Resolvi montar um SFF de fato...
Peças:
- Asrock Deskmini X300 (barebone)
- Ryzen 5700G
- Thermalright AXP-90/R Full Copper
- Memórias Kingston 2x16GB 3200MHz CL20 (memórias de notebook)
- SSD XPG SX6000 Pro 1TB
Tudo montado, coloquei um filtro de poeira magnético na entrada de ar, não atrapalhou o fluxo e vai manter o interior limpo.
Sobre o cooler, ele tem 47mm de altura e fica no limite de caber no X300, se tivesse 1mm a mais já não caberia. E ele está segurando bem a temperatura do 5700G. Em jogos ele fica na casa dos 60~65ºC, já em testes de stress a máxima foi de 87ºC, o CPU não sofreu troytling.
Agora vem a cereja do bolo....
Na parte de trás já deixei passado uns cabos que estão ligados diretamente a uma das entradas internas M.2 (no total o Deskmini tem duas M.2, além de duas Sata) para ligar em uma e-GPU.
Quando quiser, basta montar a e-GPU. Neste caso, estou usando uma RX 5500 XT. Pelos meus testes, quase não houve perda de desempenho, considerando que a entrada M.2 usa PCIE x4 3.0.
Para quem tiver interesse, é este kit de e-GPU que estou usando (variante Dock-M.2 Nvme):
Compre Fácil, Viva Melhor! Aliexpress.com
pt.aliexpress.com
E para alimentar a e-GPU, pode-se usar uma fonte convencional ATX, ou então uma fonte da Dell 8p (é como uma fonte de laptop, porém o plug é de 8-pinos).
Compre Fácil, Viva Melhor! Aliexpress.com
pt.aliexpress.com
É uma fonte de 230W que serve só pra alimentar a GPU, então dá pra colocar até uma RTX 3070 (sem overclock).
Já a fonte original que vem com o Deskmini é de 120W. Fiz um upgrade pra uma fonte de 180W assim posso trabalhar com mais margem de overclock para o 5700G (tanto para a CPU quanto para a Vega 8).
Outra vantagem desse Deskmini é que a BIOS é totalmente destravada, como se fosse de uma placa-mãe convencional, podendo fazer overclock a vontade.
Falando em overclock, ele usa memórias DDR4 de notebook (sodimm), consegui fazer overclock nelas de 3200MHz para 4000MHz, mantendo os timmings originais e somente aumentando de 1,2V para 1,35V.
Com isso, consegui ganhos consideráveis de desempenho com a Vega 8, tendo 30% a mais de performance fazendo over nas memórias e nos clocks da Vega.
Fiquei bem contente com o resultado. Quando preciso de portabilidade, dá pra usar somente a GPU integrada que já roda bastante coisa bacana e quando tá na mesa dá pra plugar na eGPU e ter mais performance.