[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Pelas suas especificações, não conheço muitas opções. Da china, existe o SGPC K66 ou K70, que acredito atender os pre-requisitos, e tem 7L ou 9L. Tem link no Aliexpress.
O Eduardo da BeTop tem um modelo (PRO4), mas tem 13,5L.
Tenho um amigo que está vendendo um ZZAW C2, mas ele tb tem 13,5L.
comprei um k70 do ali, vou fabricar um side panel de acrilico pra levar na mochila, quando ficar na mesa troco pelo de vidro :)
é menor que o sg05 e tb aguenta coolers maiores :D, mas devo continuar com o cryorig c1.

comprei um k70 do ali, vou fabricar um side panel de acrilico pra levar na mochila, quando ficar na mesa troco pelo de vidro :)
é menor que o sg05 e tb aguenta coolers maiores :D, mas devo continuar com o cryorig c1.
Tenho impressão que nesses cases da SGPC os painéis são de acrílico.

GEEEK C2 de metal ta em promo *(R$440+100 frete)

LINK

O case que eu peguei foi antes de mudar o aluminio para naval. Eles são resistentes, e agora (com o naval) estão mais bonitos.
Caramba, olhei o case e apesar de não ser o mais compacto do mundo, a versão pro 4 pra sfx é bacana e é pouco espaçoso na horizontal, que é algo que eu procurava. É menor até que o Grandia da Silverstone!! Mas vem cá, esses gabinetes são bem ventilados?? Esse alumínio naval me preocupei se eles não esquentam muito, não quero queimar minha mão sem querer rsrs

Sim, eu dei uns pitacos no desenho do dessa linha pro dele (principalmente no pro2 e pro3). Ai ele fez essa versão para sfx/atx, e compatível com mobo mATX padrão (24,4 x 24x4 cm).
Então, a primeira versão do pro2 era um forninho. Ai ele fez uma outra versão, e ficou bem boa a ventilação. Nesse pro4, ele colocou uns rasgos para fixar fan de 120 no gabinete, a circulação deve ter ficado melhor ainda (não cheguei a pegar um pro4 para testar). Se for comprar dele, dps fala que o Luis recomendou/falou bem dos cases dele q ele deve lembrar de mim... hehe

Sim, eu dei uns pitacos no desenho do dessa linha pro dele (principalmente no pro2 e pro3). Ai ele fez essa versão para sfx/atx, e compatível com mobo mATX padrão (24,4 x 24x4 cm).
Então, a primeira versão do pro2 era um forninho. Ai ele fez uma outra versão, e ficou bem boa a ventilação. Nesse pro4, ele colocou uns rasgos para fixar fan de 120 no gabinete, a circulação deve ter ficado melhor ainda (não cheguei a pegar um pro4 para testar). Se for comprar dele, dps fala que o Luis recomendou/falou bem dos cases dele q ele deve lembrar de mim... hehe
Aaah legal saber. O único case de alumínio que eu vi foi um cube da jonsbo (vendem aqui por fortunas, não sei pegando do ali), mas não sei as temperaturas. Minha preocupação é que o material em si esquente muito. No mais parece bacana e não achei tão caro ainda mais para opções HORIZONTAIS existentes no mercado, ainda mais considerando que não tem a questão de vir do exterior etc). No meu caso só ficaria mais perfeito se ele cortasse a profundidade e as medidas pra uma mini itx e placas vga dual fan. Eu não pretendo nunca comprar aqueles trem de 3 fan e assim o build ficaria ainda mais compacto. Porém, não sei se influenciaria na ventilação interna. Tô pensando muito comprar essa case e sair do meu milo09. É um htpc que uso em um móvel no quarto pra jogar como videogame mesmo. Esse betop cabe lindamente e com folgas pro ar circular pra fora do móvel.

Vou lembrar de citar seu nome sim hehe. Acho que esse cara merece um incentivo, aqui no Brasil pra ter projeto de gabinete assim... Nossa complicado.

Edit: nossa, achei que as gpus não estavam tão trambolhosas. Achei muito dual fan com altura maior que 13cm e chegando a uns 27cm de profundidade. Fiquei até preocupado agora com essa altura do gabinete...

Última edição:
Alguém tem uma opção interessante de mATX pra quem ta precisando sair de um CoolerMaster elite 130?

Atualmente to c uma placa mãe mini DTX, mas ela é a H61 e eu tenho outra b75 parada aqui que tava precisando usar.

Complicado é que tenho 1 HDD 3.5" e 4 Hdd 2.5" e olhando por cima não tenho visto nada pequeno que tenha espaço pra isso.

Noite Pessoal
Vi esse tópico e gostaria de compartilhar meu setup atual utilizando o mal desenvolvido Q300L haha

Gostaria de ir para os ITX, mas acabei pegando uma placa mAtx.

O setup:
B550M Wifi Mortar
5600X
4x 8GB Crucial 3600Mhz
2x Nvme (PciEx4 e um PciEx3)
Gigabyte RX 6800 XT
Corsair H115i Capellix
Corsair CX550

Proximo passo é colocar a minha CM V850 SFX e partir para um setup custom de WC com block na vga

obs.: Deveria ter pego o H100i, assim conseguiria montar na parte superior do gabinete e colocar 2x 140mm na frente.

Whats-App-Image-2022-03-16-at-14-57-44.jpg

Noite Pessoal
Vi esse tópico e gostaria de compartilhar meu setup atual utilizando o mal desenvolvido Q300L haha

O setup:
B550M Wifi Mortar
5600X
4x 8GB Crucial 3600Mhz
Gigabyte RX 6800 XT
Corsair H115i Capellix
Corsair CX550

Proximo passo é colocar a minha CM V850 SFX e partir para um setup custom de WC com block na vga

obs.: Deveria ter pego o H100i, assim conseguiria montar na parte superior do gabinete e colocar 2x 140mm na frente.

Alexandre, tenho a impressão que vc está no tópico errado.
SFF (Small Form Factor) é para PC com volume inferior a 20L. O seu gabinete (Q300L) tem 33L.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém tem uma opção interessante de mATX pra quem ta precisando sair de um CoolerMaster elite 130?

Atualmente to c uma placa mãe mini DTX, mas ela é a H61 e eu tenho outra b75 parada aqui que tava precisando usar.

Complicado é que tenho 1 HDD 3.5" e 4 Hdd 2.5" e olhando por cima não tenho visto nada pequeno que tenha espaço pra isso.
Realmente, para case SFF mATX, não há muitas opções, ainda mais considerando a qtde de HDD que vc tem. Se desconsiderar os HDD, tem o gabinete da BeTop, com opção de fonte ATX ou SFX. Essa mesma marca temum gabinete mini dtx que cabe 2 HDD 3,5" (NAS).

Última edição:
SFF (Small Form Factor) é para PC com volume inferior a 20L. O seu gabinete (Q300L) tem 33L.

Realmente, para case SFF mATX, não há muitas opções, ainda mais considerando a qtde de HDD que vc tem. Se desconsiderar os HDD, tem o gabinete da BeTop, com opção de fonte ATX ou SFX. Essa mesma marca temum gabinete mini dtx que cabe 2 HDD 3,5" (NAS).

Será que serviria nesse kit dele o Pichau HX100 ou não seria uma opção?

Aqui, R$ 2.700 um NR200P Max (mais barato que na loja que explode). Eu não conheço a loja, então fiquei desconfiado.
Se alguém chegar a comprar de lá algo, lança um review aqui pro pessoal saber se é uma loja decente ou que dá dor de cabeça.

Aliás, alguém conhece essa loja?
Não conhecia esse case. Fui pesquisar esse case NR200P Max e, apesar de o preço assustar no primeiro momento, temos que levar em consideração os seguintes itens inclusos:
Um Water Cooler AIO de 280mm
Uma Fonte SFX de 850W GOLD Full Modular
Um cabo Riser PCIe 4.0
Somente a soma desses itens, se comprar separado, já atinge o valor que pedem no case...
Se eu não tivesse investido recentemente numa apresentação full LIAN LI (somente de fans tenho mais de R$ 2 mil kkkk), pensaria seriamente em montar um setup mini com esse NR200P MAX

Ah ok, foi mal

O boom de SSD m.2 quebrou minhas pernas no quesito armazenamento, vou terminar tendo que improvisar um NAS em algum momento.

O BeTop é interessante, achei até bem bonito, mas pelo preço talvez faça mais sentido adquirir uma placa mãe nova mesmo. Mas obrigado pela resposta!

Noite Pessoal

O setup:
B550M Wifi Mortar
5600X
4x 8GB Crucial 3600Mhz
Gigabyte RX 6800 XT
Corsair H115i Capellix
Corsair CX550

Como ficaram as temperaturas? Estou pensando em pegar esse gabinete, mas os reviews falaram bem mal a respeito da circulação de ar dele.

Será que serviria nesse kit dele o Pichau HX100 ou não seria uma opção?
Problema é que o HX100 está indisponível no site da Pichau já tem um tempo.

O que vocês acham da construção e temperatura desse gabinete?

Me pareceu um gabinete interessante...

O que vocês acham da construção e temperatura desse gabinete?

Me pareceu um gabinete interessante...

Eu preferiria esse;

https://pt.aliexpress.com/item/1005003651285110.html?spm=a2g0o.detail.1000014.2.44966912l21JPv&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.40000.267768.0&scm_id=1007.40000.267768.0&scm-url=1007.40000.267768.0&pvid=5bfdc388-2b80-4322-9648-3e3e5d8ccdc0&_t=gps-id:pcDetailBottomMoreOtherSeller,scm-url:1007.40000.267768.0,pvid:5bfdc388-2b80-4322-9648-3e3e5d8ccdc0,tpp_buckets:668#2846#8109#238&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2212000026654409045%22%2C%22sceneId%22%3A%2230050%22%7D&pdp_pi=-1%3B390.55%3B-1%3B93.11%40salePrice%3BBRL%3Brecommend-recommend

Pagar 1700 paus nesse gabinete é coragem demais.

Edit.

Ainda tem esse aqui;

https://pt.aliexpress.com/item/1005...;372.88;-1;-1@salePrice;BRL;search-mainSearch

Última edição:
Pessoal, é o seguinte.

Tenho um pedaço de um PC velho parado em casa e queria dar vida nova à ele. É um Core2 Duo E8400, a placa-mãe é uma Gigabyte que não lembro o modelo, tem 8GB RAM DDR2 (4x2GB) e um SSD de 250GB da Crucial.

Dos itens que estão faltando, segue a lista:
A placa de vídeo será uma Geforce GTX 645 que um amigo vai me dar.
Pretendo comprar uma placa de rede wi-fi+bluetooth, esta no caso.
Pensei em fazer meu próprio gabinete usando chapas de compensado naval e chapas de alumínio usinadas e perfuradas. A parte de madeira eu pretendo fazer, visto que sou marceneiro, e para parte metálica iria conversar com um conhecido que possui uma CNC de plasma para ele fazer os cortes.
Como pretendo fazer um gabinete bem compacto, pensei em pegar um fonte Pico de 300 watts que achei no MercadoLivre.

Para alimentar essa Pico de 300W, pensei em comprar uma fonte chaveada de 20A. Será que esse conjunto Pico 300W + fonte chaveada 20A suportam essa minha config? Alguém tem experiência com esse tipo de fonte Pico? Elas são realmente confiáveis?

Pretendo no futuro pegar um Ryzen 7 6700G (quando a AMD lançar a série 6000) e ficar somente com o vídeo onboard, permanecendo com o gabinete, a fonte, a placa de rede+bluetooth.

Última edição:
Pessoal, é o seguinte.

Tenho um pedaço de um PC velho parado em casa e queria dar vida nova à ele. É um Core2 Duo E8400, a placa-mãe é uma Gigabyte que não lembro o modelo, tem 8GB RAM DDR2 (4x2GB) e um SSD de 250GB da Crucial.

Dos itens que estão faltando, segue a lista:
A placa de vídeo será uma Geforce GTX 645 que um amigo vai me dar.
Pretendo comprar uma placa de rede wi-fi+bluetooth, esta no caso.
Pensei em fazer meu próprio gabinete usando chapas de compensado naval e chapas de alumínio usinadas e perfuradas. A parte de madeira eu pretendo fazer, visto que sou marceneiro, e para parte metálica iria conversar com um conhecido que possui uma CNC de plasma para ele fazer os cortes.
Como pretendo fazer um gabinete bem compacto, pensei em pegar um fonte Pico de 300 watts que achei no MercadoLivre.

Para alimentar essa Pico de 300W, pensei em comprar uma fonte chaveada de 20A. Será que esse conjunto Pico 300W + fonte chaveada 20A suportam essa minha config? Alguém tem experiência com esse tipo de fonte Pico? Elas são realmente confiáveis?

Pretendo no futuro pegar um Ryzen 7 6700G (quando a AMD lançar a série 6000) e ficar somente com o vídeo onboard, permanecendo com o gabinete, a fonte, a placa de rede+bluetooth.

Adoro esses Old / Revival Mods...

Mas é sempre um dilema manter o equilíbrio. hehe

Wifi
AX200 e a nova AX210 são os top wifi da atualmente, mas vale a pena gastar tanto para colocar Wifi 6 num Core 2 Duo?

Provavelmente a placa mãe do futuro 6700G já deve vir com Wifi.

A sugestão é pegar uma peça do mesmo nível do PC, meio que da época mesmo, tipo a 7260AC, custa R$ 75 frete free e vendedor bem cotado https://pt.aliexpress.com/item/1005002023499604.html

Gabinete
Se a estimativa do valor (lembrando que projeto custom/diy tem o risco de ter que refazer algumas partes/vezes), tu acha por ai vários gabinetes ATX slim que não custam caro.

Fonte
Sobre o calculo é 12V * 20A = 240W, abaixo dos 300W, isso se a fonte entregar realmente 20A contínuos de forma estabilizada.

Se você pretende no futuro fazer um upgrade no futuro, foge das pico PSU, mesmo porque as picos china não tem o conector 8 pinos pra CPU que vc vai precisar pro 6700G.

As Pico china as vezes até entregam a potencia, mas não tem estabilidade e qualidade. Algumas dão problemas qdo o PC hiberna e etc

Ao invés de pagar R$ 239 + R$ X da fonte chaveada (que é uma loteria, a maioria não entrega a potencia declarada, a não ser que você compre uma MeanWell da vida) ou um power brick de marca conhecida.

Nesse caso a sugestão seria pegar uma fonte slim da Seasonic, marca conhecida, 80 plus, por R$ 175, sai mais barato completo do que só a Pico sem o valor da fonte.

E qdo fizer o upgrade, vende/doa o PC do jeito que está e monta um projetinho novo.

Já montei dois PCs com Pico PSU para amigos que tinham mínimo de espaço e para usar na loja. Mas usei as Pico que o users da smallformfactor.net montam com power brick da dell.

Achei as fotos de um deles, Pentium Gold + H110 + 8GB, na época era pouca coisa acima de R$ 1K.

20170606-223307.jpg
20170722-101343.jpg

Adoro esses Old / Revival Mods...

Mas é sempre um dilema manter o equilíbrio. hehe

Wifi
AX200 e a nova AX210 são os top wifi da atualmente, mas vale a pena gastar tanto para colocar Wifi 6 num Core 2 Duo?

