[TÓPICO DEDICADO] Steam & Outros - Promoções e Dúvidas - PROIBIDO POLÍTICA!

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Chico
  • Data de Início Data de Início
Como disse uns posts acima, eu paguei e joguei com msm performance e muito antes dos piratas.
Só jogou pior quem não pegou 2 minutos pra pesquisar na internet ou não viu nenhum site de notícias/forum/etc. :fire:
A questão é a seguinte:

Quem compra um jogo quer algo que funcione direito. Ninguém compra jogo pensando em fazer gambiarra/jeitinho pra fazer funcionar direito.

Quem compra um jogo no lançamento deveria ser mais valorizado pelas produtoras, haja vista que são estas pessoas que trazem maior lucro, pois pagam preço cheio.

No lançamento, as pessoas tem ciência de que podem haver bugs, mas querem algo minimamente funcional. Quem compra no lancamento está comprando um produto final - e pagando caro por isto - não sendo um "beta tester".

Falta planejamento, tanto que elas estipulam uma data longínqua para lançar (compreensível dado o custo, dificuldade) para no final lançarem algo que não está efetivamente pronto.

Qualquer coisa antes de ser lançada é testada, então é óbvio que sabiam dos problemas.

Infelizmente este tipo de atitude das produtoras acaba estimulando a pirataria
 
Minhas cartas acabaram... :pepe2: Achei que tinha dado problema, mas não, era só porque não tinha mais cartas pra farmar. Ai vi como tem jogo que não tem cartas, é uma lista considerável até que ficou ali sem dar nada.
 
E vazou 5 horas de Atomic Heart no Ps5.
 
Eu joguei literalmente no dia que lançou. E, um dia depois, já estava reclamando dos problemas - assim como inúmeras outras pessoas (só esse tópico da ResetEra sobre a performance do jogo no PC tem 32 páginas).

RE8 foi lançado com uma infinidade de problemas, desde crashes, VRS e film grain quebrados, uma implementação ruim de RT, até um sistema bizarro de indexação de resoluções que checa a validade da resolução selecionada a cada frame (o que afeta diretamente a latência). Nenhum desses tinha a ver com DRM, mas apenas com a pura incompetência da Capcom.

O que tinha a ver com DRM, e a própria Capcom admitiu ser causado pela tecnologia antipirataria utilizada (você leu os patch notes que eu linkei?), era o stuttering (queda rápida no frame rate com pico no frame time) que ocorria a cada morte inimigo, principalmente nas catacumbas do castelo da Dimitrescu, e ainda mais gritante enfrentando as filhas dela (tudo que o vídeo que eu postei claramente mostra).

Em absolutamente nenhum lugar (PCGamingWiki, Reddit, Discord, fóruns) é mencionado que jogar em modo offline elimina ou sequer reduz esse tipo de stuttering, até porque isso é impossível, já que nada tem a ver com checks online (monitorando a atividade de rede, não batia com as travadas). O motivo, como eu disse, era o DRM da Capcom, que fazia checks constantes verificando não só a integridade dos arquivos do jogo, como a validade do outro DRM (Denuvo).

Se não acredita em mim, além do artigo da Digital Foundry já linkado, tem este outro, escrito depois que o patch foi disponibilizado, também pelo Richard. Além dos tweets do Alex e a análise completa dele (com vídeo). E o criador do Special K (uma das melhores e mais completas ferramentas para aprimorar a performance de jogos de PC) culpando o DRM da Capcom aqui e aqui.

Agora, se você acha que todos esses estão errados, o problema já é outro, bem mais sério. E não sou eu que vou convencê-lo do contrário.
Eu também joguei desde o minuto que lançou, acompanhei tudo inclusive por aqui e realmente não lembro de ter nenhum fix até a Capcom soltar os patches meses depois. Foi frustrante demais isso tudo. O que existiam eram as gambiarras que sempre aparecem nesses casos e que não resolvem nada.
 
Certos jogos não serem lançados p/ PC não era devido a PIRATARIA como você alega ou foi induzido a repetir por certos "Desenvolvedores" a verdade de antes é a mesma de hoje... Suborno e Acordos de Exclusividade... O problema é a Editora ou o DEV ter coragem p/ mencionar isso né, dai apelavam para desculpa mais esfarrapada "Ain, pirataria, bla bla bla"

PS: Acordos de Exclusividade se tornaram caros nos dias atuais, tanto que a Nintendo, Sony, Microsoft não consegue mais um Suborno p/ deixar o PC de fora, vai ter que meter a mão no bolso e pagarem 3x~5x se quiserem TOTALIDADE, pois tirar o lançamento de uma Plataforma de Bilhões de usuários (cobrindo milhões de potenciais vendas) se tornou caro d+...

