Valeu pela opinião!Isso é normal quando se usa o mesmo SSID em duas roteadores diferentes sem toda funcionalidade do Seamless Roaming que o Mesh proporciona.
NMHO, Mesh é algo que veio pra ficar, principalmente pelas altas velocidades atuais e necessidade de conexão em pontos cada vez mais distantes da casa..
Mas se você tiver a opção de rodar em Mesh dois roteadores AX, como o AX6 ou o AX3 Pro Chines, talvez o investimento valha a pena.. Hoje é possível importar um AX6 por R$350..
Pela minha experiencia, comparando o sinal de um Tenda AC10 (equivalente ao seu C6) e do meu AX6, é mudar da água pro vinho.. O Sinal do AX6 é muito mais forte e potente que os roteadores AC de entrada, o que talvez possa permitir que vc pegue um apenas para colocar centralizado na sua planta, ligado por cabo como AP.
Se ainda precisar de algo mais forte, pode comprar outro e montar a rede Mesh conforme você tem hoje.. E venda tudo que for antigo..
Então, não havia pensado desse jeito. É uma boa saída. Comprar um AX6 agora e substituir meu C20i, o que já seria um avanço, e depois colocar outro na sala, no extremo oposto da casa, ligando ambos no esquema mesh via cabo CAT6 que já está lá, já que entre esses dois extremos há quase 20 metros com muitas paredes no caminho. Isso é plausível?
Colocar um router centralizado na casa não é viável, pois a fibra chega no meu escritório (um dos extremos) e não há outra forma de entrar com um cabo no meu quarto (o cômodo do meio) sem ser fazendo um buraco na parede atravessando a varanda, o que não agradaria nem um pouco a patroa. Rsrs...
Isso me trouxe outra questão. É possível fazer o mesh com dois aparelhos diferentes? O mesh é um padrão ou cada marca implementa o seu? Pelo que entendi, a TP-Link só faz mesh com aparelhos dela, mais especificamente com repetidores dela. Não consigo fazer mesh do meu C6 com um C80, por exemplo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Pois é, cara. Depois de alguma pesquisa na internet percebi que meu caminho natural é o mesh mesmo. Minha casa tem um formato linear, então nenhuma outra solução vai evitar esse momento de desconexão no roaming entre um aparelho e outro. Isso pq eu nem estou considerando o quintal, que também é grande e tbm tem alguns pontos de sombra, mas isso nem me incomoda tanto pq 80% do quintal tem um bom sinal, ao menos para navegação padrão em sites.Conectou os Tenda pelo wi-fi ou pelo cabo? Conectar pelo cabo vai dar algum ganho de eficiência. Essa peça que fica próxima aos equipamentos é o ponto mais distante dos nós?
Aqui também já fiz essa configuração de colocar os dois aparelhos, o da operadora e o meu, com o mesmo SSID e senha, mas ficou uma bela porcaria.
Cheguei a pesquisar muitos roteadores, quase comprei o AX10 ou o C80 da TP-Link, quase mesmo, faltou bem pouco. Principalmente o C80 por conta da largura de banda dele.
Mas eu lembrei que ainda teria um problema mesmo comprando um novo roteador, mesmo colocando ele em modo Access Point, que era quando fosse trocar de área na casa, teria aquele momento de desconexão na rede.
Aí decidi que o negócio era partir para o Mesh mesmo.