[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Quem tiver impressora 3D e uma boa dose de paciência, tem o vários cases ITX/MATX para impressão.

Alguns são 100% impressos outros usam perfis de alumínio ou tubos de carbono como reforço/base.

O lance é poder editar e construir o case exatamente como você quer, tamanho, cor, opções etc.

A qualidade está ligado a qualidade de impressão, então precisa imprimir sem pressa, mesa de impressão bem limpa etc.

Só lembrando que é necessário ser em PETG ou ASA/ABS, pois o PLA fica mole em temps acima de 50 graus.

Sem-t-tulo.png

No ThingVerse e Printables tem vários projetos free e alguns pagos, vale destacar alguns como K1, Beam Case, Bonsai e a ModCase.

K1 é o case padrão, mas totalmente parametrizável, da pra estica encolher do que jeito que quiser.

Beam Case tem vários tamanhos ITX, MATX e reduz bem, além de simplifica a impressão usando perfis de alumínio.

Bonsai é um open bench para watercooler 240mm e ainda por cima é inclinado.

Sem-t-tulo2.png

ModCase (https://modcase.com.au/) é de um designer australiano que tem 3 projetos + 2 cases produzidos por ele, os projetos tem várias atualizações e opção de 8.4, 13.3 e 14.5L, com e sem watercooler, com vários opcionais e opções de I/O.
Ainda tem o EVO e o Mass (NAS).

Sem-t-tulo3.png
Antes de partir para um gabinete pronto, eu estava querendo criar um próprio justamente porque não encontrava nenhum que colocasse as peças da forma que queria (mobo mATX com fonte TFX e GPU nas costas da placa-mãe, além de espaço para dois HDs 3.5"), e brinquei bastante de bolar uns projetos no papel e até protótipos no papelão, mas bom mesmo seria com um material mais confiável, ai pensei em ou madeira (corte laser por CNC ou na base da mão mesmo) ou por impressão 3D, e essa segunda possibilidade me soou tão bem que fui atrás e achei esse canal aqui:

Nele tem vários gabinetes bem feitos e boas ideias, os videos com passo-a-passo e arquivos disponíveis para download, então vale a pena dar uma conferida quem quiser se aventurar por este caminho. Quanto a mim, desisti da ideia pelo custo (a impressora não é minha, logo custo++) e comprei um Segotep Memphis-S (por indicação de @SimoneSimons) e uma fonte ATX, saiu mais em conta e com aparência mais "profissional" :v

Qual placa mãe, que tenha expansão ou wifi, seria indicada para um 7800X3D em uma Lian Li a3 ou AP201?
Queria deixar o setup o mais silencioso possível, pensei no noctua NH-L9A e pretendo colocar uma 4090, o que mais preciso colocar de arrefecimento?
Abraços

Última edição:
Qual placa mãe, que tenha expansão ou wifi, seria indicada para um 7800X3D em uma Lian Li a3 ou AP201?
Queria deixar o setup o mais silencioso possível, pensei no noctua NH-L9A e pretendo colocar uma 4090, o que mais preciso colocar de arrefecimento?
Abraços
NH-L9A pro 7800X3D não rola não amigo... Outra coisa, o AP201 é matx, gigante, cabe um baita cooler aí, de preferência um watercooler de 240mm. Faz o swap dos fans e seja feliz (pode usar noctua ou o que você quiser). Só pesquisa se a bomba não é muito ruidosa antes. Pra esse processador, se quiser ir de Noctua, iria de D15.

Opa, boa noite!
Estou iniciando um projeto mini-itx gamer intermediário. Conseguem me ajudar com a placa mãe?

Me deparei ontem com a ERYING-ITX B760i no aliexpress por R$800, já com estoque no Brasil. Dado o soquete, pretendo utilizar o I5 12600k (nada de overclock).

E aí, acham que vale?
Ou talvez é melhor esperar um pouco mais, dar um aperto ($) e ir em uma de maior renome como Asus...AsRock?
Das opções que tem no Brasil, pra pegar uma de marca mais conhecida só se dobrar o preço :/. Pesquisei por alto aqui no yt e acabei achando um vídeo de um brazuca falando dela e corroborou com outra opinião de um gringo que i5 K é o teto da placa, pra cima só se diminuir o PL na bios.

Abraços
Por causa da 4090 é bom conferir qualquer case por causa da GPU imensa apesar de que os 2 são bem espaçosos, não acompanho muito mas com Wi-Fi creio que qualquer opção m-ATX deve atender, só atualizar a BIOS. L9A é complicado, apesar de gostar da marca existem opções muito mais em conta que entregam 95% da performance, e se for essas duas opções de case sobra muito espaço pra colocar um melhor. 7800X3D não é esse monstro não, dá pra tocar ele com o cooler box, um bom tower cooler atende.

Não conheço esta placa Erying mas por 200 reais a mais iria de Asrock B760M-ITX wifi, tem aqui no brasil .

Antes de partir para um gabinete pronto, eu estava querendo criar um próprio justamente porque não encontrava nenhum que colocasse as peças da forma que queria (mobo mATX com fonte TFX e GPU nas costas da placa-mãe, além de espaço para dois HDs 3.5"), e brinquei bastante de bolar uns projetos no papel e até protótipos no papelão, mas bom mesmo seria com um material mais confiável, ai pensei em ou madeira (corte laser por CNC ou na base da mão mesmo) ou por impressão 3D, e essa segunda possibilidade me soou tão bem que fui atrás e achei esse canal aqui:

Nele tem vários gabinetes bem feitos e boas ideias, os videos com passo-a-passo e arquivos disponíveis para download, então vale a pena dar uma conferida quem quiser se aventurar por este caminho. Quanto a mim, desisti da ideia pelo custo (a impressora não é minha, logo custo++) e comprei um Segotep Memphis-S (por indicação de @SimoneSimons) e uma fonte ATX, saiu mais em conta e com aparência mais "profissional" :v

Eu peguei alguns gabinetes prontos mas as 2x 4090 que eu tenho não cabem, parti pro impresso.

Esse cara ai é meio picareta, são vários remixes, o cara criou grupo e clube (pagto por mês) dizendo que iam ter várias novidades, mas não solta mta coisa nova, só mais do mesmo.

Se precisar de ajuda, a gente ajuda no design via Fusion 360 ou OnShape e na impressão.

Eu comecei a imprimir aqui... vai dar uma melhorada, é só pra testar.

Sem-t-tulo.png

To muito na dúvida entre o Lian Li A3 e o Asus AP201

Eu peguei alguns gabinetes prontos mas as 2x 4090 que eu tenho não cabem, parti pro impresso.

Esse cara ai é meio picareta, são vários remixes, o cara criou grupo e clube (pagto por mês) dizendo que iam ter várias novidades, mas não solta mta coisa nova, só mais do mesmo.

Se precisar de ajuda, a gente ajuda no design via Fusion 360 ou OnShape e na impressão.

Eu comecei a imprimir aqui... vai dar uma melhorada, é só pra testar.

Sem-t-tulo.png
Tu não tem nenhum projeto ai de case para colocar 2 radiadores de 560mm ou 360mm ?

Estou com dois projetos aqui de WC externo e só falta os cases do radiadores, estou quase pegando um corsair 2000D só pra montar o case dos radiadores de 360mm

Tu não tem nenhum projeto ai de case para colocar 2 radiadores de 560mm ou 360mm ?

Estou com dois projetos aqui de WC externo e só falta os cases do radiadores, estou quase pegando um corsair 2000D só pra montar o case dos radiadores de 360mm

Acho que tem dois projetos que podem servir...

Porque no mundo da impressão 3D tudo se edita. Para projetos maiores, o pessoal prefere usar os rad de 140mm por menor ruido.

Tem um projeto mais radical, convertendo um nicho de MDF em cima do monitor com 2 rads de 3x140mm converter isso para 560mm é fácil.

Tem outro mais tradicional, que são 2 rads de 2x140mm numa tower compacta, editar pra 360mm não é mto dificil.

O legal é que ambos são com circuitos separados pra CPU e GPU.

Caso interesse para alguém:
Lian Li A3 Matx branco
R$657

Caso interesse para alguém:
Lian Li A3 Matx branco
R$657

Sabe onde consigo o preto ?

Só achei o branco nesse preço, e não vi um anúncio do preto.

to pensando em montar um pc para jogar uns joguinhos mais simples de console.....queria um case pequeno.....queria mesmo o Corsair 2000D....fogo são as placas ITX bem que eu vou para os EUA em outubro.

to pensando em montar um pc para jogar uns joguinhos mais simples de console.....queria um case pequeno.....queria mesmo o Corsair 2000D....fogo são as placas ITX bem que eu vou para os EUA em outubro.
Não tá fácil de achar não. Um NR200 não te atende?

Sabe onde consigo o preto ?

Essa é a loja oficial do msm vendedor do ML no site dele ta mais barato e ainda tem 2% de desconto na primeira compra, se for de São Paulo tem loja física na Santa Efigenia

Pode comprar q a loja é confiavel eu msm já comprei algumas coisas lá e acabei de pegar esse case A3 para fazer um projeto de water cooler externo

finalmente apareceu aquele gabinete MAXT da asus sem vidro so no mesh na KABUM, porem se eu comprar agora ele ficaria enconstado aqui por um longo tempo, so deve começar a comprar processador e placa mãe talvez la para novembro e ate la se o gabinete tiver problema não poderi mais trocar so garantia, ai fico na duvida se pego agora ou não.

Olá,

Estou considerando pegar uma A620i + R5 7600 para colocar em um DeepCool CH160.

Qual tipo de cooler seria mais indicado para este gabinete? Aqueles horizontais como o Thermalright x36 são indicados ou é melhor colocar um cooler em que a fan fica na vertical?

O painel de vidro influencia muito no fluxo de ar para os dois tipos de cooler?

finalmente apareceu aquele gabinete MAXT da asus sem vidro so no mesh na KABUM, porem se eu comprar agora ele ficaria enconstado aqui por um longo tempo, so deve começar a comprar processador e placa mãe talvez la para novembro e ate la se o gabinete tiver problema não poderi mais trocar so garantia, ai fico na duvida se pego agora ou não.

Dê uma olhada no Lian Li A3-mATX também, tenho o AP201 Mesh (usei por cerca de 1 ano) e peguei o Lian Li recentemente, particularmente prefiro o Lian Li. O AP201 é um excelente gabinete, é espaçoso e fácil de montar nele, o porém é que ele não te dá muita liberdade, é colocar a fonte na frente e um AIO no topo (se for usar um) e é isso. O A3-mATX é mais flexível, pode colocar um AIO no topo ou na grade lateral, pode colocar a fonte na frente ou ao lado da placa-mãe, além de ser menor que o AP201.

Ambos os gabinetes são excelentes, mas se fosse escolher apenas 1 ficaria com o Lian Li pela flexibilidade e por ser menor. Estou usando o Lian Li com um AIO 280mm na grade lateral + fonte ATX na frente, algo que não seria possível no AP201.

(Mal pelas fotos ruins, estava com pressa de terminar a montagem e sem muita paciência 😄)

oy6IH7A.png

XTfgUb9.png

Olá,

Estou considerando pegar uma A620i + R5 7600 para colocar em um DeepCool CH160.

Qual tipo de cooler seria mais indicado para este gabinete? Aqueles horizontais como o Thermalright x36 são indicados ou é melhor colocar um cooler em que a fan fica na vertical?

O painel de vidro influencia muito no fluxo de ar para os dois tipos de cooler?

Conheço o gabinete apenas por reviews, aparentemente os coolers do tipo torre são mais apropriados pra ele, porém deixo um adendo, no review do GearSeekers o carinha comenta que os materiais e acabamento desse gabinete desapontam, então acho melhor analisar com calma procurando opiniões de pessoas que o possuem, como no Reddit

(por volta dos 15min do vídeo ele comenta sobre a qualidade do gabinete)

Dê uma olhada no Lian Li A3-mATX também, tenho o AP201 Mesh (usei por cerca de 1 ano) e peguei o Lian Li recentemente, particularmente prefiro o Lian Li. O AP201 é um excelente gabinete, é espaçoso e fácil de montar nele, o porém é que ele não te dá muita liberdade, é colocar a fonte na frente e um AIO no topo (se for usar um) e é isso. O A3-mATX é mais flexível, pode colocar um AIO no topo ou na grade lateral, pode colocar a fonte na frente ou ao lado da placa-mãe, além de ser menor que o AP201.

Ambos os gabinetes são excelentes, mas se fosse escolher apenas 1 ficaria com o Lian Li pela flexibilidade e por ser menor. Estou usando o Lian Li com um AIO 280mm na grade lateral + fonte ATX na frente, algo que não seria possível no AP201.

(Mal pelas fotos ruins, estava com pressa de terminar a montagem e sem muita paciência 😄)

oy6IH7A.png

XTfgUb9.png

Conheço o gabinete apenas por reviews, aparentemente os coolers do tipo torre são mais apropriados pra ele, porém deixo um adendo, no review do GearSeekers o carinha comenta que os materiais e acabamento desse gabinete desapontam, então acho melhor analisar com calma procurando opiniões de pessoas que o possuem, como no Reddit

(por volta dos 15min do vídeo ele comenta sobre a qualidade do gabinete)

esse Lian Li A3-mATX vem em versão mesh tambem sem vidro?

esse Lian Li A3-mATX vem em versão mesh tambem sem vidro?

O Lian Li A3-mATX é vendido apenas em versão Mesh 😄 Se você quiser a lateral de vidro, precisa comprar separado. Eu havia postado umas páginas atrás ele a venda na GK, o pessoal também postou a venda na Venturi. Vi que na Venturi acabou, mas ainda tem ele na GK 👉 Lian Li A3-mATX - A3-mATX

Caso opte por pegar na GK, use o cupom GKINFOGUIGA que te dá um desconto 👍 Uma coisa importante, vale tanto pro AP201 quanto pro A3-mATX, analise bem as peças que irá colocar para evitar conflitos entre elas, no caso do A3-mATX você consegue baixar o manual na página do produto 👉 A3-mATX

O Lian Li A3-mATX é vendido apenas em versão Mesh 😄 Se você quiser a lateral de vidro, precisa comprar separado. Eu havia postado umas páginas atrás ele a venda na GK, o pessoal também postou a venda na Venturi. Vi que na Venturi acabou, mas ainda tem ele na GK 👉 Lian Li A3-mATX - A3-mATX

Caso opte por pegar na GK, use o cupom GKINFOGUIGA que te dá um desconto 👍 Uma coisa importante, vale tanto pro AP201 quanto pro A3-mATX, analise bem as peças que irá colocar para evitar conflitos entre elas, no caso do A3-mATX você consegue baixar o manual na página do produto 👉 A3-mATX

To indo para os EUA mês que vem....e estava pensando em trazer uma 4070 ou uma 7800XT.....to quase pegando esse gabinete e deixando guardado em casa....a anos estou afastado do PC.....só nos consoles....fogo que não tenho tanto tempo de jogar por causa da idade...ai fico pensando se compensaria para mim.

To indo para os EUA mês que vem....e estava pensando em trazer uma 4070 ou uma 7800XT.....to quase pegando esse gabinete e deixando guardado em casa....a anos estou afastado do PC.....só nos consoles....fogo que não tenho tanto tempo de jogar por causa da idade...ai fico pensando se compensaria para mim.

Cara, eu te entendo 😄 Tenho uma 4090 numa build Full ATX, porém passo mais de 90% do tempo usando a build com A3-mATX que está com uma 4070. Não jogo tanto quanto jogava na adolescência e não tenho mais essa obsessão por botar "tudo no máximo", normalmente abro o jogo e vou jogando nos Presets que o jogo detecta e a 4070 tem atendido super bem em QHD 👍

Cara, eu te entendo 😄 Tenho uma 4090 numa build Full ATX, porém passo mais de 90% do tempo usando a build com A3-mATX que está com uma 4070. Não jogo tanto quanto jogava na adolescência e não tenho mais essa obsessão por botar "tudo no máximo", normalmente abro o jogo e vou jogando nos Presets que o jogo detecta e a 4070 tem atendido super bem em QHD 👍

Então...eu não sei se monto o pc....ou se fico só com meu note....e pego um PS5 para exclusivos...e para jogar na sala....to velho...45 anos....acho que não tenho pique para sentar em uma cadeira depois de passar o dia todo na frente do micro para jogar.....parece bobeira....mas quando eu tinha PC...o que eu menos fazia era jogar....ficava só procurando coisas....ou trabalhando.

Então...eu não sei se monto o pc....ou se fico só com meu note....e pego um PS5 para exclusivos...e para jogar na sala....to velho...45 anos....acho que não tenho pique para sentar em uma cadeira depois de passar o dia todo na frente do micro para jogar.....parece bobeira....mas quando eu tinha PC...o que eu menos fazia era jogar....ficava só procurando coisas....ou trabalhando.

Cara, eu acho que se o note e o PS5 estão te atendendo e não há um propósito claro pra montar um PC, eu particularmente seguraria o $, não gastaria nesse momento :)

Users who are viewing this thread

Voltar