Denuvo é o DRM mais bem sucedido que existe no mercado, não vou proferir juizo de valor sobre o impacto que isso causa nas vendas pois pra isso seria necessário acesso a um rol de estatísticas enormes que nenhuma desenvolvedora deve liberar para o grande público, mas de certo que a diferença é grande sim.
Quem tá no meio há algum tempo sabe bem, houve uma época os grandes jogos vazavam em versões ilegais semanas antes do lançamento oficial, LÓGICO que isso afetava e muito as vendas, na geração do PS3/X360 a pirataria era tanta que quase matou o pc gaming, quem jogou entre 2008 e 2012 sabe que foram tempos difíceis, grandes títulos que historicamente saiam pra PC ficando de fora, ports ridiculamente ruins, (principalmente com a patifaria do GFWL por exemplo), quem reclama hoje de uns stutter tem memória curta ou começou a jogar em 2016, não fosse o Lord Gaben e sua suprema plataforma de distribuição digital a comunidade estaria em ruínas hoje.
Outra coisa, tem que ser muito xarope bitolado pra deixar de comprar um Resident Evil (sendo um fã da série, por exemplo) só porque existe uma solução anti-adulteração no software. Aliás, opinião impopular, mas pra mim é melhor uma proteção que já vem embutida no próprio executável como um denuvo da vida - que não causa todo impacto de performance absurda nos jogos, conforme a crendice popular e as más línguas dos chorões da 'resistência' anti DRM - do que outros third party launchers que te obrigam a instalar (rockstar e ubi são especialistas nisso)
Certos jogos não serem lançados p/ PC não era devido a PIRATARIA como você alega ou foi induzido a repetir por certos "Desenvolvedores" a verdade de antes é a mesma de hoje... Suborno e Acordos de Exclusividade... O problema é a Editora ou o DEV ter coragem p/ mencionar isso né, dai apelavam para desculpa mais esfarrapada "Ain, pirataria, bla bla bla"
PS: Acordos de Exclusividade se tornaram caros nos dias atuais, tanto que a Nintendo, Sony, Microsoft não consegue mais um Suborno p/ deixar o PC de fora, vai ter que meter a mão no bolso e pagarem 3x~5x se quiserem TOTALIDADE, pois tirar o lançamento de uma Plataforma de Bilhões de usuários (cobrindo milhões de potenciais vendas) se tornou caro d+...
E sabe porque isso é FATO... Jogos de Consolo no passado, vazavam não semanas, mas MESES antes PS1, PS2, GC, X360 que o diga, e engraçado, nunca vi neguinho citar que Consolos deixaram de receber Joguinhos por causa de Pirataria ou algum DEV safado e cara de pau mencionar isso...
O PC sempre foi o coração e quem impulsiona esse mercado, ditando as REGRAS do JOGO, ele não só criou e inventou praticamente tudo, como o próprio Mercado Digital surgiu nele, e através dele outras coisas surgiram na sequencia, como "RLS Date Check" que impediam usuários de executarem um Jogo antes da Data de Lançamento (isso praticamente lançou a Valve como grande Plataforma de Distribuição de Mídia, a Valve investiu e muito inclusive em DRM, porém seu DRM por não ser demasiado intrusivo (CEG é outra história), é fácil de burlar, porém é uma solução bem aceitável, pois o custo é mínimo p/ Jogador que pagou pelo Jogo)... Era comum usuários de PC, baixarem uma versão pirata, porém serem obrigados a aguardar o Dia do Lançamento para só assim, através de uma chave com uso de uma ferramenta chamada Phoenix fazer a extração dos Arquivos SID da Steam... Coisa que os Consolos atrasados tecnologicamente como de costume, nessa época nem sonhavam em ter, segurança essa que eles sequer tinham, e só vieram a de fato se livrar da pirataria, na penúltima geração (nem tanto né, pois com auxilio de um PC o PS4 pode executar Jogos piratas)...
E não, o mérito do Denuvo não é propriamente deles, se utilizam de muitas outras Ferramentas em conjunto do mesmo (DENUVO fracassou p/ um grupo P2P Chinês isso ainda em 2014, quando na época os Programadores mentiam, esbravejavam sua arrogância, dizendo eles "A SOLUÇÃO FINAL, DEFINITIVA que nunca seria BURLADA" meses depois, passaram vergonha, e depois dessa mentirada e safadeza, vieram com papinho safado de "VEJA BEM, VEJA BEM, NOSSO OBJETIVO é PROTEGER O SOFTWARE NAS PRIMEIRAS SEMANAS" quando viram que sua MENTIRADA foi pro ralo, são tão patéticos que se venderam p/ uma Empresa maior, e de quebra, com orgulho ferido, acionavam a policia Búlgara a invadir a casa de um maluco, que estava lançando Bypass em massa (método bem genérico, porém eficiente), um atrás do outro p/ os Jogos protegidos pelo mesmo...
Se não fosse as merdas que usam junto do Denuvo, fazendo um .EXE de 2MB saltar p/ 600MB, além do fato de uma Ubisoft e Capcom da vida que entope esse mesmo .EXE de VMProtect e outras merdas, que faz o próprio Software solicitar ciclos e ciclos da CPU, elevando o uso de Processador absurdamente, causando gargalos diretamente p/ aqueles que utilizam CPUs de Entrada e Intermediária... Limites de Ativação, Incompatibilidade com CPUs (como ocorreu com Gerações da Intel), Stutterings causados por essa carga exagerada de merda, enfim... Eu até entenderia alguém citar essa Ferramenta com certa admiração...
Agora, jogador, sendo ele consumidor, bater palma, apoiar uma merda dessa, pode colocar otário escrito na testa, pois além de estar sendo lesado, está gostando de ser ferrado...
E vivendo cada época, é fácil chegar a conclusão que a Starforce teve muito mais apelo que o Denuvo... E todos sem exceção cobram um preço do usuário final / consumidor por suspostamente "protegerem" o software contra cópias...