[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
É uma boa também, só não curto muito os cabelos dela que são desses flats, queria uma que já viesse com os cabos sleveados mesmo pra melhor manuseio, como é o caso da sf e rog loki
Esse tipo de cabo é horrível pra organizar no aperto, sleeved já não é fácil.

3050-LP.jpg

Então eu achei um RTX 3050 6GB Single Slot, $210 Trumps, mas ei, se você tem um Optiplex SFF que tem o Slot x16 grudado na fonte é um opção que existe.

pois é, fora que tanto a sf750 quanto a rog loki são fontes platinum, melhores componentes, etc..

Esse teu cabo 12vhpwr é o original da Corsair? Se sim, comprou onde?

Não, é da Moddiy.
Super flexível, quase 2 anos já com ele.
Aaah, muito bom!

Rapaz, pior que eu até tenho (ou tinha, preciso procurar) um cabo desses da Moddiy, lembro que mandei fazer um desses pra fonte do NR200P Max mas simplesmente não funcionou.

E ele é realmente muito maleável.

Aaah, muito bom!

Rapaz, pior que eu até tenho (ou tinha, preciso procurar) um cabo desses da Moddiy, lembro que mandei fazer um desses pra fonte do NR200P Max mas simplesmente não funcionou.

E ele é realmente muito maleável.
Erraram o modelo da fonte ou será defeito?
O meu foi feito pra esse modelo específico da Corsair (se é que existe diferença pros outros modelos) e funciona muito bem.

Erraram o modelo da fonte ou será defeito?
O meu foi feito pra esse modelo específico da Corsair (se é que existe diferença pros outros modelos) e funciona muito bem.
Cara, pior que não sei te dizer.

Eu lembrei porque vi as fotos lá e que apesar de terem vindo 3 cabos pra plugar na fonte, eles vieram também sem vários terminais igual ao teu, achei até que era por causa disso.

Cabo sleeved da moddiy é perfeito, consegue até ser melhor que o original da SF750.

Já o 12vhpwr original da Corsair vendido separadamente é horrível, sem condições de usar em ITX, é o cabo mais rígido que já...

Moddiy:

Corsair:

Consegui fechar uma SF750 seminova por R$ 900.

@-Rick
@Diablo

Vou testar se esse cabo que mandei fazer pra fonte da cooler master vai funcionar, senão vou pedir outro 12vhpwr da moddiy.

@-Rick Acabei não encontrando o cabo, devo ter jogado fora kkk

Poderia me informar qual comprimento do teu? Só pra ter uma base aqui já que vai ser o mesmo case/psu

@-Rick Acabei não encontrando o cabo, devo ter jogado fora kkk

Poderia me informar qual comprimento do teu? Só pra ter uma base aqui já que vai ser o mesmo case/psu
Mandei fazer com 40cm, mas sobra um pouco.
O meu é o ultra soft silicone, não é sleeved.

Consegui fechar uma SF750 seminova por R$ 900.

@-Rick
@Diablo

Vou testar se esse cabo que mandei fazer pra fonte da cooler master vai funcionar, senão vou pedir outro 12vhpwr da moddiy.
Cara, tá 1050 uma 850w nova da Corsair na Kabum, não era mais negócio? Garantia no teu nome e já vem com cabo 12vhpwr nativo...

Cara, tá 1050 uma 850w nova da Corsair na Kabum, não era mais negócio? Garantia no teu nome e já vem com cabo 12vhpwr nativo...
Eu dei uma olhada, mas essas são fontes sfx-l já em um padrão bem maior que o sfx e com os cabos rígidos

Clone mais acessível do Louqe Ghost S1:

Outras opções, agora em vertical:

Gostei desse Silverstone Alta G1M. Montagem ficou linda nesse vídeo:

Aqui no CaseEnd, tem uma reunião de vários cases ITX e as principais especificações:

Última edição:
Depois de quase um mês, meu adaptador 24 para 6 pinos para a fonte do meu Dell do Lixão chegou e deu muito bom, a placa mãe ta viva e processador ta funcionando! Ganhei meu presente de natal bem antes da hora. Agora vou ver se compro um fonte TFX ou uma Flex ATX pra ser a fonte definitiva do bichinho. Também tenho que comprar um cooler, mas ainda não tenho certeza se compro um original, ou um alternativo, felizmente PWN é normal ao invés de 5 pinos que alguns modelos da Dell usam.

Mesmo não posso falar da furação do cooler, que apesar de ser LGA 1151, ele não permite instalar cooler stock ou similares. Só parafusos aqui gente, só parafusos.

Então minha check list agora tá:
  • Placa-mãe ta viva? SIM
  • Processador ta vivo? DEFINIVIAMENTE
  • Adaptador ou Fonte da Dell Original? Adaptador.
  • Memoria DDR4 2666mhz? Comprada, 16 GB para ser mais especifico. Pq 2666mhz ao invés de uma maior? Seguindo o manual da Dell.
  • O NVME m2 da placa ta funcionando? Ainda não sei, próxima coisa a testa.
  • HDD ou SSD m2? Ainda em duvida, mas tenho ambos sobrando aqui.
  • Casemod futuros? Definitivamente pintar a coitada para eliminar oxidação e tampar os arranhões.

Alguem tem uma dica de algum gabinete mAtx pra usar sem placa de video? Seria algo mais sóbrio pra escritório mas sem ser trambolho com baias de 5 1/4 que ainda vendem.

Até presnei nele, mas não to exatamente na vibe pra gabinetes neste estilo. Eu tava quase pegando um slim da vida. Bem estilão "PC de Secretária/Firma".

Mini-torre, micro-atx, barato, discreto e bonitinho:

Encomendei um Alltek Atk20.

D_NQ_NP_2X_620508-MLU78118983703_082024-F.webp

Gabinete chinês remarcado no Brasil, abaixo de R$200 em marketplaces. No mercadolivre tem fotos nas avaliações.

Montando um pc novo com Ryzen 5600GT, sem vga.

Espero não ter problema com temperatura.

Dimensões: 261 x 162 x 351

Estando há anos sem pesquisar hardware, foi o gabinete barato que considerei ser o menor para matx com fonte atx e discreto.

Pesquisando por imagens, parece ser um tal de Revenger ECO 200-3F. Este, achei vídeos no youtube.

Salve!

Estou procurando um AIO 280/360mm, foco em desempenho e operação com ruído baixo, garantia boa e longa de preferência. Vou usar no 7800X3D e futuramente em um 9800X3D.

Sei que para o arrefecimento do processador em si o meu PS120 dá conta tranquilamente, mas como reduzi o tamanho da minha case para uma MFF e pretendo colocar futuramente uma GPU parruda, meu receio é a potência da GPU aumentar muito a temperatura dentro da case, reduzindo a eficiência do AC. Hoje em full-load meu 7800X3D (-15 CO all-core) já chega nos 85C e em uso em jogos fica na faixa dos 70C a depender do jogo, mas já vi passar de 80C. Subindo a capacidade da GPU vai subir o uso do processador também, então vai ser um conjunto de fatores que no pior cenário pode causar algum gargalo térmico ou ruído excessivo. Hoje eu uso uma curva de fan custom, bem silenciosa, mas mesmo na curva automática ele já atingia essas temps. É o problema da interface térmica dos X3D que todo mundo já está careca de saber e não espero que o WC faça milagres a respeito, só espero que funcione marginalmente melhor com uma temperatura interna da case maior.

Estou de olho no Lian Li Galahad II Trinity Performance (https://www.terabyteshop.com.br/pro...tel-amd-black-compativel-com-lga-1700-ga2p36b) e estava de olho também no Arctic LF III 360 (https://www.waz.com.br/watercooler-arctic-liquid-freezer-iii-360-preto-acfre00136a-127347-html/p) ou no 280mm mesmo.

1) Vocês acham que a preocupação é válida?

2) Será que o Lian Li Galahad II cabe no A3-mATX sem grandes problemas? Minha intenção seria montar ele no topo, tenho uma fonte SFX-L e gostaria de deixar o máximo de comprimento da GPU livre para um upgrade futuro. Em último caso coloco ele na lateral. Qual a opinião de vcs sobre esse cooler? Vi muitos relatos da bomba morrer do nada pouco tempo após a compra...

3) O Arctic III eu sei que no topo não vai dar boa, mas acredito que teria como eu montar ele na lateral. Preciso me preocupar com algum componente? Altura de VRM, RAM, etc.? Qual a opinião de vcs sobre o ruído desse cooler (e bomba)?

Valeu!

É o problema da interface térmica dos X3D que todo mundo já está careca de saber e não espero que o WC faça milagres a respeito
Alguém poderia explicar esse problema?

Sou do clube Intel e pretendo montar um novo ITX para jogos com AMD 7800X3D, RTX 4070TI Super (talvez), AC (talvez Gammax AG400 PLUS), além dos FANs no case Pichau HX100.
Meu ITX i5-8600K com GTX 1080 já tem lá seus 6 anos de serviços prestados e está montado no Pichau HX100 (o queridinho do povo).
Foi o primeiro ITX que montei e deu muito trabalho deixar a temperatura da CPU dentro do aceitável, tive que trocar o case por um maior e com melhor fluxo de ar.

Última edição:
Alguém poderia explicar esse problema?

Sou do clube Intel e pretendo montar um novo ITX para jogos com AMD 7800X3D, RTX 4070TI Super (talvez), AC (talvez Gammax AG400 PLUS), além dos FANs no case Pichau HX100.
Meu ITX i5-8600K com GTX 1080 já tem lá seus 6 anos de serviços prestados e está montado no Pichau HX100 (o queridinho do povo).
Foi o primeiro ITX que montei e deu muito trabalho deixar a temperatura da CPU dentro do aceitável, tive que trocar o case por um maior e com melhor fluxo de ar.
Basicamente é uma junção de fatores que não favorecem o arrefecimento. O núcleo dos AM5 é bem pequeno dentro do IHS e o IHS em si é bem espesso, dificultando a transferência de calor. Aí junta tudo isso com o cache 3D que é uma camada que fica entre o núcleo e o IHS e você basicamente isolou a parte quente (núcleo) da parte que resfria (coldplate em cima do IHS), dificultando bastante a troca de calor.

Aí como resultado você tem um CPU que consome muito pouco (<100W) mas fica com uma temperatura muito alta (>80ºC), mesmo colocando um WC com capacidade de resfriamento muito superior aos 100W. Ainda assim, do que observei aqui, o processador fica tranquilamente nos 5GHz all-core nessa temperatura, até pq o TJMax é 89.

Tanto que o novo 9800X3D consome consideravelmente mais que o 7800X3D, até 40% a mais em alguns cenários com OC e ele é arrefecido com bastante facilidade. A diferença? Moveram o 3D V-Cache para baixo dos núcleos em vez de entre os núcleos e o IHS.

Salve!

Estou procurando um AIO 280/360mm, foco em desempenho e operação com ruído baixo, garantia boa e longa de preferência. Vou usar no 7800X3D e futuramente em um 9800X3D.

Sei que para o arrefecimento do processador em si o meu PS120 dá conta tranquilamente, mas como reduzi o tamanho da minha case para uma MFF e pretendo colocar futuramente uma GPU parruda, meu receio é a potência da GPU aumentar muito a temperatura dentro da case, reduzindo a eficiência do AC. Hoje em full-load meu 7800X3D (-15 CO all-core) já chega nos 85C e em uso em jogos fica na faixa dos 70C a depender do jogo, mas já vi passar de 80C. Subindo a capacidade da GPU vai subir o uso do processador também, então vai ser um conjunto de fatores que no pior cenário pode causar algum gargalo térmico ou ruído excessivo. Hoje eu uso uma curva de fan custom, bem silenciosa, mas mesmo na curva automática ele já atingia essas temps. É o problema da interface térmica dos X3D que todo mundo já está careca de saber e não espero que o WC faça milagres a respeito, só espero que funcione marginalmente melhor com uma temperatura interna da case maior.

Estou de olho no Lian Li Galahad II Trinity Performance (https://www.terabyteshop.com.br/pro...tel-amd-black-compativel-com-lga-1700-ga2p36b) e estava de olho também no Arctic LF III 360 (https://www.waz.com.br/watercooler-arctic-liquid-freezer-iii-360-preto-acfre00136a-127347-html/p) ou no 280mm mesmo.

1) Vocês acham que a preocupação é válida?

2) Será que o Lian Li Galahad II cabe no A3-mATX sem grandes problemas? Minha intenção seria montar ele no topo, tenho uma fonte SFX-L e gostaria de deixar o máximo de comprimento da GPU livre para um upgrade futuro. Em último caso coloco ele na lateral. Qual a opinião de vcs sobre esse cooler? Vi muitos relatos da bomba morrer do nada pouco tempo após a compra...

3) O Arctic III eu sei que no topo não vai dar boa, mas acredito que teria como eu montar ele na lateral. Preciso me preocupar com algum componente? Altura de VRM, RAM, etc.? Qual a opinião de vcs sobre o ruído desse cooler (e bomba)?

Valeu!
Uma das coisas que mexe com a galera que curte SFF PCS, é o lance de conseguir colocar as peças desejadas em uma caixa pequena. O desafio de montagem pode ser mais prazeroso do que o resultado efetivo. É claro, a questão estética também tem um peso aí, mas eu prefiro dar prioridade à eficiência. E com relação às temperaturas, tenho como regra que, se não vai melhorar ao menos 5ºC, não merece o meu sacrifício.

Vez ou outra vejo relatos de pessoas que tiveram de fazer alguma modificação em radiadores ou chapas do case, pra fazer caber um AIO da Artic, por exemplo. Se esta não for a questão, reviews de fontes confiáveis e relatos sinceros podem ajudar na decisão de compra e faz bem perguntar aqui também. Sinto que não posso ajudar muito, mas falando de problemas com o produto A ou B, se você pesquisar na internet, é possível que encontre resultados comprovados de falha, com qualquer coisa, indiferente de qual marca e modelo de produto. Agora, se houver muitos relatos comprovados de falha com o produto que você deseja comprar, talvez seja prudente optar por outra marca ou modelo diferente. É o que eu faria.

As vezes o anseio por uma marca ou modelo específico de um item acaba não sendo a decisão mais inteligente. Vejo boas indicações de AIO da DeepCool e atualmente, são considerados ótimo Custo x Benefício. Nunca tive AIO da marca, contudo. Assim. não posso sugerir por experiência própria. No mais, com relação de espaço no interior do case, gosto de trabalhar sempre com alguma margem de sobra. Evito ao máximo fazer modificações que possam trazer riscos de danos às peças, ou comprometar a eficiência.

Última edição:
Basicamente é uma junção de fatores que não favorecem o arrefecimento. O núcleo dos AM5 é bem pequeno dentro do IHS e o IHS em si é bem espesso, dificultando a transferência de calor. Aí junta tudo isso com o cache 3D que é uma camada que fica entre o núcleo e o IHS e você basicamente isolou a parte quente (núcleo) da parte que resfria (coldplate em cima do IHS), dificultando bastante a troca de calor.

Aí como resultado você tem um CPU que consome muito pouco (<100W) mas fica com uma temperatura muito alta (>80ºC), mesmo colocando um WC com capacidade de resfriamento muito superior aos 100W. Ainda assim, do que observei aqui, o processador fica tranquilamente nos 5GHz all-core nessa temperatura, até pq o TJMax é 89.

Tanto que o novo 9800X3D consome consideravelmente mais que o 7800X3D, até 40% a mais em alguns cenários com OC e ele é arrefecido com bastante facilidade. A diferença? Moveram o 3D V-Cache para baixo dos núcleos em vez de entre os núcleos e o IHS.
Valeu pela explicação.
Estou cogitando os AMDs justamente pelos TDP dos 13th e 14th e o problema noticiado há uns meses atrás foi o prego no caixão.
Como estava por fora, só descobri agora que 7800X3D e o novo 9800X3D se dão muito bem em vários benchmarks de jogos.
Quando vi o TDP do 7800X3D até animei, não sabia desse "detalhe". Se o 9800X3D está melhor em termos de dissipação, o problema é o preço. E o 7800X3D não se encontra fácil nas 3 lojas que sempre pesquiso.
Talvez arrisque no ITX, vou pesquisar algum AC que caiba no Pichau e dê conta do recado.

Última edição:
Valeu pela explicação.
Estou cogitando os AMDs justamente pelos TDP dos 13th e 14th e o problema noticiado há uns meses atrás foi o prego no caixão.
Como estava por fora, só descobri agora que 7800X3D e o novo 9800X3D se dão muito bem em vários benchmarks de jogos.
Quando vi o TDP do 7800X3D até animei, não sabia desse "detalhe". Se o 9800X3D está melhor em termos de dissipação, o problema é o preço. E o 7800X3D não se encontra fácil nas 3 lojas que sempre pesquiso.
Talvez arrisque no ITX, vou pesquisar algum AC que caiba no Pichau e dê conta do recado.
Assim, no meu caso é mais por precaução para reduzir/não aumentar as temps da futura GPU do que outra coisa. Mesmo abaixo dos 5.050MHz que o 7800X3D pega no máx. boost ele ainda é um canhão. E tem uma cacetada de testes com o 9800X3D em cooler low profile que mostra que em jogos não é um grande problema, especialmente o 9800X3D que o TJMax é 95C.

Uma das coisas que mexe com a galera que curte SFF PCS, é o lance de conseguir colocar as peças desejadas em uma caixa pequena. O desafio de montagem pode ser mais prazeroso do que o resultado efetivo. É claro, a questão estética também tem um peso aí, mas eu prefiro dar prioridade à eficiência. E com relação às temperaturas, tenho como regra que, se não vai melhorar ao menos 5ºC, não merece o meu sacrifício.

Vez ou outra vejo relatos de pessoas que tiveram de fazer alguma modificação em radiadores ou chapas do case, pra fazer caber um AIO da Artic, por exemplo. Se esta não for a questão, reviews de fontes confiáveis e relatos sinceros podem ajudar na decisão de compra e faz bem perguntar aqui também. Sinto que não posso ajudar muito, mas falando de problemas com o produto A ou B, se você pesquisar na internet, é possível que encontre resultados comprovados de falha, com qualquer coisa, indiferente de qual marca e modelo de produto. Agora, se houver muitos relatos comprovados de falha com o produto que você deseja comprar, talvez seja prudente optar por outra marca ou modelo diferente. É o que eu faria.

As vezes o anseio por uma marca ou modelo específico de um item acaba não sendo a decisão mais inteligente. Vejo boas indicações de AIO da DeepCool e atualmente, são considerados ótimo Custo x Benefício. Nunca tive AIO da marca, contudo. Assim. não posso sugerir por experiência própria. No mais, com relação de espaço no interior do case, gosto de trabalhar sempre com alguma margem de sobra. Evito ao máximo fazer modificações que possam trazer riscos de danos às peças, ou comprometar a eficiência.
Concordo bastante. Acho SFF muito do caralho, queria ter montado um Fractal Terra, mas depois de muito pesquisar percebi que não era para mim. Muito desempenho a ser sacrificado, muito dinheiro só para as coisas encaixarem. O MFF para mim é um excelente meio termo: consigo usar um aircooler dual tower grande, fonte ATX, GPU do tamanho que eu quiser plugada direto na placa mãe. Sem gambiarra e em um tamanho razoável que caiba na mesa mas sem ocupar a mesa toda. Ao mesmo tempo, entendo que se eu quiser colocar uma GPU parruda nesse setup, vou precisa dar um tiro de canhão no arrefecimento do processador se eu quiser manter um desempenho x acústica legal, mesmo que a temperatura em si não vá abaixar tanto. Pelo menos é minha teoria.

No caso do Liquid Freezer III no A3-mATX eu precisaria sim modificar a RAM/Heatsink da MOBO/fans do LFIII para caber no topo, então sem chance. Na parte lateral o LFIII caberia pelo que vi nos fóruns, mas acho que o fluxo de ar ficaria melhor com exaustão em cima e intake na lateral. O Galahad II tenho minhas dúvidas se cabe no topo, pq o radiador é mais espesso, acho que 32mm, e as fans são de 28mm, totalizando 60mm. Ainda é menos que os 63mm do LFIII, mas fica a dúvida se é o suficiente.

Sobre os problemas, me assustuou o volume dos relatos, nos links da amazon que eu vi era coisa de 50/50 de nota 5 estrelas e de 0 estrelas, sendo os 0 estrelas = produto falhou em menos de 6 meses. Vi também que tanto o GA II Performance V1 quanto o V2 tinham problema de barulho excessivo na bomba com o tempo, e parece que agora sim os V3 resolveram isso definitivamente. Só falta o estoque das lojas ser antigo e eu acabar pegando um V2.

Quanto aos Deepcool, estou cogitando o LT720/LS720/Mystique 360mm pelas recomendações também. O Mystique parece ter desempenho muito bom em AM5 e apesar de ter a tela LCD que nem verei, está com um preço legal.

Depois de pesquisar mais um pouco, parece que ambos o LFIII quanto o Galahad II são compatíveis com minha MOBO em específico na A3-mATX. Não sei se há alguma diferença na posição dos slots da RAM, mas tanto a RAM quanto o dissipador não atrapalham, pelos relatos e pela minha medida aqui do case.

Vou de Galahad pela probabilidade de funcionar caso eu troque de MOBO. Valeu a todos pela ajuda.

Users who are viewing this thread

Voltar