Mas e os custos de produção? Custos para manter algo na loja? As licenças autorias? Custos de manter um time atualizando o jogo? E o lucro? Tudo isso está embutido no preço final do produto e em nenhum lugar do mundo, alguém vai aceitar perder dinheiro.Essa é a desculpa clássica (e esfarrapada) desde antes do Horizongate. O problema é que ninguém mostra os recibos, como eu já disse antes.
Vamos considerar que 85% das vendas realmente foram para "imigrantes ilegais". Qual o número total de usuários? Venderam quantas unidades antes dos preços subirem? Depois do reajuste, houve um aumento nas vendas das regiões ricas que compensasse a perda de receita nos países pobres?
Porque eu duvido, e muito, que todos que compravam baratinho na Argentina e Turquia simplesmente aceitaram a mudança numa boa e passaram a pagar até 1000% a mais nesses mesmos jogos - ou, mais improvável ainda, voltaram pros seus países de origem e compraram lá, pagando preços cheios em dólares ou euros.
O que os devs cabeçudos não entendem (e eu procurei demonstrar com os memes), é que essas vendas só existiram justamente porque os preços eram baratos - mesmo que fossem para estrangeiros burlando o sistema. Basta ver o exemplo aqui do fórum, com todo mundo deixando de comprar e removendo cada vez mais jogos das wishlists. É melhor vender 100 bananas a 1 real cada, ou 1 banana por 10 reais?
Meu sonho era ter acesso aos números (algo que não é possível nem pagando por acesso exclusivo ao SteamDB - eu perguntei), ou que, por milagre, algum dev compartilhasse os dados de vendas/receitas daqui a um ano. Mas é óbvio que isso nunca vai acontecer, porque eu tenho certeza que terão perdido não só vendas, como dinheiro, e isso destruiria completamente a narrativa fantasiosa deles.
Pqp, um monte ainda acha que basta apenas ligar uma VPN pra mudar de país no Steam e passar a comprar em moeda estrangeira! Ou são ignorantes, ou desonestos. De qualquer jeito, estão errados.
Eu toparia, mas só tenho o jogo na EGS. =/
Comprei um item na sale que estava custando o equivalente a $0,90 na argentina, enquanto na loja americana custava $10,00. Imagina o monte de gringo usando vpn e pagando mixaria(que não cobre nem o custo do produto).
A valve já lavou as mãos e não fez nada mais concreto para impedir tal prática, coube as devs/publishers tentarem uma solução.
Enfim, sei lá! Minha percepção da situação, fazendo um paralelo com o comércio e com meu pensamento de proprietário.
Acho que o @Pardall poderia discorrer mais sobre o assunto, já que ele é dev e tem contato com outros da mesma profissão.
Última edição: