Venda digital é bem simples
Ter uma é melhor do que não ter
Logo, o preço regional faz todo sentido
O problema do preço regional, para os devs, é que o pessoal do primeiro mundo, que tem condições de pagar os 15, 30 ou 60 doleta por jogo, troca de região
O fenômeno de comprar em outros países, nas outras lojas, não deve ser nem um grão de areia perto do mar da steam, então ficar caçando tabela em todo lugar é algo que, para eles, pode não valer a pena
No mais, cada um sabe o quanto vale o seu dinheiro, mas acho meio zoado ficar puto de ter que pagar 20 reais (4 dólares), em vez de 4 reais (alguns cents), em algo que tem um tempo de produção/custo tão alto, ainda mais pela qualidade apresentada
E de novo, se for embargar todo mundo que faz algo anticonsumidor, a gente não vai jogar mais nada
O problema do preço regional não é puramente a discrepância de valor. É a discrepância
exagerada de valor.
Um exemplo:
Na última Sale, o cities skylines, versão base custava US$8,99 nos EUA
No brasil, custava R$21,99, convertido virava US$4,27. Até ai, ok, menos da metade mas é aceitável, considerando as diferenças regionais
Na Turquia, equivalente a cerca de US$1,00
Na Argentina, estava saindo por ARS128,00, equivalente a US$0,39 pela cotação mep.
É evidente que há uma discrepância exagerada, uma vez que os americanos estavam pagando 23x mais que um argentino, ou 9x mais que o turco.
Se levarmos em conta as diferenças regionais, a condição da argentina, apesar das varias crises, é relativamente próxima a do brasil, e um brasileiro estava pagando 11x mais.
A questão é que estes preços não eram indexados em dólar, e argentina e turquia tiveram uma inflação alta e significativa desvalorização cambial, o que gerou distorção de valores, pois os valores em moeda local ficaram congelados.
Com diferenças tão exorbitantes era óbvio o que ia ocorrer.
Para o produtor é preocupante pq teoricamente ele precisava vender 9 jogos na Turquia ou 22 na argentina pra ganhar o mesmo que a venda de 1 jogo nos eua.
Até o ponto que a migração não era tão comum, isso não era preocupante, porém quando isso começa a piorar que se torna preocupante.
Por isso que ocorreu tudo isto.
(Obs: isso não quer dizer que eu ache bom o aumento de preços, inclusive peguei o cities skylines com todas dlcs por 2610 pesos, equivalente a 42 reais, mas estou apenas tentando mostrar o lado dos produtores)