[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Eu estou tentando montar um Mesh com roteadores da Redmi.. Tenho um AX6 e peguei um AX5 pra fazer Mesh cabeado no andar de baixo..
Eu pesquisei sobre roteadores importados, vi vídeos, achei muito bons, exatamente o que eu precisava. Mas, somente eu saberia configurar devido a tradução do chinês por exemplo. E no caso de outras pessoas precisarem mexer na rede, não conseguiriam. Por isso parti pra algo lançado nacional.

Fala pessoal, tenho um problema de wifi aqui em casa. Preciso espalhar o wifi por dois apartamentos que são parede com parede, um meu e um da minha vó. O roteador principal fica na extremidade de um dos aps, na parede que da para o outro ap. Se pensar nos dois aps como um só, o roteador ta bem no centro, entretanto a internet nao chega bem em nenhum dos dois extremos e os apartamentos são dois retangulos. Estava querendo solucionar com 3 mesh mw6, mas vi algumas criticas a ele. Acham que vale mais a pena colocar dois roteadores maiores (or exemplo dois ax1800 ou ax6) do que esses 3 mw6? Minha internet é de 230mb e nas extremidades não chega nem 10mb. E quanto a conexão deles vou tentar cabear tanto se forem 2 quanto se forem 3.

Obs: Os 3 mw6 tão saindo uns R$650 por ai. Com dois ax1800/ax6 daria uns R$900.

Outra duvida, estou vendo no aliexpress que tanto o ax1800 quanto o ax6 estão sendo substituídos por ax3000 usando a o mesmo modelo de construção. Esse ax3000 é muito pior que os outros dois?

Última edição:
Tenho uma casa duplex com aproximadamente 230m² de área construída. Tenho um link da brisanet de 500/100 e desejo ampliar o sinal para toda a casa.
Tenho um Archer C5 da brisanet (bloqueado para configurações).
Comprei do aliexpress um roteador Ax3 Pro (global). Pretendo comprar +2 pra fazer um tipo de rede mash ou ligar por cabos Cat5e.

OBS: Eu depois que comprei, descobri que a versão global vem com 2 amplificadores de sinal a menos no 5Ghz.
OBS2: Quais outros roteadores eu poderia comprar para conectar e fazer uma rede mash ou por cabos ethernet cat5e para ampliar o sinal para todos os ambientes da casa.

Agradeço!

Eu pesquisei sobre roteadores importados, vi vídeos, achei muito bons, exatamente o que eu precisava. Mas, somente eu saberia configurar devido a tradução do chinês por exemplo. E no caso de outras pessoas precisarem mexer na rede, não conseguiriam. Por isso parti pra algo lançado nacional.
Existe o App que funciona em portugues...
agora, por que alguém precisaria mexer no roteador?
Em todo caso, o tradutor continuaria funcionando..

cham que vale mais a pena colocar dois roteadores maiores (or exemplo dois ax1800 ou ax6) do que esses 3 mw6?
O AX1800 é praticamente metade do AX6..
O AX1800 possui CPU Dual Core e apenas um núcleo NPU. Esse AX3000 também tem apenas 256Mb de RAM e é MuMiMo 2x2
O AX6 é QuadCore com NPU DualCore.. Tem 512Mb de RAM e é MuMimo 4x4.

Se cabear dois roteadores desses para o centro de cada planta o sinal deve chegar aos extremos.. não 200mbps, mas pelo menos uns 50mbps depois de 2 ou 3 paredes..

Fica agora a questão legal: O seu contrato permite compartilhar a Internet em dois endereços diferentes?

Outra duvida, estou vendo no aliexpress que tanto o ax1800 quanto o ax6 estão sendo substituídos por ax3000 usando a o mesmo modelo de construção. Esse ax3000 é muito pior que os outros dois?

Infelizmente o AX6 foi descontinuado.. imagino que seja pelo fato dele roubar vendas do AX3600, que tem o mesmo hardware e era muito mais caro..

Na verdade o AX3000 é uma versão do AX1800 com metade do processador e o dobro de largura em 5GHz (chega até 160MHz).

Então ele pode manter o alcance, mas pode engasgar com mais facilidade que seu modelo anterior caso muitos clientes estejam roteando altas velocidades simultaneamente..

Eu mexo rotineiramente para configurar port forwards, instalar pacotes e olhar questão da qualidade da internet.

Eu mexo rotineiramente para configurar port forwards, instalar pacotes e olhar questão da qualidade da internet.
Deixa o roteador chines em AP e mantem o roteamento com o roteador que vc já tem hoje...

Deixa o roteador chines em AP e mantem o roteamento com o roteador que vc já tem hoje...
Se for pra fazer isso então é melhor comprar um AP e não um roteador. Não faz sentido.

Se for pra fazer isso então é melhor comprar um AP e não um roteador. Não faz sentido.
Concordo, mas nunca consegui encontrar um AP Wifi 6 com Mu-MiMo 4x4 e 160Mhz por R$350 mesmo importado..

Não sou o rapaz do roteador chinês, só dei um exemplo de caso onde precisa mexer no roteador.

Existe o App que funciona em portugues...
Aqui me chamam de "menino do TI" rsrs. Então, se eu não estiver em casa e alguém precisar fazer uma manutenção, já aconteceu por exemplo algo assim, ninguém vai conseguir mexer no roteador em chinês. Teria que esperar eu chegar em casa pra resolver o problema. Eu tenho um lema, "Se posso descomplicar, pra que complicar?"

Eu tenho um lema, "Se posso descomplicar, pra que complicar?"
Concordo, mas como disse acima: Se encontrar um roteador Wifi6 com MuMimo 4x4, 160Mhz de largura amplificado por R$350~400 em português ou inglês, é só falar! :D

É o ônus que temos para esse bônus.. Se isso realmente é um "No Go", as opções com hardware próximo, como o TPLink AX73, partem de ~R$800..

Em tempo, chegou o AX5 pra eu montar Mesh com meu AX6.. 25 dias se passaram e tudo veio certinho.
ScreenShot722.png

Coloquei um cabo saindo da LAN do AX6 na WAN do AX5 (para habilitar a tradução), conectei no Wifi dele, fiz o setup inicial (senha do Wifi) e tudo beleza.

Acessei o IP dele e atualizei pro ultimo Firmware disponível no site da Miwifi.com.

Não sei como, mas ele atualizou e já fechou Mesh com o meu AX6 sem eu clicar em nada..
Estranhei de nao achar o Wifi que estava conectado, mas ele já havia replicado o Wifi do AX6 automaticamente segundo o Wifi Analyzer.

ScreenShot721.png

Depois vou fazer os testes de velocidade nos pontos que antes tinha um pouco mais de limitação de alcance.. Postos os resultados aqui..

Última edição:
Comprei um deco M5 e to passando por uma situação bem estranha, talvez alguém possa me ajudar.

Coloquei os 3 conectados a uma distância ok, não ideal, mas ok.

No primeiro dia conseguia 130 megas ao redor de toda casa (casa grande com muitas paredes consideravelmente largas).

Acontece que depois de 3 dias o sinal caiu muito e ficou bem instável. Em alguns momentos o app aponta que alguns decos estão perdendo sinal com base... O que é estranho é que nos primeiros dias tudo estava ok.

E quanto aos que apontam estar desconectados pelo app, continuam com a luz verde indicando estarem conectados ao deco principal e ter acesso a internet.

Já atualizei o firmware e resetei todos os decos de fábrica... O que será que pode estar acontecendo?

Penso que talvez seja necessário mais um deco para minha casa, porém talvez esteja fazendo algo errado não sei.

Liguei a opção de fast roaming e dei prioridade para alguns dispositivos, mas mesmo assim nada...

Quanto a conexão por cabo, caso eu queira conectar dois decos por cabo, eu preciso conectá-los por cabo ou posso conectar eles independentemente a internet?

Comprei um deco M5 e to passando por uma situação bem estranha, talvez alguém possa me ajudar.

Coloquei os 3 conectados a uma distância ok, não ideal, mas ok.

No primeiro dia conseguia 130 megas ao redor de toda casa (casa grande com muitas paredes consideravelmente largas).

Acontece que depois de 3 dias o sinal caiu muito e ficou bem instável. Em alguns momentos o app aponta que alguns decos estão perdendo sinal com base... O que é estranho é que nos primeiros dias tudo estava ok.

E quanto aos que apontam estar desconectados pelo app, continuam com a luz verde indicando estarem conectados ao deco principal e ter acesso a internet.

Já atualizei o firmware e resetei todos os decos de fábrica... O que será que pode estar acontecendo?

Penso que talvez seja necessário mais um deco para minha casa, porém talvez esteja fazendo algo errado não sei.

Liguei a opção de fast roaming e dei prioridade para alguns dispositivos, mas mesmo assim nada...