E sabe porque isso é FATO... Jogos de Consolo no passado, vazavam não semanas, mas MESES antes PS1, PS2, GC, X360 que o diga, e engraçado, nunca vi neguinho citar que Consolos deixaram de receber Joguinhos por causa de Pirataria ou algum DEV safado e cara de pau mencionar isso...

O PC sempre foi o coração e quem impulsiona esse mercado, ditando as REGRAS do JOGO, ele não só criou e inventou praticamente tudo, como o próprio Mercado Digital surgiu nele, e através dele outras coisas surgiram na sequencia, como "RLS Date Check" que impediam usuários de executarem um Jogo antes da Data de Lançamento (isso praticamente lançou a Valve como grande Plataforma de Distribuição de Mídia, a Valve investiu e muito inclusive em DRM, porém seu DRM por não ser demasiado intrusivo (CEG é outra história), é fácil de burlar, porém é uma solução bem aceitável, pois o custo é mínimo p/ Jogador que pagou pelo Jogo)... Era comum usuários de PC, baixarem uma versão pirata, porém serem obrigados a aguardar o Dia do Lançamento para só assim, através de uma chave com uso de uma ferramenta chamada Phoenix fazer a extração dos Arquivos SID da Steam... Coisa que os Consolos atrasados tecnologicamente como de costume, nessa época nem sonhavam em ter, segurança essa que eles sequer tinham, e só vieram a de fato se livrar da pirataria, na penúltima geração (nem tanto né, pois com auxilio de um PC o PS4 pode executar Jogos piratas)...

E não, o mérito do Denuvo não é propriamente deles, se utilizam de muitas outras Ferramentas em conjunto do mesmo (DENUVO fracassou p/ um grupo P2P Chinês isso ainda em 2014, quando na época os Programadores mentiam, esbravejavam sua arrogância, dizendo eles "A SOLUÇÃO FINAL, DEFINITIVA que nunca seria BURLADA" meses depois, passaram vergonha, e depois dessa mentirada e safadeza, vieram com papinho safado de "VEJA BEM, VEJA BEM, NOSSO OBJETIVO é PROTEGER O SOFTWARE NAS PRIMEIRAS SEMANAS" quando viram que sua MENTIRADA foi pro ralo, são tão patéticos que se venderam p/ uma Empresa maior, e de quebra, com orgulho ferido, acionavam a policia Búlgara a invadir a casa de um maluco, que estava lançando Bypass em massa (método bem genérico, porém eficiente), um atrás do outro p/ os Jogos protegidos pelo mesmo...

Se não fosse as merdas que usam junto do Denuvo, fazendo um .EXE de 2MB saltar p/ 600MB, além do fato de uma Ubisoft e Capcom da vida que entope esse mesmo .EXE de VMProtect e outras merdas, que faz o próprio Software solicitar ciclos e ciclos da CPU, elevando o uso de Processador absurdamente, causando gargalos diretamente p/ aqueles que utilizam CPUs de Entrada e Intermediária... Limites de Ativação, Incompatibilidade com CPUs (como ocorreu com Gerações da Intel), Stutterings causados por essa carga exagerada de merda, enfim... Eu até entenderia alguém citar essa Ferramenta com certa admiração...

Agora, jogador, sendo ele consumidor, bater palma, apoiar uma merda dessa, pode colocar otário escrito na testa, pois além de estar sendo lesado, está gostando de ser ferrado...

E vivendo cada época, é fácil chegar a conclusão que a Starforce teve muito mais apelo que o Denuvo... E todos sem exceção cobram um preço do usuário final / consumidor por suspostamente "protegerem" o software contra cópias...

A verdade dita de forma crua.

Sempre achei o Starforce uma das piores e mais fodidas DRM já desenvolvidas, me lembro de um jogo de corrida Street Race Syndicate, no auge do frizon dos Need, sai esse game.
Que complicação que era burlar esse negocio, era tanto que ná epoca isso em 2003 ou 2004 desisti e comprei o jogo na steam quase decadas depois.

O Denuvo tenta cumprir seu papel, Proteger nas primeira semanas ou meses, depois desse papelão que voce disse que eles passaram, mas a que custo?

A "Cena" hoje em especial uma mulher, tem ódio mortal dessa DRM não porque tem proteção contra pirataria, mas sim todo o estrago que ela causa em PCs, conforme citados por voce, ela compra os jogos delas, mas sabe quem financia a CENA? Pessoas doando 5, 10 dolares para ela parar de fazer as "coisas" dela para quebrar essa DRM, o ódio é contra essa DRM e por todo o estrago que ela causa e não contra empresas querendo acabar com a pirataria.

E concordo com voce, Starforce foi umas das DRM mais fodidas que já vivenciei, simplesmente qualquer jogo com aquela DRM eu desistia e ia para o proximo.
 
Uma solução bem furreca seria você colocar os atalhos na steam (adicionar jogos não steam)
Nem assim foi, uahaoiuho.
Bizarro. Jogar cabeado mesmo.
 
Denuvo é o DRM mais bem sucedido que existe no mercado, não vou proferir juizo de valor sobre o impacto que isso causa nas vendas pois pra isso seria necessário acesso a um rol de estatísticas enormes que nenhuma desenvolvedora deve liberar para o grande público, mas de certo que a diferença é grande sim.

Quem tá no meio há algum tempo sabe bem, houve uma época os grandes jogos vazavam em versões ilegais semanas antes do lançamento oficial, LÓGICO que isso afetava e muito as vendas, na geração do PS3/X360 a pirataria era tanta que quase matou o pc gaming, quem jogou entre 2008 e 2012 sabe que foram tempos difíceis, grandes títulos que historicamente saiam pra PC ficando de fora, ports ridiculamente ruins, (principalmente com a patifaria do GFWL por exemplo), quem reclama hoje de uns stutter tem memória curta ou começou a jogar em 2016, não fosse o Lord Gaben e sua suprema plataforma de distribuição digital a comunidade estaria em ruínas hoje.

Outra coisa, tem que ser muito xarope bitolado pra deixar de comprar um Resident Evil (sendo um fã da série, por exemplo) só porque existe uma solução anti-adulteração no software. Aliás, opinião impopular, mas pra mim é melhor uma proteção que já vem embutida no próprio executável como um denuvo da vida - que não causa todo impacto de performance absurda nos jogos, conforme a crendice popular e as más línguas dos chorões da 'resistência' anti DRM - do que outros third party launchers que te obrigam a instalar (rockstar e ubi são especialistas nisso)

Nunca qualquer estudo conseguiu apontar que a pirataria afeta significativamente a venda de qualquer tipo de mídia. Pelo contrário, todos os estudos apontam que o impacto da pirataria nas vendas é mínimo.

Recordar é viver: https://gamehall.com.br/comissao-europeia-afirma-que-pirataria-nao-afeta-vendas-dos-jogos

"O relatório contendo 307 páginas (via GI.biz) aborda os efeitos da pirataria em jogos, filmes, TV, música e livros. Os países pesquisados incluem Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Polônia e Suécia. Destes, os maiores índices de pirataria foram encontrados na Polônia e Espanha.

“No geral, os resultados não mostram evidência estatística robusta de deslocamento de vendas por violação de direitos autorais online,” diz o relatório.


Agora a perda em arrecadação tributária e outros impactos econômicos quanto emprego e desenvolvimento regional são verdadeiro e, sim, na ordem dos bilhões.

Não estou defendendo nada. Só está mais que comprovado que a afirmação "pirataria = queda nas vendas" é desprovida de qualquer fundamento, exceto justificar o trabalho PORCO de algumas produtoras/devs.
 
Vou repostar a dúvida aqui também:

Galera, tenho um 8bitdo pro 2 e notei que ao usar ele no modo Bluetooth com a epic games ou ea desktop os jogos meio que não reconhecem que estou usando o controle quando o mesmo esta em idle (sem apertar nada). Nesse meio tempo os jogos pensam que estou no teclado e mouse (hints na interface são do teclado).
Por exemplo: gta5 na epic, nas dicas de controles ao iniciar o game, se não toco no controle as dicas são para teclado, porém o controle funciona no game. Jedi faller order no EA App o voltar (B button) não funciona nos menus, somente ESC

O que dá pra fazer nesse caso?
Obs: se uso o controle via cabo, funciona 100% como na steam.
Obs2: no bt o controle é reconhecido na steam como xbox one controller e via cabo como x360 controller

Vou tentar. Eu tô achando que é problemas dos apps/launchers pois na steam nunca acontece isso, somente agora que fui testar em jogos não steam que percebi esse comportamento. Problema de conexão eu acho que não é, pois no gta mesmo, jogo normal com controle, mas as dicas durante o jogo sao de teclado, como se eu estivesse com teclado e mouse. Meio como se a prioridade no Bluetooth fosse kb e depois controle para esses apps

Nunca tive esse problema específico, já tive o pro 2 e tenho hoje o ultimate. Primeira coisa, como disseram, esse controle por Bluetooth é complicado, digo por esses Bluetooth baratos, comigo tinha um delay colossal, resolvi comprando o receptor da própria 8bit, caríssimo mas é muito bom e funciona também para controle de Xbox e playstation.

Você disse jogos não steam, você está jogando esses jogos com o steam aberto? Por exemplo, jogando com o steam aberto, a configuração do controle na steam acaba sendo a configuração principal (se eu não me engano), se estiver configurado como teclado e mouse, ele vai funcionar como se fosse teclado e mouse.

Algumas coisas que você pode tentar fazer.

- Atualizar o controle da 8 bit.
- inserir o jogo na biblioteca da steam como um jogo não steam, na aba configurações tem uma marcação mais ou menos assim "abrir sempre como big picture quando estiver usando um controle), algo assim.
Abri o jogo, vê se o big picture abriu junto usando o atalho para abrir o menu do steam, se abriu, você pode configurar o controle em tempo real. Vê se está configurado como controle de Xbox one.

Jogando com cabo funciona certinho? Teve uma atualização que a steam estava reconhecendo o controle da 8 bit como genérico, não sei se pode ser o caso, dá pra ver no menu de controles da steam.
 
Última edição:
E Monster Hunter Stories 2 sofreu corte de preço base em algumas regiões da steam.

 
Nunca qualquer estudo conseguiu apontar que a pirataria afeta significativamente a venda de qualquer tipo de mídia. Pelo contrário, todos os estudos apontam que o impacto da pirataria nas vendas é mínimo.
Essa questão da pirataria é uma questão complexa. Até pq hoje em dia maioria dos jogos AAA tem um modo de jogo online, e as cópias piratas não tem acesso a estes modos. Na época que lançou o GTA V pra PC, cheguei a zerar no pirata e pouco tempo depois comprei pagando preço quase full na época

Sem querer ficar defendendo, mas existem pessoas que fazem uso da pirataria como forma de teste, isto é, baixa o pirata, vê se é bom (até pq nem sempre existe demo ou análises imparciais), e logo em seguida compra o jogo original.

Maioria das pessoas que utilizam da pirataria, simplesmente deixariam de jogar se a pirataria acabasse, isto é, a ausência de uma versão pirata não faria a pessoa comprar o jogo, e este é o erro das associações que estimam os "prejuízos" com a pirataria.

A forma mais eficaz de se combater a pirataria é fornecendo preços justos.

A steam foi um catalisador nas vendas de jogos originais, pois:
1. os preços passaram a ser menores que os jogos vendidos em mídia física,
2. permitiu acesso fácil (qualquer PC ligado à Internet consegue comprar um jogo, ao passo que antes era necessário procurar em lojas - a dificuldade de compra fazia a pessoa recorrer a pirataria, especialmente em jogos mais antigos),
3. sales,
4. preços regionais, que tentam equalizar as diferenças entre regiões (quem não se lembra da época que um jogo no Brasil custava o dobro do exterior?)

Agora, sobre o dilema dos DRM, não é algo simples de se resolver. Um DRM difícil de ser quebrado consome muitos recursos e prejudica o desempenho de quem compra legalmente, ao passo que a ausência de DRM favoreceria a pirataria. Nunca haverá uma solução perfeita.
 
Maior responsável por tirar brasileiros da pirataria foi a Steam, vendendo os jogos a um preço que ele podia pagar. Coisa que já faz parte do passado.
 
Última edição:
Maior responsável por tirar brasileiros da pirataria foi a Steam, vendendo os jogos a um preço que ele podia pagar. Coisa que já faz parte do passado.
De fato

Inclusive certos jogos nem se encontrava a venda, seja por serem mais antigos ou por nao serem vendidos no brasil (o que demandava a compra via sites internacionais pagando frete, impostos, correndo risco de extravio)

A steam simplificou tudo isto. Se eu quiser comprar um jogo de 2003 provavelmente vou encontrar na steam. Se for na loja física, é impossivel. Se a steam não existisse, a pirataria seria maior pela impossibilidade de compra
 
Cara, honestamente, 250 reais é sem noção.
Hoje eu ganho o suficiente pra bancar pelo menos 1 jogo por mês nesse valor, mas eu não pago. Não acho que vale. Mas pra maioria dos brasileiros é inviável dar isso aí em um jogo.
 
A steam simplificou tudo isto. Se eu quiser comprar um jogo de 2003 provavelmente vou encontrar na steam. Se for na loja física, é impossivel. Se a steam não existisse, a pirataria seria maior pela impossibilidade de compra
Verdade. Lembro que tenho alguns jogos em disco ainda que comprei em sites gringos. Fora que demorava uma década pra chegar no Brasil.
 
Depois que você falou, resolvi tentar de novo, e realmente. Valeu!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fiquei extremamente feliz ao assistir o trailer. Finalmente um jogo que captura bem a franquia... mas ao ver que é online-only e multiplayer-only, toda a minha alegria se foi.

Não quero jogar multiplayer, quero campanha no universo Starship Trooper, clichê, e com tudo que mostraram nesse trailer.

Esse daí vai ser outro jogo que nem em 5 anos vão estar desligando os servidores, e encerrando o jogo, como é o destino da maioria dos online-only [exceto os gigantes].
Left 4 Dead no mundo d Starship Trooper.
Só acho um pouco estranho a Offworld Industries fazendo esse jogo.
 
 
Começooooooooou primeira MADE IN BR Sale na Steam (e talvez a última)! Porém acho que os descontos só se ativarão às 15H BRT. Bora lá torrar a carteira em jogo BR.


PS: PQP meu jogo tá ao lado de Celeste e outras lendas - e ficarei fixo nos "Destaques" a sale toda, bateu até as lágrimas aqui. Que honra!

cPGFCef.png
 
Nunca qualquer estudo conseguiu apontar que a pirataria afeta significativamente a venda de qualquer tipo de mídia. Pelo contrário, todos os estudos apontam que o impacto da pirataria nas vendas é mínimo.

Recordar é viver: https://gamehall.com.br/comissao-europeia-afirma-que-pirataria-nao-afeta-vendas-dos-jogos

"O relatório contendo 307 páginas (via GI.biz) aborda os efeitos da pirataria em jogos, filmes, TV, música e livros. Os países pesquisados incluem Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Polônia e Suécia. Destes, os maiores índices de pirataria foram encontrados na Polônia e Espanha.

“No geral, os resultados não mostram evidência estatística robusta de deslocamento de vendas por violação de direitos autorais online,” diz o relatório.


Agora a perda em arrecadação tributária e outros impactos econômicos quanto emprego e desenvolvimento regional são verdadeiro e, sim, na ordem dos bilhões.

Não estou defendendo nada. Só está mais que comprovado que a afirmação "pirataria = queda nas vendas" é desprovida de qualquer fundamento, exceto justificar o trabalho PORCO de algumas produtoras/devs.
Notei que o site de pirataria serviu por anos como vitrine para jogos indies, visto que no próprio site tem link para a loja Steam e sempre clico nesse link pra ver trailer do jogo, feedback dos jogadores, preço, e etc.
O game entra pra wishlist ou vai direto pro carrinho.
O próprio site da Steam não deixa esses games em evidência.
 
  • Curtir
Reações: EeK
Começooooooooou primeira MADE IN BR Sale na Steam (e talvez a última)! Porém acho que os descontos só se ativarão às 15H BRT. Bora lá torrar a carteira em jogo BR.


PS: PQP meu jogo tá ao lado de Celeste e outras lendas - e ficarei fixo nos "Destaques" a sale toda, bateu até as lágrimas aqui. Que honra!

cPGFCef.png


Olha essa arte da sale velho, cheio de referência do Huezil :vai:
 
  • Curtir
Reações: EeK
Olha essa arte da sale velho, cheio de referência do Huezil :vai:
Créditos ao estúdio BR BitCake que coordenou a sale com a Steam e pagou a arte do próprio bolso!
 
Pera aí, FreshWomen é brasileiro?
 
Começooooooooou primeira MADE IN BR Sale na Steam (e talvez a última)! Porém acho que os descontos só se ativarão às 15H BRT. Bora lá torrar a carteira em jogo BR.


PS: PQP meu jogo tá ao lado de Celeste e outras lendas - e ficarei fixo nos "Destaques" a sale toda, bateu até as lágrimas aqui. Que honra!

cPGFCef.png
Que foda, deve ser um sentimento muito louco ver seu jogo ali. Vou reservar uma graninha para comprar algumas coisas, e colocar o seu jogo na lista de desejo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo