Foi por causa de lançamentos, mas não tem a ver com a baixa frequência de jogos 1P da SIE. É uma coisa que não me afeta, para ser sincero.
De maneira resumida: eu não sou um sujeito dado a jogar lançamentos, e já no final de 2021 eu comecei a me questionar o motivo de ainda estar nos consoles, mesmo porque até os exclusivos estavam começando a receber ports para PC. Para ser sincero, pouquíssimos jogos me despertam a vontade de jodar D1. Ano passado, por exemplo, eu joguei só BG3 no lançamento. O FFXVI eu joguei dois meses depois, mas foi porque precisava de um jogo para ocupar o mês de agosto até chegar BG3. SM2 eu joguei pouco mais de um mês depois porque eu já estava "de mudança" e não queria deixar "pendências", por assim dizer. Esse ano eu joguei um total de 0 (zero) lançamentos. Literalmente.
Em suma, o motivo foi esse. Já estabelecido no PC há quase um ano, esse motivo hoje é apenas um acessório. Eu não voltaria para os consoles como plataforma principal nem mesmo se a SIE dissesse que não vai mais lançar seus jogos para PC. No máximo, teria um PlayStation para jogar algum exclusivo que realmente chamasse a minha atenção para logo em seguida enconstá-lo por meses a fio. De todo modo, a fórmula da Sony de fazer seus jogos me cansou bastante também, então isso por si só já seria motivo suficiente para não usar mais console.