CANAL: MEU CANTO GAMES
STAR WARS Jedi: Fallen Order
É um jogo de ação com elementos de exploração.
Produzido pela Respawn Entertainment e vendido pela EA
(ainda não temos microtransações, ainda)
Foi lançado agora no feriado de quinze de novembro (de 2019)
para PC, XBOX e PlayStation4
ATENÇÃO! NÃO é um jogo OPEN WORLD
Não é um jogo de mundo aberto, como alguns pensaram que seria.
Em termos de estilo este jogo é bem padrão.
Sem inovações ou grandes surpresas.
Segue a mesma linha de outros títulos como:
Tomb Raider ou Assassin's Creed.
Neste jogo temos o personagem principal:
Cal Kestis
, protagonizado pelo ator
Cameron Monaghan [MÔNARRAN]
Que vocês devem conhecer da Série: Gotham, onde ele seria
uma encarnação do coringa, fica ai uma dica de série.
Como nos jogos desse estilo o protagonista tem que percorrer diversos mapas,
adquirindo itens escondidos, descobrindo rélicas e segredos que contam mais
sobre o mundo e outros personagens.
E, no meio do caminho, claro, combater ordas de inimigos sanguinários.
Neste jogo 90% dos itens que você descobrir são cosméticos e customizações.
Há pouca coisa que aumente uma ou outra habilidade mas eles existem e
é bom ficar de olhos abertos.
Pois você vai precisar "upar" sua: BARRA DE VIDA, FORÇA e stims.
O jogo tem uma narrativa linear: ou seja, você pode e deve seguir a estória.
Ao contrário de outros títulos não há side quests aqui.
REPITO, NÃO EXISTEM SIDE QUESTS.
Então o jogo pode ser "rushado" em um final de semana.
Como esperado, nosso protagonista é um cavaleiro Jedi,
ou pelo menos um padawan.
Então não espere usar blasters ou granadas.
Sua arma é seu sabre de luz e sua aliada é a força,
"e uma poderosa aliada ela é" como diria o mestre Yoda.
Você vai ganhando novas habilidades na medida que a estória se desenrola.
Essas habilidades te permitem atravessar obstáculos no terreno.
Então, não tente platinar o jogo logo de cara.
Muitos locais estarão inacessíveis por uma boa parte do jogo.
De qualquer maneira, você vai ter que ficar indo e vindo
de um planeta para o outro de qq maneira por conta da história.
Sim, depois que você visita um planeta você pode voltar lá quando quiser
mas aconselho a seguir o roteiro da história para aproveitar melhor
as novas habilidades que vão sendo desbloqueadas.
Tanto que logo no early game você pode decidir se vai pro planeta mal ou pro planeta bom.
O planeta mal tem inimigos muito mais dificeis, mas alguns players vão lá p/ desbloquear logo
um upgrade, mas de novo aconselho a seguir o roteiro.
Agora os pontos fortes e fracos:
ENREDO:
O enredo é ok, quem é fã da franchise não vai se decepcionar (muito).
Alguns personagens são interessantes e você tem a opção de interagir com eles
p/ conversar e aprofundar seu contato com eles.
GRÁFICOS:
Os gráficos são lindos, os designs de criaturas, naves etc segue o padrão
SW. Pena que tanto no PC quanto nos consoles falta fluidez.
A narrativa às vezes te dá uma cutscene muito massa, como por exemplo qd você
escala uma árvore gigante mas tenha cuidado pois após a cutscene
os controles e a camera ficam momentaneamente bugados.
Trilha sonora: Vou nem falar, né gente, é padrão SW.
MAPA:
Ruim.
O level design usa a tática:
"TEMOS que fazer o jogador correr de um lado p/ o outro o máximo que puder"
pois são mapas relativamente pequenos e com muita via de mão única,
exemplo, rampas de escorregar ou tirolesas. Então ele te força a
ir numa direção, Especialmente no inicio,
qd vc ainda não tem várias das habilidades p/ acessar algumas áreas.
Você pode e deve desbloquear alguns atalhos durante o jogo mas senti falta
de um bom fast travel.
ISSO MESMO, não tem fast travel.
Nem nenhuma maneira de viajar de um ponto a outro
como você faz, por exemplo, usando os acampamentos em Tomb Raider.
Exceto ao viajar entre planetas com sua nave.
O mapa exige muitas sequencias de habilidades p/ ser percorrido
Por exemplo: Desliza, corre, pula, puxa.
Mais parece um jogo do mario 3D super galaxy em alguns momentos.
Combate:
O combate não é ruim, em especial a medida que você ganha mais formas de ataque.
É preciso dosar bem o uso da força, pois você gasta ela.
Além disso o combate é muito voltado em aparar com precisão.
Você e os NPCs tem uma barra de vida e uma de defesa.
Aparar sem precisão desgasta a defesa,
Sem a defesa o golpe dá muito dano.
além disso todos os inimigos tem golpes indefensáveis,
preste atenção quando eles ficam vermelhos.
A dica aqui é aprender como os inimigos se movimentam e atacam.
Tem muita gente que diz que este é um jogo dificil e até
o compara com Dark Souls.
Mas é um jogo que favorece players frios e calculistas.
TIPO: O Inimigo é um Purge Trooper Commander
que está na beiradinha do precipício?
Da uma empurrão nele.
Jogue um inimigo contra o outro, etc.
Mate logo os ranged e os mais fracos.
Além de tudo a dificuldade do jogo
pode ser alterada a qualquer momento, fora de combate.
O modo estória e bem fácil.
Já o modo GRANDE MESTRE JEDI é para testar seu valor como guerreiro
e sua conexão com a força.
E... tem um glitch em que os inimigos não saem de sua determinada área.
Como as áreas dos mapas costumam ser pequenas
você pode atacar e fugir facilmente.
CONCLUSÃO
É um bom jogo, um dos melhores lançamentos do ano.
Mas que vai fazer muita gente dropa-lo nas primeiras horas.
É um jogo relativamente "curto" mas que demora um pouco p/ platinar todos os báus, segredos e relíquias.
É até bom que não tenha side quests mas o fast-travel fez muita falta.
Que a força esteja com vocês, sempre.
fui!