entre o condomínio e o prestador de serviço.

Bem a ideia de negócio está +- montada, o problema está na abertura e gerenciamento da empresa.
Sou servidor público, então não posso ser sócio administrador da empresa. Meu CREA é vinculado ao órgão público, então não posso ser responsável técnico da empresa. Resumindo, não posso aparecer em nada no papel. Pensei em fazer uma sociedade com um amigo de longa data que tbm é engenheiro civil, porém vem aquela máxima de não misturar dinheiro com amizade, e tbm tenho aquela visão de que colocar uma empresa na mão de outra pessoa é pedir para levar golpe. E nessa eu tô perdido sobre oq fazer.

Qual a opinião de vcs sobre o assunto? Já tiveram alguma experiência parecida?
 
Pela primeira vez em mais de dez anos de carreira recebi um aumento.

Meu salário bruto base foi de 6177 euros para 6579. Esse valor pra 37.5 horas por semana. Como costumo trabalhar 45 horas, pode adicionar uns 1400 de hora extra. Então, acho que vou tirar aí uns 5k a 5.5k líquido.

Além disso, tenho os bônus de meio e final de ano. Cada um no valor de um salário.

Então, valores por ano.

Bruto base 37.5 horas: 78948 euros
Bruto contando 45 horas por semana: cerca de 96k euros
Bruto 45 horas somado com os bônus: cerca de 109k

Considerando que a minha realidade atual é trabalhar 45 mesmo, é um salário bem realista. Então posso dizer que, finalmente, ultrapassei a faixa das 100 mil unidades monetárias. Ser em euro, melhor ainda. Estou muito satisfeito. É um salário excelente pra Alemanha e Europa em geral.

Olhando pra trás, vejo como cresci nessa questão.

2010/2011 - bolsa de 400 reais
2011/2012 - estágio 1200
2012/2013 - primeiro CLT 1800
2014 - 2500
2014/2015 - 3500
2015/2016 - 4000
2016/2017 - 4500
2017/2018 - 5500
2018 - 7700 (por 3 meses só)

Agora muda pra euro

2018/2021 - 3750
2021/2022 - 5666
2022/2023 - 6177

E agora, o valor atual de 6579. E sim, no Brasil eu pulava de empresa em empresa por causa de 500 reais. Decisão mais acertada de minha vida.
 
Pela primeira vez em mais de dez anos de carreira recebi um aumento.

Meu salário bruto base foi de 6177 euros para 6579. Esse valor pra 37.5 horas por semana. Como costumo trabalhar 45 horas, pode adicionar uns 1400 de hora extra. Então, acho que vou tirar aí uns 5k a 5.5k líquido.

Além disso, tenho os bônus de meio e final de ano. Cada um no valor de um salário.

Então, valores por ano.

Bruto base 37.5 horas: 78948 euros
Bruto contando 45 horas por semana: cerca de 96k euros
Bruto 45 horas somado com os bônus: cerca de 109k

Considerando que a minha realidade atual é trabalhar 45 mesmo, é um salário bem realista. Então posso dizer que, finalmente, ultrapassei a faixa das 100 mil unidades monetárias. Ser em euro, melhor ainda. Estou muito satisfeito. É um salário excelente pra Alemanha e Europa em geral.

Olhando pra trás, vejo como cresci nessa questão.

2010/2011 - bolsa de 400 reais
2011/2012 - estágio 1200
2012/2013 - primeiro CLT 1800
2014 - 2500
2014/2015 - 3500
2015/2016 - 4000
2016/2017 - 4500
2017/2018 - 5500
2018 - 7700 (por 3 meses só)

Agora muda pra euro

2018/2021 - 3750
2021/2022 - 5666
2022/2023 - 6177

E agora, o valor atual de 6579. E sim, no Brasil eu pulava de empresa em empresa por causa de 500 reais. Decisão mais acertada de minha vida.


