Recapitulando: parei de jogar por alguns anos, voltei semanas atrás, minha conta do Steam ainda estava na Rússia. Mas como fiquei muito tempo sem usar, tinha que fazer alguma transação antes de poder voltar a usar o Market pra encher a carteira. Felizmente, não precisei usar cartão de nenhum tipo, pois tinha uns rublos sobrando e comprei um joguinho barato. Foi o bastante pra liberar o Market.
Hoje saiu o Risk of Rain Returns, então fui vender chaves de TF2 que estavam paradas no meu inventório pra poder comprar. Assim que coloco a venda, deparo-me com aviso de que elas ficarão "on hold" por até 15 dias! Na minha época não tinha essa merda. O aviso também diz que, pra não ter isso, pode usar Steam Mobile... mas tem que usar por uma semana, só depois disso é que vendas não ficam "on hold". E eu nem celular tenho.
Porra, Gaben, deixe-me lhe dar dinheiro!
Ainda não joguei nenhum desses, mas estou feliz que esse estilo esteja voltando. Tive o prazer de jogar Baldur's Gate 1 e 2 na época do lançamento, na época que jogo AAA custava 60 merrecas na loja física, vinha numa caixona de papelão com manual impresso e tudo. Ainda tenho os 5 CDs do 1, mais troca de CD do que trabalhar de DJ.
É triste
Por mais que não goste muito deles, a Steam precisa de concorrência
A gente já viu que loja de publisher não dá certo, que o povo não liga pra DRM Free na GOG e nem quando a loja dá AAA direto pro cliente
A gente fica na mercê do gordão mesmo
As promoções generosíssimas do Steam levaram a maior parte da fama, mas foi um dos dois trunfos cruciais pro sucesso do Steam. O outro foi ter tornado todo o processo de instalar o jogo literalmente uma questão de 2 cliques. As primeiras lojas digitais obviamente nos livravam dos problemas de mexer com mídia física (vide o que falei dos CDs do Baldur's Gate), mas não faziam nada com respeito a instalação,
setup etc., que continuavam primitivos. Ainda tinha que ficar instalando DirectX e até, valha-me Deus, configurar placas de som e outros atavismos da era digital. Steam eliminou esses empecilhos, e tornou a compra digital mais fácil do que piratear -- mais caro, obviamente, mas mais fácil. E aí que entra os egundo trunfo, o das promoções. Juntando os dois, o sujeito pode escolher entre pagar nada na cópia pirata mas ter que se sujeitar a arriscar downloads com vírus, instalação e
setup nem sempre triviais etc., ou pagar uma ninharia pra instalar fácil, rápido e sem preocupação.
Pra competir o Steam, precisa adicionar algo que o Steam não tenha, e ninguém nem conseguiu bolar isso, imagina realizar. Tentar peitar o Steam sem adicionar nada (ter jogos mais baratos, exclusivos etc. não é, ora pois, algo novo) não funciona.