[TÓPICO DEDICADO] Seu PC por Dentro (1920x1080 *** USAR APENAS JPG ***)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Leonardo
  • Data de Início Data de Início
Bem isso,

Fora que 3 fans boas com um alto CFM vai entregar uma performance melhor do que o dobro de fans chinesas whitelabel.

Eu acho um absurdo alguém com 7800x3d, uma 4080 Super e fans Rise Mode
Poisé, a galera entope de fan vagabundo e diz "meu airflow é bom porque tenho 15 fans" mas na prática não é bem assim kkkkkk, tá cheio de fan que mesmo a 100% mal faz algum vento já que muitos mentem nas spec, ou as vezes o rpm mínimo é muito alto e por conta disso o ruído acaba sendo alto mesmo no mínimo e por aí vai, e no fim tudo depende do layout do gabinete e do setup ali dentro, até entendo a mentalidade de "quanto mais melhor" mas na prática não é bem assim, e mesmo que você troque um fan de 50 cfm e 1mmh2o por um de 80cfm e 2mmh2o não necessariamente a temp melhora também, já que as vezes aquele fan mais fraco já tá dando conta do setup ali, infelizmente só cada um testando na prática essas coisas mas entendo que a maioria não tenha saco pra isso

Pelo lado positivo um gabinete com refrigeração legalzinha não custa caro e tem fans na faixa de 50 reais que já entregam desempenho muito bom a ponto de não fazer sentido desembolsar mais que isso pra maioria dos casos, troquei os fans stock do meu Montech 903 esses dias e a diferença na prática é desprezível, troquei mais por frescura já que o rpm mínimo dos HP140 era na faixa de 650rpm e na prática eu sei que dava pra usar bem menos que isso, em dias mais frios (<25c) vou deixar os fans do gabinete com fan-stop a 0rpm mesmo, e nos dias mais quentes vou deixar na faixa de 300-400rpm só pra dar uma ventilada de leve, ao longo do tempo acumula menos poeira e sei que o fan atual vai ter o melhor desempenho possível em qualquer nível de ruído, mas também cada fan custou quase 300 conto que é o mesmo preço que o gabinete (que vem com 3 fans PWM) tava sendo vendido, mas é um investimento a longo prazo kkkkkk

É aquela coisa que só testando pra saber na prática, eu chuto que a diferença prática vai ser desprezível em boa parte dos casos mas eu pessoalmente evitaria, no melhor dos casos vai continuar com a mesma temperatura mas vai ter mais ruído (afinal são mais fans), vai ter um gasto extra desnecessário nos fans, é mais coisa pra fazer a montagem/cable management e limpeza/manutenção futuramente e por aí vai, não vejo muita vantagem a não ser que a pessoa queira entupir o gabinete de fan só pela estética mesmo ou de fato o caso específico dela se beneficie disso (e aí só a pessoa testando por conta)

Hoje uso só 3 fans depois de já ter testado outros setups com 4-8 fans e botar mais fans no melhor dos casos não ajudou em nada mas aumentou o ruído, e no pior dos casos piorou tanto temp quanto ruído

EDIT: Interpretando de outra forma eu diria pra pensar que se o gabinete for bem vazado 3 fans razoáveis já dão conta de reciclar todo o ar do gabinete tranquilamente, só adicionar mais fans de qualquer jeito as vezes cria algum hotspot que não existia num setup de airflow mais "simples" e minimalista, e se todo o ar é reciclado rápido o suficiente com 3 fans não dando tempo de calor nenhum acumular, botar 6/9/12 fans como alguns fazem não necessariamente vai melhorar a situação
Quase mesma situação descartei metade de fans justamente por n notar diferença nas temps sem eles e só ter incomodo com barulho . Hj uso um pra exhaust traseiro com cfm excelente porém em máxima rotação fora do aceitavel em relação a ruído então sempre uso em 50% e os frontais uso dois padrão noctua ótimo CxB em relação ruído/fluxo . Agora no topo que me pegou essa questão ,nunca tinha pensado nessa questão , uso pra exhaust TB aí me veio essa dúvida de atrapalhar o fluxo dos frontais pro CPU Tower , será que seria mais interessante ele jogando ar pra dentro ou descartar o fan , por padrão de recomendação falo ?

Quase mesma situação descartei metade de fans justamente por n notar diferença nas temps sem eles e só ter incomodo com barulho . Hj uso um pra exhaust traseiro com cfm excelente porém em máxima rotação fora do aceitavel em relação a ruído então sempre uso em 50% e os frontais uso dois padrão noctua ótimo CxB em relação ruído/fluxo . Agora no topo que me pegou essa questão ,nunca tinha pensado nessa questão , uso pra exhaust TB aí me veio essa dúvida de atrapalhar o fluxo dos frontais pro CPU Tower , será que seria mais interessante ele jogando ar pra dentro ou descartar o fan , por padrão de recomendação falo ?
Se forem fans razoáveis acho uma boa essa de limitar rpm máx em 50-80% ao invés de 100%, as vezes ir de 50% pra 100% aumenta demais o ruído sem mudar muita coisa nas temps, mass pode variar então sempre bom testar isso, o que posso dizer é que nos meus setups nunca teve muita diferença nas temps usar fans do gabinete a 50-60% (fans stock do Montech 903, do Lancool 2 Mesh, NF-A14 e Kaze Flex 140mm) ou usar a 100%, 100% tem ruído MUITO maior (principalmente quem usa PC em cima da mesa vai notar isso) e acumula mais poeira por circular mais ar e a redução de temp quando existiu sempre foi muito pequena, mas talvez num gabinete mais fechadão dê mais diferença

Aqui mesmo com uma 4080 e usando os 3 fans stock do Montech 903 (são ok comparado aos xinglings) na rotação mínima de 650~ rpm consigo segurar as temps com muita folga mesmo se bater 35c ambiente, então acho desnecessário quando vejo a galera botando umas curvas super agressivas com uma caralhada de fan tudo a 80-100% kkkkk

Ao meu ver 2 intake + 1 exhaust traseiro já tá bom pra um case "respirável", se botar +1 exhaust eu botaria sempre na parte traseira do topo pra não correr risco de roubar parte do ar frio do intake frontal que vai direto pro AC, tem casos que talvez seja benéfico usar intake na parte da frente do topo (Noctua recomendava em alguns casos), mas na prática não vi nenhum caso que fizesse muita diferença ir além de 2/3 intake + 1 exhaust, mas isso pensando num case mesh onde é facil dos intake puxarem ar frio, e mais intake do que exhaust vai manter pressão positiva que vai acumular menos poeira se tiver filtro nos intakes, em pressão negativa (mais exhaust que intake) o ar vai entrar por qualquer fresta disponível mas pra alguns cases as vezes é a melhor solução

A NZXT no H6 Flow recomenda não usar fans no topo pra quem usar AC por exemplo, mas pra WC não é pra ter esse problema, no fim como acaba variando o resultado caso a caso o ideal é testar mesmo, as vezes não tem nem a necessidade de abrir o PC e tirar o fan, dá pra alterar o rpm pelo Fan Control e deixar no mínimo que as vezes já dá +- uma ideia se aquele fan influencia em algo ou não
7ZJG1z8.png

Entupido de fans subiu 2c na CPU e baixou 2c na GPU que no fim eu diria que dá na mesma, notar também que o 1o setup não tem fan nenhum exhaust além do fan do AC
tEYoL42.png

Última edição:
Se forem fans razoáveis acho uma boa essa de limitar rpm máx em 50-80% ao invés de 100%, as vezes ir de 50% pra 100% aumenta demais o ruído sem mudar muita coisa nas temps, mass pode variar então .....
7ZJG1z8.png

Entupido de fans subiu 2c na CPU e baixou 2c na GPU que no fim eu diria que dá na mesma, notar também que o 1o setup não tem fan nenhum exhaust além do fan do AC
tEYoL42.png

Nessa questão de ruído, eu usava uma MSI B550M Gaming Plus, com o mesmo sistema de fans, e meu computador parecia uma turbina de avião ligando. Quando eu troquei para a X870E, parece que ligou o STEALTH mode e eu quase não ouço mais as ventoinhas.

O CPU era um 5700X3D e agora eu mudei para um Ryzen 9 9900X também, mas as temperaturas são muito parecidas.

Quem vê esse PC não imagina o rolo que tive para montá-lo. Até golpe em assistência técnica eu levei, mas consegui resolver e hoje tá aí.

20241211-202456.jpg

As specs dele são: i5-11400F, 32GB DDR4 e RTX 3070. Deixo esse PC na sala ligado na sala pra jogar do sofá quando tô afim. A maioria das peças eu peguei em promoção no aliexpress ou reaproveitei do meu PC principal.

Essa segunda fan em cima vale esse rolê todo de usar a fonte espaçada e "batendo" na GPU pra vc? Na minha experiência não compensa muito não. Tive um HX100 também.

Sai cooler box e fans que faziam mais barulho do que vento...

y6JgyZa.jpeg

Entra Deepcool LE520, novas fans e uns cabinhos sleeved.

HxrvJBA.jpeg

JBtLNtX.jpeg

Config:
Asus H610M-A D4
I5 12400
2x8GB DDR4 Fury Beast 3200
Galax 4060
Seasonic S12II 520W (13 aninhos, firme e forte)
Deepcool LE520
DLM21 Mesh

Essa segunda fan em cima vale esse rolê todo de usar a fonte espaçada e "batendo" na GPU pra vc? Na minha experiência não compensa muito não. Tive um HX100 também.

Não ta batendo na GPU, consigo tirar ela com relativo pouco esforço

Que fan é esse a no meio do thermalright?

É o que veio com o Peerless Assassin 120 Mini

Um negócio diferente aqui no tópico

wR8B6S3.jpeg

fX1U4Nl.jpeg

rrvT7u3.jpeg

Sai gabinete genérico da Mymax e entra o Redragon Wideload Pro... Gostei bastante desse padrão de gabinete aquário, na procura de fechar com mais algumas fans embaixo, até para conseguir arrumar melhor os fios de baixo.

Configuração:

Ryzen 5600
D60G 2x8GB 3000Mhz
RTX 2060 Colorful
WC DeepCool GAMMAXX L120T

Última edição:
rrvT7u3.jpeg

Sai gabinete genérico da Mymax e entre o Redragon Wideload Pro... Gostei bastante desse padrão do aquário, na procura de fechar com mais algumas fans embaixo, até para conseguir arrumar melhor os fios de baixo.

Configuração:

Ryzen 5600
D60G 2x8GB 3000Mhz
RTX 2060 Colorful
Bem compacto esse gabinete depois com o tempo você vai organizando os cabos, ficou top!

rrvT7u3.jpeg

Sai gabinete genérico da Mymax e entra o Redragon Wideload Pro... Gostei bastante desse padrão de gabinete aquário, na procura de fechar com mais algumas fans embaixo, até para conseguir arrumar melhor os fios de baixo.

Configuração:

Ryzen 5600
D60G 2x8GB 3000Mhz
RTX 2060 Colorful
se fosse aqui em casa, certeza que daqui 1 mês tem até a nuvem de poeira ali debaixo do goku haha

Config dessa belezinha na minha mesa :cereal:

2x Xeon E5-2673 v3 12c/24t
128GB DDR4 ECC@2133MTs
2x Seagate Savvio SAS 300GB 15k RPM espelhados
12x HD SAS 4TB 7.2k RPM@RaidZ3
Controladora HPE Smart Array P840

Voltando às raízes, após usar nos últimos 5 anos notebook e consoles pra jogar, finalmente estou montando meu Desktop.

Essa primeira foto o PC montado antes de organizar tudo.

nACJgPW.jpeg

kRejhLG.jpeg

Agora, após tudo configurado, está do jeito que eu quero. Mas ainda falta alguns pequenos detalhes no acabamento dos cabos.

xHoID7p.jpeg

PC SPEC :ramon:
- AMD 7950x3D
- Gigabyte X870e Aorus Elite WiFi7
- 32GB Corsair
- NZXT Kraken Elite 280mm
- Fans Lian Li e NZXT
- Creative AE-5 Plus
- NVMe Samsung 990Pro e um Crucial P3 Plus

A placa de vídeo vou pegar a RTX 5080. Por isso está sem ainda.

Última edição:
Updatezinho de uns meses atras.
tPbzfPL.jpeg
pG8Em71.jpeg

Terminei de comprar os upgrades para o PC.

Eu queria MUITO que as fans da Lian Li fossem eficientes, mas infelizmente elas tem um péssimo CFM. Pensando na 5090, montei uma máquina com um airflow enorme e muito espaço interno sobrando.

HAF 700 Evo com 16 fans (19 se contar as fans da GPU):

2x200mm Noctua na frente
3x140mm Noctua na lateral
2x360mm F360 NZXT no topo
1x240mm F240 NZXT atrás
3x140mm F140 Duo NZXT na base.

São 904 CFM de intakes e 600 CFM de exaustores. O unico ponto negativo é que as aparências das Noctuas não ajudam muito.

Aquela atualizada nas fans, além de inverter o watercooler

OthkKJO.jpeg

Setup da assinatura, ainda pretendo colocar duas fans slim na parte inferior e uma na traseira pra melhorar o fluxo de ar.

Setup da assinatura, ainda pretendo colocar duas fans slim na parte inferior e uma na traseira pra melhorar o fluxo de ar.

Desculpa cara, só falo 1 coisa:
Tá impecável, que parrudinho foda!

Mostrar o meu que deixei com cara de mais parrudo também, rs. Sai Noctua NH-L9X65 CH.BK, entra Thermalright PA 120 Mini black. Troquei a tela lcd também, coloquei uma de 5" no lugar da outra de 3,5"
gCc5S8B.jpg

Última edição:
Terminei de dar uma limpada monstra nele.
swAqp2t.jpg
.

Users who are viewing this thread

Voltar