[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Desativei o fast roaming e FUNCIONOU!!! Velocidade de 250 mbps imediatamente após trocar de rede. Valeu pela dica @Speedusta , muito obrigado!

Mas fico encucado, por que funciona com fast roaming em tudo aqui em casa exceto esse celular?

Pra que serve esse fast roaming? Tem problema deixar ele desligado? Vai alterar a velocidade da troca de rede dos outros aparelhos da casa?
Boa. Muitos problemas e instabilidades do deco se resolvem desativando o fast roaming :haha:

Não sei se é algo específico dos Deco ou se o protocolo 802.11r que é problemático

Ocorre o mesmo aqui... Já testei com meus UniFi e Deco's M5/M9... Acredito que seja alguma característica do FE... Como é algo que não me incomoda desencanei disso.
Então esse padrão também se repetiu nos equipamentos da unifi? Será que em outros dispositivos da Samsung isso tbm ocorre?

Já li algo sobre problemas de incompatibilidade de celulares da Samsung em alguns canais em 5 ghz, mas parecia ser específico do sudeste asiático

Pessoal, me deem uma ajuda?

Atualmente tenho 250mb de rede e me atende bem (jogos light e youtube/netflix). O meu problema real são os dead spots de wifi que meu apto tem. Ele não é nem grande, mas é em um formato "estranho" e antigo então tem paredes grossas e, por isso, não tenho internet no meu quarto e em parte da cozinha.

Atualmente uso 2 roteadores (um archer c20 e um roteador que a Claro me deu que não tem nem antenas externas) e com isso tenho 2 redes em casa (mesmo assim os dead spots) e por isso queria tentar trocar para um Mesh na esperança de resolver os 2 problemas.

Primeiramente havia pensado no COVR que está saindo por 420 com 3 unidades mas vi alguns relatos ruins por aqui e fora.
Estou agora em duvida entre o Twibi Giga+ por R$ 499 (Link) e o Deco M4 por R$ 502 (Link) .

Os pontos MESH a principio ficariam exatamente onde estão os pontos atuais, o que me leva a ter duvidas se o sinal realmente vai ficar melhor nos deads pots.

Alguma sugestão?

Pessoal, me deem uma ajuda?

Atualmente tenho 250mb de rede e me atende bem (jogos light e youtube/netflix). O meu problema real são os dead spots de wifi que meu apto tem. Ele não é nem grande, mas é em um formato "estranho" e antigo então tem paredes grossas e, por isso, não tenho internet no meu quarto e em parte da cozinha.

Atualmente uso 2 roteadores (um archer c20 e um roteador que a Claro me deu que não tem nem antenas externas) e com isso tenho 2 redes em casa (mesmo assim os dead spots) e por isso queria tentar trocar para um Mesh na esperança de resolver os 2 problemas.

Primeiramente havia pensado no COVR que está saindo por 420 com 3 unidades mas vi alguns relatos ruins por aqui e fora.
Estou agora em duvida entre o Twibi Giga+ por R$ 499 (Link) e o Deco M4 por R$ 502 (Link) .

Os pontos MESH a principio ficariam exatamente onde estão os pontos atuais, o que me leva a ter duvidas se o sinal realmente vai ficar melhor nos deads pots.

Alguma sugestão?
Analisando apenas a potencia de transmissão, o Twibi Giga (que é baseado no Tenda MW6) possui a maior potencia em 5GHz entre esses equipamentos.

Não sei se isso é suficiente para fornecer sinal nos dead spots, mas deve melhorar a cobertura que o C20 fornece.

Frequency RangeArcher C20Covr 1200Deco M4MW6
2.412-2.462 GHz
2.4 GHz WiFi
161 mW980 mW610 mW951 mW
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
93 mW480 mW480 mW867 mW
5.745-5.825 GHz
5 GHz WiFi
89 mW410 mW500 mW898 mW

Qual é o roteador que a Claro forneceu? Pois alguns roteadores docsis 3.1 (como o tg3442) possuem a potencia proximas ao do M4.

Olá, boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida, estou pensando em adquirir o deco m4, vão ser conectados via cabo mesmo, caso a energia caia eu tenho que configurar novamente toda vez com o modem? Desde já agradeço

Olá, boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida, estou pensando em adquirir o deco m4, vão ser conectados via cabo mesmo, caso a energia caia eu tenho que configurar novamente toda vez com o modem? Desde já agradeço
Não

Onde eu moro cai energia toda vez que chove, sempre volta 100% ao normal, o backhaul entre os decos nunca saiu do ethernet

Fala galera, tudo bem? Instalei TIM fibra aqui em casa de 1gb. No cabo a velocidade chega em 1gb perfeitamente, mas pelo celular e pelo pc (que fica uma parede depois e uns 3 metros de distancia, não chega nem a 500mb. Estou usando um Redmi AX6 ligado no modem da TIM. (O celular é um Poco F3 e o pc tem uma placa wifi 6 ax200 160MHz)
Obs: Tenho um PC que fica a menos de um metro do roteador e tbm não passa de 500mb, mas creio que a placa de wifi dele não seja tão boa pq nem wifi6 ela tem.
Outra dúvida, desativei o wifi desse modem da TIM mas não consegui colocar em modo bridge, quando coloco ele me mostra um login e senha pppoe e o AX6 para de receber internet por cabo.
Se alguem tiver como me ajudar com essas duas questões eu agradeceria.

Fala pessoal, boa noite!

Comprei um Kit Tenda MW6, tenho um link de 500Mbps e um Acer Nitro 5,
Utilizando o Roteador/Modem da operadora, consigo alcançar os 500MBps (até mais),
Porém com MW6 não passa de 350MBPs, já desativei e ativei toda as opções disponíveis no APP,
Mas não resolveu meu problema, estou pensando em devolver, peguei na Black Friday no Aliexpress.
Se alguém já teve esse problema e conseguir dar uma dica eu agradeço, gostei da distribuição de sinal,
Só essa "limitação" no wifi que não consigo resolver, estou usando CAT6 porta GIGA, via cabo bate até 600MBPS.

Fala pessoal, boa noite!

Utilizando o Roteador/Modem da operadora, consigo alcançar os 500MBps (até mais),
Porém com MW6 não passa de 350MBPs, já desativei e ativei toda as opções disponíveis no APP,
Mas não resolveu meu problema, estou pensando em devolver, peguei na Black Friday no Aliexpress.
Se alguém já teve esse problema e conseguir dar uma dica eu agradeço, gostei da distribuição de sinal,
Só essa "limitação" no wifi que não consigo resolver, estou usando CAT6 porta GIGA, via cabo bate até 600MBPS.
Acredito que tá relacionado à largura de banda utilizada no 5 ghz do tenda, 350 mbps geralmente é a velocidade real de um max rate de 433 mbps

Baixa um app como wifi analyzer, inssider e faz um print comparativo pra identificar a largura de banda utilizada nos dois dispositivos

Fala pessoal, boa noite!

Estão ligados por cabo? Por que se estiverem ligados por Wifi, uma das streams de 433mbps (~350mbps teóricos) será usada para fazer o backhaul e a outra será usada no Wifi..
Teoricamente não teria como conectar nas duas bandas simultâneas pra conectar acima dos 350mbps..

Fala galera, tudo bem? Instalei TIM fibra aqui em casa de 1gb. No cabo a velocidade chega em 1gb perfeitamente, mas pelo celular e pelo pc (que fica uma parede depois e uns 3 metros de distancia, não chega nem a 500mb. Estou usando um Redmi AX6 ligado no modem da TIM. (O celular é um Poco F3 e o pc tem uma placa wifi 6 ax200 160MHz)
Obs: Tenho um PC que fica a menos de um metro do roteador e tbm não passa de 500mb, mas creio que a placa de wifi dele não seja tão boa pq nem wifi6 ela tem.
Outra dúvida, desativei o wifi desse modem da TIM mas não consegui colocar em modo bridge, quando coloco ele me mostra um login e senha pppoe e o AX6 para de receber internet por cabo.
Se alguem tiver como me ajudar com essas duas questões eu agradeceria.
500mbps depois de uma parede vai ser a velocidade máxima mesmo.. espalhar 1gbps por Wifi vai precisar investir em usar AP dedicado em cada cômodo ligado por cabo.

Esse tópico é sobre rede Mesh. Sua dúvida sobre o equipamento da TIM pode ser tirada no tópico da TIM.

Acredito que tá relacionado à largura de banda utilizada no 5 ghz do tenda, 350 mbps geralmente é a velocidade real de um max rate de 433 mbps

Baixa um app como wifi analyzer, inssider e faz um print comparativo pra identificar a largura de banda utilizada nos dois dispositivos

Bom dia amigo, primeiro obrigado pela resposta!
Seguindo a sua dica eu baixei o app e a única diferença que estou vendo,
É a frequência dos roteadores, esse teste fiz utilizando o cel, o ideal seria o notebook?
Porque eu sei que meu celular tem uma limitação de hardware que não trafega os 500MBPS,
Mas como era somente para pegar os dados de ambos roteadores, então fiz pelo cel mesmo.

Winternet is Coming_5G (Modem/Roteador da Operadora)
Frenq: 5745MHZ

Winternet is Coming (MW6 Tenda)
Frenq: 5200MHZ

AfJEy8.jpg

wgebvE.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estão ligados por cabo? Por que se estiverem ligados por Wifi, uma das streams de 433mbps (~350mbps teóricos) será usada para fazer o backhaul e a outra será usada no Wifi..
Teoricamente não teria como conectar nas duas bandas simultâneas pra conectar acima dos 350mbps..
Bom dia Amigo, obrigado pela resposta!
Estão ligados por cabo sim CAT6, mas mesmo no roteador MW6 que chega o cabo do modem,
Não consigo os 500MBPS, somente via cabo, mandei um print acima do app Wifi Analyzer do meu modem/roteador e o MW6,
A diferença entre eles é frequência MW6 é mais baixa, sabe dizer se isso limita o tráfego?

Última edição:
Não consigo os 500MBPS, somente via cabo, mandei um print acima do app Wifi Analyzer do meu modem/roteador e o MW6,
Está escrito ali que seu celular está conectado a 433mbps teóricos, o que daria uns 350mbps na prática.
O wifi do seu celular ou computador tem capacidade de mais de 433mbps (350mbps)?

Última edição:
Pessoal, estou com um problema aqui que não consigo resolver.

Aumentei a internet aqui de casa para 500mb. Tenho instalado 3 Deco M5 pelo apartamento.

Fazendo o teste de velocidade do app da Deco, indica velocidade de quase 500mb. Mas quando faço o teste pelos aparelhos conectados, como celular, notebook, etc., nunca passa de 250mb. Esse teste fiz deixando apenas um aparelho ligado no Deco principal via wi fi.

Parece que existe algum gargalo no Deco, que recebe 500mb, mas repassa apenas 250mb para os aparelhos. O que pode estar acontecendo?

Pessoal, estou com um problema aqui que não consigo resolver.

Aumentei a internet aqui de casa para 500mb. Tenho instalado 3 Deco M5 pelo apartamento.

Fazendo o teste de velocidade do app da Deco, indica velocidade de quase 500mb. Mas quando faço o teste pelos aparelhos conectados, como celular, notebook, etc., nunca passa de 250mb. Esse teste fiz deixando apenas um aparelho ligado no Deco principal via wi fi.

Parece que existe algum gargalo no Deco, que recebe 500mb, mas repassa apenas 250mb para os aparelhos. O que pode estar acontecendo?
Vou responder o que escrevi ali em cima:

Seus equipamentos tem capacidade de se conectar a duas streams simultaneas? No exemplo do colega de cima, o print do celular mostra que ele está conectado à apenas uma stream, o que totaliza 433mbps teóricos, 350mbps ou menos na prática..

Espalhar até 300mbps por Wifi5 não é dificil.. Mas espalhar mais de 300mbps por Wifi vai exigir equipamentos (tanto transmissores quanto clientes) com capacidade para tal..
O transmissor precisa ser capaz de operar a 80MHz e ter duas Streams simultaneas (MiMo 2x2) no mínimo para poder espalhar até 866mbps teóricos (2 x 433mbps).
Os clientes precisam ter a mesma capacidade de operar nos 80MHz com duas streams..

Vou responder o que escrevi ali em cima:

Seus equipamentos tem capacidade de se conectar a duas streams simultaneas? No exemplo do colega de cima, o print do celular mostra que ele está conectado à apenas uma stream, o que totaliza 433mbps teóricos, 350mbps ou menos na prática..

Espalhar até 300mbps por Wifi5 não é dificil.. Mas espalhar mais de 300mbps por Wifi vai exigir equipamentos (tanto transmissores quanto clientes) com capacidade para tal..

Tecpix, só o Deco principal está por cabo. Os demais sao por wifi.

Os aparelhos conectam em uma única estação. Nesse caso a velocidade não deveria ser de pelo menos 300?

Outro fator estranho é que liguei o notebook por cabo no Deco principal, e a velocidade foi de apenas 250 também.

Está escrito ali que seu celular está conectado a 433mbps teóricos, o que daria uns 350mbps na prática.
O wifi do seu celular ou computador tem capacidade de mais de 433mbps (350mbps)?
Fiz o teste pelo celular, mas meu notebook tem sim!
Vou ver se acho esse programa para o notebook e te mando o print.

Tecpix, só o Deco principal está por cabo. Os demais sao por wifi.

Os aparelhos conectam em uma única estação. Nesse caso a velocidade não deveria ser de pelo menos 300?

Outro fator estranho é que liguei o notebook por cabo no Deco principal, e a velocidade foi de apenas 250 também.
Se o principal esta ligado no Wifi nos outros pontos, uma das streams está em uso e não seria usada pra conectar no cliente, o que te deixaria apenas com uma stream disponível que fornece no máximo 433mbps teóricos.

Sobre a velocidade de 250mbps, veja se a largura do 5Ghz está em 80MHz e se o canal usado está livre de interferencias de outros Wifis nas redondezas.

Vou ver se acho esse programa para o notebook e te mando o print
Abra as propriedades da conexão wifi que lá mostra a velocidade da conexão..

Se o principal esta ligado no Wifi nos outros pontos, uma das streams está em uso e não seria usada pra conectar no cliente, o que te deixaria apenas com uma stream disponível que fornece no máximo 433mbps teóricos.

Sobre a velocidade de 250mbps, veja se a largura do 5Ghz está em 80MHz e se o canal usado está livre de interferencias de outros Wifis nas redondezas.

Abra as propriedades da conexão wifi que lá mostra a velocidade da conexão.
Realmente existe uma diferença entre as propriedades:

Esse é meu modem da operadora, 866MBPS
q03ke5.png

Esse é o MW6 somente 433MPBS

jWmQuR.png

Alguém que tenha o MW6 Tenda, sabe me dizer se existe alguma forma para eu alterar a Frequência manualmente?
Já tentei diversas alterações de configuração, porém nenhuma surtiu o efeito esperado.

Seu celular tem capacidade de se conectar a mais de 400mbps? Pois não é qualquer cliente que tem essa disponibilidade.
Essa velocidade só é obtida ou com largura de 80MHz ou com duas streams simultaneas de 40MHz.

Provavelmente sim.. No Wifi o sinal vai se perdendo conforme a distancia, mesmo com visada direta.

Cuidado para não generalizar o entendimento. O fato da velocidade ser 2200mbps significa que ele pode se conectar a três streams de 150mbps em 2.4Ghz que somados dariam 450mbps, além de conectar em duas 4 streams de 433mbps que somados daria 1750mbps.

Somand tudo, daria algo próximo de 2200mbps.

Peguei aqui as dicas e apliquei: Estou testando com meu Notebook a velocidade ao lado de um dos mesh (airties 4930) conectado por cabo no modem da NOKIA da Oi Fibra, mesmo assim com apenas 150 mbps no 5ghz. Considerando estar em 5ghz, não deveria limitar ao 150mbps (2.4ghz), certo? deveria conseguir 433mbps (ou 415mbps que é o que está medido via cabo com a Oi)?

SSID: HOMEWORK
Protocolo: Wi-Fi 5 (802.11ac)
Tipo de segurança: WPA2-Personal
Fabricante: Qualcomm Atheros Communications Inc.
Descrição: Qualcomm Atheros QCA9377 Wireless Network Adapter
Versão do driver: 12.0.0.948
Banda de rede: 5 GHz
Canal de rede: 136
Velocidade da conexão (Recepção/Transmissão): 400/200 (Mbps)
Endereço IPv6: xxxxxxxxx
Endereço IPv6 de link local: xxxxxxxxxxxx
Servidores DNS IPv6: xxxxxxxxxxxx
Endereço IPv4: 192.168.1.21
Servidores DNS IPv4: 192.168.1.254 (descriptografada)
Endereço físico (MAC): xxxxxxxxxxxxx

Última edição:
Peguei aqui as dicas e apliquei: Estou testando com meu Notebook a velocidade ao lado de um dos mesh (airties 4930) conectado por cabo no modem da NOKIA da Oi Fibra, mesmo assim com apenas 150 mbps no 5ghz. Considerando estar em 5ghz, não deveria limitar ao 150mbps (2.4ghz), certo? deveria conseguir 433mbps (ou 415mbps que é o que está medido via cabo com a Oi)?

SSID: HOMEWORK
Protocolo: Wi-Fi 5 (802.11ac)
Tipo de segurança: WPA2-Personal
Fabricante: Qualcomm Atheros Communications Inc.
Descrição: Qualcomm Atheros QCA9377 Wireless Network Adapter
Versão do driver: 12.0.0.948
Banda de rede: 5 GHz
Canal de rede: 136
Velocidade da conexão (Recepção/Transmissão): 400/200 (Mbps)
Endereço IPv6: xxxxxxxxx
Endereço IPv6 de link local: xxxxxxxxxxxx
Servidores DNS IPv6: xxxxxxxxxxxx
Endereço IPv4: 192.168.1.21
Servidores DNS IPv4: 192.168.1.254 (descriptografada)
Endereço físico (MAC): xxxxxxxxxxxxx
Esse adaptador Wifi Atheros QCA9377 tem realmente um pico de velocide de 433mbps (Peak Speed: 433 Mbps).

Mas pra isso acontecer, o Airties precisa estar configurado pra operar a 80MHz de largura na rede 5GHz.
Faça um teste desligando o Mesh e deixando apenas o ponto ligado por cabo para prover Wifi.. Pois pode ser que ele use parte da banda de 5Ghz para se conectar com os outros pontos..

500mbps depois de uma parede vai ser a velocidade máxima mesmo.. espalhar 1gbps por Wifi vai precisar investir em usar AP dedicado em cada cômodo ligado por cabo.

Esse tópico é sobre rede Mesh. Sua dúvida sobre o equipamento da TIM pode ser tirada no tópico da TIM.
No caso to fazendo uma rede mesh entre esse AX6 e um AX5. Por isso queria colocar esse da Tim em modo bridge, pro sinal dele não atrapalhar o mesh.
Na questão do 1gb não consigo transmitir de jeito nenhum por wifi, ja tentei o mais perto possivel do AX6 e o maximo que chega é 500... to ficando maluco com isso kkkk

No caso to fazendo uma rede mesh entre esse AX6 e um AX5. Por isso queria colocar esse da Tim em modo bridge, pro sinal dele não atrapalhar o mesh.
Na questão do 1gb não consigo transmitir de jeito nenhum por wifi, ja tentei o mais perto possivel do AX6 e o maximo que chega é 500... to ficando maluco com isso kkkk
Para que o sinal do roteador da Tim não atrapalhe, basta desligar o Wifi. Se não quiser ter duploNAT, basta colocar o AX6/5 em modo AP.
A mesh que você está fazendo é com fios? Pois se for via Wireless, pode ser que parte da banda seja usada para fechar o Mesh com o outro Redmi.
Não é preciso chegar muito perto do roteador. Uma distancia de 2 metros ja é suficiente. Abaixo disso pode pegar muito ruído.
Verifique com qual velocidade seus equipamentos estão fechando o Link com o AX6. No Windows, basta ver as propriedades da conexão wifi.
Com Wifi6, 80MHz e duas streams seria possível conexões de até 1200mbps..
Mas é preciso saber se os clientes tem capacidade de conectar em duas streams simultaneas ou apenas uma de 160MHz..
Senão a máxima teórica seria de 600mbps, o que daria uns 500mbps na prática..

Mesh é novo pra mim, mas vamos lá.

Gostaria de ligar um Mesh cabeado do modem da Vivo Fibra e outro por wifi do primeiro aparelho mesh.

Modem Vivo - cabo rede - 1°Mesh

1°Mesh - wifi - 2°Mesh.

Qual voces me indicariam, tem algum que compense no Aliexpress?

Para que o sinal do roteador da Tim não atrapalhe, basta desligar o Wifi. Se não quiser ter duploNAT, basta colocar o AX6/5 em modo AP.
A mesh que você está fazendo é com fios? Pois se for via Wireless, pode ser que parte da banda seja usada para fechar o Mesh com o outro Redmi.
Não é preciso chegar muito perto do roteador. Uma distancia de 2 metros ja é suficiente. Abaixo disso pode pegar muito ruído.
Verifique com qual velocidade seus equipamentos estão fechando o Link com o AX6. No Windows, basta ver as propriedades da conexão wifi.
Mas é preciso saber se os clientes tem capacidade de conectar em duas streams simultaneas ou apenas uma de 160MHz..
Por enquanto o AX6 ta ligado por cabo cat6 no provedor e entre o AX6 e AX5 está sendo feito sem fio, mas já comprei cabos cat6 pra fazer essa conexão.

Como posso ver se meu equipamento consegue conectar em duas streams? Não entendo muito dessa parte.
E caso meu pc seja compatível com essa velocidade de ate 1200mbps, qual poderia ser o problema pra não estar atingindo a velocidade de 1000mbps como atinge no cabo?
Print da conexão pelo PC

XX642rv.png

7uqQsjj.png

Users who are viewing this thread

Voltar