[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Vejam que coisa linda!

Fala caras!

Depois de um tempo planejando em ter um ITX e acompanhando o tópico, resolvi migrar.

Amanhã ou quarta vou montar e mostro pra vocês.

itx1.jpg

Comprei um gabinetinho Aigo Q16.
Tá 90 reais no pix ou 105 no cartão na Pichau.

Apenas 16 litros cúbicos, bem compacto mas no estilo "servidor". Cabe praticamente só a placa mATX e a fonte ATX.
Diz que cabe 2 HDs de 3,5" (motivo tb de eu comprar), mas pelo que vi devem ficar um preso na base e outro na frente, isso não gostei. Talvez adapte uma baia.
Comprei pra um projeto futuro de servidor de mídia (meus filmes).

q16-1.jpg

q16-2.jpg

Apenas 16 litros cúbicos, bem compacto mas no estilo "servidor". Cabe praticamente só a placa mATX e a fonte ATX.
Diz que cabe 2 HDs de 3,5" (motivo tb de eu comprar), mas pelo que vi devem ficar um preso na base e outro na frente, isso não gostei. Talvez adapte uma baia.

q16-1.jpg

q16-2.jpg
Fiz um servidor com um gabinete parecido com esse, quase as mesmas dimensões e com o mesmo problema que tu citou do HDD 3,5". Resolvi comprando aqueles adaptadores no Ali Express para usar HDD preso no slot PCI. Tipo esse aqui.

q16-1.jpg

q16-2.jpg
Bacana o gabinete. Dá pra instalar alguma fan nele? Valeu!

A ncased store não envia mais pro br?

Fala caras!

Depois de um tempo planejando em ter um ITX e acompanhando o tópico, resolvi migrar.

Amanhã ou quarta vou montar e mostro pra vocês.

itx1.jpg
Resultado?

Bacana o gabinete. Dá pra instalar alguma fan nele? Valeu!

Pelo que vi um cabe um de 80mm na traseira e um de 120mm na frente no lugar do HD, mas só tem aquela abertura pequena para entrar ar na frente.

Opa!

Voltei galera, estava meio correria pra montar o PC ITX. Mas consegui, depois de muito trabalho e "ajustes técnicos" (vulgo gambiarra) deu certo!

Temperaturas(~82º) do 5800X3D com APX-90 36mm ficaram altas mesmo fazendo um CO -30 e limite máximo de 75W no PPT. Vou tentar fazer algo para tentar melhorar, caso contrario vou ter que trocar de CPU.

09.jpg

10.jpg

11.jpg

Enfim, tive dois "problemas" na montagem. O primeiro foi o barulho da ventoinha da fonte que parecia uma turbina. E como já imaginava, fiz a compra de um Noctua NF-A4 20PWM que resolveu. Ficou bem silencioso, até mesmo em full com mais de 5k RPM.

17.jpg

O segundo problema foram as memorias que uso, são da TeamGroup e ficaram saindo do limite do gabinete. Ai tive a ideia de usar aqueles parafusos que vão no gabinete para fixar placa-mãe e dar o espaçamento necessário. Aproveitei e coloquei também do lado da GPU que estava com o fluxo de ar um pouco ruim por causa da tampa lateral estar muito encostada. E ficou assim:

14.jpg

13.jpg

12.jpg

Qualquer duvida só falar!

06.jpg

05.jpg

04.jpg

03.jpg

07.jpg

01.jpg

IMG-7043.jpg

Opa!

Voltei galera, estava meio correria pra montar o PC ITX. Mas consegui, depois de muito trabalho e "ajustes técnicos" (vulgo gambiarra) deu certo!

Temperaturas(~82º) do 5800X3D com APX-90 36mm ficaram altas mesmo fazendo um CO -30 e limite máximo de 75W no PPT. Vou tentar fazer algo para tentar melhorar, caso contrario vou ter que trocar de CPU.

09.jpg

10.jpg

11.jpg

Enfim, tive dois "problemas" na montagem. O primeiro foi o barulho da ventoinha da fonte que parecia uma turbina. E como já imaginava, fiz a compra de um Noctua NF-A4 20PWM que resolveu. Ficou bem silencioso, até mesmo em full com mais de 5k RPM.

17.jpg

O segundo problema foram as memorias que uso, são da TeamGroup e ficaram saindo do limite do gabinete. Ai tive a ideia de usar aqueles parafusos que vão no gabinete para fixar placa-mãe e dar o espaçamento necessário. Aproveitei e coloquei também do lado da GPU que estava com o fluxo de ar um pouco ruim por causa da tampa lateral estar muito encostada. E ficou assim:

14.jpg

13.jpg

12.jpg

Qualquer duvida só falar!

06.jpg

05.jpg

04.jpg

03.jpg

07.jpg

01.jpg

IMG-7043.jpg
Deixa eu perguntar: 82ºC jogando? se for está alto, agora se for em benchmark, pra jogar/dia a dia deve ficar tranquilo.

Deixa eu perguntar: 82ºC jogando? se for está alto, agora se for em benchmark, pra jogar/dia a dia deve ficar tranquilo.

Sim jogando, eu fiz algumas mudanças no PPT 88 TDC 60 EDC 90 com -30 no CO. Melhorou e ficou em média entre 70~75, de vez em quando uns spikes para 80. Mas 5800X3D é muito quente e em um gabinete extremamente compacto, piora mais ainda.

Mas essa semana eu vou fazer a troca do Thermalight x36 para o Noctua NH-L9a. Eu acho que o Thermalight foi um escolha ruim, a fan dele tem presão de ar de 1.33 o da Noctua tem 2.38, que faz muita diferença. Sem contar a construção do dissipador que é mais robusta.

Essa semana deixo o feedback sobre a temperatura após a troca. Caso não dê certo vou aposentar o 5800X3D por um 5600.

Sim jogando, eu fiz algumas mudanças no PPT 88 TDC 60 EDC 90 com -30 no CO. Melhorou e ficou em média entre 70~75, de vez em quando uns spikes para 80. Mas 5800X3D é muito quente e em um gabinete extremamente compacto, piora mais ainda.

Mas essa semana eu vou fazer a troca do Thermalight x36 para o Noctua NH-L9a. Eu acho que o Thermalight foi um escolha ruim, a fan dele tem presão de ar de 1.33 o da Noctua tem 2.38, que faz muita diferença. Sem contar a construção do dissipador que é mais robusta.

Essa semana deixo o feedback sobre a temperatura após a troca. Caso não dê certo vou aposentar o 5800X3D por um 5600.
Se serve de consolo, tudo no auto com watercooler de 360, o 5800X3D fica até mais quente... Não tem muito o que fazer não. E, 70~75ºC tá ótimo, não vai dar problema não.

Se serve de consolo, tudo no auto com watercooler de 360, o 5800X3D fica até mais quente... Não tem muito o que fazer não. E, 70~75ºC tá ótimo, não vai dar problema não.

Entendo perfeitamente, na minha build anterior com um Kraken x53, H7 Flow, CO -30 e bem ventilado também ficava "quente" na casa dos 70.

Mas vai dar pra resolver.

Quando tinha o K39 era essa a temperatura mesmo, 70-75 em CPU e GPU; cheguei a colocar a fan de 25mm no L9a e mudou quase nada. Eu guardaria a grana e ficava com o Thermalright que é a mesma coisa que o L9a e bem mais barato

Quando tinha o K39 era essa a temperatura mesmo, 70-75 em CPU e GPU; cheguei a colocar a fan de 25mm no L9a e mudou quase nada. Eu guardaria a grana e ficava com o Thermalright que é a mesma coisa que o L9a e bem mais barato

Putz, aí você apertou minha mente. :limo:

Mas vou tentar pra ver, caso não mudar eu devolvo o L9a e fico com o x36.

Pra ficar melhor só mudando pro 5600.

Estava até procurando um 5600X3D aqui na Micro Center mas simplesmente não acha mais.

Quem tiver impressora 3D e uma boa dose de paciência, tem o vários cases ITX/MATX para impressão.

Alguns são 100% impressos outros usam perfis de alumínio ou tubos de carbono como reforço/base.

O lance é poder editar e construir o case exatamente como você quer, tamanho, cor, opções etc.

A qualidade está ligado a qualidade de impressão, então precisa imprimir sem pressa, mesa de impressão bem limpa etc.

Só lembrando que é necessário ser em PETG ou ASA/ABS, pois o PLA fica mole em temps acima de 50 graus.

Sem-t-tulo.png

No ThingVerse e Printables tem vários projetos free e alguns pagos, vale destacar alguns como K1, Beam Case, Bonsai e a ModCase.

K1 é o case padrão, mas totalmente parametrizável, da pra estica encolher do que jeito que quiser.

Beam Case tem vários tamanhos ITX, MATX e reduz bem, além de simplifica a impressão usando perfis de alumínio.

Bonsai é um open bench para watercooler 240mm e ainda por cima é inclinado.

Sem-t-tulo2.png

ModCase (https://modcase.com.au/) é de um designer australiano que tem 3 projetos + 2 cases produzidos por ele, os projetos tem várias atualizações e opção de 8.4, 13.3 e 14.5L, com e sem watercooler, com vários opcionais e opções de I/O.
Ainda tem o EVO e o Mass (NAS).

Sem-t-tulo3.png

Upgrade full ali. :salario:

Queria um 7800x3d, mas os novos ryzen fizeram foi subir o preço dele, ao invés de abaixar :scare: então fui de 7500f porque é 1/3 do valor e pra resolução que estou mirando vai se sair muito bem, e porque só faltava o processador pra poder montar tudo. :haha:

75cvw34.jpg

Testar na bancada primeiro porque tá vindo peça desde junho.

eLlI0MZ.jpg

Tudo em ordem, sinal verde pra botar tudo isso e mais um pouco dentro do divisor de opiniões ser ou não ser sff corsair 2000d.

Im0YCEG.jpg

Finalizado por hora, falta providenciar monitor, vga e uma banqueta sob medida pra deixá-lo num espacinho que vislumbrei aqui, por isso a escolha do case.

9W96BOw.jpg

O 2 melhoes cases SFF do mundo, Nano Q S e Nano Q R, isto esta mais para uma obra de arte o resto é gabinete.

Opa, boa noite!
Estou iniciando um projeto mini-itx gamer intermediário. Conseguem me ajudar com a placa mãe?

Me deparei ontem com a ERYING-ITX B760i no aliexpress por R$800, já com estoque no Brasil. Dado o soquete, pretendo utilizar o I5 12600k (nada de overclock).

E aí, acham que vale?
Ou talvez é melhor esperar um pouco mais, dar um aperto ($) e ir em uma de maior renome como Asus...AsRock?

Users who are viewing this thread

Voltar