[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Experimenta limpar os dados do app wi-fi Control home ou fazer a reinstalação do mesmo.

Foram duas atualizações seguidas para o meu kit fast.

Testei de tudo mas infelizmente não atualizou tanto o kit fast como o app do Wifi Control Home, vou ficar no aguardo para alguma novidade. Aliás, nem no fórum da intelbrás falaram a respeito

Pessoal, que kit vocês recomendariam com Backhaul por Wifi triband? Estou precisando atualizar meu netgear velho de guerra. Idealmente até R$ 1500

> Qual a velocidade do seu Link?

300mb, mas pretendo fazer um up pra 500mb

> Qual a área que vc pretende cobrir?

150m^2

> Qual a velocidade que você espera nos seus equipamentos?

A minha principal preocupação é garantir que um computador que fica longe do roteador tenha uma conexão mais estável (e rápida) este note é mais antigo (segundo as specs "Rede wireless Wi-Fi 802.11ac3, compatível com IEEE 802.11a/b/g/n"), por isso minha preocupação com o backhaul bom por Wifi (é impossível passar cabo até ele pela planta).

Ele está a uns 12 metros (E várias paredes de alvenaria) do roteador principal.

> Qual a tecnologia Wifi dos equipamentos?

Tirando esse computador, os outros são Wifi 5.

150m^2

A minha principal preocupação é garantir que um computador que fica longe do roteador tenha uma conexão mais estável (e rápida) este note é mais antigo (segundo as specs "Rede wireless Wi-Fi 802.11ac3, compatível com IEEE 802.11a/b/g/n"), por isso minha preocupação com o backhaul bom por Wifi (é impossível passar cabo até ele pela planta).

O x60 seria a melhor escolha olhando para o futuro... o M9 não faz feio (tenho duas unidades), mas está ficando datado... os dois irão te atender bem (acredito eu).

150m^2

O M9 pode servir para Wifi 5 (AC).
O X60 é mais novo mas pelo que vi ele não tem link dedicado para wireless backhaul.

Se a intenção é colocar apenas dois pontos, o M9 vai fechar uma conexão exclusiva entre os dois pontos (tri-band). Mas essa conexão vai sofrer as mesmas interferências de um sinal Wifi em 5Ghz.
Em outras palavras, é preciso muito cuidado ao posicionar os pontos, pois o sinal que o segundo M9 vai repetir será aquele que chegar nele. Se chegar fraco e cheio de ruído, ele vai amplificar o sinal fraco e cheio de ruído.
Para 500mbps isso é ainda mais importante, pois a queda de sinal ao passar por obstaculos (paredes, móveis) impacta exponencialmente a velocidade.
Exemplo: Se antes era possível conseguir 300mbps a 5 metros e depois de duas paredes, para manter os 500mbps o cliente não poderá estar a mais de 3 metros e uma parede de distancia do roteador principal.

Se puder colocar os dois pontos sem obstaculos entre si (como nos extremos de um corredor) vai garantir que o segundo ponto repita o melhor sinal que ele pode receber.

Se colocar um terceiro ponto por Wifi em DaisyChain (em série com o segundo), a velocidade vai cair pela metade pois o segundo ponto usará a banda primária pra se conectar no terceiro ponto.

Resumindo: Altas velocidades com APs ligados por Wifi são muito dificeis de se conseguir em locais com paredes, móveis, etc.
Por isso toda solução nesse sentido e baseada em interligar por cabo de rede.

Se colocar um terceiro ponto por Wifi em DaisyChain (em série com o segundo), a velocidade vai cair pela metade pois o segundo ponto usará a banda primária pra se conectar no terceiro ponto.

Vai ser em estrela mesmo, não vejo necessidade de daisychain por que o ponto de rede está exatamente no meio da planta.

Eu acho que dá pra posicionar o segundo mesh (que vai na direção do computador mencionado) num corredor, ai ele ficaria a vários metros, mas somente a 1 parede do roteador principal, e esse ponto mesh ficaria a uma porta de madeira do computador mencionado.

Tecpix, eu vi que o x60 não tem o wireless backhaul, mas pensei que:
1- A velocidade do Wifi6 dele é consideravelmente maior,
2- Ele teria um tempo de vida maior, por ser uma tecnologia mais nova
logo mesmo degradando pode ser que ele tenha um resultado igual ou melhor que o m9

Existe algum Wifi6 com backhaul que dê pra encontrar aqui no Brasil? Todos os que o dongknows recomenda eu só achei importando e por mais de 3k reais.

eu vi que o x60 não tem o wireless backhaul, mas pensei que:
1- A velocidade do Wifi6 dele é consideravelmente maior,
2- Ele teria um tempo de vida maior, por ser uma tecnologia mais nova
logo mesmo degradando pode ser que ele tenha um resultado igual ou melhor que o m9
Lembro de ter visto o teste pratico (não lembro onde) entre o x60,x20 e M9, onde o M9 mesmo com o Backhaul sem fio dedicado teve uma performance inferior ao x60, mas superior (pouca coisa) ao x20.

Lembro de ter visto o teste pratico (não lembro onde) entre o x60,x20 e M9, onde o M9 mesmo com o Backhaul sem fio dedicado teve uma performance inferior ao x60, mas superior (pouca coisa) ao x20.
Deve ser desse comparativo onde ele diz However, the M9 Plus performs better than the X20 but is slightly behind the X60 ..
Só que eu acho que esse comparativo foi feito baseado apenas nas Specs, e não com os 3 na mão..

Mas na teoria, o protocolo AX pode suportar até 600mbps por stream de 80MHz, enquando o protocolo AC pode 433mbps no máximo por stream na mesma largura.
Para 300mbps, usar o M9 dividindo a stream principal com outro satelite não impactaria muita coisa, pois estaria abaixo do limite.
Mas pra 500mbps ficaria cima do limite do protocolo AC, mas abaixo do AX..

Então sim, o X60 tem em teoria um pouco mais de overhead para essa velocidade.

Boa noite
Estou a dias batendo a cabeça e lendo e não saio da indecisão kkkk
Tenho 400mb, sendo modem operadora com Roteador Mercusys AC12G 1200
Segue esquema casa (feio mas esta ai huahua)
São 2 andares, sendo que o roteador esta em cima, instalado na sala.
A planta em baixo eh a mesma
Na edícula, chegam apenas 6 megas, sendo que na cozinha, e quarto 3 em baixo, mesma situação
Estou em duvida se coloco Switch 8 Portas TP-Link TL-SG108E + 3 deco m4 , sendo 1 na sala cima, 1 sala baixo e 1 edícula.(todos por cabo)
ou Switch 8 Portas TP-Link TL-SG108E + 2 deco m5, sendo 1 sala cima, e 1 edícula (todos por cabo)
Em questão de valor, sairá a mesma coisa (estão trazendo viagem internacional) em torno de 650,00 o kit de deco, tanto 2 m5 quanto 3 m4.
Outra duvida, pretendo ligar em ap (modem - switch - deco) faz diferença pra router (modem - deco - switch)? Quais as vantagens de ambos?
Não preciso que bata full, apenas pelo menos uns 50 megas pros churras huahauhua
Cheguei a colocar um repetidor, mas veio o problema de quando troca de rede, fica bobo e nao conecta ou demora (ai vai falar pra muie que nao entende nada huahuahau)
sobrado 180 m2, distancia router ate edícula 25 m, mais paredes normais de 15 cm tijolo
Valeuuuu galera

Boa Tarde senhores,

tenho uma dúvida sobre os MESH. Eu ganhei um conjunto de 3 Airties modelo 4930 que, segundo uma pesquisa no Google, seria compatível com velocidades até 2200 mbps.

Na estrutura de instalação, tenho o modem optico da Nokia (Oi Fibra) com 400 mbps com um cabo CAT6 até um D-Link Ethernet Switch DGS-1008G e depois outro cabo CAT6 até a entrada do Airties 4930. Na saida cabeada desta unidade do MESH eu já espetei um cabo e mediu corretamente os 400mbps e confirmando que o mesh recebe toda a velocidade, mas o WIFI só mede no maximo 250mbps, com o celular usando o 5ghz e colado do lado do MESH. Nas outras duas unidades, que não estão cabeadas, mede apenas 150 mbps.

A unidade "master" (cabeada) está em um lado da suite cuja porta fica de frente e há visada livre direta para outra unidade que está em um quarto, já a da sala tem uma parede no meio. Tanto o de visada livre quanto o da sala, são os que medem apenas 150mbps.

Duvida: se eu cabear as outras unidades também eu conseguiria valores mais próximos dos 400mbps?

mas o WIFI só mede no maximo 250mbps
Seu celular tem capacidade de se conectar a mais de 400mbps? Pois não é qualquer cliente que tem essa disponibilidade.
Essa velocidade só é obtida ou com largura de 80MHz ou com duas streams simultaneas de 40MHz.

Duvida: se eu cabear as outras unidades também eu conseguiria valores mais próximos dos 400mbps?
Provavelmente sim.. No Wifi o sinal vai se perdendo conforme a distancia, mesmo com visada direta.

segundo uma pesquisa no Google, seria compatível com velocidades até 2200 mbps.
Cuidado para não generalizar o entendimento. O fato da velocidade ser 2200mbps significa que ele pode se conectar a três streams de 150mbps em 2.4Ghz que somados dariam 450mbps, além de conectar em duas 4 streams de 433mbps que somados daria 1750mbps.

Somand tudo, daria algo próximo de 2200mbps.

Boa noite
Estou a dias batendo a cabeça e lendo e não saio da indecisão kkkk
Tenho 400mb, sendo modem operadora com Roteador Mercusys AC12G 1200
Segue esquema casa (feio mas esta ai huahua)
São 2 andares, sendo que o roteador esta em cima, instalado na sala.
A planta em baixo eh a mesma
Na edícula, chegam apenas 6 megas, sendo que na cozinha, e quarto 3 em baixo, mesma situação
Estou em duvida se coloco Switch 8 Portas TP-Link TL-SG108E + 3 deco m4 , sendo 1 na sala cima, 1 sala baixo e 1 edícula.(todos por cabo)
ou Switch 8 Portas TP-Link TL-SG108E + 2 deco m5, sendo 1 sala cima, e 1 edícula (todos por cabo)
Em questão de valor, sairá a mesma coisa (estão trazendo viagem internacional) em torno de 650,00 o kit de deco, tanto 2 m5 quanto 3 m4.
Outra duvida, pretendo ligar em ap (modem - switch - deco) faz diferença pra router (modem - deco - switch)? Quais as vantagens de ambos?
Não preciso que bata full, apenas pelo menos uns 50 megas pros churras huahauhua
Cheguei a colocar um repetidor, mas veio o problema de quando troca de rede, fica bobo e nao conecta ou demora (ai vai falar pra muie que nao entende nada huahuahau)
sobrado 180 m2, distancia router ate edícula 25 m, mais paredes normais de 15 cm tijolo
Valeuuuu galera
A meu ver 3 é melhor que dois, mesmo que sejam um pouquinho inferiores em hardware.
O esquema ideal é: modem > 1 Deco > Switch > outros 2 Decos.

Agradecer ao @Lumiatron e ao @atanakaa pelo posts dos Twibi's

Fui no chat da Intelbrás (whatsapp) e eles confirmaram a atualização dos meus Twibi's para a versão 1.1.10, eles atualizaram os módulos via Telnet (forçando o update já que no app estava afirmando que o firmware 1.1.2 era o atual) e já atualizou tanto o app como os twibi's

Agora consigo acessar a interface Web pelo ip 192.168.5.1

Captura-da-Web-26-11-2021-131752-192-168-5-1.jpg

E agora tem essas 3 novas opções no app

Inkedphoto1637944230.jpg

Boa tarde,

Estou com um problema com um smartphone novo Galaxy S20 FE na minha rede mesh.

Tenho dois Deco M4, o principal no quarto e o outro na sala, ambos ligados por cabo. Todos os celulares e tablets da casa funcionam perfeitamente, sempre com velocidade de 240 mbps quando medida pelo Speedtest (tenho NET Virtua 240).

Comprei agora na black friday o Galaxy S20 FE e ele não consegue manter a velocidade quando troca de rede. Exemplo: velocidade bate até 250 mbps no quarto, mas quando vou até a sala e meço novamente dá em torno de 30 mpbs. Uma queda brutal. E continua assim 10, 20 minutos depois. Já conferi no app do Deco que o S20 FE tá conectado no Deco mais próximo, mesmo assim a velocidade fica muito baixa.

Se esperar muito tempo, tipo meia hora, a velocidade acaba voltando ao normal. Mas aí basta voltar pro quarto que ela despenca novamente.

Tenho outros produtos Samsung, um celular A30 e um tablet S6 Lite, e eles sempre alcançam os 240 mbps imediatamente depois de trocarem de rede. Como pode um celular mais novo e com chip bem melhor funcionar de forma tão inferior?

Ainda estou no prazo de 7 dias pra devolver o S20 FE, mas estou tentando achar alguma solução.

Alguém já teve problema parecido?

Boa tarde,

Tenho dois Deco M4, o principal no quarto e o outro na sala, ambos ligados por cabo. Todos os celulares e tablets da casa funcionam perfeitamente, sempre com velocidade de 240 mbps quando medida pelo Speedtest (tenho NET Virtua 240).

Comprei agora na black friday o Galaxy S20 FE e ele não consegue manter a velocidade quando troca de rede. Exemplo: velocidade bate até 250 mbps no quarto, mas quando vou até a sala e meço novamente dá em torno de 30 mpbs. Uma queda brutal. E continua assim 10, 20 minutos depois. Já conferi no app do Deco que o S20 FE tá conectado no Deco mais próximo, mesmo assim a velocidade fica muito baixa.

Se esperar muito tempo, tipo meia hora, a velocidade acaba voltando ao normal. Mas aí basta voltar pro quarto que ela despenca novamente.

Tenho outros produtos Samsung, um celular A30 e um tablet S6 Lite, e eles sempre alcançam os 240 mbps imediatamente depois de trocarem de rede. Como pode um celular mais novo e com chip bem melhor funcionar de forma tão inferior?

Ainda estou no prazo de 7 dias pra devolver o S20 FE, mas estou tentando achar alguma solução.

Já tentou desativar o fast roaming e testar? Como tá configurado o dual band na sua rede?

Já tentou desativar o fast roaming e testar? Como tá configurado o dual band na sua rede?
A rede tá com 2.4 GHz e 5 GHz. Mas já testei só com 5 Ghz ligado e deu no mesmo. Ainda não testei desligar o fast roaming nem beanforming, até porque nem sei direito a função deles, rs. Vou testar.

Última edição:
Boa tarde,

Ocorre o mesmo aqui... Já testei com meus UniFi e Deco's M5/M9... Acredito que seja alguma característica do FE... Como é algo que não me incomoda desencanei disso.

A rede tá com 2.4 GHz e 5 GHz. Mas já testei só com 5 Ghz ligado e deu no mesmo. Ainda não testei desligar o fast roaming nem beanforming, até porque nem sei direito a função deles, rs. Vou testar.
Desativei o fast roaming e FUNCIONOU!!! Velocidade de 250 mbps imediatamente após trocar de rede. Valeu pela dica @Speedusta , muito obrigado!

Mas fico encucado, por que funciona com fast roaming em tudo aqui em casa exceto esse celular?

Pra que serve esse fast roaming? Tem problema deixar ele desligado? Vai alterar a velocidade da troca de rede dos outros aparelhos da casa?

Pra que serve esse fast roaming? Tem problema deixar ele desligado? Vai alterar a velocidade da troca de rede dos outros aparelhos da casa?
Pelo que pude perceber não afeta em nada a velocidade no roaming entre as unidades... aqui deixo desativado.

Users who are viewing this thread

Voltar