• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

TP-Link Deco M4 instalados, um em cada extremidade da casa, nenhuma área de sombra, aliás, deve ter área de sobra para a casa dos vizinhos, isso sim, devido a cobertura forte deles. Tá dando conta do recado e a troca entre as torres se dá exatamente no meio da casa. Top demais. Chega de gargalo na rede. A combinação Oi Fibra + Deco M4 tá show de bola.
 
Estava pesquisando aqui e pensei em 2 Ax5 ao inves de 1 ax6, a area que preciso cobrir é de quase 300mts com barreiras (sobrado), o que voces acham? Estou pensando que 1 ax6 centralizado vai ser necessario para as tvs, celulares e 2 cameras ip ..
 
Galera , quantos vc acham que vale um kit com 4 twibis?
1 Twibi giga +
2 Twibis Giga
1 Twibi Fast

todos na caixa. To querendo vender pq peguei um kit de 2 nokias beacon 1 pra poder “casar” com minha ONT da Nokia.
 
Inclusive, tecpix... Sabe se essa característica vale tbm para o AX1800 global (o branco)? Provavelmente usarei o modo AP no meu setup.
Sim, vale pra qualquer roteador da série AX da Red/Xiaomi.. Mas como havia comentado, no passado havia certa incompatibilidade usando equipamentos globais e chineses na mesma rede. Não sei se isso foi acertado com o lançamento de novos firmwares..
E então amigo, como ficou a sua cobertura com o mesh cabeado?
E em relação a transição de smartphones ou outros aparelhos móveis entre os roteadores, como ficou? O aparelho fica pendurado no roteador que conectou primeiro mesmo quando se distancia dele, ou ele consegue pular para o que tem sinal mais forte sem problemas?
Pra falar a verdade, na minha instalação um unico AX6 centralizado no andar de cima do sobrado funcionava muito bem, pois conseguia com folga uns 550mbps em todos os quartos e uns 450mbps depois da laje, no andar de baixo.
Com o AX5 ligado na sala em Mesh, consigo mais de 550mbps no andar de baixo e melhorei 100% os pontos mais distantes no jardim (pegava uns 120mbps e agora pega uns 240mbps)
O roaming ainda precisa de um ajuste fino, já que o sinal do AX6 ainda é bem forte mesmo próximo do AX5, o que ainda nao tive tempo de fazer,
No geral peguei o AX5 pela oportunidade e para projetos futuros.. Não tinha problemas de sombra que justificassem a necessidade de Mesh.
 
Sim, vale pra qualquer roteador da série AX da Red/Xiaomi.. Mas como havia comentado, no passado havia certa incompatibilidade usando equipamentos globais e chineses na mesma rede. Não sei se isso foi acertado com o lançamento de novos firmwares..
Show. Meu AX1800 global deve chegar essa semana. Vou ver como ele se comporta em relação ao sinal. Isso vai definir se ficarei com ele em mesh com outra unidade idêntica ou se vou vendê-lo e partir para um chinês. Se eu decidir pela segunda opção, comprarei o chinês antes e testarei o mesh.
 
Em relação ao deco mesh M5 da tp-link sei que possui 4 antenas internas de 5 dbi e o AX1800 possui wifi6 e também consigo criar uma rede mesh, queria saber qual dos dois modelos citados é melhor, e quantos dbi tem o ax1800, para decidir qual seria melhor para o meu caso?
 
Em relação ao deco mesh M5 da tp-link sei que possui 4 antenas internas de 5 dbi e o AX1800 possui wifi6 e também consigo criar uma rede mesh, queria saber qual dos dois modelos citados é melhor, e quantos dbi tem o ax1800, para decidir qual seria melhor para o meu caso?
Se for o AX1800 branco, o site do produto diz também 5dBi de ganho.. Mas eu não iria muito só por isso.. uma antena com maior ganho em dBi significa que terá um sinal mais achatado (tipo um Donnut) e assim ter mais ganho comparado a uma antena isotrópica (onde a antena irradia para todos os lados, formando tipo uma esfera de alcance).
Antena de maior ganho não significa maior potencia.. Significa que o sinal ao invés de ir pra cima vai ser focado em ir pros lados.
dbi-formula.jpg


O que pode aumentar a potencia é o uso de amplificadores. O M5 parece possuir amplificadores PA5542 da Qorvo, que tem ganho de 25dBm em 20Mhz enquanto o amplificador do AX1800 QPF4550 tem ganho de 24.5dBm nessa merma largura.
Acredito que no quesito alcance os dois podem ser próximos..

porém eu acho que a administração do Mesh da TPLink seja melhor que o da Xiaomi. Hoje, mesmo pelo App, não tenho como saber quais dispositivos estão conectados em cada ponto Mesh do AX5/6 que montei aqui em casa.

Então vai da sua neessidade. Como é um investmento para médio prazo, tem que analisar o M5 te atenderá nos próximos anos..
 
Eu fiquei interessado no x60, acho que nessa aaltura do campeonato acho uma boa investir no wifi6, caso vc nao tenha nenhuma soluçao mesh. Se já tiver algo, vale esperar um pouco o preço cair, quem sabe.
 
Prezados, boa tarde! Sou iniciante aqui no fórum e tenho uma dúvida em relação a minha rede mesh que instalei em meu apartamento. Tenho uma internet de 500mb da Claro/NET o modem/roteador utilizado é o Kaon CG3000 e para a rede mesh utilizo o TP Link M4 (2 aparelhos). O cabo utilizado do modem/roteador para o aparelho mesh (principal) é um CAT5e e ele transmite via wifi para o outro aparelho mesh m4. Utilizo meu notebook que possui uma placa 10/100/1000 de Ethernet próximo da mesh (principal - em torno de 1,5m no máximo), e para jogar plugo o cabo ethernet (CAT5e) na mesh e no notebook.

Fiz os seguintes de verificação de velocidade de internet na SPEEK Ookla:

1- (WIFI 5Ghz - TP LINK M4) - Não passa de 240 de download e o upload fica no máximo entre 32/35. Ping em torno de 12ms
2- (Ethernet - TP LINK m4) - Fica praticamente a mesma medição do TESTE 1. O que apenas varia é o Ping que fica em torno de 5ms
3- (WIFI 5Ghz - Modem/Rodeador - Claro Kaon CG3000) - A velocidade bate mais de 500mb (em torno de 512 a 525mb) de download e mais de 350mb de upload. Ping em torno de 7ms.
4- (Ethernet - Modem/Roteador - Claro Kaon CG3000) - Fica praticamente a mesma medição do TESTE 3. Mais de 500mb de download e mais de 350mb de upload. Ping em torno de 3ms.

A minha dúvida - O que poderia fazer para ter uma rede mesh com esse aparelho TP LINK M4 que tenha a mesma resposta de download e upload do modem/roteador da Claro/NET Kaon CG3000)? Seria trocar esses cabos para uma categoria maior (CAT6 ou CAT7)?

Desculpem se minha dúvida é de iniciante. rsrsrs Obrigado.
 
Seria trocar esses cabos para uma categoria maior (CAT6 ou CAT7)?
Não.. Cabo Cat5e é capaz de transferir Gigabit por até 100 metros segundo a documentação TIA/EIA-568-5-A.. E em teoria, se o cabo atinge 200mbps, significa que ele está rodando gigabit.

500mbps no Wifi pode exigir ajustes de largura de banda acima de 80MHz..
O problema é que no cabo parece não estar passando de 240mbps..

Como o M4 está configurado? Em modo router ou modo AP?
 
Não.. Cabo Cat5e é capaz de transferir Gigabit por até 100 metros segundo a documentação TIA/EIA-568-5-A.. E em teoria, se o cabo atinge 200mbps, significa que ele está rodando gigabit.

500mbps no Wifi pode exigir ajustes de largura de banda acima de 80MHz..
O problema é que no cabo parece não estar passando de 240mbps..

Como o M4 está configurado? Em modo router ou modo AP?
O M4 está em IP DINAMICO. Ele está ligado por um cabo Cat5e no próprio Kaon CG3000 da Claro/NET e transmite para o outro aparelho via wifi pra fazer a mesh.
 
Última edição:
IP Dinâmico - Modo AP.
IP dinâmico no Kaon e AP no M4?

Se for, faça um teste do M4 em modo router e altere o QoS.. Num tópico lá no forum da TPLink um usuário disse que alterou os valores de QOS para as velocidades contratadas e limpou os dispositivos da lista de prioridades..


Mas como não tenho o M4 instalado aqui, não tenho como dar certeza que funciona..
 
IP dinâmico no Kaon e AP no M4?

Se for, faça um teste do M4 em modo router e altere o QoS.. Num tópico lá no forum da TPLink um usuário disse que alterou os valores de QOS para as velocidades contratadas e limpou os dispositivos da lista de prioridades..


Mas como não tenho o M4 instalado aqui, não tenho como dar certeza que funciona..
Blz, vou testar assim que chegar em casa e posto aqui o resultado. Valeu tecpix ✌️
 
Pessoal, venho compartilhar os resultados dos meus testes com o TP Link M4R. O que eu fiz:

1- Alterei o QoS que antes estava 1000/1000 para 998/980;
2- Alterei os locais que estavam os aparelhos, deixando-os mais próximos um do outro (são apenas 2 aparelhos que comprei);
3- Testei a transmissão via wifi e ethernet nos aparelhos, no qual, constei uma melhora na proximidade dos aparelhos (via Wifi), pelo cabo ethernet não faz diferença a distância entre eles, mas você precisa ter cabeamento pela casa ou um cabo de grande extensão;
4- Apenas uma observação, minha internet contratada é d 500Mb da CLARO/NET.

Seguem as imagens dos testes:

(Teste com cabo Ethernet)
lJdIlnd.jpg


(Teste com Wifi)
yHMn0am.jpg


(Teste com Celular)
CGnopAV.jpg
 
Amigos, é possível conectar os mesh tenda a um roteador por wifi?

Vou explicar minha situação:
Conectado ao meu modem da operadora, tenho um Mi Router 3G com OpenWRT, ele é excelente, mas quero investir em mesh pq ele não vai bem nos extremos da casa.
Vi alguns videos de setup desses mesh, principalmente os tenda que estou interessado, e sempre a pessoa conecta o cabo rj45 no 'mesh primario'. Não queria me desfazer do meu roteador da Xiaomi, é possível fazer os meshs comprados separados conectarem nessa rede Wi-fi do Xiaomi e repetirem ela pela casa?
 
Amigos, é possível conectar os mesh tenda a um roteador por wifi?

Vou explicar minha situação:
Conectado ao meu modem da operadora, tenho um Mi Router 3G com OpenWRT, ele é excelente, mas quero investir em mesh pq ele não vai bem nos extremos da casa.
Vi alguns videos de setup desses mesh, principalmente os tenda que estou interessado, e sempre a pessoa conecta o cabo rj45 no 'mesh primario'. Não queria me desfazer do meu roteador da Xiaomi, é possível fazer os meshs comprados separados conectarem nessa rede Wi-fi do Xiaomi e repetirem ela pela casa?
É uma péssima ideia.
O que você pode fazer é ligar um cabo do mi3g pro tenda principal e desligar o wi-fi do mi 3g. Os demais tendas irão pegar sinal do principal
 
É uma péssima ideia.
O que você pode fazer é ligar um cabo do mi3g pro tenda principal e desligar o wi-fi do mi 3g. Os demais tendas irão pegar sinal do principal
Pior que realmente não é uma das melhores ideias kkkk, a minha ideia era meio que usar o sinal do wi-fi do 3G pra dar mais alcance ao mesh.

Acho que vai ter que ser isso mesmo que você disse, com o 3G com o wi-fi desligado.

Mas só pra desencargo de consciência, mesmo sendo uma ideia péssima, não tem como fazer, né?
 
Pior que realmente não é uma das melhores ideias kkkk, a minha ideia era meio que usar o sinal do wi-fi do 3G pra dar mais alcance ao mesh.

Acho que vai ter que ser isso mesmo que você disse, com o 3G com o wi-fi desligado.

Mas só pra desencargo de consciência, mesmo sendo uma ideia péssima, não tem como fazer, né?
Até tem, mas geralmente esse wifi WDS conectando dispositivos de difrentes marcas/processadores costuma dar muito pau.
 
Pessoal, ja que nao tem como usar 2 roteadores Archer C80 em rede Mesh, tem como usar um archer C80 + um Deco M4 em uma rede mesh sem fio?
 
Pessoal, ja que nao tem como usar 2 roteadores Archer C80 em rede Mesh, tem como usar um archer C80 + um Deco M4 em uma rede mesh sem fio?
Não. O C80 só faz mesh com os repetidores compatíveis com OneMesh.
A linha Deco só faz mesh com outros Decos.
Ou seja, não dá pra misturar.
 
@tecpix Uma dúvida. O que interfere e se interfere em alguma coisa o Mesh entre o AX6 e AX5, o Wi-Fi limitado a 80Mhz. Essa semana faço Mesh com os 2.
 
@tecpix Uma dúvida. O que interfere e se interfere em alguma coisa o Mesh entre o AX6 e AX5, o Wi-Fi limitado a 80Mhz. Essa semana faço Mesh com os 2.
Opa, li tua pergunta e esqueci de responder.. O fato de limitar a 80MHz não me influencia muito, pois meus dispositivos não usam 160MHz..
Se tiver outras redes 5Ghz próximas, 160Mhz pode ser um problema, pois criaria interferencia em parte na largura de 160Mhz
 
Opa, li tua pergunta e esqueci de responder.. O fato de limitar a 80MHz não me influencia muito, pois meus dispositivos não usam 160MHz..
Se tiver outras redes 5Ghz próximas, 160Mhz pode ser um problema, pois criaria interferencia em parte na largura de 160Mhz
Também não tenho, então tá de boas. Sobre a interferência, em um app de análise Wi-Fi, sempre me diz que tem uma rede do meu vizinho interferindo, vou verificar se no Mesh isso acontece. Obrigado.
 
Também não tenho, então tá de boas. Sobre a interferência, em um app de análise Wi-Fi, sempre me diz que tem uma rede do meu vizinho interferindo, vou verificar se no Mesh isso acontece. Obrigado.
O Mesh vai abrir as redes dois dois satélites no mesmo canal.. O importante é tentar setar o canal (seja de largura 80MHz) o mais distante de redes ja existentes.
Em tempo, a rede do AX6 voltou a me permitir largura de 160MHz, replicando o canal em 80MHz no AX5.. então no AX6 voce vai conseguir usufruir os 160Mhz se seus dispositivo permitir. Quando fizer o roaming no AX5, ele vai ficar na largura de 80MHz.

O que me tá me encasquetando agora é que eu não consigo subir o canal além do 149 (alta frequencia/potencia) no AX6 e consequentemente no AX5. Não me lembro de ter setado a região do AX5 pra China quando atualizei o firmware, e não to a fim de resetar o AX5 e refazer a rede..
Vou deixar assim mesmo.. :bem:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo