Enquanto isso... Estou procurando um gabinete Micro Atx, que não tenha vidro na lateral, seja Mini Tower ou Mid Tower e não seja um forno, além de não parece um projeto dos Oscar Niemeyer. Mas sem sorte. Alguem tem alguma sugestão?
Asus Prime AP201 meshEnquanto isso... Estou procurando um gabinete Micro Atx, que não tenha vidro na lateral, seja Mini Tower ou Mid Tower e não seja um forno, além de não parece um projeto dos Oscar Niemeyer. Mas sem sorte. Alguem tem alguma sugestão?
Até presnei nele, mas não to exatamente na vibe pra gabinetes neste estilo. Eu tava quase pegando um slim da vida. Bem estilão "PC de Secretária/Firma".Asus Prime AP201 mesh
Tem o Lian Li A3Até presnei nele, mas não to exatamente na vibe pra gabinetes neste estilo. Eu tava quase pegando um slim da vida. Bem estilão "PC de Secretária/Firma".
Eu iria sugerir os mesmos que os colegas mencionaram, Asus AP201 e Lian Li A3. Interessante que dependendo do modelo escolhido, pode haver opção de lateral com ou sem vidro.Enquanto isso... Estou procurando um gabinete Micro Atx, que não tenha vidro na lateral, seja Mini Tower ou Mid Tower e não seja um forno, além de não parece um projeto dos Oscar Niemeyer. Mas sem sorte. Alguem tem alguma sugestão?
Mas esse ponto não é meio que irrelevante considerando que você tenha acesso a bios? Undervolt ta aí faz anos assim como também é possível limitar o consumo máximo pro que fica mais adequado pra cada setup/ambiente, nada impede de comprar um 14900KS e limitar a qualquer valor em watts (100, 150, 173, 200, ou qualquer valor), no geral sacrificando um pouquinho de desempenho a melhora em consumo/temperatura sempre foi gigantesca tanto pra CPU quanto GPUCom as novas CPUs Arrow Lake-S, parece que a Intel está resolvendo (ou tentando) o problema do TDP das gerações 13th e 14th ao custo do desempenho (pelo que li até agora), o que para SFF e mini é uma boa notícia. Não tinha AC que dava conta de rodar com folga em setup pequeno com Intel 14th em alta carga.
Não sou adepto da ideia de pagar preço "full" e usar "capado".Mas esse ponto não é meio que irrelevante considerando que você tenha acesso a bios? Undervolt ta aí faz anos assim como também é possível limitar o consumo máximo pro que fica mais adequado pra cada setup/ambiente, nada impede de comprar um 14900KS e limitar a qualquer valor em watts (100, 150, 173, 200, ou qualquer valor), no geral sacrificando um pouquinho de desempenho a melhora em consumo/temperatura sempre foi gigantesca tanto pra CPU quanto GPU
Mas o ponto é que se a geração nova tem menos desempenho porém com menos consumo, fazendo undervolt/limitando a geração que tem mais desempenho no final dá praticamente na mesma coisa, até entendo essa sensação de "paguei 100% tem que usar 100%" mas por essa lógica então porque não usar 105/110% pagando só 100%? No fim a limitação vai do TOC de cada um com temperatura, se a pessoa se incomoda (muitas vezes sem motivo lógico) com essa sensação de que undervolt/limitar PL é desperdiçar hardware, se tá disposto a mexer e por aí vai porque o resultado final pensando puramente na eficiência (perf/watt) sempre é positivo usando undervolt e/ou limitando PL, seja num i3 ou num i9, seja numa 4060 ou numa 4090, mas no hardware high-end a discrepância acaba sendo maior porque as fabricantes esguelam os chips até o limite pra alcançar 100mhz a mais e mostrar nos slides como o ganho de performance é incrível nessa geração e como eles fazem XYZ pontos nos benchmarks e ganham do concorrente, mesmo que precisem dobrar o consumo pra entregar 5% a maisNão sou adepto da ideia de pagar preço "full" e usar "capado".
Parece tb não fazer sentido a ideia de "sacrificar um pouquinho o desempenho em troca do consumo" porque se o fizesse, a linha Intel 13th e 14th não viria de fábrica com "problema" de tempertura. Para CPU i9 pode até fazer sentido já que é voltado para entusiastas.
@wgf , não tenho acompanhado os atuais problemas com os Intel. Mas acho que é totalmente relevante, em especial para nós adeptos do SFF, explorar as possibilidades. Os números estão aí pra demonstrar que realmente vale a pena na maioria dos casos, os ajustes de voltagem. Ter um processador destravado fritando com thermaltrottle não tem graça nenhuma (era meu caso).Mas o ponto é que se a geração nova tem menos desempenho porém com menos consumo, fazendo undervolt/limitando a geração que tem mais desempenho no final dá praticamente na mesma coisa, até entendo essa sensação de "paguei 100% tem que usar 100%" mas por essa lógica então porque não usar 105/110% pagando só 100%? No fim a limitação vai do TOC de cada um com temperatura, se a pessoa se incomoda (muitas vezes sem motivo lógico) com essa sensação de que undervolt/limitar PL é desperdiçar hardware, se tá disposto a mexer e por aí vai porque o resultado final pensando puramente na eficiência (perf/watt) sempre é positivo usando undervolt e/ou limitando PL, seja num i3 ou num i9, seja numa 4060 ou numa 4090, mas no hardware high-end a discrepância acaba sendo maior porque as fabricantes esguelam os chips até o limite pra alcançar 100mhz a mais e mostrar nos slides como o ganho de performance é incrível nessa geração e como eles fazem XYZ pontos nos benchmarks e ganham do concorrente, mesmo que precisem dobrar o consumo pra entregar 5% a mais
Post relevante do TPU sobre o 14900k: https://www.techpowerup.com/review/...ke-tested-at-power-limits-down-to-35-w/2.html
![]()
E também da 4090 no QuasarZone: https://quasarzone.com/bbs/qc_plan/...1-fET3hbZKuJ9Efds_0ezNaik3oFSkPj.eip10QZMrffs
![]()
EDIT: Exemplo do meu antigo 5800x, meu uso all-core é basicamente fazer encode de vez em quando, vai variar de CPU pra CPU e caso a caso mas nesse em específico reduziu o consumo médio de 142w~ pra 95w~ (-33%~) e a temperatura caiu em média 20c, com tudo isso perdi na faixa de 3-4% de desempenho que é desprezível comparado a diferença de consumo/temp na minha opinião
Mas esse é um caso mais extremo porque o 5800x vem com os limites socados no talo mesmo, o 5700x ainda não tinha lançado, e o 5700x consome +- metade do 5800x (76w vs 142w) entregando uns 15%~ a menos se não me engano, é fácil de ver que esses últimos %'s de desempenho que deixam os benchmarks bonitinhos são extremamente custosos
CPU-Z Bench 656 Single, 6658 Multi (6610 Stress)
Temp 78c, 124w consumo (bateu limite de EDC antes de chegar a 142w PPT)
ΔTdie = 47c
Cinebench R20 - 5950pts~ (O Bench dá esse pico acima da média assim que dou run)
Temp 81c, 142w consumo (EDC e PPT em 100%)
ΔTdie = 50c
![]()
![]()
![]()
CPU-Z Bench 666 Single, 6577 Multi (6620 Stress), -0,4% multi-core
Temp 65c, 95w consumo (EDC e PPT em 100%), -13c/-29w stock
ΔTdie = 34c
Cinebench R20 - 5630pts~, -5,6% stock (Aqui que eu fui me tocar que o Hwinfo tava faltando coisa e ajeitei como eu uso normalmente)
Temp 60c, 95w consumo (EDC e PPT em 100%), -21c/-47w stock
ΔTdie = 29c
![]()
![]()
![]()
![]()
Botei -10 nos melhores cores e -15 no resto logo de cara, instalei o processador agorinha e ainda não fiz todos testes de estabilidade, é só pra ter mais um resultado e ver como fica comparado com 95w sem CO e com ele stock
Pior que mesmo com um gabinete espaçoso eu sou adepto de undervolt simplesmente porque a melhora de eficiência é absurda, mas pra SFF/mATX com hardware high-end, regiões MUITO quentes ou se a pessoa quer reduzir o ruído é uma mão na roda também, o 5700x em específico já é um CPU super eficiente e frio no geral então a melhora é mais discreta. Pra CPU eu costumo nem mexer no clock, só reduzo o limite de energia se necessário e deixo ele se gerenciar sozinho mesmo, undervolt faço até onde ficar estável mas não vou ao extremo da estabilidade também@wgf , não tenho acompanhado os atuais problemas com os Intel. Mas acho que é totalmente relevante, em especial para nós adeptos do SFF, explorar as possibilidades. Os números estão aí pra demonstrar que realmente vale a pena na maioria dos casos, os ajustes de voltagem. Ter um processador destravado fritando com thermaltrottle não tem graça nenhuma (era meu caso).
Fazia um tempo que eu estava pensando em fazer undervolt, no meu processador. Mas ontem, após ver seu post @insanee420 , eu decidi procurar algum tutorial simples e o que fiz, foi apenas travar o clock em 4.0 e baixar a voltagem. Curiosamente, o resultado no Cinebench deu maior, após esse ajuste. Possivelmente por manter os clocks menos oscilantes. O que mais gostei é que as temperaturas baixaram em 9°. e até agora, não vi perda de performance nos games que eu jogo atualmente. No meu caso, compensou totalmente.
Talvez mexendo no clock em si tenha setado ele pra ficar fixo, aqui como disse ali em cima eu sempre deixei dinâmico pro CPU se gerenciar sozinho mesmo, única coisa que mexo é o undervolt em si e se necessário nos limites de energia, mas aí é mais pensando pra all-core que num PC puramente pra jogos praticamente não vai ter, só em momentos tipo compilação de shader ou loadings que costuma ter uns picos de usoApenas ficou uma dúvida: a velocidade do processador, no Gerenciador de Tarefas do Windows, está sempre acima dos 3GHz.
![]()
Não me recordo se já era assim, antes deste ajuste. Alguma dica?
fala pessoal, terminei a build com o lian li A3, enfiei um artic freezer 3 de 280mm, foi hard fzr o cable management mas deu tudo certo. Uma pergunta, o bend nos tubos tá muita coisa ou tá suave?
Ficou show, amigoEstou usando esse combo também (A3 + LF3 280mm), a única diferença é que optei por colocar a fonte na frente ao invés da lateral. Sobre os tubos do AIO, é difícil ver pela foto que você postou, de qualquer forma, quando montei o meu usei o vídeo abaixo como referência para guiar os tubos (minuto 24:14 ele mostra como guiar os tubos de um LF2 com o radiador instalado na lateral):
A minha build ficou assim
![]()
Legal!
Talvez fosse o caso de adicionar grades de proteção nas ventoinhas e assim ficar livre de preocupações.
Dúvida: esse AIO da Artic é mais espesso que o padrão?
Ficou sensacional cara! Parabéns!NR200 sofrendo allgumas alterações:
Sai Corsair AF120 RGB e entra Noctua NF-A12x25 como exautor na parte superior do gabinete, motivo da troca foi que o Corsair apesar de ter um RGB bem interesante, não move metade do ar que o Noctua.
![]()
Sai Corsair AF140 RGB que funcionava como exaustor no radiador e entra P14 Max como intake, praticamente mesmo motivo da troca dos 120mm, os fans da Corsair são "ruins" e o P14 Max é praticamente um dos melhores de 140mm para radiador
Antes utilizava como exaustor pois deixava o gabinete em pressão negativa para puxar ar fresco para GPU, mas agora com deshroud da GPU, faz sentido ter pressão neutra/positiva em cima.
![]()
Deshroud da GPU, apenas retirando 9 parafusos a placa fica pronta não necessitando nenhuma adaptação.
Instalei 2x Noctua NF-A12x25 com o dois Noctua NA-IS1 para acertar o espassamento, teve encaixe perfeito.
Embaixo do gabinete imprimi 2 peças para direcionar o ar quente da gpu para o lado oposto do gabinete, evitando o ar quente ir para cima do mouse.
Os fans estáo conectados direto na placa de video com cabo da https://gpuconnect.com/
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Gabinete montado:
![]()
Lateral intake e exaust em cima, assim fica uma pressão "neutra" e um fluxo normal de ar... E a gpu se vira bem sozinha embaixo.Ficou sensacional cara! Parabéns!
A ideia de desviar o fluxo de ar quente foi a cereja no topo (ou embaixo) do bolo!
Não conhecia o termo Deshroud. Acabei de ver um vídeo do canal Optmum. Não tinha noção de como os ganhos com temperaturas e ruído fossem tão significativos. Usar no modo exhaust é ainda mais interessante, pois mantém o hardware limpo por mais tempo.
Tu tá usando Intake de cima pra baixo?
Ficou show, amigoEstou usando esse combo também (A3 + LF3 280mm), a única diferença é que optei por colocar a fonte na frente ao invés da lateral. Sobre os tubos do AIO, é difícil ver pela foto que você postou, de qualquer forma, quando montei o meu usei o vídeo abaixo como referência para guiar os tubos (minuto 24:14 ele mostra como guiar os tubos de um LF2 com o radiador instalado na lateral):
A minha build ficou assim
![]()
sim ele é cerca de 12mm mais espesso. Logo, impede a montagem na parte superior.Legal!
Talvez fosse o caso de adicionar grades de proteção nas ventoinhas e assim ficar livre de preocupações.
Dúvida: esse AIO da Artic é mais espesso que o padrão?
Hoje quando tava voltando do trabalho achei um Dell Optiplex 3070 SFF no lixo, sem zueira. O coitado tinha sido todo desmanchado, faltando a fonte, cooler, HD e ram. Mas ainda tinha a placa mãe e um i3 8100! Agora to correndo atrás das peças pra ver se o placa mãe ta viva, to precisando um de um fonte pro bichinho e obviamente a Dell faz algo tão simples como conseguir um fonte em um tarefa ingrata.
Alguém tem um fonte compatível de 6 pinos de 200w-300w para vender? Ou alguma alternativa?
Imagino que seja alguma coisa haver com usar 6/8 pinos no lugar 24 pinos, e vsf o preços das fontes da Dell, 350 reais pra uma fonte 200w é de fuder a alma. Vou ver se pegou uma seasonic da vida e um adaptador 24 para 6 pinos pra testar a placa mãe. Eu espero que o cpu esteja vivo, pq ai passou ele pra outra placa ou coloco na OLX.Numa empresa a bons anos atras compraram vários desse ai, devem ter uns 3 sobreviventes, todos morreram placa mãe e alguns também o processador, alguns o DIE do chipset trincou! Eu nunca vi algo assim nos meus trocentos anos fuçando em informática, alias em toda minha vida só tive uma placa mãe que foi pro espaço por descarga elétrica e o processador nunca tive nenhum dando problema, digo isso no meu lado PF e também PJ.
Essas placas mães desses modelos compactos da dell, devem ter tido algum erro de projeto/fonte durante algum período de tempo, porque a quantidade de falhas foi absurda!
A fonte original se não me falha a memoria é 250w, nunca nenhuma deu pau, mas só tem o conector da placa mãe, mais o do processador e outros 2 para HD e drive ótico.