Isso que é o foda.
Acumular tanta coisa, que depois perde o tesão e acabar jogando por pressão própria tira toda a magia que tínhamos criado para jogar qualquer jogo.
Pratico algumas regras sobre comprar jogos:
- Acima de 80% (base ou full) eu penso se vale o título (franquia), não necessariamente nessa ordem, mas em seguida avalio se vou jogar (e quando), se dropa cartas, etc;
- Abaixo de 80% (base ou full), sigo obviamente tudo acima, mas também avalio se são jogos que nunca vão passar de 80%, e esses são basicamente os que eu só vou comprar exatamente no dia que vou jogar, porque são mais caros em grande parte, e convenhamos, tem jogo que nunca chega nem a 70% e já tem uns anos aí lançados;
- Jogos AAA sem qualquer desconto, tanto lançamento (inclui pre order), quanto já lançados mesmo que em pouco ou muito tempo, eu raramente tenho comprado, inclusive os 3 últimos que comprei joguei (Fallout 4, AC Odyssey e CP2077); aqui também cabe promobug obviamente, e também alguma franquia que eu compraria de olho fechado, como por exemplo Spidey que logo vai sair, ou Starfield;
- Indies são em grande parte aqueles joguinhos de poucos Reais ou bundles, que eu diminui e muito a frequência de compra (ou nem compro mais) porque não tem mais essa de fazer grana com cards, e 90% dessas porra aí é só jogo de Atari. Claro que não coloco aqui indies bons, nessa entram apenas caça níqueis de desenvolvedora pobre, mas que certamente eu nunca jogarei. Se bem que até neste quesito estou tentando comprar algo que eu vá jogar, maaaaas segue o jogo;
- Indies que são jogáveis estou tentando pelo Game Pass. Quando não tem lá, eu procuro sempre em todos os clients se já tenho, caso eu me interesse, eu vejo pelo YouTube antes de comprar, ou até mesmo de jogar no caso do Game Pass, assim evito desperdício de tempo;
- Nostálgicos eu praticamente já pulei todos, senão eu já teria todas as caralhas de jogos dos anos 80/90, e são caros;
- Comprar de diversas plataformas, não faço;
- Comprar porque o hype da comunidade é alto, por exemplo, Elden Ring. Não faria o menor sentido eu comprar algo que eu não tenho apego (aqui é um tanto a parte dos jogos AAA ou promobug);
Por fim, acredito que hoje se trata mais se vou jogar, e como na maioria dos casos é tesão de querer jogar, acaba que os outros fatores sejam apenas, ou literalmente pelo prazer de ter. De fato por um bom tempo tratei o financeiro em primeiro lugar, de gastar em coisas que não vão ser usadas no momento, e também pelo meu desvio de hobby, mas hoje se tiver que gastar uns 300 conto, que eu jogue o jogo no mesmo momento.
Fora o "arrependimento" com o "por que comprei?". Veja meu caso, todos os jogos comprados nos últimos anos estão encostados porque sempre vou jogar 7 Days to Die e The Division. A única exceção foi Outriders com umas 300 horas.