Quanto a conexão por cabo, caso eu queira conectar dois decos por cabo, eu preciso conectá-los por cabo ou posso conectar eles independentemente a internet?
Desligue o fast roaming.
Clique na opção de otimização do app

Sugiro colocar a rede principal somente com 5g e a secundária com 2.4g separadas.

Não entendi a questão do cabo.

Desligue o fast roaming.
Clique na opção de otimização do app

Sugiro colocar a rede principal somente com 5g e a secundária com 2.4g separadas.

Não entendi a questão do cabo.

Valeu pela resposta, desliguei o fast roaming e vamos ver se faz alguma diferença!

Depois de muita batalha consegui uma melhora aqui.

Uma coisa que está me deixando meio maluco é o fato de um dos decos constantemente aparece desconectado da rede, sendo que ele está recebendo um ótimo sinal do deco principal.
Eu realmente acredito que ele está com defeito.
Vendo as conexões pelo app percebo que nenhum device nunca se conecta com ele... Não sei se os dispositivos estão optando por conectar a outros decos ou se ele tem algum problema... Ainda vou ficar louco com isso.

Engraçado que quando o app aponta que ele está desconectado dos demais decos, o LED verde ainda continua aceso, o que indicaria conexão com a internet...

To fuçando todos os fóruns possíveis, mas não encontro nada a respeito.

tud64hD.jpg

Acho que vou devolver o produto no ML e pegar um novo kit... Não é possível que ele esteja assim.

To pensando e deixar ele como principal por cabo e testar outro e ver se rola a mesma coisa

EDIT: encontrei isso -> forum tp link e é meio que o que acontece comigo... Ele volta a ficar normal no app sozinho!

Mas ainda é muito estranho que nenhum device conecta nele

Última edição:
Pessoal estava vendo as opções mesh aqui no fórum e vi boas recomendações do AX6, mas achei o preço dele bem salgado para 1 roteador (~700), em compensação vi alguns links aqui no fórum do AX3000 (~350), ele seria muito inferior? Provavelmente vou precisar de 2 para pegar a casa inteira. Atualmente eu tenho um Asus AC59U onde está no meio da casa e nas extremidades estão ficando sem sinal ...

Pessoal estava vendo as opções mesh aqui no fórum e vi boas recomendações do AX6, mas achei o preço dele bem salgado para 1 roteador (~700), em compensação vi alguns links aqui no fórum do AX3000 (~350), ele seria muito inferior? Provavelmente vou precisar de 2 para pegar a casa inteira. Atualmente eu tenho um Asus AC59U onde está no meio da casa e nas extremidades estão ficando sem sinal ...
Vale mais a pena duas unidades de Access Point bem regulados e com baixa potência do que um grande entregando sinal de má qualidade nas bordas da residência.
O detalhe nesse caso é a conexão dos AP via cabo ethernet pra fornecer a melhor qualidade, se o seu cenário for compatível.

Vale mais a pena duas unidades de Access Point bem regulados e com baixa potência do que um grande entregando sinal de má qualidade nas bordas da residência.
O detalhe nesse caso é a conexão dos AP via cabo ethernet pra fornecer a melhor qualidade, se o seu cenário for compatível.

Então eu consigo deixar cabo em qualquer extremidade da residência, o único detalhe é que se eu deixar em AP caso eu chegue em uma determinada região do local e a conexão caia o aparelho vai ter que se conectar novamente, ou não?

Porque se for o caso eu compraria outro Asus e deixaria tudo como AP, mas a ideia é não 'cair' da conexão de alguma forma

Então eu consigo deixar cabo em qualquer extremidade da residência, o único detalhe é que se eu deixar em AP caso eu chegue em uma determinada região do local e a conexão caia o aparelho vai ter que se conectar novamente, ou não?

Porque se for o caso eu compraria outro Asus e deixaria tudo como AP, mas a ideia é não 'cair' da conexão de alguma forma
Então, o que garante a continuidade da conexão é a correta configuração de canais e potência do AP, pois o seu celular é quem determina quando será feita a troca de ponto wi-fi.

Se houver áreas de sombra com baixa qualidade de sinal ou sobreposição de canais na sua área de cobertura a troca não será muito boa.

Nesse canal tem bastante conteúdo interessante sobre planejamento de rede wifi

Então, o que garante a continuidade da conexão é a correta configuração de canais e potência do AP, pois o seu celular é quem determina quando será feita a troca de ponto wi-fi.

Se houver áreas de sombra com baixa qualidade de sinal ou sobreposição de canais na sua área de cobertura a troca não será muito boa.

Nesse canal tem bastante conteúdo interessante sobre planejamento de rede wifi

Entendi, vou dar uma olhada obrigado.

Eu vi em dois vídeos que roteadores em AP não conseguem 'transitar' pela mesma rede, de alguma forma quando a área chegar no limite e a outra assumir, é como se eu tivesse conectando do zero, é isso não está correto?

A ideia é manter a conexão por todo o espaço na mesma rede, pelo o que entendi isso só acontece no mesh .. de qualquer forma vou ver o vídeo que me passou

Pessoal estava vendo as opções mesh aqui no fórum e vi boas recomendações do AX6, mas achei o preço dele bem salgado para 1 roteador (~700), em compensação vi alguns links aqui no fórum do AX3000 (~350), ele seria muito inferior? Provavelmente vou precisar de 2 para pegar a casa inteira
O AX6 saiu de linha (talvez por que tinha o mesmo hardware do AX3600 mas custava o que hoje pedem num AX3000) e hoje quem tem tá fazendo igual placa de vídeo, vendendo ao dobro do valor.
Sobre dois AX3000 pode ser uma boa opção, principalmente por que eles funcionam em Mesh também em modo AP..

O AX6 saiu de linha (talvez por que tinha o mesmo hardware do AX3600 mas custava o que hoje pedem num AX3000) e hoje quem tem tá fazendo igual placa de vídeo, vendendo ao dobro do valor.
Sobre dois AX3000 pode ser uma boa opção, principalmente por que eles funcionam em Mesh também em modo AP..

Achei o AX6 por 500 e o AX3000 por 350 e olha que nem dei uma pexinxada.

Eu tenho um asus eu preciso deixar ele com o wifi desativado mas em modo router, ligar os 2 ax3000/ax6 e coloca-los em AP e pronto? A grosso modo de configuração ...

Concordo, mas como disse acima: Se encontrar um roteador Wifi6 com MuMimo 4x4, 160Mhz de largura amplificado por R$350~400 em português ou inglês, é só falar! :D

É o ônus que temos para esse bônus.. Se isso realmente é um "No Go", as opções com hardware próximo, como o TPLink AX73, partem de ~R$800..

Em tempo, chegou o AX5 pra eu montar Mesh com meu AX6.. 25 dias se passaram e tudo veio certinho.
ScreenShot722.png

Coloquei um cabo saindo da LAN do AX6 na WAN do AX5 (para habilitar a tradução), conectei no Wifi dele, fiz o setup inicial (senha do Wifi) e tudo beleza.

Acessei o IP dele e atualizei pro ultimo Firmware disponível no site da Miwifi.com.

Não sei como, mas ele atualizou e já fechou Mesh com o meu AX6 sem eu clicar em nada..
Estranhei de nao achar o Wifi que estava conectado, mas ele já havia replicado o Wifi do AX6 automaticamente segundo o Wifi Analyzer.

ScreenShot721.png

Depois vou fazer os testes de velocidade nos pontos que antes tinha um pouco mais de limitação de alcance.. Postos os resultados aqui..
E então amigo, como ficou a sua cobertura com o mesh cabeado?
E em relação a transição de smartphones ou outros aparelhos móveis entre os roteadores, como ficou? O aparelho fica pendurado no roteador que conectou primeiro mesmo quando se distancia dele, ou ele consegue pular para o que tem sinal mais forte sem problemas?

Tenho rede mesh com 3 twibis e vou te dizer , é impressionante como o fast roaming atrapalha a escolha dos dispositivos conectados.

quando deixo a opção fast roaming ativada, todos os dispositivos que usam Wi-Fi se conecta a apenas um no ( que fica na sala )

quando desativo , conecta certinho nos nós mais próximos.

ex: câmeras ip que estão nos quartos se conecta no nó da sala , sendo que fica um nó em cada quarto ao lado das câmeras.

Os roteadores de vcs tbm tem esses problema?

Tenho rede mesh com 3 twibis e vou te dizer , é impressionante como o fast roaming atrapalha a escolha dos dispositivos conectados.

quando deixo a opção fast roaming ativada, todos os dispositivos que usam Wi-Fi se conecta a apenas um no ( que fica na sala )

quando desativo , conecta certinho nos nós mais próximos.

ex: câmeras ip que estão nos quartos se conecta no nó da sala , sendo que fica um nó em cada quarto ao lado das câmeras.

Os roteadores de vcs tbm tem esses problema?
Sim. Se eu ativar o fast roaming no Deco fica um lixo. Basta desativar que fica decente novamente.

Users who are viewing this thread

Voltar