Lembro quando voce criou esse topico que o salario máximo era 5-6k na enquete :haha:

Quantos anos tem que morar na alemanha para conseguir a cidadania?

Topico>
Nao gosto de ficar falando o quanto ganho na internet :haha: mas vou dizer que nos ultimos 5 anos tive um aumento de renda de 65%.. e que a 5 anos atras eu ja ganhava mais de 30k..

Mas durante o covid eu quase quebrei, mental e financeiramente.. ser empresario no brasil nao e facil como a maioria acha..
 
Última edição:
Interessante postar a progressao salarial. Deixa um pouco mais evidente o desafio de cada um

Vou contribuir

2011 - estágio 1100 4h
2012 - estágio 1300 4h
2013 - primeiro CLT 2900
2014 - troca de empresa 3600
2015 - aumento 4100
2016 / 1 - desempregado (fodas, consultoria engenharia faliu)
2016 / 2 - PJ 3000 (mudanca pra TI)
2017 - PJ aumento 3800
2018 - PJ aumento 4400
2019 - PJ aumento 5000
2020 - CLT novamente, troca de empresa 7000
2021 - "aumento" 7200
2022 - Troca de empresa/país 57k coroas suecas
2023 - aumento 65k coroas
 
Interessante postar a progressao salarial. Deixa um pouco mais evidente o desafio de cada um

Vou contribuir

2011 - estágio 1100 4h
2012 - estágio 1300 4h
2013 - primeiro CLT 2900
2014 - troca de empresa 3600
2015 - aumento 4100
2016 / 1 - desempregado (fodas, consultoria engenharia faliu)
2016 / 2 - PJ 3000 (mudanca pra TI)
2017 - PJ aumento 3800
2018 - PJ aumento 4400
2019 - PJ aumento 5000
2020 - CLT novamente, troca de empresa 7000
2021 - "aumento" 7200
2022 - Troca de empresa/país 57k coroas suecas
2023 - aumento 65k coroas

Agora que eu vi que a gente conversou por MP, voce mudou de nick e eu nao reconheci :haha:

Depois das taxas esta sobrando uns 40k? mycket bra
 
Agora que eu vi que a gente conversou por MP, voce mudou de nick e eu nao reconheci :haha:

Depois das taxas esta sobrando uns 40k? mycket bra
Yep! Como foi a mudanca?

Sim, uns k a mais de 40
Acho ótimo, visto que com moradia/mercado gasto pouco menos de 20k mes. Ai sobra pra tranqueira, viagens e guardar um tanto
 
Yep! Como foi a mudanca?

Sim, uns k a mais de 40
Acho ótimo, visto que com moradia/mercado gasto pouco menos de 20k mes. Ai sobra pra tranqueira, viagens e guardar um tanto

Foi super de boa a mudanca, estamos a 1 ano e 2 meses aqui.. mas mes que vem voltaremos pra o brhue infelizmente.. Mas ja estamos vendo para voltar no fim do ano que vem ou antes se conseguirmos..

Voce ja esta falando sueco ? Eu nao me dediquei muito :haha: mas aprendi o básico.. mas voltando para o br vou fazer aula particular :haha:
 
Foi super de boa a mudanca, estamos a 1 ano e 2 meses aqui.. mas mes que vem voltaremos pra o brhue infelizmente.. Mas ja estamos vendo para voltar no fim do ano que vem ou antes se conseguirmos..

Voce ja esta falando sueco ? Eu nao me dediquei muito :haha: mas aprendi o básico.. mas voltando para o br vou fazer aula particular :haha:
Opa, espero que de tudo certo!

Falar falar nao muito, me viro um pouco ate ser forcado a trocar pro ingles dependendo do contexto. Mas estou entendendo bem.
Complicado que no trabalho quase nao uso, entao fica tenso evoluir. Na rua tb comeca a falar um pouco torto e mudam imediatamente pro ingles kkk
Mas quem sabe esse papo deve ir lá pro topico de emigracao xD
 
  • Curtir
Reações: dcz

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo