Parece ser efeito de criar jogos de mundo aberto, não tem muito pra onde ir, só pegar far cry, assassin's creed, horizon zero dawn, e deve ter mais, cria um mundo grande e fica enchendo de besteira com tática de pra ganhar tempo de gameplay pq já não tem muito o que fazer, assassin's creed mesmo fica jogando vc de um lado pra outro, ficar seguindo personagem andando de vagar ai quando chega no ponto x tem que ir no y.
Hitman mesmo curtia a pegada mais fechada, esses novos tem mapa gigante mais e tudo a mesma merda, pra mim perdeu o charme.
Prince of persia, the last of us, plague tale, tomb raider por não ser de mundo aberto, é algo que flui, que da sensação de continuidade sem ser repetitivo.
Quero mais jogos assim focada em um história mesmo que curto.
Red dead redemption 1 e 2, Gta e me parece que o days gone pelo pouco que joguei são os que melhor conseguiram criar sem ser repetitivo e cansativo, o novo halo também ficou legal, agora a ubisoft tá difícil achar um jogo de mundo aberto legal, talvez o far cry 3.
De fato, não tem pra onde correr em open world, faz parte da essência dele ter bastante coisa e o usuário seguir o que quiser. O problema, na minha visão, é quando te obrigam a fazer algo e isso está presente em 90% dos open world, até mesmo os aclamados (e meus favoritos) como Red Dead 2.
Os da Ubisoft, não seriam diferente, fazem a mesma coisa, só que exageram nessa parte de te obrigar a fazer sidequests disfarçadas de mainquests, uns 50% da missão principal não é main, fica óbvio ao jogar. Outro fator que pesa é o lançamento quase que anual, isso satura qualquer jogo, seja open world ou não.
Horizon e Days Gone, são jogos que são iguais o da Ubisoft, em todos os sentidos, mas o fato de lançar poucos games (Days Gone só tem 1), tira um pouco da saturação e mesmo assim, ambos enrolam bastante na Main.
Outro que praticamente é igual, é o game do Spider Man, que por exemplo, possui uma poluição visual absurda, centenas de coisas inúteis, sides e colecionáveis piscando na tua tela o game todo (pior que da Ubisoft), mais do que qualquer jogo que eu já joguei, mas ele te deixa zerar a main sem precisar fazer rodeios, vc pode apenas zerar o game sem precisar fazer essas coisas, que muitas vezes são obrigadas.
Obviamente que isso não é tudo que faz um jogo ser bom ou não, mas um GTA, The Witcher 3, Red Dead, TES Skyrim, Zelda BOTW, Elden Ring e por aí vai....tem um conjunto particularidades e essência diferente que os deixam no topo.
Quantas vezes vimos jogos iguais a esses citados acima ? Apenas eles mesmos e 1 vez na geração, apenas pegam alguma coisa do lançamento anterior e melhoram.
O mais recente foi Elden Ring, que se espelhou bastante na liberdade de exploração do Zelda BOTW (lembrando que no Zelda vc pode ir para o boss final assim que começa o game) e fez algo a sua maneira. É possível zerar o Elden Ring (sem glitchs) em 15/20 horas, fácil, o jogo tá lá desenhado para vc fazer isso, mas dificilmente vai ver alguém com menos de 100 horas no game, simplesmente pelo fator exploração ser instigante e totalmente livre, não passa aquela sensação de que tu tem que fazer, quando o cara percebe...ele já tá fazendo.