Provavelmente a placa mãe do futuro 6700G já deve vir com Wifi.

A sugestão é pegar uma peça do mesmo nível do PC, meio que da época mesmo, tipo a 7260AC, custa R$ 75 frete free e vendedor bem cotado https://pt.aliexpress.com/item/1005002023499604.html

Gabinete
Se a estimativa do valor (lembrando que projeto custom/diy tem o risco de ter que refazer algumas partes/vezes), tu acha por ai vários gabinetes ATX slim que não custam caro.

Fonte
Sobre o calculo é 12V * 20A = 240W, abaixo dos 300W, isso se a fonte entregar realmente 20A contínuos de forma estabilizada.

Se você pretende no futuro fazer um upgrade no futuro, foge das pico PSU, mesmo porque as picos china não tem o conector 8 pinos pra CPU que vc vai precisar pro 6700G.

As Pico china as vezes até entregam a potencia, mas não tem estabilidade e qualidade. Algumas dão problemas qdo o PC hiberna e etc

Ao invés de pagar R$ 239 + R$ X da fonte chaveada (que é uma loteria, a maioria não entrega a potencia declarada, a não ser que você compre uma MeanWell da vida) ou um power brick de marca conhecida.

Nesse caso a sugestão seria pegar uma fonte slim da Seasonic, marca conhecida, 80 plus, por R$ 175, sai mais barato completo do que só a Pico sem o valor da fonte.

E qdo fizer o upgrade, vende/doa o PC do jeito que está e monta um projetinho novo.

Já montei dois PCs com Pico PSU para amigos que tinham mínimo de espaço e para usar na loja. Mas usei as Pico que o users da smallformfactor.net montam com power brick da dell.

Achei as fotos de um deles, Pentium Gold + H110 + 8GB, na época era pouca coisa acima de R$ 1K.

20170606-223307.jpg
20170722-101343.jpg

Opa! Obrigado pela resposta.

Cara, em primeiro lugar, que projetinho lindo que ficou este que tu fez para teu amigo. Esse é meu sonho de computador para trabalho, uma máquina compacta, sóbria e bem acabada. Parabéns.

Wi-Fi + Bluetooth
Sobre o Wi-Fi, o motivo de eu comprar uma placa boa dessas foi para aproveitar no futuro Ryzen. Nem todas as placas-mãe vem com Wi-fi + Bluetooth embutidas. Mas mesmo assim acho que vou seguir o teu raciocínio e pegar esta que tu indicou. Vi, pelos comentários na página do vendedor, que ela funciona com todos os recursos de forma perfeita em sistemas Linux, e isso para mim é muito importante.

Fonte
Sobre a fonte, eu já tinha visto esta Seasonic e estava em dúvidas entre ela e a Pico. Gosto muito da marca, tenho, em outro PC (Ryzen 5 5600X), uma Seasonic S12II de 430 Watts que está firme e forte há anos. Talvez eu pegue ela, então. Sai mais barato e é menos dor de cabeça.

Tu terias alguma indicação de fonte Pico de ótima qualidade? E sobre o conector de 8 pinos para a CPU, tens razão. A que eu havia visto tem somente um conector de 4 pinos.

Ah, e sem contar que com a Seasonic eu tenho certeza que ela vai segurar o Core2 Duo + GTX 645.

Gabinete
Sobre o gabinete, eu mesmo faço. Como disse, sou marceneiro e tenho todas as ferramentas para fazer a parte de madeira. As partes de metal tem esse amigo que tem uma CNC de plasma para fazer os cortes, já meio que conversamos sobre isso e ele disse que tem restos de chapas e faz para mim tranquilamente sem cobrar nada, só eu mandar o desenho.

Opa! Obrigado pela resposta.

Cara, em primeiro lugar, que projetinho lindo que ficou este que tu fez para teu amigo. Esse é meu sonho de computador para trabalho, uma máquina compacta, sóbria e bem acabada. Parabéns.

Wi-Fi + Bluetooth
Sobre o Wi-Fi, o motivo de eu comprar uma placa boa dessas foi para aproveitar no futuro Ryzen. Nem todas as placas-mãe vem com Wi-fi + Bluetooth embutidas. Mas mesmo assim acho que vou seguir o teu raciocínio e pegar esta que tu indicou. Vi, pelos comentários na página do vendedor, que ela funciona com todos os recursos de forma perfeita em sistemas Linux, e isso para mim é muito importante.

Fonte
Sobre a fonte, eu já tinha visto esta Seasonic e estava em dúvidas entre ela e a Pico. Gosto muito da marca, tenho, em outro PC (Ryzen 5 5600X), uma Seasonic S12II de 430 Watts que está firme e forte há anos. Talvez eu pegue ela, então. Sai mais barato e é menos dor de cabeça.

Tu terias alguma indicação de fonte Pico de ótima qualidade? E sobre o conector de 8 pinos para a CPU, tens razão. A que eu havia visto tem somente um conector de 4 pinos.

Ah, e sem contar que com a Seasonic eu tenho certeza que ela vai segurar o Core2 Duo + GTX 645.

Gabinete
Sobre o gabinete, eu mesmo faço. Como disse, sou marceneiro e tenho todas as ferramentas para fazer a parte de madeira. As partes de metal tem esse amigo que tem uma CNC de plasma para fazer os cortes, já meio que conversamos sobre isso e ele disse que tem restos de chapas e faz para mim tranquilamente sem cobrar nada, só eu mandar o desenho.

Cara, quanto a Wifi + Bluetooth, acho que quando tu for fazer o upgrade pra Ryzen 6000, você já vai comprar uma placa mãe (itx, creio eu) com acesso a Wifi e Bluetooth, então é possível que você não precise investir tanto agora na placa

Achei o Lian li Dan A4 H2O pra vender no Aliexpress por R$ 800,00, a triste notícia é que não enviam para o BR... Quando cocei os bolsos, vi essa notícia trágica...

Fonte

Tem gente que até usa só com 4 pinos porque funciona... eu não arriscaria.

Procura pela MetalFish no Ali, ai faz as contas pq sai uns R$ 450 o pico 200w + fonte.

Antes tinha os da G-Unique mas ele parou de fazer, esses eram qualidade pura, tinha versão de 500W com pciex.

comp.jpg

Gabinete

Então ta safe, depois mostra como ficou o gabinete.

Cara, quanto a Wifi + Bluetooth, acho que quando tu for fazer o upgrade pra Ryzen 6000, você já vai comprar uma placa mãe (itx, creio eu) com acesso a Wifi e Bluetooth, então é possível que você não precise investir tanto agora na placa

Achei o Lian li Dan A4 H2O pra vender no Aliexpress por R$ 800,00, a triste notícia é que não enviam para o BR... Quando cocei os bolsos, vi essa notícia trágica...

Cara, então... vocês tem razão. Já desisti da ideia de comprar aquela placa. Vou pegar uma bem baratinha mesmo.

E que gabinete lindo esse da Lian Li! Pelamordedeus!

Tem gente que até usa só com 4 pinos porque funciona... eu não arriscaria.

Procura pela MetalFish no Ali, ai faz as contas pq sai uns R$ 450 o pico 200w + fonte.

Antes tinha os da G-Unique mas ele parou de fazer, esses eram qualidade pura, tinha versão de 500W com pciex.

comp.jpg

Então ta safe, depois mostra como ficou o gabinete.

Cara, que trabalho maravilho esse da G-UNIQUE. Além de tudo ela é uma PSU linda.

E pode deixar que assim que estiver pronto eu posto aqui. Vai demorar um pouco por causa da carga de trabalho, mas um dia sai! =P

Users who are viewing this thread

Voltar