[TÓPICO DEDICADO] Steam & Outros - Promoções e Dúvidas - PROIBIDO POLÍTICA!

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Chico
  • Data de Início Data de Início

Galera, um off topic aqui, preciso da opinião de vocês:

Eu possuo o combo ryzen 5600x + RTX 4070 e só jogo singleplayer em 4K (e multi em 1440p, mas n é meu foco aqui). Mas próximo ano irei comprar uma RTX 5070 ou 5080 e estou pensando em aproveitar pra trocar logo CPU para um Ryzen 5700x3D (que consegui por R$1200 e vou passar o antigo por R$700).

A grande questão é: Acham que vale a pena trocar essa CPU mesmo eu jogando em 4K ? Levando em consideração 1% low, estabilidade, jogos cpu bound, 8 nucleos e 16 threads, etc.

Meu objetivo é um last dance pra AM4, pois basta trocar a cpu e aguento mais vários anos de boa. Mas se n valer tanto a pena, continuaria de boa no 5600x.
Por 500 conto esse upgrade eu não pensaria nem meia vez. Eu jogo em 3440x1440 e tava com um Ryzen 3600 empurrando uma 4070 também. Na época fiquei vendo só benchmark no youtube e parecia que a diferença dele pro 5700X3D, em jogos single player pelo menos, era quase negligível em resoluções 1440p+ (a diferença considerável era mais em 1080p mesmo). Mas na prática melhorou BASTANTE, fora alguns stutterings que sumiram completamente por conta do cache 3D e os 1% e 0,1% low bem melhores igual falaram ai. Melhor coisa que eu fiz, e olha que paguei preço cheio e botei o processador antigo na gaveta.

Comprar AM5 agora acho beeem desnecessário a não ser que esteja montando um PC do zero. As MOBOs e as memórias DDR5 ainda estão com preço alto, e presumo que logo menos vai estar bem mais acessível, igual foi na época que SSD era novidade e custava uma fortuna, coisa de 1 ano depois já tava MUITO mais acessível.

Mas acho que essa questão da GPU estar a 100% não tem nada a ver. Se você travar a 60fps, 75fps, ela nunca que vai pegar 100%, por exemplo. A não ser que jogue sem trava de fps, ai a GPU vai forçar o máximo pra entregar a maior quantidade de frames possível, o que pode fazer com que ela chegue nos 100% de uso.

Aqui uso 4070 super com oc e um i5 12400, em quad hd, e até agora não tive problemas. Mas travo tudo a 60fps.

Não vejo o pq de forçar a placa a usar o máximo dela quando não tem necessidade, fazendo com que aumente o consumo e a temperatura. A não ser que queira jogar com o fps nas alturas.
Mas nem é fps nas alturas, é tentar ficar nos 120 estável, sendo que mesmo assim tem muito jogo que não aguenta.

No meu caso troquei para o 7800x3d e a diferença na performance foi bem visível.

E muito triste ver que o DLSS virou bengala obrigatoria.
4K não vale a pena na minha opinião pelo custo e performance, a não ser q a pessoa tenha monitor 32" pra cima, abaixo disso o PPI é mais que excelente em 1440p.

Mas nem é fps nas alturas, é tentar ficar nos 120 estável, sendo que mesmo assim tem muito jogo que não aguenta.

No meu caso troquei para o 7800x3d e a diferença na performance foi bem visível.
Ai realmente pra manter essa quantidade de frames, de forma estável, só uma cpu parruda mesmo pra empurrar o máximo da gpu. Ainda mais se a intenção for quad hd+

Como travo tudo a 60fps, principalmente em single player, qualquer coisa acima de 100 fps já considero "nas alturas" kkkkkkkk

GcM7s_wWEAErrYS

Na minha experiência, eu pulei do 1800x para um 5800x3d e já foi impressionante a diferença com a GTX 1080, hoje com a 4070TI Super ele empurra com folga em 1440p e 2160p.

Esse processador vai envelhecer como vinho e devo ignorar o AM5 inteiro com ele.

Pena que o 5800x3d está esgotando o estoque e agora está caríssimo.

Lançou consideravelmente mais caro do que to querendo pagar

Galera, um off topic aqui, preciso da opinião de vocês:

Eu possuo o combo ryzen 5600x + RTX 4070 e só jogo singleplayer em 4K (e multi em 1440p, mas n é meu foco aqui). Mas próximo ano irei comprar uma RTX 5070 ou 5080 e estou pensando em aproveitar pra trocar logo CPU para um Ryzen 5700x3D (que consegui por R$1200 e vou passar o antigo por R$700).

A grande questão é: Acham que vale a pena trocar essa CPU mesmo eu jogando em 4K ? Levando em consideração 1% low, estabilidade, jogos cpu bound, 8 nucleos e 16 threads, etc.

Meu objetivo é um last dance pra AM4, pois basta trocar a cpu e aguento mais vários anos de boa. Mas se n valer tanto a pena, continuaria de boa no 5600x.
Vale não, eu tô um pouquinho acima com 5700x e não penso em trocar tão cedo, ainda mais você que vai pegar uma NVidia de próxima geração, imagina a qualidade absurda que o FG vai estar, diminuindo ainda mais a necessidade de upgrade de cpu.
No entanto vender o seu 5600x por 700 é um ótimo negócio, se tiver 500tinho aí de bobeira porque não. Mas diferença diferença se não vai perceber.
Com esse vídeo você consegue ver a diferença.

Última edição:
mas no caso vc está tendo de qualquer forma usar DLSS e diminuir outros aspectos do gráfico para rodar em 4k ou mesmo DLSS.
Aqui só consegui ver minha 4070ti ficar em todo jogo 100% qnd saí do 5600x
Pois é, já consegui perceber na 4070 que chegou no limite, só estou tentando dividir os gastos pra n ter que trocar gpu e cpu ao mesmo tempo e a 5700 x3d parece a mais em conta pro meu objetivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

To na mesma
Mas acho que vou direto pro 9600x, se eu pegar o 5700x3d e dar pau na mobo eu vou ficar muito puto
E pq daria pau na mobo man ? É muito antiga ou ela é mobo mais de entrada ? A minha é uma b450m steel legend, intermediária e aguenta de boa a 5700x3d.

Eu só quero mudar mobo quando for pra ddr5, que muda logo as memórias e o escambau kkkk.

Na minha experiência, eu pulei do 1800x para um 5800x3d e já foi impressionante a diferença com a GTX 1080, hoje com a 4070TI Super ele empurra com folga em 1440p e 2160p.

Esse processador vai envelhecer como vinho e devo ignorar o AM5 inteiro com ele.
Essa era minha primeira opção, mas custa o dobro e não sei se a b450m aguentaria ele...talvez tivesse que pegar um WC, não sei...prefiro pegar essa grana pra investir na 5080 mesmo.

Mas qual preço o 5800x3d fica em promo ?

E pq daria pau na mobo man ? É muito antiga ou ela é mobo mais de entrada ? A minha é uma b450m steel legend, intermediária e aguenta de boa a 5700x3d.
Pq mobo é uma desgraça, quando tu mais precisa ela vai pro saco

Vale não, eu tô um pouquinho acima com 5700x e não penso em trocar tão cedo, ainda mais você que vai pegar uma NVidia de próxima geração, imagina a qualidade absurda que o FG vai estar, diminuindo ainda mais a necessidade de upgrade de cpu.
No entanto vender o seu 5600x por 700 é um ótimo negócio, se tiver 500tinho aí de bobeira porque não. Mas diferença diferença se não vai perceber.
Com esse vídeo você consegue ver a diferença.

O que vi mais diferença foi estabilidade, 1% low e tal, que pode deixar a gameplay com mais fluidez e um desempenho melhor em open world (cpu bound). Mas o preço do upgrade está bem justo mesmo.

Quando lança a RTX 5080/90? Queria logo ver as comparações e tal, pra me decidir melhor.

Pq mobo é uma desgraça, quando tu mais precisa ela vai pro saco
Minha mobo segurou toda a transição, 2700x, depois 3700x e 5700x
Aqui eu só não uso minha b350m pq eu msm queimei a entrada pci16x dela numa burrada e só funciona a 4x :haha: . Mas funciona até hoje.

Acho que nesse caso aí @Aron_ , se seu medo for só esse, pode valer a pena.

• RTX 5090/5090D/5080 : janeiro de 2025
  • RTX 5070/5070Ti : fevereiro de 2025
  • RTX 5060/5060Ti : março de 2025
Acho que vou esperar então, no pior dos casos eu troco cpu depois...em 4K a 5600x consegue fazer seu papel inicialmente com uma gpu parruda segurando o mundo nas costas.

Aqui eu só não uso minha b350m pq eu msm queimei a entrada pci16x dela numa burrada e só funciona a 4x :haha: . Mas funciona até hoje.

Acho que nesse caso aí @Aron_ , se seu medo for só esse, pode valer a pena.

Acho que vou esperar então, no pior dos casos eu troco cpu depois...em 4K a 5600x consegue fazer seu papel inicialmente com uma gpu parruda segurando o mundo nas costas.

Eu ainda vou ficar um bom tempo no AM4, tenho 64 gb de ram e sempre usei 16 threads por causa do trampo, ainda vai dar um bom caldo em 1440p que é o sweet spot na minha opinião.

Espera sair primeiro as placas e depois você decide, seu CPU tem desempenho satisfatório ainda!

Users who are viewing this thread

Voltar