• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

Eu consigo fazer uma rede mesh com Omada EAP245 V3, e um router C80?
Não tenho os equipamentos pra te dar certeza, mas o C80 só roda mesh usando o padrão OneMesh, que só se liga por Wifi com repetidores.
Pelo que vi no Omada, só que estiver sendo controlado lá dentro conseguirá fechar Mesh com outro EAP.
 
Não tenho os equipamentos pra te dar certeza, mas o C80 só roda mesh usando o padrão OneMesh, que só se liga por Wifi com repetidores.
Pelo que vi no Omada, só que estiver sendo controlado lá dentro conseguirá fechar Mesh com outro EAP.
Eu vou estudar melhor então os ativos da TP. Estranho uma empresa fazer equipamentos que não se comunicam com outras linhas.
 
Eu vou estudar melhor então os ativos da TP. Estranho uma empresa fazer equipamentos que não se comunicam com outras linhas.
Pois é, eles fizeram um padrão fechado que não se comunica nem entre roteadores da mesma marca.
Apenas funciona com repetidores em versão de firmware especifico e sem backhaul via cabo.
 
Eu vou estudar melhor então os ativos da TP. Estranho uma empresa fazer equipamentos que não se comunicam com outras linhas.
Omada não comunica com Deco que não comunica com Archer OneMesh...

Acredito que sejam 3 linhas de equipamentos que apesar de saírem com a mesma marca, são de desenvolvimentos independentes ou até terceirizados..
No forum da TP-Link o próprio pessoal da marca fala que eles não são os desenvolvedores da linha Archer (edit: pelo menos não da linha Archer pelo que entendi)..
Se cada linha de equipamentos (EAP, Deco e Archer) tiver sob responsabilidade de uma empresa terceirizada (escritório de engenharia, OEM de roteadores), é provável que realmente nenhuma converse com a outra..
 
Última edição:
Pois é, eles fizeram um padrão fechado que não se comunica nem entre roteadores da mesma marca.
Apenas funciona com repetidores em versão de firmware especifico e sem backhaul via cabo.

Dos fabricantes, a TP é o que pode ser melhor empregado em um projeto? AP+Router+Switch+Mesh.

Descarto ubiquiti, ativos muito caros no momento.
 
Galera, vê se vocês pode me ajudar com esse problema. Se é meu celular ou alguma configuração que precisa ser feita.

É o seguinte, tô com um ax3600 como roteador principal e um ax5 fazendo mesh com ele. Meu celular faz a troca de wifi certinho quando vou próximo ao ax5, mas quando volto pro ax3600, ele faz a troca normal também, só que a Internet não funciona, demora bastante pra começar a funcionar e muitas vezes vai pro 4g e volta pro wifi, aí sim funciona. O que pode ser?
 
Galera, vê se vocês pode me ajudar com esse problema. Se é meu celular ou alguma configuração que precisa ser feita.

É o seguinte, tô com um ax3600 como roteador principal e um ax5 fazendo mesh com ele. Meu celular faz a troca de wifi certinho quando vou próximo ao ax5, mas quando volto pro ax3600, ele faz a troca normal também, só que a Internet não funciona, demora bastante pra começar a funcionar e muitas vezes vai pro 4g e volta pro wifi, aí sim funciona. O que pode ser?
Estranho... aqui o Mesh entre o AX6 e o AX5 vai tranquilo.. Quando desço pro andar do AX5, da pra ver no celular que o sinal cai, mas 3 segundos depois ele troca de AP e fica cheio de novo.
Quando volto pro andar do AX6 acontece a mesma coisa..
Tenta mexer na força do sinal.. se tiver no maximo, coloca no medio pra tentar antecipar a troca de AP..
 
Estranho... aqui o Mesh entre o AX6 e o AX5 vai tranquilo.. Quando desço pro andar do AX5, da pra ver no celular que o sinal cai, mas 3 segundos depois ele troca de AP e fica cheio de novo.
Quando volto pro andar do AX6 acontece a mesma coisa..
Tenta mexer na força do sinal.. se tiver no maximo, coloca no medio pra tentar antecipar a troca de AP..
Então, aqui nem chega a cair o sinal, e eu sei que trocou de roteador por um aplicativo que mostra em qual roteador tá conectado(pelo MAC), então acho que não seria o problema de força de sinal, mas vou ajustar mesmo assim, diminuir um pouco, só tem que tirar do mesh pra ajustar isso né? tem nada configuração quanto ta em mesh.
 
Então, aqui nem chega a cair o sinal, e eu sei que trocou de roteador por um aplicativo que mostra em qual roteador tá conectado(pelo MAC), então acho que não seria o problema de força de sinal, mas vou ajustar mesmo assim, diminuir um pouco, só tem que tirar do mesh pra ajustar isso né? tem nada configuração quanto ta em mesh.
Uma boa ferramenta pra verificar esse roaming entre os roteadores Mesh é o aplicativo Wifiman da Ubiquiti através da função "Signal Mapper"... Ele te mostra em tempo real o roaming.

Eu tive um problema semelhante com o FireHD 7 (Tablet) da minha sobrinha... Ocorria o roaming entre as unidades Mesh ( Linha Deco), mas perdia o acesso, era preciso desativar e ativar o Wifi no FireHD 7 pra voltar a ter acesso... Em geral esse tipo de problema é com dispositivos cliente (Smartphone, Tablet e etc)... Aqui problema se "resolveu" sozinho... Chegou a verificar se isso só ocorre com dispositivos específicos ou com todos?
 
só tem que tirar do mesh pra ajustar isso né? tem nada configuração quanto ta em mesh.
O ajuste vai acontecer em todos os nós.. Vc vai conseguir ajustar a força apenas no ponto Principal e ele vai replicar o ajuste pro AX5..
Aqui pelo menos é assim que funciona. EU nao consigo ajustar nada no AX5, mas no AX6 é possivel alterar a força, canal, SSID, etc..
 
Uma boa ferramenta pra verificar esse roaming entre os roteadores Mesh é o aplicativo Wifiman da Ubiquiti através da função "Signal Mapper"... Ele te mostra em tempo real o roaming.

Eu tive um problema semelhante com o FireHD 7 (Tablet) da minha sobrinha... Ocorria o roaming entre as unidades Mesh ( Linha Deco), mas perdia o acesso, era preciso desativar e ativar o Wifi no FireHD 7 pra voltar a ter acesso... Em geral esse tipo de problema é com dispositivos cliente (Smartphone, Tablet e etc)... Aqui problema se "resolveu" sozinho... Chegou a verificar se isso só ocorre com dispositivos específicos ou com todos?
Eu tava usando um outro app que mostrava em tempo real tbm, mas esse é muito superior, valeu. Mas é exatamente isso que tu falou, ele faz o roaming perfeito, mas fico sem acesso, só desativando e ativando o wifi ou as vezes cai pro 4g e volta pro wifi sozinho. Mas verifiquei no celular da minha mãe, e funciona como deve funcionar, então é meu aparelho mesmo.

O ajuste vai acontecer em todos os nós.. Vc vai conseguir ajustar a força apenas no ponto Principal e ele vai replicar o ajuste pro AX5..
Aqui pelo menos é assim que funciona. EU nao consigo ajustar nada no AX5, mas no AX6 é possivel alterar a força, canal, SSID, etc..

Não gostaria de trocar a força do principal, iria ficar ruim em alguns lugares, alias isso é um ponto que me desagrada nesse mesh da xiaomi, tu não pode fazer mais nada no roteador que ta em mesh (seja alterar potencia ou qualquer outra coisa).


Edit: Fiz o teste na 2.4Ghz e funciona normalmente, então o problema do meu celular é com o 5Ghz, nem imagino o que possa ser isso :bua:
 
Última edição:
Galera, queria tirar uma dúvida... Tenho um archer c7 com um re305 repetidor em OneMesh, só que alguns dispositivos em casa acabam optando pelo repetidor sendo que o archer c7 está mais próximo.

Tem como vincular o MAC de um dispositivo para conectar em só um roteador ?
 
Hoje chegou o AX6S e fiz alguns poucos testes.

Ele é muito estável e bem frio. Gostei de potência. Não é uma potência absurda mas é um pouco maior que o Deco M4 v2. Estou usando com placas Intel AX200.

A segunda unidade do AX6S chegou hoje no Brasil e estou aguardando a entrega para fazer o mesh entre dois AX6S.
 
Pessoal, peguei um ax5 e um ax6 to esperando eles chegarem e vou fazer uma mesh cabeado com eles. Uma duvida me surgiu, qual seria a diferença entre um mesh cabeado e deixar os dois em AP?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje chegou o AX6S e fiz alguns poucos testes.

Ele é muito estável e bem frio. Gostei de potência. Não é uma potência absurda mas é um pouco maior que o Deco M4 v2. Estou usando com placas Intel AX200.

A segunda unidade do AX6S chegou hoje no Brasil e estou aguardando a entrega para fazer o mesh entre dois AX6S.
Uma coisa pra ficar atento sobre o ax6s é que ele não faz mesh com outros ax da xiaomi... Pelo que vi ele só faz mesh com outro ax6s.. Quase fiz a besteira de comprar ele pra fazer mesh com um ax6
 
Uma coisa pra ficar atento sobre o ax6s é que ele não faz mesh com outros ax da xiaomi... Pelo que vi ele só faz mesh com outro ax6s.. Quase fiz a besteira de comprar ele pra fazer mesh com um ax6

Dia 21/10 a Xiaomi lançou um novo firmware para o AX6S para ter maior compatibilidade do mesh com outros produtos Redmi ou Xiaomi. Como não tenho outro modelo não consigo testar o mesh com modelos diferentes.
 
qual seria a diferença entre um mesh cabeado e deixar os dois em AP?
Um ficaria em mesh e o outro não.. :pense:

Quando falamos em Mesh, falamos num grupo de 2 ou 3 protocolos que servem não apenas para um ponto se comunicar com outro, mas de formas que os satélites e clientes se comunicam em segundo plano para preparar e efetuar uma transferencia de ponto de conexão praticamente transparente.

A grosso modo, a transferencia entre os nós do Mesh é mais suave e rápida do que quando se está em modo AP, salvo se o AP estiver com os protocolos IEEE 802.11 k/v/r, o que não é muito comum nos firmwares de fábrica dos roteadores mais comuns - com exceção daqueles que fazem Mesh entre si, como os Xiaomi/Redmi AX, Huawei AX, APs da Unifi, TpLink..

Os protocolos IEEE 802.11 k/v/r normalmente já vem implementados nos equipamentos Mesh e muitos clientes, e ditam as regras sobre:

802.11k (Wireless Mesh)

O padrão 802.11k cria uma lista otimizada de canais para ajudar os dispositivos a acelerar a busca de APs próximos que estejam disponíveis como destinos de roaming. Quando a intensidade do sinal do AP atual diminui, o dispositivo procura APs de destino dessa lista.

802.11r (Roaming - Authentication)

Quando o dispositivo inicia o roaming de um AP para outro na mesma rede, o 802.11r utiliza um recurso chamado Fast Basic Service Set Transition (FT) para fazer a autenticação mais rapidamente. O FT funciona com métodos de autenticação 802.1X e chave pré-compartilhada (PSK).

802.11v (Fast Roaming)

O gerenciamento da transição Basic Service Set (BSS), junto à desassociação iminente, permite que a camada de controle da rede influencie o comportamento de roaming do cliente ao fornecer as informações de carregamento dos pontos de acesso próximos. O dispositivo leva em consideração essas informações ao decidir entre os possíveis destinos de roaming.

Caso você instale dois APs sem esses protocolos, o que pode acontecer é que seu dispositivo vai continuar conectado no Ap antigo mesmo estando perto do outro AP.
 
Última edição:
Galera, queria tirar uma dúvida... Tenho um archer c7 com um re305 repetidor em OneMesh, só que alguns dispositivos em casa acabam optando pelo repetidor sendo que o archer c7 está mais próximo.

Tem como vincular o MAC de um dispositivo para conectar em só um roteador ?
Boa noite, pessoal

Estou com exatamente o mesmo problema! Comprei 3 AX1800 pra fazer um Mesh aqui. O roteador número 1 (gateway) está ligado ao número 2 via cabo, então o Mesh ficou excelente. Mas quando eu liguei o terceiro hoje para cobrir a sombra que ficou entre um e o outro, o roteador 3 cisma de se conectar ao gateway (roteador 1), mesmo estando muito mais perto do roteador 2. Aí a conexão fica uma bosta. Pq ele sempre tenta se conectar ao roteador 1, mesmo ao lado do roteador 2??? É alguma limitação?
 
Boa noite, pessoal

Estou com exatamente o mesmo problema! Comprei 3 AX1800 pra fazer um Mesh aqui. O roteador número 1 (gateway) está ligado ao número 2 via cabo, então o Mesh ficou excelente. Mas quando eu liguei o terceiro hoje para cobrir a sombra que ficou entre um e o outro, o roteador 3 cisma de se conectar ao gateway (roteador 1), mesmo estando muito mais perto do roteador 2. Aí a conexão fica uma bosta. Pq ele sempre tenta se conectar ao roteador 1, mesmo ao lado do roteador 2??? É alguma limitação?
Não conheço os equipamentos mas se a gerência deles for boa certamente deve ter como configurar o equipamento 1 para negar a conexão vinda do 3 ou então fazer o 3 se conectar sempre -ou ao menos preferencialmente- ao 2.

Outra alternativa (mais porca, a meu ver) é reduzir um pouco a potência do Wi-Fi no equipamento 1 para que o 3 não consiga alcancá-lo.
 
Fala pessoal, meu ax5 chegou e comecei a usar ele pra ver se sentia diferença pro meu roteador padrão da NET. Falar pra vcs que só senti diferença no 5ghz, na frequencia 2.4 tá até pior. Chega numa distância menor e com menos velocidade. Existe alguma configuração que possa fazer pra melhorar? Ou ele pode apenas ser pior que o roteador padrão? Vale lembrar que vou usar ele como mesh e o principal vai ser um ax6, mas mesmo assim fiquei um pouco decepcionado com o ax5 sendo "pior" que o da NET.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo