• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Isso é normal quando se usa o mesmo SSID em duas roteadores diferentes sem toda funcionalidade do Seamless Roaming que o Mesh proporciona.


NMHO, Mesh é algo que veio pra ficar, principalmente pelas altas velocidades atuais e necessidade de conexão em pontos cada vez mais distantes da casa..

Mas se você tiver a opção de rodar em Mesh dois roteadores AX, como o AX6 ou o AX3 Pro Chines, talvez o investimento valha a pena.. Hoje é possível importar um AX6 por R$350..
Pela minha experiencia, comparando o sinal de um Tenda AC10 (equivalente ao seu C6) e do meu AX6, é mudar da água pro vinho.. O Sinal do AX6 é muito mais forte e potente que os roteadores AC de entrada, o que talvez possa permitir que vc pegue um apenas para colocar centralizado na sua planta, ligado por cabo como AP.
Se ainda precisar de algo mais forte, pode comprar outro e montar a rede Mesh conforme você tem hoje.. E venda tudo que for antigo..
Valeu pela opinião!

Então, não havia pensado desse jeito. É uma boa saída. Comprar um AX6 agora e substituir meu C20i, o que já seria um avanço, e depois colocar outro na sala, no extremo oposto da casa, ligando ambos no esquema mesh via cabo CAT6 que já está lá, já que entre esses dois extremos há quase 20 metros com muitas paredes no caminho. Isso é plausível?
Colocar um router centralizado na casa não é viável, pois a fibra chega no meu escritório (um dos extremos) e não há outra forma de entrar com um cabo no meu quarto (o cômodo do meio) sem ser fazendo um buraco na parede atravessando a varanda, o que não agradaria nem um pouco a patroa. Rsrs...
Isso me trouxe outra questão. É possível fazer o mesh com dois aparelhos diferentes? O mesh é um padrão ou cada marca implementa o seu? Pelo que entendi, a TP-Link só faz mesh com aparelhos dela, mais especificamente com repetidores dela. Não consigo fazer mesh do meu C6 com um C80, por exemplo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Conectou os Tenda pelo wi-fi ou pelo cabo? Conectar pelo cabo vai dar algum ganho de eficiência. Essa peça que fica próxima aos equipamentos é o ponto mais distante dos nós?

Aqui também já fiz essa configuração de colocar os dois aparelhos, o da operadora e o meu, com o mesmo SSID e senha, mas ficou uma bela porcaria.
Cheguei a pesquisar muitos roteadores, quase comprei o AX10 ou o C80 da TP-Link, quase mesmo, faltou bem pouco. Principalmente o C80 por conta da largura de banda dele.
Mas eu lembrei que ainda teria um problema mesmo comprando um novo roteador, mesmo colocando ele em modo Access Point, que era quando fosse trocar de área na casa, teria aquele momento de desconexão na rede.
Aí decidi que o negócio era partir para o Mesh mesmo.
Pois é, cara. Depois de alguma pesquisa na internet percebi que meu caminho natural é o mesh mesmo. Minha casa tem um formato linear, então nenhuma outra solução vai evitar esse momento de desconexão no roaming entre um aparelho e outro. Isso pq eu nem estou considerando o quintal, que também é grande e tbm tem alguns pontos de sombra, mas isso nem me incomoda tanto pq 80% do quintal tem um bom sinal, ao menos para navegação padrão em sites.
 
Comprar um AX6 agora e substituir meu C20i, o que já seria um avanço, e depois colocar outro na sala, no extremo oposto da casa, ligando ambos no esquema mesh via cabo CAT6 que já está lá, já que entre esses dois extremos há quase 20 metros com muitas paredes no caminho. Isso é plausível?
Sim, totalmente.. eu acho que seria a solução que eu iria: Deixar dois AX6, um em cada extremo da casa. Por usar amplificadores e ter um hardware parrudo, o AX6 consegue transmitir bem através de paredes simples de alvenaria, mas logicamente depende da velocidade que vc está querendo transmitir.. 200mbps passa por umas 2~3 paredes.. 500 mbps não..

É possível fazer o mesh com dois aparelhos diferentes? O mesh é um padrão ou cada marca implementa o seu? Pelo que entendi, a TP-Link só faz mesh com aparelhos dela, mais especificamente com repetidores dela. Não consigo fazer mesh do meu C6 com um C80, por exemplo.
Não.. Cada marca implementa sua forma de criar a rede Mesh. E vc está correto. O OneMesh da TPLink não permite montar Mesh entre dois roteadores, apenas com extensor, pelo menos por enquanto..
 
Sim, totalmente.. eu acho que seria a solução que eu iria: Deixar dois AX6, um em cada extremo da casa. Por usar amplificadores e ter um hardware parrudo, o AX6 consegue transmitir bem através de paredes simples de alvenaria, mas logicamente depende da velocidade que vc está querendo transmitir.. 200mbps passa por umas 2~3 paredes.. 500 mbps não..


Não.. Cada marca implementa sua forma de criar a rede Mesh. E vc está correto. O OneMesh da TPLink não permite montar Mesh entre dois roteadores, apenas com extensor, pelo menos por enquanto..
Pelo que li, há uma tentativa de padronização através do Easymesh. Mas não são muitos dispositivos que implementam isso por enquanto.
 
Conectou os Tenda pelo wi-fi ou pelo cabo? Conectar pelo cabo vai dar algum ganho de eficiência. Essa peça que fica próxima aos equipamentos é o ponto mais distante dos nós?
1 - Conectou os Tenda pelo wi-fi ou pelo cabo?

Conectei via wi-fi, porém liguei o Xbox via cabo no roteador Tenda que está no quarto.

2 - Essa peça que fica próxima aos equipamentos é o ponto mais distante dos nós?

Sim, ele é o nó mais distante do equipamento.
 
Pelo que li, há uma tentativa de padronização através do Easymesh. Mas não são muitos dispositivos que implementam isso por enquanto.
Então, as fabricantes tem a liberdade de adotar ou não. Pelo que pesquisei, D-Link e TP-Link tem produtos Easymesh.
1 - Conectou os Tenda pelo wi-fi ou pelo cabo?

Conectei via wi-fi, porém liguei o Xbox via cabo no roteador Tenda que está no quarto.

2 - Essa peça que fica próxima aos equipamentos é o ponto mais distante dos nós?

Sim, ele é o nó mais distante do equipamento.
Bom, como o nó mais distante, ligado via wi-fi aos outros é o que sofre mais perda de sinal, mesmo ligando o XBOX via cabo, nesse nó, ele já recebe um sinal degradado.
O ideal seria um reposicionamento dos nós se possível, pra melhorar a recepção desse nó em específico ou então se possível, interligar os nós via cabo, porque aí seriam 0% de perda e diminuiria a latência.
 
Estou para me mudar para uma casa de 300m², onde a internet via cabo para o meu pc vai ficar em uma extremidade da casa, os demais aparelhos serão celular, notebook e vídeo games.

Investir em roteadores mesh vale a pena? Lembrando que a ideia não é ter cabos passando pela casa e etc, apenas ligar 1 roteador (mesh!?) no modem da operadora e espelhar o sinal em outro pela casa mais centralizado.

Dois AX6 fazem essa sincroniza sem cabos? No caso 1 no cabo e outro por conexão sem fio.

OU algum modelo nacional bom como TP-Link por exemplo ...
 
Então, as fabricantes tem a liberdade de adotar ou não. Pelo que pesquisei, D-Link e TP-Link tem produtos Easymesh.

Bom, como o nó mais distante, ligado via wi-fi aos outros é o que sofre mais perda de sinal, mesmo ligando o XBOX via cabo, nesse nó, ele já recebe um sinal degradado.
O ideal seria um reposicionamento dos nós se possível, pra melhorar a recepção desse nó em específico ou então se possível, interligar os nós via cabo, porque aí seriam 0% de perda e diminuiria a latência.
Na verdade, acho que vou utilizar apenas 2 nós.

Aqui o apto é de 80m² e o espaço entre eles é de apenas 4/5 metros no máximo. Sendo assim, percebi ao verificar no app da Tenda que mesmo estando do lado do nó 1 (sala) o celular ficou conectado ao nó 3 (quarto).

Resumindo, acho que por conta dos nós estarem muito próximos os aparelhos não se conectam necessariamente ao roteador do ambiente que estão localizados.
 
Estive pesquisando tbm sobre o AX3 Pro e sua capacidade de também criar redes Mesh entre aparelhos iguais. Sabem se ele perde muito para o AX6? Estive lendo que o firmware do AX6 é uma bela porcaria.
Outra particularidade da minha rede é que o modem onde chega a fibra do meu provedor não permite a mudança para modo bridge, funciona somente em router. É mais jogo eu manter o roteador em modo AP ligando o modem na porta WAN ou em modo router usando uma Lan comum mesmo?
 
Última edição:
Estive pesquisando tbm sobre o AX3 Pro e sua capacidade de também criar redes Mesh entre aparelhos iguais. Sabem se ele perde muito para o AX6? Estive lendo que o firmware do AX6 é uma bela porcaria.
Outra particularidade da minha rede é que o modem onde chega a fibra do meu provedor não permite a mudança para modo bridge, funciona somente em router. É mais jogo eu manter o roteador em modo AP ligando o modem na porta WAN ou em modo router usando uma Lan comum mesmo?
O Firmware do AX6 faz o que deve ser feito.. Ele é simples e não tem muita firula.. Uma vez configurado, já era.. nem lembra mais que ele existe.

Sim, vc perde, principalmente se pagar valores próximo ao AX6.. Metade de RAM, Metade do Mu-MIMO, Metade dos amplificadores 5GHz (mesmo o Ax3 PRO Chines tem apenas 2 para 5GHz)

Se seu provedor não permite bridge, você pode ou rodar uma rede separada em DMZ ou deixar o seu roteador em modo AP (Wired relay).
 
O Firmware do AX6 faz o que deve ser feito.. Ele é simples e não tem muita firula.. Uma vez configurado, já era.. nem lembra mais que ele existe.

Sim, vc perde, principalmente se pagar valores próximo ao AX6.. Metade de RAM, Metade do Mu-MIMO, Metade dos amplificadores 5GHz (mesmo o Ax3 PRO Chines tem apenas 2 para 5GHz)

Se seu provedor não permite bridge, você pode ou rodar uma rede separada em DMZ ou deixar o seu roteador em modo AP (Wired relay).
Valeu tecpix

Os valores são próximos, tenho visto uma diferença de 30 reais no AliExpress. O modo AP pra mim é mais jogo, pois se eu fizer o esquema da rede segregada em DMZ terei problemas de NAT duplo no Xbox. Meu filho e eu jogamos bastante online e isso quebra a gente.
Acho q vou pegar o Ax6 mesmo então! Mais tarde um outro desses (ou mesmo um AX5) em Mesh vai eliminar os problemas de rede daqui de casa.
Valeu pela ajuda, pessoal!
 
Boa noite,

Estou com um problema aqui e tá difícil de arrumar, se alguém souber a solução, agradeço.

Comprei um roteador Tp Link C6 com mesh e tenho um repetidor tp link re305 que também é compatível com mesh, porém só consigo fazer o mesh funcionar se for via wifi, via cabo só consigo no máximo um acess point, que não é minha intenção.

Alguém sabe se é possível fazer eles funcionarem de forma "mesh" via cabo? Sei que os decos da vida funcionam assim.

Obrigado!
 
O Covr da série 1100 com 2 peças, está sendo um misto de eficiência e decepção. Ele é eficiente se você estiver no mesmo ambiente dele, se sair, ele já te joga pro 2.4Ghz. E ele não te dá a chance de forçar a conexão no 5Ghz. Assisti um vídeo de 1 hora e meia de um cara da D-Link explicando que ele foi feito pra ser assim mesmo, porque evita reclamações já que forçar a conexão no 2.4, vai manter a pessoa com conexão em longas distâncias e que celulares e televisores por exemplo não exigem altas taxas de velocidade. Mas se eu quiser que esses aparelhos tivessem alta velocidade o aparelho deveria pelo menos ter essa opção né?
Cobertura dele antes do sinal sumir? 2 cômodos. Ou seja, duas peças vão cobrir 4 cômodos.
Aqui precisaria de mais 1 peça pra colocar exatamente no meio da casa, porque optei por colocar 1 na parte da frente e a outra nos fundos, interligados por cabo, para evitar mais perda ainda de sinal.
Tô pensando que eu deveria era ter gasto 200 mais caro pra pegar o Deco M4. O Covr é muito pequeno comparando com o Deco, talvez por isso, as antenas sejam tão pequenas que o sinal não vai longe.
 
Pra mim quem pode ligar os APs no cabo, acho bobagem mesh...

Vídeo interessante que reforça essa ideia:

Fala Tiago!

Estou procurando uma solução parecida.. quero comprar alguns roteadores (estava pensando no Huawei ax3 pro), conectá-los via rede cabeada e implementar roaming. Porém, pelo que vi o link+ só suporta roaming utilizando os backhauls mesh (o que seria péssimo para o desempenho, uma vez que posso utilizar rede cabeada). =\

Não entendi muito bem a solução do cara ai.. ele não comentou (pelo menos não percebi) o modelo dos roteadores e se ele teve que instalar um firmware customizado para fazer o OpenWRT funcionar.

Alguém teria alguma solução para esse caso?

Resumindo: Preciso implementar um ESS cabeado com roaming.
 
Fala Tiago!

Estou procurando uma solução parecida.. quero comprar alguns roteadores (estava pensando no Huawei ax3 pro), conectá-los via rede cabeada e implementar roaming. Porém, pelo que vi o link+ só suporta roaming utilizando os backhauls mesh (o que seria péssimo para o desempenho, uma vez que posso utilizar rede cabeada). =\

Não entendi muito bem a solução do cara ai.. ele não comentou (pelo menos não percebi) o modelo dos roteadores e se ele teve que instalar um firmware customizado para fazer o OpenWRT funcionar.

Alguém teria alguma solução para esse caso?

Resumindo: Preciso implementar um ESS cabeado com roaming.
Nesse exemplo do vídeo ele utiliza openwrt... Mas se vai comprar AP/router pra isso recomendo o Redmi AX6, aqui uso 3 no meu apartamento de 125m2 e estão todos ligados por cabo, funciona muito bem...
 
Fala Tiago!

Estou procurando uma solução parecida.. quero comprar alguns roteadores (estava pensando no Huawei ax3 pro), conectá-los via rede cabeada e implementar roaming. Porém, pelo que vi o link+ só suporta roaming utilizando os backhauls mesh (o que seria péssimo para o desempenho, uma vez que posso utilizar rede cabeada). =\

Não entendi muito bem a solução do cara ai.. ele não comentou (pelo menos não percebi) o modelo dos roteadores e se ele teve que instalar um firmware customizado para fazer o OpenWRT funcionar.

Alguém teria alguma solução para esse caso?

Resumindo: Preciso implementar um ESS cabeado com roaming.


Aula incrível
 
O Covr é muito ruim, cê é loko. Voltou pra caixa, vou devolver. Só pega 5Ghz colado nos aparelhos compatíveis e mesmo assim, o PS4 do lado dele, insistia em ficar em 2.4. As vezes a TV também quando ligava, ficava em 2.4, as vezes em 5Ghz. Um celular top de linha do outro lado da mesma parede, já ficava em 2.4, voltava pro lado dele, 5Ghz. Beamforming e MU-MIMO pra que né? Você andar para um bloco em espaço aberto na mesma área que ele está, já é motivo pra virar 2.4.
Se for pra ter uma rede dessa frequência, eu fico com eu router velho e engasgado até trocar esse kit.
Nunca me decepcionei tanto com uma marca. Ia até comprar um Switch da D-Link, mas deixa quieto.
 
O Covr é muito ruim, cê é loko. Voltou pra caixa, vou devolver. Só pega 5Ghz colado nos aparelhos compatíveis e mesmo assim, o PS4 do lado dele, insistia em ficar em 2.4. As vezes a TV também quando ligava, ficava em 2.4, as vezes em 5Ghz. Um celular top de linha do outro lado da mesma parede, já ficava em 2.4, voltava pro lado dele, 5Ghz. Beamforming e MU-MIMO pra que né? Você andar para um bloco em espaço aberto na mesma área que ele está, já é motivo pra virar 2.4.
Se for pra ter uma rede dessa frequência, eu fico com eu router velho e engasgado até trocar esse kit.
Nunca me decepcionei tanto com uma marca. Ia até comprar um Switch da D-Link, mas deixa quieto.
Eu sempre deixo 2 redes separadas pra evitar esse tipo de coisa. Uma rede 2.4 e uma 5g.
 
Eu sempre deixo 2 redes separadas pra evitar esse tipo de coisa. Uma rede 2.4 e uma 5g.
Então, só que esse aparelho não permite nem mexer nisso. Ele quem define sozinho e tá definindo por preferência e estabilidade, a de 2.4. Se for pra ficar assim, mais fácil cancelar a Oi fibra e voltar pra 60 Mega da TIM ué. Comprei esse equipamento pra aproveitar toda a velocidade de 500 Mega distribuida nos aparelhos compatíveis.
Nem na página de configuração tem algo que possa ser mexido pra resolver isso.
Já o Deco M4 da TP-Link tem, eu deveria ter comprado ele, mesmo sendo 200 mais caro. Vi um vídeo de um cara mostrando que você pode desabilitar o 2.4 e deixar só 5Ghz.
 
Então, só que esse aparelho não permite nem mexer nisso. Ele quem define sozinho e tá definindo por preferência e estabilidade, a de 2.4. Se for pra ficar assim, mais fácil cancelar a Oi fibra e voltar pra 60 Mega da TIM ué. Comprei esse equipamento pra aproveitar toda a velocidade de 500 Mega distribuida nos aparelhos compatíveis.
Nem na página de configuração tem algo que possa ser mexido pra resolver isso.
Já o Deco M4 da TP-Link tem, eu deveria ter comprado ele, mesmo sendo 200 mais caro. Vi um vídeo de um cara mostrando que você pode desabilitar o 2.4 e deixar só 5Ghz.
Cara, eu tenho o Deco m5 e foi uma péssima compra, não recomendo. Se você quer Wi-Fi de verdade, compre da ubiquiti. estava o mesmo preço do Deco m5.
Software da tplink é bem ruim.
 
Cara, eu tenho o Deco m5 e foi uma péssima compra, não recomendo. Se você quer Wi-Fi de verdade, compre da ubiquiti. estava o mesmo preço do Deco m5.
Software da tplink é bem ruim.
A questão de pegar um Ubiquiti é o preço. Dos mais baratos, eu deveria ter ido de TP-Link. Espero que aceitem a devolução. Deco M5 aqui é fora de cogitação de acordo com o orçamento. Sei que o Ubiquiti é o melhor, mas não dá. Vi muito review bonitinho do Covr no YouTube, aí me lasquei.
 
A questão de pegar um Ubiquiti é o preço. Dos mais baratos, eu deveria ter ido de TP-Link. Espero que aceitem a devolução. Deco M5 aqui é fora de cogitação de acordo com o orçamento. Sei que o Ubiquiti é o melhor, mas não dá. Vi muito review bonitinho do Covr no YouTube, aí me lasquei.
Uma pena aí @jacias não ter dado certo. Aqui me atende de boa mas aqui nem é tão grande assim tb. E tb a proposta me atende. Boa sorte aí no objetivo
 
Uma pena aí @jacias não ter dado certo. Aqui me atende de boa mas aqui nem é tão grande assim tb. E tb a proposta me atende. Boa sorte aí no objetivo
O que me deixou irritado e decidir guardar na caixa foi esse teste de sair do lado de uma unidade com o wi-fi no talo e andar até o cômodo do lado, separado por uma parede e um teste dar 250 e o outro 50. O roaming funcionava, mas aonde quer que você ia era em 2.4. Pra pegar 5Ghz, tinha que desligar o wi-fi, ligar de novo, do lado de uma unidade. Aqui também não é grande. E detalhe, permanecer em 2.4 em na TV e no PS4 por exemplo, fiz teste neles e numa Mi Box, vídeos em 4K toda hora parando pra carregar ou sendo rebaixados para 720p.
 
pessoal, eu estou bem embananado com a minha rede aqui, alguém poderia me dar uma ajuda?

seguinte, eu tenho vivo fibra de 100mb e utilizava um archer c9 pq o alcance do router da vivo é bem ruim. Blz, funcionava legal até que eu tive uns problemas de queda de internet, de erro em jogos etc. Tive que chamar os técnicos da vivo 5 ou 6 vezes (isso tem mais de um ano já) e meu problema dos jogos era com o ipvc 6, quando mudaram pro 4 parou. Já o da intenet caindo, mesmo depois de 5 visitas não tava se resolvendo, quando agendaram a 6ª que perceberam que o problema era na central deles e resolveram lá sem nem ter feito a visita.

bom, que bem, onde quero chegar nessa parte. Desde que tive essas visitas, eles botaram a culpa no meu roteador e deixaram só o da vivo, só que como constatei (já tinha certeza) que não era meu roteador, assim que resolvido, voltei pro meu roteador, porém, nunca mais consegui voltar a configuração pro modo bridge (não lembro o que acontecia que sempre que colocava em bridge a internet não entrava mais, talvez fosse algum erro meu nos cabos). Ainda assim, não cheguei a ter problemas de nat duplicado no xbox, apenas meu pai que vira e mexe fala que um jogo de tranca dele fica desconectando toda hora (seria por não estar em bridge? será?)

enfim, esse mês consegui achar um kit mesh deco m5 e comprei, e também comprei um NAS trendnet que chegou ontem. O deco estou usando desde o começo do mês, está tudo ótimo (apenas esse problema do jogo do meu pai que persiste, melhorou apenas colocando um dos decos cabeado direto no pc dele, porém ele diz que o problema ainda acontece) já o NAS eu não estou conseguindo usar, pois como o deco só tem 2 portas (uma eu ligo do roteador do vivo pra ele e a outra dele pro meu pc) tentei usar ligando no roteador da vivo (mas não conseguiu reconhecer ele no pc, só reconheceu quando eu liguei ele direto no meu pc, mas ai fiquei sem internet, pois só tenho uma entrada de rede no pc).

enfim, no meu caso qual seria a solução? tentar fazer o bridge de novo no roteador da vivo transformaria tudo numa rede só e poderia ligar algumas coisas no deco e outras no da vivo? ou eu precisaria de todo jeito comprar um switch hub pq o deco m5 carece de mais portas? Estou meio perdido de como fazer uma configuração que suporte tudo (e dê menos problemas possiveis), porém não sei qual caminho sigo.
 
pessoal, eu estou bem embananado com a minha rede aqui, alguém poderia me dar uma ajuda?

seguinte, eu tenho vivo fibra de 100mb e utilizava um archer c9 pq o alcance do router da vivo é bem ruim. Blz, funcionava legal até que eu tive uns problemas de queda de internet, de erro em jogos etc. Tive que chamar os técnicos da vivo 5 ou 6 vezes (isso tem mais de um ano já) e meu problema dos jogos era com o ipvc 6, quando mudaram pro 4 parou. Já o da intenet caindo, mesmo depois de 5 visitas não tava se resolvendo, quando agendaram a 6ª que perceberam que o problema era na central deles e resolveram lá sem nem ter feito a visita.

bom, que bem, onde quero chegar nessa parte. Desde que tive essas visitas, eles botaram a culpa no meu roteador e deixaram só o da vivo, só que como constatei (já tinha certeza) que não era meu roteador, assim que resolvido, voltei pro meu roteador, porém, nunca mais consegui voltar a configuração pro modo bridge (não lembro o que acontecia que sempre que colocava em bridge a internet não entrava mais, talvez fosse algum erro meu nos cabos). Ainda assim, não cheguei a ter problemas de nat duplicado no xbox, apenas meu pai que vira e mexe fala que um jogo de tranca dele fica desconectando toda hora (seria por não estar em bridge? será?)

enfim, esse mês consegui achar um kit mesh deco m5 e comprei, e também comprei um NAS trendnet que chegou ontem. O deco estou usando desde o começo do mês, está tudo ótimo (apenas esse problema do jogo do meu pai que persiste, melhorou apenas colocando um dos decos cabeado direto no pc dele, porém ele diz que o problema ainda acontece) já o NAS eu não estou conseguindo usar, pois como o deco só tem 2 portas (uma eu ligo do roteador do vivo pra ele e a outra dele pro meu pc) tentei usar ligando no roteador da vivo (mas não conseguiu reconhecer ele no pc, só reconheceu quando eu liguei ele direto no meu pc, mas ai fiquei sem internet, pois só tenho uma entrada de rede no pc).

enfim, no meu caso qual seria a solução? tentar fazer o bridge de novo no roteador da vivo transformaria tudo numa rede só e poderia ligar algumas coisas no deco e outras no da vivo? ou eu precisaria de todo jeito comprar um switch hub pq o deco m5 carece de mais portas? Estou meio perdido de como fazer uma configuração que suporte tudo (e dê menos problemas possiveis), porém não sei qual caminho sigo.
Bom você fazer esse relato, porque em breve eu pretendo adquirir um NAS também e pretendo fazer como você, usar um kit mesh, provavelmente da linha Deco.
Como eu ligaria se tivesse um kit desses agora, só pra dar exemplo, minha operadora é Oi Fibra e a ONT dela não permite bridge, acredito que as da Vivo também não:

1 - Ligaria o NAS diretamente em uma das portas ethernet da ONT da operadora
2 - O Deco principal, ligado em uma das portas ethernet da ONT da operadora
3 - Após configurar todos os Deco, mudar o modo de funcionamento dele para Access Point, pois, se ele permanecer em Modo Roteador, você não conseguirá enxergar o NAS entre os equipamentos conectados
4 - E também no modo Access Point, evita duplo NAT.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo