Não é "drama de fórum", eu só linkei o post porque resume o que aconteceu, citando tweets como fonte.
- Hades foi lançado em early access, exclusivamente na EGS, em dezembro de 2018, custando US$19.99;
- A Supergiant havia afirmado que não iria alterar o preço durante a fase de early access, e que, quando o fizesse, iria anunciar com bastante antecedência;
- Em maio de 2019, a Epic anunciou sua Mega Sale, oferecendo um cupom de US$10 para todo jogo que custasse US$14.99 ou mais. Detalhe: esse cupom era bancado pelo própria Epic. Ou seja, quem vendia o jogo, continuava recebendo exatamente o valor cobrado por ele;
- Durante essa promoção, a Supergiant ofereceu um desconto de 15% para Hades, que passou a custar US$16.99;
- Acontece que em alguns países europeus, devido à diferença de câmbio e preços regionais, o jogo ficou abaixo do patamar para tornar o cupom válido (£13.99 no Reino Unido, por exemplo). Os europeus reclamaram, e a Supergiant ajustou o preço somente nessas regiões (algo positivo);
- Mais tarde, no mesmo dia, a Supergiant decidiu aumentar permanentemente o preço base em todos os lugares, sem aviso prévio, para US$24.99, citando "aprimoramentos" no jogo, com o único desconto sendo os US$10 bancados pela Epic, e ainda promoveram o valor reduzido (com cupom) como sendo um desconto de 25% sobre o preço cheio original, de US$19.99;
- Ou seja, durante o período válido da promoção (claramente anunciado no site), eles removeram o desconto de 15% e aumentaram o preço base, com o intuito não só de prejudicar seus compradores, como de ganhar mais US$5 com cada venda, já que, reitero, o cupom era 100% bancado pela Epic.
Em fóruns e no Discord, longe dos olhos do público geral, funcionários da Supergiant tiveram a audácia de reclamar da Epic (pela terceira vez: a empresa que assumiu todos os custos relativos a cupons) e acusar consumidores honestos de tentar se beneficiar de um desconto indevido (?!).
No final, depois de muitas reclamações, resolveram voltar Hades ao seu preço original de US$19.99 e adiar o aumento para depois da sale, mas ainda sem o desconto de 15%, alegando que esse desconto foi um "erro de comunicação" - uma mentira descarada.
Não bastou aceitar grana da Epic para fazer um acordo de exclusividade, quiseram embolsar 17.5% a mais em cada venda dos bolsos do Timmy Tencent, ao custo de fazer seus consumidores de otários.