Certos jogos não serem lançados p/ PC não era devido a PIRATARIA como você alega ou foi induzido a repetir por certos "Desenvolvedores" a verdade de antes é a mesma de hoje... Suborno e Acordos de Exclusividade... O problema é a Editora ou o DEV ter coragem p/ mencionar isso né, dai apelavam para desculpa mais esfarrapada "Ain, pirataria, bla bla bla"
PS: Acordos de Exclusividade se tornaram caros nos dias atuais, tanto que a Nintendo, Sony, Microsoft não consegue mais um Suborno p/ deixar o PC de fora, vai ter que meter a mão no bolso e pagarem 3x~5x se quiserem TOTALIDADE, pois tirar o lançamento de uma Plataforma de Bilhões de usuários (cobrindo milhões de potenciais vendas) se tornou caro d+...
E sabe porque isso é FATO... Jogos de Consolo no passado, vazavam não semanas, mas MESES antes PS1, PS2, GC, X360 que o diga, e engraçado, nunca vi neguinho citar que Consolos deixaram de receber Joguinhos por causa de Pirataria ou algum DEV safado e cara de pau mencionar isso...
O PC sempre foi o coração e quem impulsiona esse mercado, ditando as REGRAS do JOGO, ele não só criou e inventou praticamente tudo, como o próprio Mercado Digital surgiu nele, e através dele outras coisas surgiram na sequencia, como "RLS Date Check" que impediam usuários de executarem um Jogo antes da Data de Lançamento (isso praticamente lançou a Valve como grande Plataforma de Distribuição de Mídia, a Valve investiu e muito inclusive em DRM, porém seu DRM por não ser demasiado intrusivo (CEG é outra história), é fácil de burlar, porém é uma solução bem aceitável, pois o custo é mínimo p/ Jogador que pagou pelo Jogo)... Era comum usuários de PC, baixarem uma versão pirata, porém serem obrigados a aguardar o Dia do Lançamento para só assim, através de uma chave com uso de uma ferramenta chamada Phoenix fazer a extração dos Arquivos SID da Steam... Coisa que os Consolos atrasados tecnologicamente como de costume, nessa época nem sonhavam em ter, segurança essa que eles sequer tinham, e só vieram a de fato se livrar da pirataria, na penúltima geração (nem tanto né, pois com auxilio de um PC o PS4 pode executar Jogos piratas)...
E não, o mérito do Denuvo não é propriamente deles, se utilizam de muitas outras Ferramentas em conjunto do mesmo (DENUVO fracassou p/ um grupo P2P Chinês isso ainda em 2014, quando na época os Programadores mentiam, esbravejavam sua arrogância, dizendo eles "A SOLUÇÃO FINAL, DEFINITIVA que nunca seria BURLADA" meses depois, passaram vergonha, e depois dessa mentirada e safadeza, vieram com papinho safado de "VEJA BEM, VEJA BEM, NOSSO OBJETIVO é PROTEGER O SOFTWARE NAS PRIMEIRAS SEMANAS" quando viram que sua MENTIRADA foi pro ralo, são tão patéticos que se venderam p/ uma Empresa maior, e de quebra, com orgulho ferido, acionavam a policia Búlgara a invadir a casa de um maluco, que estava lançando Bypass em massa (método bem genérico, porém eficiente), um atrás do outro p/ os Jogos protegidos pelo mesmo...
Se não fosse as merdas que usam junto do Denuvo, fazendo um .EXE de 2MB saltar p/ 600MB, além do fato de uma Ubisoft e Capcom da vida que entope esse mesmo .EXE de VMProtect e outras merdas, que faz o próprio Software solicitar ciclos e ciclos da CPU, elevando o uso de Processador absurdamente, causando gargalos diretamente p/ aqueles que utilizam CPUs de Entrada e Intermediária... Limites de Ativação, Incompatibilidade com CPUs (como ocorreu com Gerações da Intel), Stutterings causados por essa carga exagerada de merda, enfim... Eu até entenderia alguém citar essa Ferramenta com certa admiração...
Agora, jogador, sendo ele consumidor, bater palma, apoiar uma merda dessa, pode colocar otário escrito na testa, pois além de estar sendo lesado, está gostando de ser ferrado...
E vivendo cada época, é fácil chegar a conclusão que a Starforce teve muito mais apelo que o Denuvo... E todos sem exceção cobram um preço do usuário final / consumidor por suspostamente "protegerem" o software contra cópias...