[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
E como sei se meu roteador possui esse recurso? Eu aqui uso um antigo tp link TL-wr841n. Se ele for compativel, ao inves de comprar 2 deco m4, vou comprar apenas mais um para ser o roteador principal, e colocar esse antigo no andar de cima.
Quem faz a troca entre pontos de wi-fi sempre será o dispositivo cliente (seu celular).
Você pode comprar outro roteador simples (algum do Aliexpress com wi-fi 5g), colocar um cabo de rede na porta Lan dele, desligar o DHCP dele e configurar o wi-fi com mesmo nome, senha, porém usar outro canal no wifi.
É bom também reduzir a potência da antena 2.4ghz em ambos pra não ficar preso o celular em um deles ao andar pela casa.
Outra opção é comprar um aparelho dedicado a wifi como os da TP-Link EAP ou Ubiquiti.

Eu tô vendendo meus Deco m5 caso se interesse.

Não confiem no mesh via wi-fi. Se tiver como passar um cabo para interligar os nós, passe! Além da natural perda de desempenho, os nós precisam ficar bem próximos para essa perda não chegar facilmente aos 50 ou 60%. É coisa de no máximo dois cômodos de distância pra já começar a ficar uma droga.
Fazer backhaul por Wifi realmente precisa de planejamento e conhecimento.. Os pontos Mesh por Wifi funcionam como repetidores, e vão repetir o sinal que chegar à eles..
Se chegar um sinal fraco e cheio de ruído, ele vai retransmitir o sinal fraco e cheio de ruído..
Eu sempre comento que a melhor forma de ligar pontos mesh Wifi é tentar deixa-los com visada direta entre eles, como nos extremos de um corredor ou de uma sala comprida..

Bom dia pessoal,

Estou com um kit Twibi Giga+ e caso queiram tirar alguma duvida podem me perguntar, mas abaixo compartilho a minha experiência com eles:

Meu maior problema é que moro em condomínio com muitos apartamentos, então existem muitas redes nos mesmos canais e isso acabava interferindo bastante nos dispositivos mais longes do roteador da operadora, minha alexa sempre dava erro, camera ficava travando/caindo e por ai ia, tentei resolver com um AX3600(se quiserem tirar duvidas sobre esse, fiquei alguns meses com ele) com wifi 6 mas não ajudou muito, foi ai que descobri o Mesh (mas já tinha dado meu AX para meu sogro) e comprei esse kit de Twibi Giga+.

Sobre a instalação, não tem muito segredo, pega um dos dois e liga no roteador da operadora, faz a configuração via APP ou navegador e depois adota o segundo equipamento.

Meus problemas começaram logo ao usar a primeira vez, notei que alguns aplicativos(ifood, twitter, instragram...) demoravam para carregar, pesquisando na internet, vi que é um problema da linha Twibi (que parece ter sido corrigido no Twibi giga mas não no Giga+) onde não é entregue ipv6 para os dispositivos conectados nele, como solução tive que coloca-lo em modo Bridge e com isso perdi 99% das funções dele, dentre elas uma que eu gostaria de usar era a de controle de banda, mas como o que me atrapalhava era a consistência do sinal e isso tinha sido resolvido, acabei deixando pra lá.

Depois de um tempo entrei em contato com a Intelbras que foi super rápida em me ajudar e disseram que para o ipv6 dele funcionar, ele ou meu roteador da operadora precisavam estar em Bridge, sendo assim usei um tópico daqui do forum mesmo para converter meu Huawei da OI para bridge e ai o Twibi começou a entregar o ipv6 mas mesmo assim a lentidão nos aplicativos continua.

No fim deixei ele como bridge e estou usando assim por enquanto, apesar que já comecei a estudar um pouco mais da arquitetura dele e vou tentar portar o openWRT para ele.

Eu sempre comento que a melhor forma de ligar pontos mesh Wifi é tentar deixa-los com visada direta entre eles, como nos extremos de um corredor ou de uma sala comprida..
É uma boa abordagem. Infelizmente no meu caso isso não é possível, devido à planta da minha casa. Acabei optando por passar um conduíte da minha sala até o corredor principal, deixando o nó ligado via CAT6 em uma distância suficiente para que finalmente eu possa cobrir todos os pontos da casa. Agora tenho zero sombras e velocidade máxima na rede de 5GHz em praticamente qualquer cômodo.

Bom dia pessoal,

Estou com um kit Twibi Giga+ e caso queiram tirar alguma duvida podem me perguntar, mas abaixo compartilho a minha experiência com eles:

Meu maior problema é que moro em condomínio com muitos apartamentos, então existem muitas redes nos mesmos canais e isso acabava interferindo bastante nos dispositivos mais longes do roteador da operadora, minha alexa sempre dava erro, camera ficava travando/caindo e por ai ia, tentei resolver com um AX3600(se quiserem tirar duvidas sobre esse, fiquei alguns meses com ele) com wifi 6 mas não ajudou muito, foi ai que descobri o Mesh (mas já tinha dado meu AX para meu sogro) e comprei esse kit de Twibi Giga+.

Sobre a instalação, não tem muito segredo, pega um dos dois e liga no roteador da operadora, faz a configuração via APP ou navegador e depois adota o segundo equipamento.

Meus problemas começaram logo ao usar a primeira vez, notei que alguns aplicativos(ifood, twitter, instragram...) demoravam para carregar, pesquisando na internet, vi que é um problema da linha Twibi (que parece ter sido corrigido no Twibi giga mas não no Giga+) onde não é entregue ipv6 para os dispositivos conectados nele, como solução tive que coloca-lo em modo Bridge e com isso perdi 99% das funções dele, dentre elas uma que eu gostaria de usar era a de controle de banda, mas como o que me atrapalhava era a consistência do sinal e isso tinha sido resolvido, acabei deixando pra lá.

Depois de um tempo entrei em contato com a Intelbras que foi super rápida em me ajudar e disseram que para o ipv6 dele funcionar, ele ou meu roteador da operadora precisavam estar em Bridge, sendo assim usei um tópico daqui do forum mesmo para converter meu Huawei da OI para bridge e ai o Twibi começou a entregar o ipv6 mas mesmo assim a lentidão nos aplicativos continua.

No fim deixei ele como bridge e estou usando assim por enquanto, apesar que já comecei a estudar um pouco mais da arquitetura dele e vou tentar portar o openWRT para ele.
Tenho Twibi tbm giga + e o giga comum ( total de 3 ) e pra mim funciona perfeitamente.

todos os apps abrem normalmente. A 3m do Twibi principal , pego 310mbps ( minha net é 300mbps provedor regional ) e nos outros nos pego entre 110-189 mbps.

minha chateação é o fato do IPv6 não funcionar legal.

já tô até acostumado a interface do app.

ahhh só mandando um pouco de assunto, qual altura ideal pra colocar os roteadores em mesh ?

coloquei a 2,5m de altura , sera Que ta bom ou deveria deixar mais baixo ?

É uma boa abordagem. Infelizmente no meu caso isso não é possível, devido à planta da minha casa. Acabei optando por passar um conduíte da minha sala até o corredor principal, deixando o nó ligado via CAT6 em uma distância suficiente para que finalmente eu possa cobrir todos os pontos da casa. Agora tenho zero sombras e velocidade máxima na rede de 5GHz em praticamente qualquer cômodo.
Ah sim.. EU comentei sobre ligar os pontos por Wifi... A melhor de todas é por cabo de rede.. :D

Finalmente consegui pegar um kit de x2 Deco M4 no precinho, contando cashback paguei cerca de 500 reais, não deu pra deixar passar

Fiz a instalação numa casa térrea uniforme com cerca de 250 m². Um deco principal ligado na onu huawei em bridge na parte frontal da casa, e o outro no dormitório dos fundos. Já tinha toda a estrutura de redes montada, fiz a ligação backhaul por cabo

Ficou zero bala na minha internet (720/360 mbps), sinal estável em 5ghz cobrindo a casa toda com boa estabilidade, a potência do sinal dos deco me surpreendeu bastante. O roaming dos dispositivos clientes tem funcionado de forma quase perfeita, um ou outro dispositivo acaba sendo mais 'preguiçoso' na troca

Pro meu uso serviu bem, da forma que tá configurado dá pra deixar no automático e viver sem dor de cabeça com tudo funcionando 100%. Mas entendo perfeitamente quem ache esses equipamentos muitos simples e plug and play demais

Última edição:
a potência do sinal dos deco me surpreendeu bastante. O roaming dos dispositivos clientes tem funcionado de forma quase perfeita, um ou outro dispositivo acaba sendo mais 'preguiçoso' na troca
A Potencia do M4 é de 500mW, o que é bem mais que qualquer roteador AC de entrada (O Archer C6 V3 tem pouco menos de 300mW).

O fato de estar cabeado realmente faz tudo funcionar como se deve, assim como você constatou.

Eu vejo muita gente reclamando de sistema Mesh pois (aparentemente) acreditam que ligados por Wifi o sinal vai aparecer do nada mais forte no satélite mais distante, quando na verdade o sinal que chega fraco que é repetido, tornando a experiencia bastante prejudicada.

Sobre o Roaming, realmente há dispositivos clientes (notebooks, celulares) que já vem com o protocolo 802.11k/r embutidos, o que torna a troca de AP bem mais suave e rápida.
Trocando em miúdos, se o cliente tiver o protocolo 802.11k, ao perceber que o sinal está ficando fraco, ele já procura um outro AP em Mesh numa lista disponibilizado pelo protocolo e vê se ele está disponível com sinal mais forte.
O Protocolo 802.11r faz um tipo de pré autenticação no AP futuro para que nao gaste tempo em desconectar do ponto inicial e gastar os 3-5 segundos para se autenticar no AP secundário.

Outros clientes que não possuem essa lógica, trocam apenas quando o sinal se torna fraco, abaixo de um certo valor de RSSI, dependendo da lógica programada pela fabricante.

Como exemplo, esses protocolos K/R já estão funcionando desde o iOS 10.

Última edição:
Saudações!
Recentemente adquiri dois AX6 e os coloquei em Mesh, porém percebi que o segundo roteador cria uma segunda rede para as conexões cabeadas (uma segunda classe de IP). Gostaria que o roteador principal fosse o responsável por todo o roteamento, mantendo-se no segundo roteador a mesma classe de IP, mas a configuração do Mesh no AX6 não deixa espaço para configurações. Alguém já testou isso? Obrigado!

Saudações!
Recentemente adquiri dois AX6 e os coloquei em Mesh, porém percebi que o segundo roteador cria uma segunda rede para as conexões cabeadas (uma segunda classe de IP). Gostaria que o roteador principal fosse o responsável por todo o roteamento, mantendo-se no segundo roteador a mesma classe de IP, mas a configuração do Mesh no AX6 não deixa espaço para configurações. Alguém já testou isso? Obrigado!
Estranho.. Ele repassa o Pool de IP do primário no Wifi mas cria outro Pool local para rede cabeada.. É isso? Qual é o IP que o ponto satelite repassa?

Eu vou testar no AX5 que eu tenho em bridge, mas não tem nada plugado nele..

Estranho.. Ele repassa o Pool de IP do primário no Wifi mas cria outro Pool local para rede cabeada.. É isso? Qual é o IP que o ponto satelite repassa?

Os dispositivos conectados via cabo no segundo roteador receberam números IP no padrão diferente do primeiro roteador. Não verifiquei o IP dos dispositivos conectados no Wifi, mas acredito que por participar do nó, recebam o IP no padrão do roteador principal (vou testar isso hoje a noite).

Pessoal,
Eu comprei um kit m4 de 3 Torres por 828 e ainda estou esperando chegar.
Agora apareceu o m5 por 1200 na Amazon. Será que vale cancelar o m4 para pegar o m5?
Minha casa é térrea 6x20, ou seja é cumprida, e tem muitas paredes com cerâmica, espelho e livros que atrapalham o sinal.
Além disso, tenho cerca de 35 dispositivos ligados.
Seria o m4 uma possível solução? Ou vale gastar mais no m5? Ou indicam outra solução?
Valeu!!!

Pessoal,
Agora apareceu o m5 por 1200 na Amazon. Será que vale cancelar o m4 para pegar o m5?
Minha casa é térrea 6x20, ou seja é cumprida, e tem muitas paredes com cerâmica, espelho e livros que atrapalham o sinal.
Seria o m4 uma possível solução? Ou vale gastar mais no m5? Ou indicam outra solução?
Valeu!!!
Desde que você ligue cabo de rede neles não será um problema. Qualquer um vai ter problema se o sinal chegar fraco pra ele replicar.

Pessoal,
Valeu!!!
Se sua necessidade é potencia, eu acho que não vale..

O M4 tem 480mW de potencia nos canais baixos do 5Ghz.
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
480 mW

O M5 tem 540mW..
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
539.5 mW

Isso dá 0,5dBm de diferença.. não vai mudar muita coisa de alcance entre os dois aparelhos.
Onde o M5 se destaca é a capacidade de suportar o dobro de dispositivos conectados.. mas é coisa de 32 no M4 pra 64 no M5 a cada nó..

Sobre a casa ser comprida, a melhor coisa é fazer como o colega @Arris comentou e liga-los por cabo.
Ligar por Wifi cai naquilo que eu costumo dizer sobre repetidor: Ele vai repassar o sinal que chegar nele.. Se for fraco e cheio de ruído, ele vai repassar esse mesmo sinal.

Fazendo uma analogia tosca, Imagina vc ouvindo uma rádio FM com sinal bem fraco, cheio de chiado e estática.. Se você colocar um repetidor de sinal, você só vai aumentar o volume dessa rádio cheio de chiado.. Vai dar pra ouvir mais longe? vai.. mas entender mesmo que está passando fica bem mais difícil..

Se sua necessidade é potencia, eu acho que não vale..

O M4 tem 480mW de potencia nos canais baixos do 5Ghz.
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
480 mW

O M5 tem 540mW..
5.18-5.24 GHz
5 GHz WiFi
539.5 mW

Isso dá 0,5dBm de diferença.. não vai mudar muita coisa de alcance entre os dois aparelhos.
Onde o M5 se destaca é a capacidade de suportar o dobro de dispositivos conectados.. mas é coisa de 32 no M4 pra 64 no M5 a cada nó..

Sobre a casa ser comprida, a melhor coisa é fazer como o colega @Arris comentou e liga-los por cabo.
Ligar por Wifi cai naquilo que eu costumo dizer sobre repetidor: Ele vai repassar o sinal que chegar nele.. Se for fraco e cheio de ruído, ele vai repassar esse mesmo sinal.

Fazendo uma analogia tosca, Imagina vc ouvindo uma rádio FM com sinal bem fraco, cheio de chiado e estática.. Se você colocar um repetidor de sinal, você só vai aumentar o volume dessa rádio cheio de chiado.. Vai dar pra ouvir mais longe? vai.. mas entender mesmo que está passando fica bem mais difícil..
Eu tenho um cabeamento de 10 anos aqui, acredito que seria categoria 5, no entanto no meu escritório ele chega aos 400mbps contratados.
Então estou planejando colocar um switch depois da torre central e usar estes cabos para conectar as torres satélites. E, no meu escritório, usar um segundo switch (que até já está lá) para conectar pc, impressora e alarme.
Perguntas: será que vai ficar ok com esse cabeamento antigo? Eu devo colocar o switch do escritório na lan da segunda torre, ou a torre no switch junto com os demais dispositivos?

Eu tenho um cabeamento de 10 anos aqui, acredito que seria categoria 5, no entanto no meu escritório ele chega aos 400mbps contratados.
Então estou planejando colocar um switch depois da torre central e usar estes cabos para conectar as torres satélites. E, no meu escritório, usar um segundo switch (que até já está lá) para conectar pc, impressora e alarme.
Perguntas: será que vai ficar ok com esse cabeamento antigo? Eu devo colocar o switch do escritório na lan da segunda torre, ou a torre no switch junto com os demais dispositivos?
Se ele está batendo 400mbps no cabo, significa que os cabos suportam gigabit..
Sobre os switches, é preciso saber quem vai rotear sua rede. Se for um M4, uma porta WAN será usada para entrar com a Internet e a outra porta LAN distribuiria a rede cabeada.

Cada caso é um caso, existem muitas variáveis, mas x3 deco M4 pra uma área de 120 m² me parece overkill, principalmente usando os equipamentos cabeados como vc falou

Talvez a quantidade de dispositivos a serem gerenciados seja um fator que justifique, porém como o @tecpix falou acima isso não parece ser um problema

Cada caso é um caso, existem muitas variáveis, mas x3 deco M4 pra uma área de 120 m² me parece overkill, principalmente usando os equipamentos cabeados como vc falou

Talvez a quantidade de dispositivos a serem gerenciados seja um fator que justifique, porém como o @tecpix falou acima isso não parece ser um problema
Parece mesmo overkill, mas veja o meu histórico:
Eu tinha 2 ac68u, um bem no centro e outro na frente da casa, e tinha sombras ao fundo.
O ac68u me incomodava pq a rede convidado não funcionava em mesh, e agora um deles morreu.
Por isso estou investindo no m4.
Meu plano é aposentar o ac68u, mas talvez coloque o m4 em bridge.
Vou fazer experiências aqui e depois conto a vocês o que deu certo, se der.
Meu uso é para home office, streaming, casa inteligente e jogos no Xbox para meu filho de 13 (na console não roda nada pesado e pouca coisa online).
Eu já trabalhei com infra, parei em 2014,então estou bastante desatualizado.
Eu tb li o parte do fórum e até pensei nos ax? da xiaomi/redmi, mas a garantia e importação me desanimaram.
Agradeço a todos pelas valiosas colaborações.

Meu plano é aposentar o ac68u, mas talvez coloque o m4 em bridge.
O M4 e o AC68U tem basicamente a mesma potencia em 5GHz. O M4 é apenas 0,5dBm mais forte que o Asus..
A diferença é que agora vc teria 3 APs ao invés de 2.

Como você era da área, recomendo procurar e baixar algum Wifi heat map pra entender como o sinal se espalha na sua planta.. As vezes as sombras de sinal podem ser melhoradas reposicionando o equipamento em apenas alguns metros..

Ou eu me equivoquei ou de um dia pro outro as coisas mudaram. Tá tudo na mesma classe de IP. Esqueçam o que eu disse.

Olá pessoal,
Vou falar da minha experiência com o M4.
Como disse antes, meu plano era substituir um ac68u por 3 torres M4, mas não foi assim que aconteceu.
Primeiro o problema: eu tenho um sistema legado, um alarme muito antigo, e ele não aceita receber ip por dhcp. E, sem fornecer o IP, o M4 não faz encaminhamento de porta.
Por causa desse alarme, o ac68u ficou ativo como roteador e usei o M4 só como AP (bridge).
Além disso, o M4 tem recursos bem limitados para controle de pais se comparado ao asus.
Então fiquei com o melhor dos mundos, o mesh do M4 com as funcionalidades do asus.
A única desvantagem dessa configuração é que é mais um ponto de falha na rede, o roteador pode dar defeito, um cabo pode soltar etc... Eu preferia que o M4 resolvesse sozinho minha rede, mas como contingência eu posso usar o roteador da operadora se o asus falhar, só perco as funcionalidades extras.
O M4 por si só também é contingência, se um falhar posso operar com 2 enquanto aguardo a outra torre.
Sobre performance, minha internet é de 400 Mbps, perto das torres consigo o máximo ou bem próximo, no restante da casa consegui em torno de 250, e num ponto mais crítico 100.
Estou satisfeito com o investimento, não foi perfeito, mas resolveu meu problema.

Aproveitando o espaço, diferente do que alguém disse antes, aqui o wps funcionou perfeitamente no Deco M4.
Essa é minha contribuição, espero que seja útil.

Acrescentando.
Twibi fast atualizado hoje, para versão 1.1.3 e logo após 1.1.10
Foram acrescentada novas opções no aplicativo Wi-Fi Control Home.

- Priorização Mesh
- Assistente IOT
- Prioridade Dual Band

Edit. Acrescentado interface WEB para Twibi Fast via endereço 192.168.5.1

Última edição:
Atualizando o meu Giga+, vamos ver se melhora algo, esse é o changelog (sim, tem uma correção fantasma ali no meio hehe):

Uma nova versão foi detectada, você deseja atualizar?
  • Correções da versão:

• -[WEB] Corrigido problema de atualização manual do nós via interface web

Acrescentando.
Twibi fast atualizado hoje, para versão 1.1.3 e logo após 1.1.10
Foram acrescentada novas opções no aplicativo Wi-Fi Control Home.

- Priorização Mesh
- Assistente IOT
- Prioridade Dual Band

Edit. Acrescentado interface WEB para Twibi Fast via endereço 192.168.5.1
Aqui a minha versão continua na 1.1.2 e diz que é a mais recente :(

Users who are viewing this thread

Voltar